Car.blog.br

Pesquisar este blog

Ford Ka x Chery Celer: comparativo de custo x benefício

Categorias: , , , , , 41 Comentários

O Ford Ka é um hatch da categoria compacto cuja versão com motor 1.0 é o carro popular mais vendido do Brasil, e, neste artigo ele enfrenta o Chery Celer Hatch 1.5, também um hatch, mas com motor e dimensões maiores.

Ford Ka 2016 1.0 x Chery Celer 1.5
Chery Celer 1.5 Flex Branco (R$ 36.900) x Ford Ka Preto ( 41.590)
Preços : Ford Ka SE 1.0 - R$ 41.590 reais x Chery Celer 1.5 Flex - R$ 36.990 reais

Os dois modelos são fabricados no Brasil: o Ford Ka é fabricado em Camaçari, Estado da Bahia, enquanto o Chery Celer é construído em Jacareí, Estado de São Paulo, mas há uma grande diferença de preços entre eles, já que o Celer, de RR 36.990 reais é R$ 4.600 reais mais barato, mesmo adotando um motor quatro cilindros 1.5 Flex de 113 cavalos, contra o três cilindros 1.0 do Ka é 1.0.

Ford Ka 2016 1.0 x Chery Celer 1.5
Chery Celer (branco) x Ford Ka (preto)
Os dois modelos contam com ar condicionado, direção com assistência (elétrica no Ka, hidráulica no Celer), vidros elétricos dianteiros, sistema de som (com USB e Bluetooth no Ka, apenas USB, sem Bluettoh no Celer), chave canivete com controle remoto, ganchos ISOFIX para cadeirinhas infantis, limpador e desembaçador do vidro traseiro, 2 airbags frontais (motorista e passageiro), freios ABS com EBD, abertura elétrica do porta-malas, ajuste de altura da coluna de direção.

Ford Ka 2016 1.0 x Chery Celer 1.5
Ford Ka Se 1.0 2016 (Preto) x Chery Celer 1.5 Flex (branco)
O Celer Hatch 1.5, mesmo mais barato, tem, além dos itens acima, vidros elétricos traseiros (com sistema um toque para todos os vidros), sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo com consumo instantâneo e aviso de revisão, faróis com projetor e ajuste elétrico de facho, volante com ajuste de altura (com amortecedor), espelhos retrovisores com ajuste elétrico, travas elétricas com comando na chave.

Ford Ka 2016 1.0 x Chery Celer 1.5
Ford Ka Se 1.0 2016 (Preto) x Chery Celer 1.5 Flex (branco)
Além disso, o Celer vem com rodas de aço 15 polegadas montadas em pneus 165/60 R 15, enquanto o Ford Ka adota rodas de 14 polegadas em pneus 175/70 R 14. Ambos os modelos contam com calotas.

Ford Ka 2016 1.0 x Chery Celer 1.5
Ford Ka Se 1.0 2016 (Preto) x Chery Celer 1.5 Flex (branco)
Sendo assim, o Celer sendo mais barato e oferecendo uma lista de equipamentos bem mais robusta, vence no quesito custo x benefício.

Espaço interno

Tanto o Ford Ka quanto o Chery Celer disputam o segmento de hatchs compactos, mas há diferenças dimensionais entre eles. O Ka mede 3,86 metros de comprimento, sendo 32 cm menor que o Chery Celer com seus 4,18 metros.

Chery Celer x Ford Ka - interior
Chery Celer  - interior
A largura, porém, é similar: 1,67 do Ka, contra 1.68 do Celer, mas o Ka, com 1,525 metros de altura é mais alto que o Celer com seus 1,480 metros. A distância entre eixos do Celer é de 2,527 metros, sendo 3,6 cm maior que os 2,491 do Ka.

Ford Ka SE 1.0 2016 - interior
Ford Ka Hatch 1.0 - interior
Assim, as maiores dimensões do Celer acabam se refletindo no interior, fazendo do exemplar da Chery um carro com mais espaço interno, tanto para passageiros dianteiros quanto traseiros.

Chery Celer x Ford Ka - interior
Chery Celer 1.5 Flex - espaço traseiro
Além disso, no porta-malas a vantagem do Celer é ainda mais pronunciada, com uma capacidade volumétrica de 380 litros, contra apenas 257 litros do Ford Ka.

Ford Ka SE 1.0 2016 - interior - espaço traseiro
Ford Ka Hatch - interior - espaço traseiro
Dessa forma, por contar com mais espaço para passageiros e bagagens, o Celer vence o comparativo no quesito espaço interno.

