Car.blog.br

Pesquisar este blog

Carregando...

Novo Ford Ka: centenas de casos de motor superaquecido

Categorias: , , , 66 Comentários

O Ford KA SE 1.0 do teste de longa duração da Revista Quatro Rodas apresentou superaquecimento do motor, que exigiu que o carro fosse rebocado para uma concessionária da marca para avaliar o problema.

Novo Ford Ka - motor superaquecimento

Segundo relato da Quatro Rodas, o Ford KA SE 1.0 estava circulando em uma estrada plana, em velocidade constante a 80 Km/h, com o ar-condicionado ligado, quando o ar-condicionado parou de funcionar e o indicador de temperatura do motor acendeu. O carro foi parado e o motorista verificou que estava saindo vapor de água do compartimento do motor.

Novo Ford Ka - motor superaquecimento

Foi acionado, então, o serviço de assistência da Ford, que levou o carro a uma autorizada. O problema de superaquecimento do motor foi decorrente de "falha do eletroventilador", o qual precisa ser trocado, assim como mangueiras e reservatório de expansão, danificados pelo aquecimento.

Ford admite mais de 320 casos de Ka 1.0 com motor superaquecido nas concessionárias

Segundo a reportagem da Revista Quatro Rodas, o Ford Ka teve que ficar parado na concessionária - por 18 dias, visto não havia peças para substituição em estoque, pois há outros Ka na mesma concessionária com problemas de motor superaquecido.

Novo Ford Ka - motor superaquecimento

A revista Quatro Rodas ainda informa que outras concessionárias da Ford estão com relatos de Ford Ka com motor superaquecido, e que há um boletim administrativo da fábrica solicitando a substituição do fusível do eletroventilador do radiador de 30 amperes para 40 amperes.

Novo Ford Ka - motor superaquecimento

É importante considerar, também, que a própria Ford reconhece que a substituição do fusível não é solução para o problema, até mesmo porque, no caso do carro da 4 Rodas, o eletro-ventilador terá que ser substituído. Ademais, a própria Ford diz que o fusível de 30 amperes é suficiente para o caso, e que admite mais de 320 outros Ka em suas concessionárias com motor superaquecido.

Fonte: [Revista Quatro Rodas]

Postagens relacionadas:

66 comentários:

  1. Que legal.
    Entao o ka, além de carroceria desalinhada:
    http://www.car.blog.br/2014/09/novo-ka-desempenho-em-cidade-e.html

    E de interior que parece uma escola de samba:

    http://www.car.blog.br/2014/11/novo-ford-ka-consumo-de-etanol-e-ruidos.html

    Agora tem motor que superaquece!

    Bem, mas eu acho justo que o Ka superaqueça, pois deixar apenas os donos de Focus Powershift com cambio superaquecido não é democrático!
    O certo é que os donos de Ford Ka tenham direito a ter superaquecimento também.

    Bom, parabéns ao compradores de Ford Ka. Tá aí o "excelente custo x benefício"..

    Bem fez o blog, que vendeu o seu com 5.000 Km...kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem dois problemas que são bastante graves no caso do Focus:
      Bomba de alta que queima com facilidade e câmbio Powershift.
      A Ford realmente precisa caprichar mais nos seus produtos e, se bobear, vai cair muito no ranking de vendas.

      Excluir
    2. Na verdade o Focus tem três problemas cronicos: a caixa de direção (teve gente que trocou quatro vezes), o cambio powershift e a bomba de alta. Essa fama de problemático está minando as vendas do modelo.

      Excluir
    3. O novo KA, assim como muitos carros nacionais e ATUAIS, não possui medidor de temperatura do liquido de arrefecimento no painel, somente aquela maldita luz que aparece quando o motor está fervendo...

      Excluir
    4. nao querendo puxar o saco da VW, mas vejam os numeros de venda do golf este ano e dos outros, o golf em janeiro e agora em fevereiro manteve as vendas, dos ultimos meses, ja o focus, ta começando a ter problemas nas vendas, sera o problema do powershift? pq despencou demais as vendas deles

      Excluir
    5. Carlos4carros, desta vez concordamos com voce, apesar to tom de deboche.

      Excluir
    6. http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2016/02/18/interna_noticias,51798/em-audiencia-donos-de-ford-equipados-com-o-powershift-relatam-riscos.shtml


      Tenso isso. Os problemas do powershift estão tirando a segurança dos carros da Ford, principalmente em ultrapassagens e até causando acidentes, batidas, etc. Ainda bem que a justiça já está atenta ao caso.

