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Ford Focus 2016 2.0 Powershift é um hatch médio honesto

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O Ford Focus SE 2.0 Powershift é o modelo de acesso à gama de versões automáticas do hatch médio - veículo que foi recebeu reestilização recente no Brasil, adequando-o ao aspecto que já vigora nos EUA desde o final de 2014.

Ford Focus 2016 2.0 Powershift

Esta versão SE já vem com equipamentos básicos de conforto, como ar-condicionado, vidros e travas com acionamento elétrico nas quatro portas, direção com assistência elétrica, motor 2.0 com 160 cavalos (nos EUA) e transmissão automática de dupla embreagem Powershift.

Ford Focus 2016 2.0 Powershift

Interior minúsculo ; espaço interno exíguo

O aspecto interior, porém, é simples. Os bancos são revestidos de tecido, e os painéis de porta são de plástico duro com a parte que entra em contato com o braço do motorista em tecido. Falta ao Focus requinte como os vistos no Golf, por exemplo. No modelo da Volkswagen há porta-objetos revestidos em tecido - para evitar ruídos; painéis de porta totalmente revestidos de material emborrachado.


Além disso, o painel é muito poluído, com comandos confusos e um excesso de informação. É verdade que houve um esforço da Ford, neste último facelift, em tornar o painel mais simples e menos complicado, mas para corrigir o problema seria necessário uma reformulação geral - algo que não foi feito. Então, nesse aspecto o Focus fica devendo muito para a objetividade do painel do Golf, que é mais ergonômico, bonito, eficiente e eficaz na tarefa de informar o motorista e entreter os passageiros.

Ford Focus 2016 2.0 Powershift - interior

Outro problema do interior do Focus é a falta de espaço. Apesar de o Focus ser um dos hatchs médios de maior dimensão externa - seu comprimento de 4360 mm é 10,5 cm maior que os 4255 do Golf, e tem uma distância entre-eixos de 2,648 (1,8 cm maior que o Golf), o interior é o mais apertado de todos, sobretudo para os passageiros traseiros - com um volume não muito diferente do Fiesta, que também é bastante apertado. Nesse aspecto (espaço interno), o Focus fica bem atrás não somente do Golf, mas também do Hyundai i30.

Ford Focus 2016 2.0 Powershift - interior

E na dianteira a situação não melhora, já que o túnel central rouba espaço do joelho direito do motorista. O porta-malas tem 316 litros, 3 litros a mais que o Golf.

Comportamento dinâmico

Se a minúscula cabine do Focus decepciona, o motor 2.0 é bastante disposto, com respostas vigorosas, sobretudo em rotações mais elevadas, mas que tem seu funcionamento comprometido pela transmissão Powershift, que não está no nível de transmissões automáticas como a AISIN AQ-250-6F TipTronic de 6 marchas que equipa o Golf nos EUA e será adotada no Golf nacional (veja detalhes aqui).

Ford Focus 2016 2.0 Powershift

Motor bom, câmbio nem tanto

O câmbio Powershift é uma transmissão de dupla embreagem - que teoricamente é rápida e eficiente. Ocorre que o Powershift está em nível bastante inferior a outras transmissões DCT, como o DSG da Volkswagen. Não são raras as situações quando o Powershift segura as marchas quando deveria trocá-las, e ele opta por trocá-las, quando deveria mantê-las. O motor, porém, compensa em parte a ineficiência da transmissão, e deixa o carro ágil.

Ford Focus 2016 2.0 Powershift

Outro ponto positivo é o ajuste da suspensão, que, apesar de não estar no nível do Golf, oferece bom compromisso entre conforto e estabilidade. Nesse ponto, o Focus é muito mais um carro alemão que americano, e é bastante divertido de ser conduzido em estradas sinuosas graças ao entre-eixos curto.

Concorrente

O Focus SE 2.0 Powershift é um carro agradável de ser conduzido, mas falta-lhe refinamento de acabamento e de construção. Essa versão com facelift trouxe ajustes de chassi para aproximá-lo ainda mais do comportamento do Golf.

Ford Focus 2016 2.0 Powershift

De fato, o Focus melhorou, mas ainda está longe do refinamento do Golf em acabamento, qualidade de passeio e na mecânica. Assim, como ele não tem como competir com o VW em termos técnicos, a solução é um posicionamento de preço mais agressivo do Ford, oferecendo "custo x benefício".

