Car.blog.br

Pesquisar este blog

Fiat Toro x Renault Oroch - Flex Automáticas: comparativo

Categorias: , , , 26 Comentários

A Renault Duster Oroch 2017 foi lançada em junho trazendo como uma das principais novidades a opção de transmissão automática de quatro marchas na versão Dynamique com tração 4x2, o que permite à picape de origem francesa competir em melhores condições com a Fiat Toro Freedom Flex, que só é vendida com câmbio automático.

Fiat Toro 2017 x Renault Oroch Flex Automáticas - comparativo

Neste artigo trazemos um comparativo de consumo, desempenho, características técnicas e custo x benefício entre as duas.

Características técnicas

O quadro abaixo traz os dados técnicos, de desempenho e dimensionais dos dois modelos (grifo azul no melhor, vermelho no pior).

Duster Oroch 2.0 AutomáticaFiat Toro 1.8 Automática
PreçoR$ 77.900R$ 81.700
Aceleração de 0 a 100 km/h10,4012,20
Motor2.0 16V1.8 16V
Potência [cv]148139
Torque [kgfm]20,919
Comprimento [m]4,74,92
Altura [m]1,691,68
Peso [Kg]13751619

A Renault Duster Oroch Dynamique Automática 2.0 é o modelo topo de gama da picape da Renault, precificada em R$ 77.900 reais, enquanto a Fiat Toro Freedom é o modelo de acesso, e parte de R$ 81.700 reais.



As duas vêm de série com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, sistema de áudio, vidros e travas elétricas e rodas de 16 polegadas. A Renault Duster Oroch Dynamique traz a mais bancos em couro, rodas de alumínio, sistema multimídia com navegação por satélite (GPS) integrado, capota marítima, volante revestido em couro, entre outros itens.

Fiat Toro Freedom Flex Automática - Prata

Para equipar a Fiat Toro com tais itens é necessário adicionar pacotes de opcionais que levam seu preço a cerca de R$ 88 mil reais, o que significa dizer que a Duster Oroch é R$ 10 mil reais mais barata.

Renault Duster Oroch 2.0 Dynamique Automática - interior
Renault Duster Oroch 2.0 Dynamique Automática - interior
A Renault leva vantagem também no desempenho, já que adota um motor mais potente (2.0 da Oroch contra 1.8 na Toro), e é 300 Kg mais leve. Segundo dados de fábrica, a Oroch acelera de 0 a 100 km/h, com etanol, em 10,4 segundos (11,5 segundos com gasolina), sendo 2 segundos mais rápida que a Toro (12,5 segundos com etanol).

Fiat Toro Flex x Renault Duster Oroch Automática
Fiat Toro Freedom Flex Automática - interior
Consumo - INMETRO

A Fiat Toro adota uma transmissão automática de seis marchas, enquanto a Oroch usa uma caixa de quatro velocidades. Essa diferença mecânica à favor da Toro não se reflete em consumo, pois, segundo o INMETRO, a Oroch é mais econômica, como pode ser visto no quadro abaixo (grifo azul no melhor resultado, vermelho no pior).

Modelo
Motor
Versão
Câmbio
Consumo Etanol [Km/l]Consumo Gasolina [Km/l]
CidadeEstradaCidadeEstrada
RENAULT
Oroch (2017)
2.0-16V
DynamiqueManual-677,41010,9
Dynamique (4X2)Automático-45,97,68,610,8
FIATToro1.8-16VFreedomAutomático-65,87,48,310,5
ChevroletS-10 CD 4x22.5-16VHigh CountryManual-65,56,48,39,5
ToyotaHilux2.7-16VCD SRVAutomático-64,85,66,98,1

Garantia

Tanto Renault Duster Oroch quanto Fiat Toro são vendias com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem.

Conclusão

A Renault Duster Oroch chegou ao mercado em 2015 inaugurando o segmento de picapes médias-compactas, mas trazendo apenas transmissão manual.

Renault Duster Oroch Automática x Fiat Toro Automática Flex

Agora, com a linha 2017, chegou a opção de transmissão automática, e melhorias adicionais para lhe conferir maior eficiência (veja detalhes aqui).

Fiat Toro Flex x Renault Duster Oroch Automática

Na comparação com a Fiat Toro, a Oroch 2.0 Automática tem melhor desempenho, menor consumo e melhor relação custo x benefício, mas a picape da Fiat tem um acabamento de padrão superior e mais espaço de carga.