      Vários donos de modelos 2015 e 2016 estão reclamando que o recall só se estende a unidades 2013 e 2014...o que deixa os modelos mais novos que estão dando problemas de fora.
      Muito interessante essa nova reportagem do VRUM.

      Excluir
    7. Carlos4carros, Bom...comprei o Ford KA SE 1.0 Plus, atualmente está com 10mil km rodados.Todas as revisões até o momento feitas na concessionária, já viajei com ele de brasília para goiania no máximo do carrinho e não tive problema com aquecimento, nem mesmo com acabamento..acho que vai por ''sorte'' do consumidor, ou pelo cuidado do carro mesmo. O carro pra mim é muito bom..o melhor 1.0 que já dirigi,o único carro que talvez eu voltaria atrás para comprar seria o up turbo ou o hb20 turbo, que até então não tinham sidos lançados e são carros com um preço maior.

      Excluir
  2. A situação está complicada para dona Ford. Não bastasse o super câmbio. Agora imagina ficar 18 dias sem o carro. Não vou reclamar mais do Fox.

    ResponderExcluir
  3. Carlos.
    Qual melhor compacto 1.0, atualmente ?

    ResponderExcluir
  4. A Ford não tem padrão de qualidade, a Chevrolet e a Fiat vivem de velharias e financiam até perder de vista, por isso ainda vendem. A VW deu uma requentada no Gol, mas foi pouco. Ainda bem que tem o up para quem curte. Mas eu queria mesmo era ver o Polo alemão aqui no lugar do Fox. A Hyundai está sobrevivendo com uma certa qualidade nos carros, mas confesso que não fiquei contente com uma falha do ABS que estou tento, vamos ver se resolvem, senão só vai sobrar VW mesmo, já que Honda e Toyota estão muito caros e pelados. E franceses, to fora tb.

    ResponderExcluir
  5. Esse pós venda da Ford é o pior de todos, eu sei Q o da Toyota é bom, mais vou dizer Q o pós-venda da VW está muito bom, viu?
    As revisões são muito baratas, tipo R$ 230 reais, e fazem com hora marcada. To gostando muito.
    Os problemas são resolvidos. Ainda tem a tentativa de empurrar serviços adicionais à revisão, mais não insistem.
    Digo que o pos venda da VW está no mesmo nível da Toyota, e melhor Q a Hoinda. Estou gostando muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adquiri um vw recentemente e o pós venda está impressionando também, com relação ao carros dos meus pais(ambos Ford) apenas problemas, mas confesso que ainda prefiro a ranger que a Hilux ou s10

      Excluir
    2. Meu Golf TSi DSG está com 50.000 km. Fiz a revisão semana retrasada.

      Até agora, só alegria.

      O atendimento da VW tem me surpreendido positivamente. Revisões com hora marcada, preço justo, seguindo a tabela do site da VW e nem empurroterapia me fizeram.

      As poucas reclamações que fiz, corrigiram de imediato ou marcaram uma nova visita para resolver (barulho no teto, arrumado na segunda revisão, barulho na suspensão traseira - trocaram em garantia os amortecedores traseiros na terceira revisão, senti uma leve trepidação na segunda marcha - fizeram uma reprogramação do software do câmbio e ficou perfeito - última revisão).

      A revisão mais cara foi a de 40.000 km que ficou em R$ 496,00, abaixo até do valor do site (na época o valor não era o que está hoje).

      Não tenho o que reclamar do carro e menos ainda da VW.

      abraço,
      Marcelo Schwan

      Excluir
    3. Pior que vou ter que concordar, em comparação com a Ford (tinha um Focus) a assistência da VW me surpreendeu. Embora minha experiência seja apenas da 1 revisão, pois estou com o GOlf a 7 meses apenas, o atendimento foi ágil, sem empurroterapia e na hora marcada.
      Veremos o futuro com o provável sucateamento e demissões das ccs em razão das vendas em constante declinio...

      Excluir
    4. Pior que vou ter que concordar, em comparação com a Ford (tinha um Focus) a assistência da VW me surpreendeu. Embora minha experiência seja apenas da 1 revisão, pois estou com o GOlf a 7 meses apenas, o atendimento foi ágil, sem empurroterapia e na hora marcada.
      Veremos o futuro com o provável sucateamento e demissões das ccs em razão das vendas em constante declinio...

      Excluir
  6. Eu tinha conhecimento do problema do câmbio, um colega sofreu com superaquecimento da transmissão powershif do seu Focus. Agora, superaquecimento de motor é a primeira vez que ouço falar.