Conclusão

Ford Focus 2016 2.0 Powershift

O Focus 2.0 Powershift é um hatch médio honesto, que oferece um motor potente e visual atualizado, mas peca por oferecer espaço interno exíguo, acabamento pouco refinado e uma transmissão automática indecisa.

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65 comentários:

  1. Respostas
    1. Mas pelo menos manteve suspensão multilink e câmbio de dupla embreagem.

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    2. Eu gosto do Focus, ele seria minha opção caso não existisse mais o Golf.

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    3. Não sei não, se Focus seria minha opção, caso o Golf não existisse por estas plagas: cambio Powershift ainda não está bom, TODOS Focus que tenho conhecimento apresentaram problema na caixa de direção, interior apertado e painel poluído, feio mesmo, carro mal montado. Tem o lado bom, suspensão Multilink, que dá um banho na rígida, mas é só e mais nada!

      Sem Golf hoje (hipótese), é muito difícil pra mim pagar caro (80-90k) num carro como Focus ou Cruze Sport6 ou Bravo TJet, mesmo com essa burrada da VWB de mexer no Golfão, ele ainda é o carro. Sinceramente, não havendo Golf hoje eu pegaria sem medo um Speed Up, iria me divertir muito e com menos grana. Espero que, com a economia porca que a VWB está fazendo no Golf e Audi, ela tenha o respeito com o cliente trazendo a tabela de preço pra baixo, mitigando assim, o carro nitidamente inferior que estaremos comprando dentro de 90 dias.

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    4. O carro enorme desse, e tem espaço interno tão apertado? francamente se tornou ineficiente e até FIAT BRAVO é quase o mesmo tamanho e é espaçoso e até melhor do que FOCUS! FORD, FORD... que se cuidem!

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  2. Então ele deve ser feito de tijolo, porque grande do jeito que é e apertado.....

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    1. Pois é, somente entrando na cabine para sentir. O Ford Fiesta e o Ford Ecoesport são exemplos de carros apertados por dentro. O banco do motorista/carona do Ecoesporte é apertado, para compensar a falta de espaço. Contudo, o Ford Ka não tem essa sensação; mas foi sacrificado o bagageiro que é minúsculo, comparado mesmo a carros menores.

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    2. Focus, Fiesta e Nhecosport são igualmente apertados...minúsculo espaço interno.

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    3. Vejam o teste do topspeed, o Eduardo Razuk de 1.8m senta atrás dele mesmo e ainda tem alguma folga para as pernas, o focus não é espaçoso como um corolla ou jetta mas não é isso que vocês estão comentando,

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    4. Essa nova geração 2016 da a sensação de ter bancos mais largos. Espaço interno é limitado, mas também não é New fiesta. Aliás, não tem tanta diferença em relação ao golf. O golf por ser mais quadrado, aproveita melhor o espaço interno. Já o focus prima pelo design e aerodinâmica, sacrificando um pouco mais o espaço interno.

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    5. Já o focus prima pelo design e aerodinâmica, sacrificando um pouco mais o espaço interno.

      ERRADO. O Golf é muito mais aerodinâmico que o Focus. E, em termos de design, o Focus não existe, enquanto o Golf é um mito e referência mundial como um dos melhores design automotivos da história.

      O Golf tem identidade, tem uma imagem esportiva. E tem identidade, sendo reconhecido de longe.

      O design do Focus é tão de baixa qualidade quanto seu projeto.

      O problema do ridículo espaço interno do Focus é a falta de competência da Ford em termos de engenharia, que mesmo fazendo um carro mais pesado e maior, o interior é ridiculamente apertado.

      O Focus tem um interior apertado, mesmo sendo 250 Kg mais pesado e 10 cm maior que o Golf.

      O Golf tem uma suspensão traseira semi-independente, que o torna muito mais robusto e macio que o Focus, e mesmo assim em o comportamento dinâmico do Golf em curvas é exemplar. O Focus não vê o Golf bem em retas (o motor 2.0 não dá para o cheiro para o 1.4 TSI flex) e nem em curvas, onde o Golf é uma referência em comportamento dinâmico e robustez, graças a sua suspensão traseira semi-independente, enquanto Focus usa um sistema inadequado para o Brasil, que é o multilink.
      A suspensão multilink do Focus é frágil e inadequada às vias brasileiras. Focus pega um buraco e já muda geometria de suspensão.

