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VW Up! x Fiat Mobi x Celer: Qual o melhor até R$ 37 mil?

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O Volkswagen Up! na versão quatro portas Take-up!, sem opcionais, foi eleito a melhor opção até R$ 37.000 reais pelo Guia Melhor Compra 2016 da Revista Quatro Rodas, ficando à frente do Fiat Mobi Easy, segundo, e Chery Celer Hatch, em terceiro. Neste artigo vamos comparar os três modelos em termos de custos ao longo de 60.000 km.

Volkswagen Up! x Fiat Mobi x Chery Celer

Volkswagen Up!

O modelo sub-compacto da VW foi considerado o melhor carro 1.0 que passou pelo teste de longa duração da publicação, tem nível de segurança 5 estrelas, conta com um motor 1.0 de três cilindros moderno, e bom espaço interno e de porta-malas (285 litros).

Volkswagen Up! x Fiat Mobi x Chery Celer
Volkswagen Up! 
O problema é que o modelo do Up! que fica abaixo de R$ 37 mil reais é o Take Up! pelado, sem ar-condicionado, sem direção elétrica, sem vidros e travas elétricas e sem sistema de som. A ausência desses itens o torna muito desconfortável.

Volkswagen Up! - interior
Volkswagen Up! - interior
Para contar com o conforto do sistema de climatização e da direção assistida, é necessário adicionar o pacote "completo", que leva seu preço para R$ 40.990 reais, o que tira o Up! da categoria abaixo de R$ 37 mil reais.

Fiat Mobi Easy On

Fiat Mobi Easy On x Volkswagen Up!
Fiat Mobi Easy On
A segunda colocação, na Quatro Rodas, ficou com o Fiat Mobi Easy, de R$ 35.800 reais, mas que já vem com direção hidráulica, ar-condicionado e para-brisa com faixa degradê, porém tem menos espaço interno (porta-malas de 215 litros) que o Up!.

Fiat Mobi Easy On x Volkswagen Up!
Fiat Mobi Easy On - interior
O modelo da Fiat tem uma mecânica robusta, mas menos eficiente que a do VW. Seu motor 1.0 quatro cilindros oferece menos potência e bebe mais que o 1.0 MPI do up!, mas o sub-compacto mineiro compensa com um acabamento interno mais vistoso, o fato de ser mais de R$ 5.000 reais mais barato que a versão do up! com itens equivalentes.

Chery Celer 1.5 Flex

Fiat Mobi Easy On x Volkswagen Up! x Chery Celer
Chery Celer 1.5 Flex - nacional
A terceira colocação na categoria até R$ 37.000 reais da Quatro Rodas ficou com o Chery Celer Hatch, precificado em R$ 34.900 reais.

Fiat Mobi Easy On x Volkswagen Up! x Chery Celer - interior
Chery Celer 1.5 Flex - nacional -interior
O Chery Celer é um modelo fabricado no Brasil, com porte quase de hatch médio (4,19 metros de comprimento), amplo espaço interno (porta-malas de 380 litros) e equipamentos de hatch compacto premium, motor 1.5 Flex de 113 cavalos, e que vem se saindo relativamente bem em nosso teste de longa duração (veja aqui).

Fiat Mobi Easy On x Volkswagen Up! x Chery Celer
Chery Celer 1.5 Flex - nacional
A Quatro Rodas o coloca em terceiro lugar pois, mesmo sendo nacional, é um projeto chinês, e, portanto, precisa mostrar suas credencias em termos de durabilidade e segurança.

Fiat Mobi Easy On x Volkswagen Up! x Chery Celer - interior
Chery Celer 1.5 Flex - nacional - interior
No quesito segurança, a Chery do Brasil disse que iria fornecer uma unidade do Celer para que o Latin NCAP aferisse seu nível de segurança, mas até agora isso não aconteceu.

Tabela de custos

O quadro abaixo traz os custos de seguro, peças e revisões informados pela Quatro Rodas, aos quais adicionamos os dados de consumo médio (INMETRO) e o gasto total de rodar 60.000 km com os modelos informados (levando-se em consideração custo do litro da gasolina de R$ 3,8 reais) .

CustosVW Up! 1.0 (Pelado)Fiat Mobi Easy OnChery Celer Hatch 1.5VW Up! Take + Ar
PreçoR$ 36.290R$ 35.800R$ 34.990R$ 40.990
SeguroR$ 1.168R$ 1.487R$ 1.734R$ 1.168
Cesta de peçasR$ 3.696R$ 3.714R$ 5.560R$ 3.696
Custo de revisões - 60.000 kmR$ 2.380R$ 3.216R$ 3.888R$ 2.380
Consumo médio etanol [km/l]10,058,766,9810,05
Consumo médio gasolina [km/l]14,7012,5310,1914,70
Gasto com gasolina - 60.000 kmR$ 15.515R$ 18.196R$ 22.375R$ 15.515
Custo Total em 60.000 kmR$ 63.721R$ 68.361R$ 75.483R$ 68.421

Os números mostram que o Up! 1.0 Take pelado é o menos oneroso ao longo de 60.000 km, exigindo gastos totais (não é levado em consideração o IPVA e desvalorização) de R$ 63.721 reais, o que é R$ 4.640 reais a menos que o Mobi Easy On, e R$ 11.761 reais menor que os incorridos no Celer Hatch.