Acabamento

O Chery Celer 1.5 Flex está sendo testado por nós em uma avaliação de longa duração, enquanto o Ford Ka também já foi avaliado por nossa equipe (veja aqui). O Celer já está com mais de 2.500 Km rodados e não apresenta ruídos de peças soltas internamente, mostrando uma boa qualidade de montagem de peças.

Chery Celer x Ford Ka - interior
Chery Celer 1.5 Flex - interior - painel
Já o nosso Ford Ka com cerca de 3.000 Km já apresentava muitos ruídos internos de peças plásticas soltas e também teve componentes do painel se soltando, evidenciando uma melhor qualidade de montagem do Celer. No que respeita aos materiais vemos uma vantagem do Celer também, que apresenta costuras mais suaves e sem rebarbas, enquanto o Ka não tem esse cuidado, fazendo com que o tecido dos revestimentos cause irritação na pele.

Ford Ka SE 1.0 2016 - interior - painel
Ford Ka 1.0 - interior - painel
Em termos de acabamento externo, o nosso Celer apresenta chapas bem alinhadas e vãos relativamente uniformes, mostrando uma qualidade de montagem também superior à observada no Ford Ka. Abaixo mostramos os ruídos internos do Ka.



Já em termos de desenho interno e ergonomia, o Celer tem a vantagem de contar com o volante regulável em altura, além do assento, enquanto o Ford Ka não conta com o ajuste do assento, resultando em uma melhor ergonomia do Chery. O vídeo abaixo mostra os ruídos internos do Celer.



Assim, o Chery Celer vence também no quesito acabamento.

Comportamento dinâmico

O Chery adota um motor 1.5 Flex flex com transmissão manual de cinco marchas, oferecendo um desempenho um pouco superior ao do Ford Ka, que, apesar do motor menor, é 200 Kg mais leve, contrabalanceando um pouco a desvantagem de potência.

Chery Celer x Ford Ka

De qualquer forma, o maior torque do Celer se faz presente em arrancadas com mais vigor que as observadas no Ka. Já em termos de transmissão temos uma equivalência entre os dois modelos, com nenhum apresentado um funcionamento de câmbio exemplar. Nos dois carros o curso da alavanca é longo e os engates não primam pela precisão - aspecto que fica mais evidente pela falta de torque em baixa rotação dos dois motores, exigindo muitas trocas de marchas.

Chery Celer 2016 1.5 Flex - porta-malas
Chery Celer 2016 1.5 Flex - porta-malas de 380 litros
No que respeita à estabilidade, tanto Celer quanto Ford Ka adotam ajuste de suspensão mais voltado ao conforto, mas o Celer, por dispor de pneus e bitolas mais largas, tem limites de aderência mais elevados, o que lhe permite contornar curvas em velocidade mais elevada que o Ka. No limite, ambos tem comportamento neutro, e, nas frenagens de emergência, os dois mantém a trajetória, transmitindo segurança ao motorista.

Ford Ka Hatch 2016 - porta-malas
Ford Ka Hatch 2016 - porta-malas de 257 litros
Nesse quadro, consideramos que há um empate entre os modelos, com ligeira vantagem para o Celer.

Desempenho e consumo

Os dados de desempenho abaixo são da Revista Quatro Rodas, enquanto os de consumo são do INMETRO. OBS: Grifo Azul no vencedor, grifo vermelho no perdedor.

Desempenho
Chery Celer 1.5Ford Ka 1.0Ford Ka 1.5
0-100 km / h13,414,212,5
80 a 120 Km/h21,128,515.1s
Consumo
Chery Celer 1.5Ford Ka 1.0Ford Ka 1.5
Consumo Cidade (Etanol)6,38,97,9
Consumo Estrada (Etanol)8,3139,5
Consumo Cidade (Gasolina)9,210,411,5
Consumo Estrada (Gasolina)12,115,113,6
Autonomia (KM)605785,2707,2

Os números corroboram as impressões que se tem ao conduzi-los, ou seja, que o Celer é um pouco mais ágil em uso urbano em relação ao Ka 1.0, mas a diferença aumenta em estrada, com o Chery se apresentando mais disposto e estável em rodovias.

O Ka, porém, é, em média, 34% mais econômico. Em nossas medições, observamos um consumo médio de gasolina de 13,5 Km/l no Ka, enquanto o Celer fica em torno de 10,1 Km/l.