    ResponderExcluir
  7. Xiii, será q a Ford vai demorar um século para reconhecer o problema, igual ao que fez no caso do câmbio Powershift? Se esse problema for algo epidêmico, melhor reconhecer logo de uma vez. A Ford está só perdendo mercado, se se queimar de vez com o consumidor, bau bau, vai para de vender carros aqui, igual ao que fez no Japão.

    ResponderExcluir
  8. Essen negócio de "não havia peças para substituição em estoque" é bem típico mesmo. A Ford nunca tem peças e estoque. Nunca ...

    ResponderExcluir
  9. Imaginem um KA powershift? O carro ia explodir de tanto superaquecer rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Vocês do blog possuem informações internas da 4rodas? Pois olhei no site deles e essa notícia ainda não está lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... Está na revista? Pois faz tempo que não compro nenhuma. Ultimamente a internet está me bastando para me informar.

      Excluir
    2. não esta não reveja o que vc escreveu,rs rs rs

      Excluir
  11. Pergunta: DESDE QUANDO esses Ford da era pós CHT não sofrem com superaquecimento? O Ka anterior também teve problemas e recall por conta disso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CHT era famoso por não aguentar uma viagem de 150km sem superaquecer

      Excluir
    2. Tinha um Ka 1.0 2012, eu andava pisando com gosto, pois cheguei a fazer 5.5km/l(alcool) na cidade, mas superaquecimento jamais..

      Podia até ser espartano, duro.. mas pelo menos era divertido de dirigir e não haviam economizado com fiação e ventoinha.. fim da picada isso..

      Excluir
    3. Diga isso para o meu pai que teve uma belina por muitos anos, viajou bastante e nunca sofreu com superaquecimento, além disso cresci em uma cidade do interior em que a única css era ford, todos os nossos conhecidos possuíam ford e não haviam reclamações neste sentido.

      Excluir
    4. Tivemos 2 Del Reys, ambos do mesmo ano sendo o GL comprado lá na década de 90, viajei demais com minha mãe, sozinhos, nunca tivemos UMA dor de cabeça sequer. Depois tivemos um L já com 15 anos nas costas, subimos uma serra com porta malas cheio até a boca e um tio de 150 kg dentro. Não esquentou, subiu de boas sem reclamar em momento algum.

      Excluir
    5. Peterson,,,,não sei sua experiência de CHT, mas tenho que discordar,,,,,,tenho umas antigueiras em casa, inclusive um XR3 1986 CHT a álcool!!!! é uma eternidade pra ligar a ventoinha,,,,,viajo interior de SP tranquilo, nunca tive nada de caso de aquecimento,,,,,a anda bem para um projeto de motor de mais de 50 anos!!!!!!!

      Excluir
  12. A Ford não está dando uma dentro...!!!
    Já aquecendo, new fiesta encalhado, focus powershift com problema e por ai vai...!!!

    ResponderExcluir
  13. o ford K nunca mim convenceu, a ford economiza até no nome, ve se isso e nome de carro.

    ResponderExcluir
  14. Aí todo mundo fala mal de carro de origem francesa ( porém argentino de fabricação)...tenho um Clio ago/2011 com 170.000 km.....nunca tive dor de cabeça, ainda não troquei embreagem nem fiz freio traseiro..... Água de radiador??????kkkk 1 troca com 70mil km.........chupa carroças nacionais....fervedores, griladores, etcetc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mussum ! Aqui em casa temos um Logan 2010. Ontem, por sinal, viajei com ele. Está com 50.000 km e absolutamente nenhum ruído interno e absolutamente nenhum problema mecÂnico até hoje, água de radiador nunca foi mexida e o reservatório de expansão ainda está cristalino e a água com aditivo, sempre no nível. Carro surpreendentemente bom, nunca precisei nem alinhar e balancear, e olha que passo por diversos buracos e sempre passo por ruas de terra com ele. Mas para o pessoal aqui o motor é velho, projeto ultrapassado, baixo custo, etc, etc, etc.

      Excluir
    2. Leandro,,,,e muita gente ainda enche o saco por causa do preço de peças,,,,,,,os amortecedores eu troquei com 130 mil km!!!!!!! tem dono de Palio reclamando de embreagem com 60mil km.......uso meu plastimóivel todo dia em SP e ABC!!!! viajo, trabalho,,,,,,custo benefício imbatível para um veiculo de entrada!!!!!!troqeui 2 correias dentadas até hj!!!!!

      Excluir
    3. bom a experiencia pontual não é referencia = Estudos de Estatisticas
      E o fato alarmente:
      Entre no Reclame aqui e digite FORD e veja ?!?!?!?!?!?!?!?