Caso se considere o Up! Take 4 portas completo (que vem com ar-condicionado e direção elétrica), com preço de aquisição de R$ 40.990 reais, o custo total ao longo de 60.000 km e cinco anos seria de R$ 68.421 reais, R$ 60 reais a mais que o Mobi Easy On, e R$ 7.061 reais a menos que o Chery Celer 1.5 Flex.



Isso mostra que em um horizonte de 60.000 km rodados, o custo total de Take Up! completo, que é R$ 5.000 reais mais caro na aquisição que o Fiat Mobi Easy On, é praticamente o mesmo do modelo da Fiat. Isso acontece pois o Up!, apesar de mais caro inicialmente, tem consumo menor, e menores valores de seguro e manutenção.

Conclusão

A Quatro Rodas apontou o Up! Take como vencedor até R$ 37.000 reais, mas a versão do Up! nessa faixa de preço não tem ar-condicionado em tampouco direção elétrica, o que o torna menos atrativo que o Mobi Easy On, que já vem com esses itens fundamentais de conforto.

Fiat Mobi x Volkswagen Up!

Entretanto, considerando-se todos os custos de manutenção, seguro e gasolina até 60.000 km, o Up! Take completo, com ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, por ter uma mecânica mais eficiente, custa o mesmo que o Fiat Mobi Easy On para rodar por 60.000 km, tornando-se mais interessante, em face de seu melhor espaço interno, melhor desempenho e maior segurança.

Volkswagen Up! Take Completo

Finalmente, Chery Celer é também uma opção a ser considerada na faixa até R$ 37 mil reais, pois oferta espaço e desempenho superior aos sub-compactos da Fiat e VW, mas seu custo total ao longo de 60.000 km é bem superior aos demais.

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40 comentários:

  1. Essa é fácil:
    Precisa de espaço?
    Vai de Celer
    Não precisa de espaço?
    up, up e up
    Mobi?
    Esqueça

    ResponderExcluir
  2. Realmente um UP! pra ser completo custar 40 mil é um absurdo!

    ResponderExcluir
  3. Essa é fácil:
    Precisa de espaço?
    Vai de Celer
    Não precisa de espaço?
    up, up e up
    Mobi?
    Esqueça

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  4. Essas tabelas mostram como o Up! é feito para pessoas de maior nível intelectual. A pessoa que não pensa, vai no preço, olha o Mobi todo emperiquitado, R$ 5k mais barato, e compra ele.
    Depois esses R$ 5k que ela economizou na compra, ela vai gastar a mais em gasolina e manutenção. E ainda estará com um carro menos seguro, com desempenho nitidamente inferior.

    Já quem pensa, raciocina, e sabe analisar, ve que o up! take, mesmo R$ 5 mil mais caro, fica mais barato no uso, pois ele bebe bem menos e é mais seguro. Em 60.000 km, o up! completão já fica mais barato que o Mobi Easy.

    Então, como sempre, o Up! a melhor opção. O Celer fica muito caro.

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    1. ''O up! É feito pra pessoas de maior nível intelectual''. Carlos vc existe mesmo?

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    2. Tá vendo , se Einstein fosse vivo compraria um Up.

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    3. kkk, ótima professor, melhor que a minha resposta

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    4. E up! pelado também é feito pra intelectuais?

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    5. Paulo:
      Não duvido nada da bicicleta dele ser uma VW!!!
      kkkk

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    6. Pessoas inteligentes compram o Celer, motor mais potente, porta malas de 380 lts no Hatch e 450 lts no sedan e completissimo com vidros elétricos nas 4 portas, ar condicionado e direção hidráulica. Quanto ao consumo, discordo dos índices. Pois tenho um Celer sedan com quase 3.000km e a média de consumo em cidade, tem sido entre 10,9km/l e 12,5km/l, conforme o trânsito.

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  5. Para quem compra Carros deste nível, básico, pelado. Mil reais é uma montanha de dinheiro. Além do mais tem financiamento em muitos destes casos, o que transforma esta diferença em mais.

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  6. Eu nao fico com menhum dos 3. O Gol ta 37 mil completo inclusive com ar.