Já com etanol, o Celer, em nossa última medição, registrou 8,2 Km/l, enquanto o Ka no mesmo percurso fica com 8,7 Km/l.

Assim, o Ford Ka vence no quesito eficiência, visto que ele é em média 34% mais econômico. Já o Celer tem uma performance 5% melhor que o Ka 1.0 em cidade, mas 35% melhor em estrada.

Garantia

O Ford Ka é vendido com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, enquanto o Chery Celer tem garantia de 5 anos. Ambos contam com sistema de revisões a preço fixo.

Conclusão - Chery Celer vencedor

Tanto Ford Ka quanto Chery Celer são hatchs compactos fabricados no Brasil. O Ford Ka tem como vantagem o fato de contar com uma rede de concessionárias maior e um consumo menor, graças a seu motor 1.0, contra o 1.5 do Celer.

Ford Ka 1.0 2016 - comparativo

Já o Chery Celer tem como vantagens o fato de ser R$ 4.600 reais mais barato, oferecer mais itens de série, mais mais espaço interno, acabamento interno e externo melhor cuidado e mais desempenho, especialmente em estrada, sendo o vencedor deste comparativo.

Ficha Técnica - Ford Ka x Chery Celer

OBS: Grifo Azul no vencedorgrifo vermelho no perdedor.

Chery Celer 1.5Ford Ka 1.0Ford Ka 1.5
Motor e transmissão
Número de cilindros434
Cilindrada1.51.01.5
Potência (Etanol/Gas)113 / 10985 / 80110 / 105
Max. Torque [Kgfm]15,5 / 14,310,7 / 10,2 14,9 / 14,6
TraçãoDianteiraDianteiraDianteira
TransmissãoManual - 5Manual - 5Manual - 5
Preço base (R$)R$ 36.900R$ 41.590R$ 45.690
Distância entre eixos2527 mm2491 mm2491 mm
Dimensões (Comprimento x Largura x Altura)4188 × 1686 × 1480 mm3886 x 1695 x 1525 mm3886 x 1695 x 1525 mm
Peso em ordem de marcha1210 kg10071018
Porta malas380 Litros257 litros257 litros

Postagens relacionadas:

41 comentários:

  1. Aí vai vender o celer pra ver o custo beneficio! Kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Se vc não fizer questão de ter uma depreciação e uma certa rejeição na hora da revenda, o Celer é mais negócio, uma vez que é um carro muito superior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter uma" grande depreciação "

      Excluir
    2. Preço de revenda é importante, e o Chery Celer em breve com certeza terá um preço de revenda a altura da qualidade que o carro vem apresentando! E é que não vou rodar com um carro inferior, com motor fraco, barulhento aos 3.000 Km rodados, somente porque o preço de revenda, neste momento, é maior! Com certeza, entre os dois carros, eu prefiro comprar um Chery Celer.

      Excluir
    3. Correta analise. Gosto muito do Celer.
      Sou mais 35 mil nun Celer nacional do que 48,50 mil num Gol/Voyage/Up 1.0 fraco e caro.
      JAC, Chery e Lifan serão as próximas Honda, Toyota e Nissan... aguardem...

      Excluir
  3. Mentira!!!

    "Ford Ka não conta com o ajuste do volante."

    Todas as versões contam com ajueste de volante.

    ResponderExcluir
  4. Cara, putz..o Chery Celer parece um carro premium perto do Ford Ka.
    OMG, que carro boqueta o Ka. O design do Ka é totalmente torto e desarmonioso.
    Já o Celer tem um estilo bem resolvido. Bem se vê que o designer da Porsche que está na Chery está fazendo um bom trabalho, já que o Chery mostra um design que é de boa qualidade, mesmo visto de 3/4, e ainda com linhas não ostensivas, e sem apelações ridículas como a grande dianteira do Ka (mamãe quero ser Aston Martin, mas tenho motor 1.0...piada).

    Chery Celer superior em tudo ao Ka.

    ResponderExcluir
  5. O Ford Ka parece um gnomo perto do Celer. Que horror que é esse Ka, OMG. Que design de péssima qualidade, ridículo.
    Ford Ka = GNOMO.

    ResponderExcluir
  6. Quando pensar em desvalorização, favor incluir um Ford

    ResponderExcluir
  7. Será que o Celer ganharia num comparativo com o up?
    HUMMMMM
    Acho que não!!!
    Principalmente neste blog.
    Fala sério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obvio que não Victor, o Up venceria e fácil (acho que já venceu). Não há nada pior que um Ka, vc acompanha o Longa Duração da QR? Sds

      Excluir
  8. O celer é mais bonito externamente, mas consome muito combustível! E a revenda também é triste...