      Excluir
    4. Aí que está o ponto Mussum ? Já vi aqui diversos comentários do tipo ? E o preço de revenda ? E o preço das peças ? As perguntas deveriam ser: Qual o preço que você pagou no carro ? Qual a durabilidade das peças ? Vira e mexe alguém diz aqui no blog: "-Nossa, a revisão de um BMW é caríssima !!" Eu tive uma série 3 aqui em casa, onde a primeira manutenção que não fosse óleo e filtro foi aos 100 mil km. Agora acabei de adquirir um Citroën com 124000km e estou adorando. Abraço !

      Excluir
  15. A soma do preço da revisões até 30 mil km é de mais de 1800 reais enquanto do hb20 é um pouco menos de 700. Ka tem bom custo benefício ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos realmente perdidos. Agora o que define CxB é preço de revisão? Para um veiculo que alguem fique de 3 a 5 anos com ele, qual a importancia desta diferença de R$ 1.100,00?
      Up TSI por exemplo, chega a ser mais que isto e no meu ponto de vista, considerando desempenho, consumo, segurança, preço e prazer ao dirigir tem um CxB melhor.

      Excluir
  16. Leandro/Mussum.

    tenho um Sandero 1.6 2013... tb estou satisfeito com o carro. Tem consumo equivalente ao Palio Fire pelado que eu tinha. Não tenho manutenção extra além das revisões que fiz. Carro confiável, confortável e de baixo custo de manutenção. E em todas as vezes que usei a concessionaria fui muito bem tratado, excelente atendimento. E sem aquele monte de recalls das "outras".

    ResponderExcluir
  17. Sabe o que quer dizer FORD nos EUA?
    Fix Or Repair Daily.

    ResponderExcluir
  18. Aconteceu a mesma coisa comigo, mesmíssimo relato!

    ResponderExcluir
  19. Ford nunca mais! Desde que comprei um Ka SEL 1.0 só obtive problemas. Rezando para trocá-lo assim que puder e o dinheiro deixar. No mais, nem passo pelo porta de uma concessionária Ford ao trocar de carros. Ford foi minha decepção em relação a veículos. Tô fora! Só adquiri dessossego ao pensar que seria bom. Fim de carreira!

    ResponderExcluir
  20. Alguém pode me informar qual é o e-mail da Ford para reclamações?
    Procurei no site e não achei. Só tem opção de enviar carta, ligar no 0800 ou chat que não te da protocolo e a conexão cai no decorrer do atendimento.
    Lastimável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.ford.com.br/ford/sobre-a-ford/fale-conosco

      Excluir
  21. Já perdi a conta de quantas vezes entrei nesse link de fale conosco e não vi opção para enviar e-mail.
    Se alguém souber me informe.

    ResponderExcluir
  22. O engraçado que os carros da Renault não apresentam nem a metade dos problemas dos Ford, VW, fiat e GM. E ainda tem esperto dizendo que não compra carro francês.

    ResponderExcluir
  23. Galera, dá uma olhada nesse link onde postei um relato sobre o Ka: http://autorealidade.blogspot.com.br/2015/08/internauta-relata-experiencias-e.html?showComment=1438792173774#c3844568461977015156

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. li seu depoimento. Os desalinhamentos, o meu veio, mas só no capô. O problema pricipal são os ruidos... um nheco-nheco que sai da coluna traseira, daquele revestimento plastico que sai o cinto de segurança, um barulho na coluna lateral(vi relato que ali há um parafuso de plastico que estão trocando por de ferro), e o do difusor de ar do parabrisa.
      Vou levar segunda numa concessionaria pra ver. Na época das revisões estava de ferias e não queria ficar sem carro...
      Antes de comprar o KA minha opção era o Fox Bluemotion 2014 (pois era o unico que tinha motor 3, tirando o UP!), mas quando o encontrava estava muito caro... e o acabamento pior dos FOX. Ai veio a linha 2015(todos com motor 3 cilindros e com um multimidia decente), mas ja havia comprado o KA.
      Outros pontos que me afastaram da VW na época foi 1) revisão semestral; 2)revisão sem preço fixo-na época; 3) Taxa de juros. (apesar de o KA ser mais caro que o FOX na tabela, por causa da tx de juros, no final das contas o FOX me sairia R$6000 mais caro); 4) Projeto antigo.(parece que a nova geração vem ano que vem, e ou 2018)

