Car.blog.br

Pesquisar este blog

Chevrolet Onix 2017 1.0 e 1.4: consumo de etanol e gasolina

Categorias: , , , 33 Comentários

O INMETRO divulgou todos os dados de consumo do Novo Chevrolet Onix 2017 nas versões com motor 1.0 com transmissão manual de seis marchas, 1.4 com transmissão manual de seis marchas, e 1.4 com transmissão automática de seis marchas.

Novo Chevrolet Onix 2017 - consumo de gasolina e etanol

Sendo assim, neste artigo vamos relacionar todos os dados de consumo de todas as versões do Onix 2017, e compará-los com os dados do Onix 2016 (1.0 e 1.4 MT e AT), e também com os dados do Hyundai HB20 Turbo.

Novo Chevrolet Onix 2017 - consumo de gasolina e etanol

Dados de Consumo - INMETRO

A tabela abaixo traz as informações de consumo aferidas pelo INMETRO para os modelos Onix 2016 e 2017, assim como os cálculos de melhora média com etanol, gasolina e geral, para todas as motorizações. Além disso, nas três últimas linhas colocamos os dados comparados do Onix 1.4 2017 MT6 contra o Hyundai HB20 1.0 Turbo MT6.

Modelo
Motor
Câmbio
Consumo EtanolConsumo Gasolina
Vantagem média
CidadeEstradaCidadeEstrada
Onix (2016)1.0-8VM-57,809,2011,5013,50EtanolGasolinaGeral
Novo Onix (MY17)1.0-8VM-68,8010,5012,9015,30
Δ [MY17 / MY16]12,8%14,1%12,2%13,3%13,5%12,8%13,1%
Onix (2016)1.4-8VA-66,908,509,9012,20
Novo Onix (MY17)1.4-8VA-67,708,6011,2012,60
Δ [MY17 / MY16]11,6%1,2%13,1%3,3%6,4%8,2%7,3%
Onix (2016)1.4-8VM-57,909,6011,5013,60
Novo Onix (MY17)1.4-8VM-68,6010,2012,5014,90
Δ [MY17 / MY16]8,9%6,3%8,7%9,6%7,6%9,1%8,3%
Novo Onix (MY17)1.4-8VM-68,6010,2012,5014,90
HB20 Turbo1.0-12VM-68,210,111,6014,30
Δ [Onix / HB20]4,9%1,0%7,8%4,2%2,9%6,0%4,5%

Chevrolet Onix 1.0 MT6

A tabela mostra que o Onix 1.0 com transmissão manual de seis marchas ficou em média 13,1% mais econômico que o Onix 1.0 2016 com câmbio manual de cinco marchas. Se levamos em consideração apenas os dados de consumo de etanol, a melhora do modelo 2017 é de 13,5%, enquanto com gasolina, o avanço foi de 12,8%.

Novo Chevrolet Onix 2017 - interior

Chevrolet Onix 1.4 MT6

No caso do Onix 1.4 com câmbio manual, o modelo 2017 foi em média 7,3% mais econômico que o modelo 2016. A média com etanol foi 6,4% melhor, e a de gasolina, 8,2% superior.

Novo Chevrolet Onix 2017 - interior

Chevrolet Onix 1.4 Automático

Já com transmissão automática de seis marchas, o Onix 2017 ficou em média 8,3% mais econômico que o modelo 2016 (7,6% melhor com etanol, e 9,1% superior com gasolina).

Chevrolet Onix 1.4 x Hyundai HB20 1.0 Turbo - comparativo de consumo

Onix 1.4 MT6 x Hyundai HB20 1.0 Turbo

Finalmente, quando comparamos o Onix 1.4 MT6 contra o Hyundai HB20 1.0 Turbo MT6, o modelo da Chevrolet é, em média, 4,5% mais econômico, sendo 2,6% melhor com etanol, e 6% melhor com gasolina. O quadro abaixo traz os dados de desempenho comparados do Onix 1.4 LT MT6 e Hyundai HB20 1.0 Turbo MT6 obtidos pela Revista Auto Esporte com os modelos abastecidos com etanol.

ProvaHyundai HB20 1.0 TurboChevrolet Onix 1.4 LTZ MT
0 a 100 km/h [s]11,110,7
0 a 1000 metros [s]32,732,3
40 a 80 km/h [s]5,66,6
80 a 120 km/h [s]11,116,1

Os quadros acima mostram que o Onix 1.4 MT6 tem mais desempenho e menor consumo que o HB20 1.0 Turbo, algo que é surpreendente, em face do fato de que o motor do Onix é de concepção antiga, enquanto o HB20 usa uma unidade mais moderna.

Conclusão

Os números do INMETRO comprovam que o Onix 2017 ficou mais econômico em todas as suas versões, sendo que o maior ganho foi observado nos modelos 1.0.


Entretanto, no lançamento do Onix, a GM informou que a linha 2017 era em média 18% melhor que o 2016, algo que não se verificou nos dados de consumo do INMETRO em nenhuma das configurações testadas.