      Mas a Ford quis economizar custos e não adaptou direito o carro para o Brasil. Se a Ford quisesse mesmo fazer o Focus um carro durável, teria feito como a Toyota com o Corolla e a VW com o Golf: investido para desenvolver uma suspensão semi-indepentente na traseira, que é muito mais resistente e robusta que o frágil sistema multilik do Focus.

      Além de suspensão inadequada, o Focus peca também no câmbio. Ao invés de fazer como a VW, que usa o melhor cambio automático do mercado, o AT6 tiptronic no Golf, a Ford usa o problemático Powershift, que faz barulho de lata batendo no inferior ao passar por pisos irregulares. Pior ainda, o cambio do Focus superaquece e trava em congestionamentos.

      O Focus já é um projeto muito inferior ao Golf. E a nacionalização foi "tabajara", já que não trocaram a suspensão nem o câmbio. E a carroceria é totalmente torta.

      Enfim, esqueçam Focus. Peguem o Golf 1.4 TSI Flex nacional que é infinitamente mais robusto , durável, anda mais, bebe menos, mais silencioso, mais confortável e ainda será mais barato.

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    6. Confere aí os coeficientes de arrasto aerodinâmico de ambos:

      Golf: 0,31
      Focus: 0,287

      http://autoentusiastas.com.br/2014/04/vw-golf-highline-14-tsi-no-uso/

      https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt/news/2015/06/24/ford-lanca-novo-focus-hatch-2016--mais-completo-e-com-o-melhor-p.html

      Quanto aos vídeos do 1.4 tsi andando em retas contra o 2.0 duratec vc já conhece todos. Não preciso citar.

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    7. Coeficiente de arrasto aerodinâmico:
      Focus: 0,287
      Golf: 0,31
      Ou seja, focus mais eficiente em aerodinâmica.
      Fábio, favor manter meu comentário.

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    8. Errado Carlos. O design do Focus é muito superior ao do Golf, que é muito bonito, mas em termos de originalidade ta muito longe. Outro erro seu é insistir em comparar o Golf importado (agora do México, mas com nível de ser vendido nos Eua) com Focus Mercosul. O honesto seria comparar Focus europeu(Ecoboost) com Golf TSI.
      Acho ridículo as suas críticas a este ótimo carro, vc só perde credibilidade (se é que ainda resta alguma).
      De qq forma para quem gosta de carros Focus e Golf são duas belas máquinas, com muito mais virtudes que defeitos.

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    9. Quem compra hatch médio não está preocupado com espaço pq se estiver vai de Corolla ou HR-V, por exemplo.

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    10. pois é, FOCUS se tornou ineficiente em relação ao espaço e acabamento!

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  3. Na versão anterior o espaço pros ocupantes do banco de trás era apertado, não creio q nessa atual isso tenha melhorado. E o acabamento da versão intermediária não era legal, parece q isso não mudou também na versão atual. Mas não vi pessoalmente.

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  4. Como aqui tem muita gente que gosta, estou divulgando.
    Sds.

    http://carsale.uol.com.br/ultimas/2015/10/16/importadora-vende-vw-golf-tsi-de-172-cv-preparado-pela-oettinger-a-partir-de-r-85-900/

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    1. Achei caro. Se for comprar um Golf Highline preparado fica do preço do GTI. Melhor partir para o GTI mesmo.

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  5. Vamos falar sério. O Focus é prêmio de consolação.
    Todo dono de Focus quer mesmo, sonha mesmo, com um Golf.
    Mas não tem dinheiro para isso, então, compra o Focus com suas promoções da Ford parceladas em 1527 parcelas, e aí ele sai a propalar o "bom custo x benefício do Ford"...

    Isso até ele ficar parado com o Powershift travado, como mais de 2.000 proprietários está reclamando oficialmente em petições:

    http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036

    A situação do Powershift é tão séria, que até o PROCON já está investigando:

    http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/fabricantes/procon-minas-gerais-vai-investigar-falhas-cambio-powershift-ford-907481.shtml

    Então, Focus? Só se for 1.6 MT. Porque todos os demais, melhor ir de Golf, o nacional, com motor 1.4 TSI flex, cambio automático de verdade, qualidade alemã. Carro top.

    Focus? Não. Obrigado.