Postagens relacionadas:

26 comentários:

  1. A Fiat oferece mais segurança também com o ESP de série.

    ResponderExcluir
  2. oroch 9 mil mais barata e ainda vende menos, tambem esse painel dela e feio demais.. e outra ai mostra que a galera nao gosta mesmo de carro frances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto é Romeno da Dacia e não francês, ande num Peugeot 208 ou 2008 Griffe e desfaça seu conceito sobre carros franceses. Não tem Renault verdadeiro por aqui só Dacia.

      Excluir
    2. O Fluente se não me engano é Renault e não Dacia.

      Excluir
    3. Fluence é projeto Coreano (Samsung).

      Excluir
    4. E o Clio amigo? E o kwid que vira amigao? E o koleos que vai vim tb? E a vam máster? E o alaskan que vai vim? E o kangoo? Diz aí que esses são Dacia

      Excluir
  3. A Oroch é mais barata, melhor desempenho (melhor motor em um carro mais leve), vem de série com os equipamentos que são mais importantes.
    A Toro é mais bonita (embora o visual seja um pouco exagerado para aqueles que têm um gosto mais clássico), é mais equipada em relação a equipamento mais supérfluos (exceto o ESP, que entendo ser essencial), tem um acabamento interno mais bonito e requintado.
    Custo Benefício X Beleza/Luxo
    Acho que os carros se equivalem, dependendo do gosto do freguês.

    ResponderExcluir
  4. Toro paga por sua falta de tecnologia construtiva que a deixou com alto peso, enquanto o mundo todo segue a linha de reduzir peso, a Jeep/FIAT não estão nem aí.
    Certamente as fábricas da FIAT não estão aptas a processos de construção modernos, estão na mesma idade dos carros que produzem, anos 90.

    ResponderExcluir
  5. Quem compra esses carros sem a necessidade de usar a caçamba ou enfrentar um terrão joga uma grana absurda fora... Carros fazendo 8 km/l ??? No dia a dia faço 12 fácil no Golf. Ontem fiz 18.5 na pista... Fora o desempenho, segurança, acabamento... Carros equilibrados quanto ao motor e peso, enfim, quanto à economia de combustível, são escolhas melhores...

    Do ESP, pra ser sincero, não sei se é por que o Golf já tem boa dinâmica, mas é raro acionar. Só percebo em uma curva bem de alta perto dos meus pais, onde eu mesmo forço a barra para ver se aciona... Enfim, acredito que é possível viver muito bem sem ele (vide Corolla) ou posso estar falando isso apenas por que meu carro já é bem equilibrado... Na maioria das vezes, mesmo entrando mais rápido em algumas curvas com desníveis, o comportamento do carro é impecável e nem usa o ESP... Mas lógico que é sempre bem vindo (talvez só não seja decisivo...).

    Dessa forma, a Oroch aparenta ser uma compra melhor que a Toro, porém, a renault ainda insiste em uma ambientação pouco convincente, diminuindo a satisfação do cliente. De toda forma, se você não precisa de uma picape, fuja desses trombones...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, minha esposa tem um 500 e nunca vi essa luz do ESP entrar em ação. Pelo menos em boas rodovias como as de São Paulo é bem mais raro.

      Excluir
    2. Hoje tenho um Cruze Sport6 e desejo um desses (Oroch ou Toro) pois gosto muito de frequentar fazendas e sítios.Um carro nesse porte hatch médio complica andar em estradas de terra. Fui fazer o teste drive na Oroch exatamente com essa consciência de ser mais potente e mais barata que a concorrente, mas o interior pobre e a falta de recursos que sobram na Toro, realmente me desanimou a aquisição da Oroch. Sem contar no obsoleto câmbio de 4 marchas!

      Excluir
  6. Não precisava nem este texto. Bastava mostrar as duas fotos do painel para se perceber que a diferença é enorme.

    ResponderExcluir
  7. Não precisava nem este texto. Bastava mostrar as duas fotos do painel para se perceber que a diferença é enorme.

    ResponderExcluir
  8. Com a tabela de consumo, dá pra ver que a Oroch automática é tão gastona quanto a Toro. Vantagem de 0,2 ou 0,3 km/l? Fala sério, isso nem diferença é. Provavelmente se dá pelo câmbio mais antigo da romena.