Postagens relacionadas:

33 comentários:

  1. Como eles conseguem deixar o mesmo motor de corsa 98 fazer mais km, GM deveria abrir uma igreja, operando milagres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk boa! Consumo ok, agora tem que ver como ficou o desempenho.

      Excluir
    2. Eu também queria saber. Essa 1.4 da GM rende quase o mesmo que muitos 1.6 concorrentes. Que milagre é esse? Enquanto isso o Fiat Fire teve a ultima mudança em 2010.

      Excluir
    3. Se o motor da GM consegue ter um bom desempenho e ser econômico, significa que o motor é bom, mesmo sendo "mais antigo". O importante é o resultado que conseguem entregar, sendo o motor moderno ou não.

      Excluir
    4. Na verdade isso mostra que a equipe da GM do Brasil é boa. O motor, apesar de antigo, pode ser retrabalhado inúmeras vezes para que se tenha melhores número de consumo e desempenho.
      Para a GM desenvolver um motor novo custaria milhões e milhões, já esse retrabalho no motor custa menos da metade disso e consegue números satisfatórios.
      Entendam, enquanto esse motor atender às regras de emissões e o principalmente, brasileiro continuar comprando, ainda iremos vê-lo por muito tempo.

      Excluir
  2. Mentir no Brasil não é crime, tão pouco razão de vergonha...
    Se bem que tem montadoras mais mentirosa....
    Kkkkkkk
    18% mais econômico.... No teste de computador deles

    ResponderExcluir
  3. Será que doi tanto assim reconhecer que o motor do onix melhorou sem ser o supra sumo da modernidade? Como realmente é o tsi?
    Gm é sinonimo de carro robusto, macio, boa revenda e ampla rede de cs.
    E a beleza da dupla onix prisma é de arrebentar com os concorrentes.
    Tudo isso aliado a boas margens de negociação na css = marca líder no brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o motor da GM consegue ter um bom desempenho e ser econômico, significa que o motor é bom, mesmo sendo "mais antigo". O importante é o resultado que conseguem entregar, sendo o motor moderno ou não.
      Tem muito motor mais "antigo" que tem durabilidade muito maior que muitos turbinados por aí, com manutenção mais barata e entrega a mesma coisa. Quer um exemplo?

      Tem muita mulher de 40 anos que está bem melhor que muitas de 20 anos. Isso é um fato, Não é milagre.

      Excluir
    2. Sempre fui fã da Chevrolet. Não é atoa que já tive 2 chevette, 1 corsa, 2 prisma e agora pretendo comprar este novo Onix.

      Excluir
  4. Pois é! TIRAR LEITE DE PEDRA. Resumindo o que a chevrolet fez com o "motor dinonsauro", um tapa na cara dos "moderninhos"! parabéns!
    Mas enfim. O motor perde e muito feio pro desempenho (em retomandas) do hb20. Agora, quem quer carro pra KM de arrancada que compre uma ferrari, pois o que interessa é a retomada, a segurança em ultrapassagens rápida. Mas é um ótimo custo benefício esse onix!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só reduzir a marcha, se isso for problema ! ;-)

      Excluir
    2. Concordo com vc.

      Se o motor da GM consegue ter um bom desempenho e ser econômico, significa que o motor é bom, mesmo sendo "mais antigo". O importante é o resultado que conseguem entregar, sendo o motor moderno ou não.
      Tem muito motor mais "antigo" que tem durabilidade muito maior que muitos turbinados por aí, com manutenção mais barata e entrega a mesma coisa.
      Quer um exemplo?

      "Tem muita mulher de 40 anos que está bem melhor que muitas de 20 anos, chama mais atenção e entrega muito mais. Isso é um fato, Não é milagre."

      Excluir
    3. Então Christiano, mas em testes, subentende-se que são feitos nas mesmas condições (em marcha e combustível)..

      Na verdade o hb20 ganha fácil do onix. Pois o onix é apenas 3% mais rápido no 0 a 100km/h (isso é empate técnico!)

      Agora o HB20 é 17,5% mais rápido no 40 a 80 km/H e
      45% mais rápido nas retomadas de 80 a 120km/H ... Então, quem é o campeão?

      Excluir
    4. Campeão é o Ônix, mais vendido do Brasil.

      Excluir
  5. Qualquer dia desses vão lançar carros populares como esse a 100mil 65 pau por um onix com certeza é o fim dos tempo ande civc usado mas não compro um.....
    Toma no cu.... Por isso que o Brasil. Não vai pra frente

    ResponderExcluir
  6. Esse tal consumo do INMETRO divulgado para o ONIX ja foi desmascarado na avaliação do UOL CARROS onde em percurso rodoviário a media foi de 12,5 km/l com gasolina.

    ResponderExcluir
  7. Se meu atual 1.0 faz 11,5 na estrada com ac desligado a 100kmh com etanol entao fará 13,1 kml

    E na gasolina faz 15 nas mesmas condições acima entao fará 17.