    ResponderExcluir
  9. Se ocorrer um comparativo entre os sedans, penso que o Celer ganharia em tudo. Apenas, queria ver os resultados dos testes de impacto.

    ResponderExcluir
  10. Bom se o Celler 1.5 anda mais que o novo ka 1.0 que é o 1.0 mais rápido do segmento, segundo "TODAS" as comparações feitas por revistas especializadas,ele anda muito mais que o Up aspirado com certeza, alem do que tem mais espaço interno e porta malas maior que o carro da Volks....

    ResponderExcluir
  11. Fico aqui de camper no blog só observando as postagens e vejo quantos críticos existem aqui, hein? nossa!

    Querem o que? os chineses estão chegando ainda e se estabilizando no país, como não ter desvalorização dos seus carros? é só uma questão de tempo. Acredito que as marcas vem tentando corrigir os seus erros a cada modelo novo, diferentemente de algumas "tão tradicionais"..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOU MTO A FAVOR DO CARRO CHINÊS IRMÃO, E QUESTÃO DE TEMPO ELES VINGAREM BEM POR AQUI...

      Excluir
  12. PARABÉNS aos chineses, melhorando a cada ano, que venham cada vez mais e acabem com a vergonha q é o carro nacional das q já estão aqui faz tempo....

    ResponderExcluir
  13. Se me permitissem brincar com meu dinheiro eu compraria um Celer,o carro é até bom e harmonioso,mas como não permitem,tenho que ser racional e prever a bruta depreciação,PASSO,vou de Ka.

    ResponderExcluir
  14. Se me permitissem brincar com meu dinheiro eu compraria um Celer,o carro é até bom e harmonioso,mas como não permitem,tenho que ser racional e prever a bruta depreciação,PASSO,vou de Ka.

    ResponderExcluir
  15. O design do Celer é dos melhores, agora o Ka não é feio e tem um excelente motor 3 cilindros...

    ResponderExcluir
  16. E ai galera podem comprar Celeron a vontade so que eu vou de Ford ka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!
      Sério?
      Jamais imaginariamos tal escolha!

      Excluir
    2. o brasileiro tem uma mania muito estranho de compra um carro já pensando em vender sem ao menos pensar nos benefícios do carro para a sua família, carros chineses tao cada dia melhor a chery já tem fabrica no brasil e questão de tempo para o carro ser nacionalizado ainda mais e as pecas serem mais faces de se encontra e o carro fazer sucesso ate a o brasileiro vai ter que ir pegando confiança fato que já esta acontecendo

      Excluir
    3. o brasileiro tem uma mania muito estranho de compra um carro já pensando em vender sem ao menos pensar nos benefícios do carro para a sua família, carros chineses tao cada dia melhor a chery já tem fabrica no brasil e questão de tempo para o carro ser nacionalizado ainda mais e as pecas serem mais faces de se encontra e o carro fazer sucesso ate a o brasileiro vai ter que ir pegando confiança fato que já esta acontecendo

      Excluir
  17. Teria que comparar com o KA 1.5. Creio que foi baseado no preço, por isso o 1.0. Eu iria comprar um KA em dezembro do ano passado, acabei não comprando. O acabamento é ruim pelo preço proposto. No valor do Top do KA, tem carro mais equipado na concorrência. E é lógico que o Celer sendo 1.5 será mais beberrão.
    Esse vício no UP, que é um carro bem construído, tem que parar. Daqui a pouco vão compara-lo com fusion, ASX, Dodge RAM...o cara quer economia vai de 1.0, quer potência vai de 1.5, 1.6 ou mais. Umas comparações sem noção, tão falando de SUV, carro visando o perfil familiar, lá vai alguém falar que o UP tem menos espaço, mas é mais econômico, que o Civic SI anda mais...sempre teremos uma queda por uma marca ou outra, porém no Brasil a menos que você tenha dinheiro sobrando, a escolha tem que ser feita no melhor custo benefício possível para o seu bolso, sem abrir mão do conforto e segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo!
      Parabéns pelo comentário

      Excluir
    2. Obrigado amigo. Só um desabafo.

      Excluir
    3. Concordo, cada carro no seu quadrado, rsrs.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Esse Celer é bem mais equipado, com motor 1.5 por um preço bem mais em conta que Ka 1.0, pra mim nenhum dos dois, mas se tivesse de escolher eu ia de Celer...