    ResponderExcluir
  9. Interessante comentar que fui às duas concessionárias para comprar um caro com a caçamba que os dois modelos oferecem. Pois bem, a Fiat tem em estoque na loja para pronta entrega todas as opções que oferece para o carro. Já a Renault não dispunha de nenhum veiculo para pronta entrega. A diferença de preço foi a exorbitantes R$ 20 mil a favor da Renault. o coitado do vendedor da Fiat não tinha nenhum grau de possibilidade de negociação. já o da Renault estava com boa autonomia, sempre respaldado pelo gerente da concessionária. Moral da história...É a empresa que vende o carro. Vou esperar de 10 a 30 dias, mas fico com a Oroch por tudo que ela e a revenda souberam apresentar para me convencer. A sim, devido a sobra de Toros nos estoques da Fiat (Jeep) da pra ver que a Oroch esta tendo mais saida, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranha essa informação, pois fui em três concessionárias Fiat (Em SP) e todas me pediram 45 dias para entrega da Toro!

      Excluir
  10. Comprei a Oroch. A Fiat não da qualquer autonomia aos seus vendedores, com isso a diferença entre os dois veículos foi a mais de R$ 20 mil, apesar de (estranhamente) a Torao estar em estoque (todas as versões) na loja e a Oroch não (espera de 30 dias), estranho não? Creio que os dois veículos se equivalem, mas quem vende é quem te oferece as melhores condições de prazo, juros, etc.... Deu Oroch na cabeça.

    ResponderExcluir
  11. Bom... Já avaliei as duas e de acorda com a minha necessidade
    Escolhi a oroch, os fatores que me levou a escolha foram o custo beneficio,Pois o valor da toro depois de equipada com os adicionais ultrapassa a casa dos 100 mil, Sendo assim abro Mao da beleza...
    Como disse João Paulo “depende do gosto do freguês”

    ResponderExcluir
  12. Enfim uma comparação entre as automáticas. As comparações anteriores que achei se referiam aos modelos de entrada. Acho o modelo da Fiat muito bonitinho, gosto mais das linhas robustas da Oroch e, embora concorde que internamente ela poderia ser mais caprichada, não acho que vale pagar tanto mais por um painel bonito. Com certeza não comprarei a Toro por causa do "bolso", mas ainda estou decidindo se vale a pena pagar caro por uma caçamba que provavelmente não irei usar. Tenho atualmente um ecosport 2012 e terei que colocar uma boa diferença na troca por uma Oroch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ganhar uma caçamba que não vai usar, perderá o porta-malas, pois a caçamba não é substituta do porta-malas.

      Veja :

      http://www.car.blog.br/2016/11/por-que-troquei-fiat-toro-flex-por-golf_10.html

      Excluir
  13. Enfim encontrei uma comparação entre as duas automáticas. Já vi um Oroch de perto e gostei bastante de suas linhas clássicas, embora tenha achado que o interior seja muito simples, não acho que vale pagar tanto mais por um painel mais luxuoso. Se fosse comprar agora, escolheria a Oroch pelo bolso. Sempre gostei de picapes e essas duas versões compactas me seduziram, porém tenho que decidir se vale pagar mais caro por uma caçamba que talvez nunca vá usar. Tenho que avaliar ainda o custo de manutenção e o seguro. Atualmente tenho uma Ecosport 2012 1.6. Terei que colocar uma boa quantia na troca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ganhar uma caçamba que não vai usar, perderá o porta-malas, pois a caçamba não é substituta do porta-malas.

      Veja :

      http://www.car.blog.br/2016/11/por-que-troquei-fiat-toro-flex-por-golf_10.html

      Excluir
    2. Isso é verdade, mas no meu caso já coloco as compras dentro do carro por pura preguiça, agora se tiver passageiros... Também concordo que estacionar uma picape deve ser complicado, mesmo a compacta. Achar uma vaga na cidade então? Mas o problema é que gosto de carros grandes, principalmente SUV, embora só esteja enfrentando quebra molas ultimamente. Tenho que segurar a emoção e ouvir a razão, para não me arrepender depois. Valeu pela dica.

      Excluir
  14. Não citaram os itens de segurança que a TORO possui.
    além de que não tem como comparar. A toro parece um carro de 2016, já a oroch parece um sandero pelado de 1995.

    Plástico duro para todo lado.

    ResponderExcluir
  15. O único incoveniente que vi no Duster foi, quando você passa por uma poça dagua mesmo sendo uma poça pequena à água vai toda para o para brisa do carro à ponto de diminuir quase parando para poder enxergar novamente. Na chuva então e com poças de verdade... aconselho não encarar. Fora isso, acho o Duster bom carro.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.