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    1. Todo dono de Focus tem "síndrome do p@u pequeno", comprou o mais barato mas era doido pra ter o The Very Best.
      Aliás, dono de Focus powershit com teto de papelão adora dizer que comprou pelo "custo-beneficio" do modelo, pois ele é "quase tão bom quanto o Golf, mas custa menos".

      Aí quando eles vêem as belíssimas lanternas de Leds do Golf Highline sumindo na frente deles dá uma dor no coração... Rsrsrsrsrsrsrs

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    2. Olha o que o VRUM falou do cambio powershit no teste do novo Focus 2016:
      Câmbio
      Apresentou, por duas vezes, as mensagens “transmissão sobreaquecida” e mandando aguardar, parado, por cinco minutos e “transmissão com defeito, procure serviço”. Os dois casos ocorreram em utilização normal em engarrafamento, em subida longa, onde foi feita uma série de arrancadas usuais, andando poucos metros e parando, até a liberação do tráfego. Como não foi possível estacionar na hora e na tentativa de encostar o veículo, ele, simplesmente, não obedecia à aceleração, ficando inerte. Este fato causou muita apreensão e desgaste pelo funcionamento precário do Power Shift nessa situação. A cada arrancada, o veículo estava parado pela atuação do freio, e não pelo acelerador. Entretanto, as relações de marchas atendem bem na dinâmica no uso misto e a resposta em kick down é razoável. Este câmbio Power Shift automatizado, com seis marchas e dupla embreagem, tem, agora, a opção de uso manual sequencial por meio de aletas no volante. No quadro de instrumentos, tem display informando a opção e a marcha selecionada. Ao colocar a alavanca em “S”, o ganho em dirigibilidade é superior tanto na cidade quanto em rodovias. NEGATIVO
      Agora olha o que falou do acabamento:
      Entretanto, o acabamento da Ford precisa estar em sintonia com a tradição da marca. Na versão topo de linha do sedã, que custa cerca de R$ 100 mil, muitos plásticos usados são de segunda categoria e a união da cobertura da coluna A (dianteira) com o forro do teto está ruim. Aliás, o material do forro do teto carece de urgente melhora, além da montagem das partes móveis em relação à carroceria.
      AVALIAÇÃO TÉCNICA
      Acabamento da carroceria
      As portas têm montagem aceitável em alinhamento, mas as folgas fixas são diferentes entre os dois lados. A tampa do porta-malas e o capô estão desalinhados. A pintura contém alguns pontos com impurezas. O para-choque traseiro está desalinhado em relação às laterais traseiras. NEGATIVO

      Segue o link:
      http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2015/09/06/interna_noticias,51373/reestilizacao-deixa-ford-focus-com-nova-identidade-da-marca.shtml

      Não gostaram muito bem do acabamento, nem da montagem do novo Focus titanium plus...

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    3. Vexame total o câmbio problemashift (powerShit) superaquecer e travar no teste da Vrum...câmbio não agüenta um engarrafamento que trava...imagina o transtorno para um eventual proprietário, chega a ser perigoso.

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    4. Carlos, depois q a VW fez o downgrade no Golf nacional ele não está mais essas coisas não. Tá pau a pau com o Focus, um é melhor em algumas coisas, o outro em outras. Pena que nos dois casos os fabricantes poderiam ter oferecido coisa .melhor para o mercado nacional.

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    5. É cagada da Ford Argentina. Continuo com a minha opinião. Focus e Golf, são os melhores hatches médios do mundo (obviamente nesta categoria que não entra A3 po ex.) Adoro os dois, já tive dois Focus (Mk1 e 2) que foram só alegrias. Gosto muito do Golf também, o que estraga é a VW do Brasil, que nos deixou órfãos de duas gerações, e demora tanto para trazer a VII que daqui a pouco já sai a VIII na Europa.

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    6. Exato Carlos, conheço dois donos de Focus, o primeiro se arrependeu da compra (não porque o carro é ruim, no fundo sonhava em ter um Golf) foi na Css VW e tirou um Comfortline alemão, está totalmente satisfeito. O outro está ainda namorando o recém adquirido Titanium, mas já trocou caixa de direção aos 5 mil km, não vai demorar também passa pra Golf. Essa é a mesma estória do Up x Ka, a gente avisa, eles não acreditam e depois vem o arrependimento.