    ResponderExcluir
  20. O Ka teve 4 estrelas no Ncap.
    A Chery está devendo um teste para sabermos se é seguro ou não.

    ResponderExcluir
  21. Ka 38 mil, c3 40 mil, vou de c3 muito mais carro. Celer ainda não é atrativo.

    ResponderExcluir
  22. Ka 38 mil, c3 40 mil, vou de c3 muito mais carro. Celer ainda não é atrativo.

    ResponderExcluir
  23. Pessoal, temos que parar de ser conservador e viver com a mente dentro da caixa somos um dos únicos países do mundo que só vivemos q base de 4 marcas há 50 anos e as novas parecem não ter vez... compramos carro como burros achando que é investimento e pensando na desvalorização e não no custo beneficio, conforto etc... tah bem, olhem na internet quanto um dele e chinês feio de 2013 e anunciado hoje é quanto um *normal* do mesmo ano é e façam o precentual de desvalorização... claro que o Celler e mais barato, media de 23.500, mas também foi comprado mais barato quando zero... e se não dermos credito a uma marca que acreditou no pais como a Chery... então enguliremos as 4 grandes mais 100 anos com carros caros que não oferecem o que cobram e tem aumento de 4 em 4 meses, mesmo com a crise.

    ResponderExcluir
  24. Pessoal, temos que parar de ser conservador e viver com a mente dentro da caixa somos um dos únicos países do mundo que só vivemos q base de 4 marcas há 50 anos e as novas parecem não ter vez... compramos carro como burros achando que é investimento e pensando na desvalorização e não no custo beneficio, conforto etc... tah bem, olhem na internet quanto um dele e chinês feio de 2013 e anunciado hoje é quanto um *normal* do mesmo ano é e façam o precentual de desvalorização... claro que o Celler e mais barato, media de 23.500, mas também foi comprado mais barato quando zero... e se não dermos credito a uma marca que acreditou no pais como a Chery... então enguliremos as 4 grandes mais 100 anos com carros caros que não oferecem o que cobram e tem aumento de 4 em 4 meses, mesmo com a crise.

    ResponderExcluir
  25. Comparem a medição do Inmetro com a medição feita do vídeo feita pela Carblog, e tirem suas conclusões.(Superioridade do Celer).

    ResponderExcluir
  26. Sou mais 35 mil nun Celer nacional do que 48,50 mil num Gol/Voyage/Up 1.0 fraco e caro.
    JAC, Chery e Lifan serão as próximas Honda, Toyota e Nissan... aguardem...

    ResponderExcluir
  27. Tenho um Celer sedan ainda importado. Vai para revisão de dois anos e nunca tive problema algum. Bebe um pouco mesmo, mas na hora de ultrapassar na estrada é pisar e ele vai. O porta-malas é muito bom e o conforto tambem. Quando a desvalorização, isso realmente é um problema, só por isso não vou trocar por outro nacional, acho que vou pegar o novo prisma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei o meu Celer sedan ACT 16/16 em agosto e agora ele está com mais de 3000Km e até o presente momento a autonomia tem se mantido entre 10,9 e 12,5 Km/l. O que tem me deixado muito satisfeito com ele e meu próximo carro certamente será outro Chery. Pois o preço do veículo não é uma pechincha, como dizem. Mas,justo!!!
      A desvalorização do Celer a qual tantos apregoam se deve apenas ao próprio mercado face ao preconceito instalado, por ser uma montadora chinesa, já instalada no Brasil(o carro é brasileiro), não ao carro. Porque então não tem preconceitos contra as marcas GM, FIAT, VW, Renault, que são montadoras americana, italiana, alemã e francesa, também instaladas no Brasil, assim como a Chery.
      O Celer é um excelente carro, basta deixar o preconceito e o medo para descobrir o que estavam perdendo, assim como eu descobri.
      Hoje mesmo, aconteceu de passar na estrada e ver quatro adultos se espremendo dentro de um UP junto com as bagagens, enquanto eu viajava tranquilo com toda a bagagem devidamente acomodada dentro do porta malas do meu Celer. Aonde está o benefício??? Porque custo ele tem!!!
      O americano compra o carro pelo preço e benefícios que o veículo irá lhe oferecer e não pensando na revenda. Para eles o carro é bem de consumo assim como uma geladeira, ou fogão. Você não compra nenhum dos dois pensando no valor de revenda, mas sim no tão famoso custo/benefício, ou seja: preço e utilidade.

      Excluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.