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    1. Mas o gol é antiquado e inseguro!
      Não chega nem perto da qualidade construtiva do up!
      Não se esqueça que o up foi concebido para o exigente consumidor europeu e o gol é um projeto feito para o Brasil.
      Diferença abissal entre um e outro. Não se trata de quanto custa, mas quanto um é melhor que outro.
      O up VALE os 5k á mais;
      O gol NÃO vale os 3k á menos.

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    2. Então ne

      kr ai está falando de gol, a perai ou golzinho não po ajuda ai po

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  7. Na minha opinião, o up é mais seguro e econômico, é melhor opção.

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  8. Galera. Os dados de consumo do tale up são da versão com ar condicionado. Essa versão sem ar. O consumo deve ser de 17km/l. Ou seja. Gasto bem menor. O ruim q comprar carro sem ar e direção. Nesse Brasil violento e calorento. Tem que ser doido.

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  9. Um up! top de linha no Reino Unido (UK) ou Alemanha (DE) custa uns 15 salários mínimos.

    Já, na Bananolândia Tupi Guarani (BR) custa uns 62 salários mínimos.

    Tá bom pra vocês?!

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    1. Você pagaria ao seu funcionário um salário igual aovê os Ingleses? Não, né? Sem mais.

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    2. Você tem coragem de comparar primeiro mundo com terceiro?

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    3. Brucutu vc e o kr te entendi plenamente mas algumas pessoas não ne

      Viu porque e fácil fazer oq quiser neste país? Por causa desses BRR e ignorantes as montadoras e governante fazem oq quer.
      Eu vc e muito pagamos o Pato por "isto"

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    4. Brucutu vc e o kr te entendi plenamente mas algumas pessoas não ne

      Viu porque e fácil fazer oq quiser neste país? Por causa desses BRR e ignorantes as montadoras e governante fazem oq quer.
      Eu vc e muito pagamos o Pato por "isto"

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    5. Beleza Carlos.

      O maior inimigo dos BRs é a cultura, fazer o que né?

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    6. lembrando salário mínimo BR é absalmente inferior Alemanha e/ou Reino Unido. Mais, maior parte material empregado ind automotiva é comoditie. Mais, de fato BR esporta bruto e barato p/recompra c/firulas e royalties, etc. Mas, é bem feito. Continuamos votando no Deus capital que se vacilar nos leva o pão da mesa.

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  10. Galera. Os dados de consumo do tale up são da versão com ar condicionado. Essa versão sem ar. O consumo deve ser de 17km/l. Ou seja. Gasto bem menor. O ruim q comprar carro sem ar e direção. Nesse Brasil violento e calorento. Tem que ser doido.

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  11. ar condicionado e vidro eletrico deveria ser de serie desde versao basica ,eu iria de celer

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  12. O mobi é mais vantajoso do que o up.

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  13. O mobi é mais vantajoso do que o up.

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  14. O mobi está à frente do up com um mês de vendas. Contra fatos não há argumentos. De mercado a fiat entende.

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    1. Será?
      O que vale mais?
      Vender muito e ter prejuízo?
      Ou vender menos, mas com lucro?
      Vide resultados da GM e da FIAT no Brasil.

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    2. Deveríamos comparar sub compacto, com sub compacto. Neste caso, deveria a comparação ser feita entre: Mobi, QQ e Up. Pois todos tem a mesma cilindrada e são fabricados no Brasil. O Celer não é um sub compacto, mas um carro médio e sua cilindrada é maior e logicamente que o seu peso e consumo também é o mesmo que querer comparar cavaquinho com violão.

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  15. Sempre o Up, mas um carro hoje sem ar e trio elétrico e direção é impensável. Pior, um carro como esse Up Take básico não se consegue vender usado.
    Tem algo errado neste preço do Up avaliado, não pode der.

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    1. Pois é Eddie, é ridículo este tipo de indicação.
      inconcebível.

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    2. É tão impensável que não é atoa que chamam Ar, direção hidráulica (atualmente elétrica) e vidros e alarmes de "kit dignidade".
      O Up! nessa faixa de preço é o melhor carro, mas por esse preço e sem o "kit dignidade" é complicado de mais.

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  16. Pelo preço de um UP! completo a melhor compra disparada é o celler.
    essa revista só prova o quanto essas indicações da revista quatropatas é a maior furada.
    dos indicados pela revisto a VW, só não discordo da saveiro e do golf gti

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  17. Na minha opinião, o up é mais seguro e econômico, é melhor opção.

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  18. Pessoal o negócio é ir de Celer, larguem a mão de terem preconceitos, neste País sem lei de trânsito é preciso ter um carro agil e barato, tenho um celer com três mês de uso e está com 10300km,sem preblemas, rodo em estradas de terra e asfalto cheios de buracos, não se houve barulho interno como em alguns carros nacionais nacionais, nada contra carros chineses tenho 2 carros chineses sem problemas rodam em média 5000 km. mês.

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