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    7. Não existe comfortline alemão. Só highline e gti

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  6. Basta assistir o teste do topspeed para ver que ele não é assim tão apertado, o Eduardo Razuk que tem 1.8m sentrou atrás dele mesmo e ainda sobrou algum espaço entre os joelhos e o encosto do banco dianteiro.
    Realmente não é espaçoso, mas afirmar que tem espaço semelhante ao new fiesta não passa de intriga deste blog.

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    1. Até a Ford admite que o Focus é apertado, como pode ser visto no link abaixo.

      http://classificados.folha.uol.com.br/veiculos/2015/07/1659976-com-novo-sobrenome-focus-sedan-quer-distancia-do-corolla.shtml

      O próprio diretor da Ford diz que "se você quer espaço, vá para o Corolla".

      Então é intriga do diretor da Ford também?

      A verdade. A própria Ford admite que o Focus é péssimo em espaço interno e até mesmo a Ford recomenda comprar concorrentes, se o comprador precisa de espaço interno.

      Fatos.

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    2. Assista ao teste, ele regulou o banco dianteiro para o seu uso e sentou atrás, tem 1.8m e não ficou apertado, é certo que um corolla ou golf tem mais espaço, mas é fato, assista ao teste do focus fastack feito pelo topspeed.

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    3. O Focus é apertadíssimo por dentro. Esse Focus atual é uma adaptação tosca do Focus II. Não é um projeto totalmente novo.
      O resultado é que o Focus atual tem menos espaço que o Focus anterior, internamente, mesmo sendo mais pesado e maior.
      E sobre o espaço interno, o próprio diretor de marketing da Ford reconhece isso, ao falar para as pessoas que gostam de espaço interno procurar concorrentes.
      Repito: é o próprio diretor da Ford que diz isso, que o Focus é apertado.

      O fato é que o Focus é um projeto de baixa qualidade. Ele é 250 Kg mais pesado que o Golf, e 10 cm maior, e mesmo assim é muito menos resistente (como provam o IIHS e Latin NCAP) e muito mais apertado internamente.

      Fora que o Focus é mal feito, com lataria toda desalinhada.

      Esqueça Focus. O Golf é infinitamente superior.

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    4. O Eduardo Razuk disse que o Focus 2016 é "claustrofóbico" na traseira.
      Ele também disse que o Focus tem acabamento de carro popular.

      Por último, no teste do canal top speed o Focus 2.0 fez 0-100 em 10,2 segundos (medido por aparelho próprio e em dois testes diferentes).

      Resumo: VEXAME, Focus titanium leva benga de Corolla 2.0...

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    5. Julio, qual a razão de mentir assim? Basta ver o video, ele comenta sobre espaço traseiro a partir dos 18min da avaliação,
      Ele comenta que esperava mais, que o carro é mais acanhado que os concorrentes, pura verdade, mas sobra espaço entre os joelhos e o banco traseiro, vocês comentam aqui como se o cara ficasse com os joelhos socados no encosto dianteiro, isso não acontece.
      Eles não sabem arrancar com powershift, no início da aceleração existe um buraco, com o fiesta eles obtiveram 14s, o que é um absurdo, em qualquer publicação o fiesta fez abaixo de 11s.

      Carlos, masi mentiras, a nota de proteção para passageiros adultos de focus nacional e golf alemão foi virtualmente a mesma, empate técnico, e isso falando de golf alemão, agora o golf nacional precisará provar que estruturalmente não passou por corte de custos como aconteceu com câmbio e suspensão.
      O golf levou vantagem foi na proteção para crianças no banco traseiro, o que só interessa para quem tem filhos pequenos.

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    6. Esse Márcio só fala asneiras.
      Golf testado no LatinNcap é o mexicano, não o alemão.
      É o Golf mexicano foi 5+5 estrelas, enquanto o Focus argentino foi 5+4 estrelas.

      Lembre-se também que o Golf mexicano foi Top Safety Pick Plus no IIHS, enquanto o Focus americano foi top safety pick apenas, tendo sido "aceitável" no Small Overlap.

      O Golf alemão foi testado no EuroNcap (onde tirou nota máxima pra adultos e pra crianças).


      Golf é infinitamente mais seguro que o Focus...aceita que dói menos.

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    7. Não falei bobagem, qual a diferença, o nosso ainda não foi testado, e novamente, a nota de protação para crianças tem mais a ver com a fixação da cadeirinha, na proteção contra adultos houve empate técnico entre o golf (que não é o nacional) e o focus NACIONAL, o teste do importado não vale para no nacional, aguardemos o novo crash.
      Sobre o top safety, isso foi o mexicano, o nacional não há como saber se teria ou nao este bom resultado, mas se já estão depenando o que todos podemos enxergar não há como saber o que depenaram e não enxergamos.