    Otimos numeros para um motor tao defasado como dizem

    E com relaçao aos valores... Eh uma conta simples. Valor de tabela - 3k. Facil assim

    Esse onix 1.0 lt bem negociadinho sai a 40 k com certeza. Quem ja comprou na chevrolet sabe disso. Ja os blogueiros nao sabem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A GM sempre tira 5 mil em qualquer negociação mais "quente". Vide toda hora esses "feirões de fim de semana".

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. Prefiro meu 1.6 de 120 cv da VW... GM é atualmente a pior marca... carros defasados.

    ResponderExcluir
  9. tive Classic e Celta a gasolina na estrada fazia 18 a 19 km litro..Agora com Onix 1.4 na estrada maneirando 16 a 17 km litro, cidade 10 q 12, mesmo com essa merda cara que chamam de gasolina..O desempenho e retomada de velocidade é boa no 1.4...0 1,0 tem que fazer mais marchas...No entanto tudo no Brasil gusta o dobro que lá fora. No Paraguai e mesmo na Argentina vc paga menos da metade do preço,,IPVA de uma AMAROC no Paraguai está em 200 reais e aqui em 7.000,00...CNH 70,00 reais...e aqui? Uma vergonha o que esse governo nos rouba faz muito tempo...Gosto da GM peças mais com menor preço do que de outras marcas salvo a VW.Tive,,,VW, Ford e Gm. Andei com um Civic, mas qualquer desnivel na estrada bate amortecedor..é carro lá para o Japão Europa e não para os buracos daqui...

    ResponderExcluir
  10. Li por aqui sobre o teste dos 60.000 km do KA e fiquei horrorizada com a quantidade de problemas. Cogito pegar um KA 1.5 SE ou um ONIX 1.4 LT. Qual a melhor indicação a longo prazo?

    ResponderExcluir
  11. Li por aqui sobre o teste dos 60.000 km do KA 1.0 e fiquei horrorizada com os problemas que foram identificados. Cogito pegar um KA 1.5 SE ou um ONIX 1.4 LT. Qual a melhor indicação entre os dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onix lt 1.4 especilmente o automatico. Outra opcao interessante e o etios automatico, que e o melhor na nossa opiniao e tb o mais barato.

      Excluir
  12. O onix e um carro mt bom e bonito principalmente o novo so q não concordo com o motor um 1.4 com quais o msm consumo de um 1.6,mais outro problema o preço do novo onix pois está meio salgado 44.890 por um carro nem todo completo pelo um carro simples,não e so pq o onix e um dos carro mais popular e mais vendido que a GM tem que ficar se aproveitando disso e subir o preço la em cima,o onix 2017 todo completo que e o ltz 1.4 esta custando 54.490 um preço absurdo pois com 54.490 dar para comprar um hyundai HB20 S cofort plus turbo de 52.885 ou se não um hyundai HB20 s confort style 52.635,ou seja as duas versão e quase 2 mil mais barato do que do onix e um hyundai Hb20 S e um carro mt bom e n e um carro pequeno com um porta malas pequeno e um carro sedan,na minha opiniao entre esses preços do onix e do hyundai hb20 s prefiro um hyundai hb20 s.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pra Gm, retrabalhando o motor, terá também um custo de manutenção mais barato, lembrando que, quanto mais tecnologia, menos pessoas sabem mexer e caiu nas concessionárias somos violentamente saqueados e sem garantias da qualidade do serviço prestado, e só verem o excessivo numero de reclamações. To querendo trocar de carro e to com muita duvida e assustado com os preços altíssimo.

    ResponderExcluir
  14. Pois eh .. A diferença de economia é insignificante entre o hb20 turbo pro "novo" Onix .. Já o desempenho de 80 a 120km/h (REALMENTE NECESSÁRIO EM ULTRAPASSAGENS) o HB20 dá um banho ... até parece diferença de desempendo de carro 1.0 com 1.6 .. Ou alguem acha que 11 para 16 segundos é pouca coisa??? POIS EH, O HB20 nessas condições é 45% MAIS RÁPIDO .., ou seja, a porca economia de 4,5% em estrada NEM APARECE... kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso só acontece pois a 4ª do HB20 é curta. Basta reduzir no Onix que ele será mais rápido também.

      Excluir
  15. Posso afirmar que esse pequeno ganho de consumo não se deve somente as modificações no motor e sim modificações no próprio veículo. Ele está mais leve, rebaixado, pneus mais economicos (35psi de calibragem - A Chevrolet forçou a barra!). A potência do motor só aparece em alta rotação (ou seja, dificilmente você vai ver), assim como o torque (dai a diferença de retomada com o HB20) ... E assim foi feito a multiplicação dos pães.

    ResponderExcluir
  16. Posso afirmar que esse pequeno ganho de consumo não se deve somente as modificações no motor e sim modificações no próprio veículo. Ele está mais leve, rebaixado, pneus mais economicos (35psi de calibragem - A Chevrolet forçou a barra!). A potência do motor só aparece em alta rotação (ou seja, dificilmente você vai ver), assim como o torque (dai a diferença de retomada com o HB20) ... E assim foi feito a multiplicação dos pães.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.