      Comprei o KA por causa da tecnologia do mesmo( o comando por voz do Sync me é muito util) e por causa do controle de estabilidade e tração. Ele não é um carro feio como o Etios, e nem lindão como o HB20 (Sou um cara que não gosta de chamar atenção rs) e economia de combustivel ( facilmente faço 20km/l com ele)
      Bem, creio que fosse hoje eu compraria outro carro.. talvez o 208 (pelo preço que esta na promoção é o melhor custo x beneficio NO MOMENTO), mesmo sabendo da desvalorização. Uma amiga comprou e o carro é muito confortavel (exceto pelas marchas.. pra por a 1,3 e 5 vc quase bate no painel... e pra por a 2 e 4. Voce quase assedia sexualmente o passageiro de tras rs)...
      Enfim, mercado é momento. Espero que resolvam o problema desses ruidos essa semana. Pois a minha ideia é ficar com ele por 6 anos e juntar dimdim.
      Quem sabe meu proximo carro nao seja um VW (se eles botassem o turbo 1.0 no Fox eu ia ficar tentado.. aquele motor é um pequeno foguete.. muito bom)... ou talvez um usado de porte maior... talvez um Honda City ou um Sentra. Enquanto isso vou me FORDendo...

      Excluir
    2. diegohindus, verdade todo se relato! Enquanto isso, vou 'FORDendo' como tu falou. Vai ser o jeito ficar com ele um bom tempo, mas, depois, volto para VW. Abs

      Excluir
  24. Realmente as impressões que se tem de um ford ao analisar a carroceria não são das melhores. Os desalinhamentos são muito visíveis. Nunca tive carro da marca, mas confesso a vocês que, não sei se por preconceito, não pretendo ter. Dirigi um Ka e achei a direção ótima ... e só. Embreagem baixa e borrachuda, motor xoxo em baixa e agressivo em alta, ou seja, sem progressividade. Sempre fui fan de carros da chevrolet, meu pai trabalhou por mais de 20 anos em uma concessionária da marca, e participei e me lembro bem dos bons tempos de meados dos anos 90 até o declínio com a introdução do Celta (tive um okm, e foi de longe o carro que mais detestei). Sei que é chato falar, principalmente neste blog que é tendencioso aos vw, mas resolvi trocar de marca há 2 anos e comprei um gol trendline completo,
    e posso afirmar que nunca fui tão satisfeito com um carro.

    ResponderExcluir
  25. bem.. segundo a ford sã0 320 casos de superaquecimento... o carro vendeu 90189 o que é 0,3% do total de KA vendidos em 2015. De qualquer forma, todo consumidor, merece respeito.
    Tenho um KA SEL e ele me serve bem. Tem o espaço que preciso, a tecnologia que preciso... mas isso não quer dizer que 'apaga' os pontos negativos do carro. Todos carros tem o lado bom e ruim... algo que agrada, algo que desagrada. Tinha um Ford Fiesta Rocam 1.6 Carrinho ficou comigo 5 anos.. sem dar dor de cabeça... depois peguei o Palio Attractive 1.4, o unico ruim era ele ser muito baixo e não ter um sistema de som decente. Agora estou com um KA e o maior problema dele, ao meu ver, são os ruidos. Mas pelo visto as concessionarias estão tratando disso... De qualquer forma, o KA é um bom carro no que se propoem.. Mas os aspectos negativos deveriam ser melhores trabalhados pela FORD, como por qualquer outra montadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh se eu tivesse 0.3% de chance de ganhar na megasena...

      Excluir
  26. Na moral, nós pobres não podemos nos dar ao luxo de ver nosso carro pifando. Esse ka aí já era pra mim...

    ResponderExcluir
  27. Minha esposa esta a 3 meses com um ka 1.5 sel e até hoje só alegria. O único problema que tivemos ate hoje foi uma boia de combustível que veio defeituosa porem foi trocada com rapidez pela ford. Por enquando sem queixas do ka, excelente carro.

    ResponderExcluir
  28. O meu tive problema de ruído sim. Fiquei 3 dias sem o carro a CSS fez isolamento no painel. Ficou perfeito. Brasileiro reclama muito e age pouco, principalmente com relação aos direitos que tem. É o que todos devem fazer. Vai na CSS senta até resolver e não ficar de xororo reclamando em comentário de blog tendencioso.

    ResponderExcluir
  29. eu tenho um ford k.a 1.0 NUNCA TIVE PROBLEMA ELE ESTA COM 35 MIL INTEIRO SEM PROBLEM NEHUM O MEU E UM OTIMO CARRO ATE O MOMENTO NAO TENHO QUE RECLAMAR CARRO MARAVILHOSO.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.