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  7. Por que será que eu não fiquei surpreso com esse ataque ao Focus?
    Also, por favor, não comparem o Golf abrasileirado com o Legítimo Golf Alemão. O Golf tinha tudo que o fazia o melhor do segmento, agora só continua com o ótimo motor, pois perdeu o câmbio, a suspensão, equipamentos que antes existiam para poder chegar na versão nacional.
    Golf importado da Alemanha: Uma Lenda.
    Golf Brasileiro: O mercado leva o que merece.

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    1. Exatamente, comparando o focus com o golf nacional hoje o focus leva vantagem, e mais, coisas importantes estão sendo divulgadas sobre economias no focus, itens que não há como esconder, se nestes houve corte de custo imagine no que nós não enxergamos, no que não será noticiado.

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    2. O Golf nacional é até melhor que o Golf alemão e mexicano, e isso fica bem claro na matéria abaixo.

      http://www.car.blog.br/2015/09/vw-golf-14-tsi-flex-nacional-sera.html

      O teste da Auto Esporte mostrou o A3 Sedan 1.4 TSI Flex fazendo de 0 a 100 Km/h em 8,5 segundos, nada menos que 1,5 segundo mais rápido que o Focus 2.0 Powershift.

      Mais que isso. O A3 1.4 AT6 é 20% mais econômico que o Focus.

      Mais que isso: Golf tem 7 airbags e é Top Safety Pick Plus no IIHS, e 5 estrelas / 5 estrelas no latin NCAP.

      Já o Focus não é nem Top Safety Pick, e não tem 5 estrelas atrás.

      Em resum: Focus é maior por fora, muito menor por dentro que o Golf. Focus anda muito menos que o GOLF NACIONAL, e BEBE MAIS que o Golf Nacional.

      O Golf Nacional usa o melhor cambio automático do mercado, o AISIN 6 marchas, enquanto o Focus tem cambio que tem petição com mais de 2.200 proprietários reclamando de travamentos.

      O Golf nacional é ainda muito mais superior ao Focus. Muito mais, pois o Golf nacional ficou mais rápido e econômico que o mexicano, e ainda mais robusto.

      Isso são fatos, provados em testes de revistas. Agora, para os losers, só resta o ódio...

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    3. Por que todas as suas conclusões são com matérias do próprio blog? Te recomendo a passar por outros sites tb, conhecer outras opiniões..
      Olha esse por exemplo: http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2015/08/comparativo-novo-ford-focus-x-volkswagen-golf.html

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    4. Mimimi , "Golf nacional é melhor que o Focus", mimimi," Golf nacional anda mais que o Focus". Gostaria de saber se você já andou ou conhece alguém que já andou num Golf nacional pra soltar essas perolas?!!Então só por que o A3 1.4 nacional foi testado e fez o teste um bom 0 a 100, esses números são do Golf?!!!E se fosse acima de 9.5 s será que você estaria falando essas asneiras aqui que o desempenho do Golf seria igual a do A3?!!! E somente mais uma pergunta, por que agora a revista AE virou parâmetro pra você, sendo que você junto com mais alguns sempre duvidaram da credibilidade da mesma?!!! Então pare com esse seu mimimi de sempre, pois depois se os testes mostrarem o contrario você vai sumir das postagens igual você fez nas do UP TSI x Sandero RS, no qual você afirmava com todas as letras que o RS iria levar um "BAILE e ser HUMILHADO" pelo Up TSi e que andaria mais que o TJet, mas que a verdade dos teste foram muito diferente dos seus sonhos e foi o RS que tirou o UP TSI pra dançar e o Tjet mesmo sendo monocombustivel ainda deixou o UP TSi comendo poeira!!!!

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    5. Nem em sonho o golf nacional é melhor do que o alemão, só porque o motor é mais forte?
      Em dois pontos importantes ele é inferior, perdeu suspensão multilink que é sim superior, e isso era muito frisado pelo blog quando o golf possuía esta suspensão, ha, faz ruído? A volks não tem competência para corrigir? Por qual motivo a ford e honda conseguem fazer suspensões multilink silenciosas e a volks não? Até a suspensão multilnk do duster tem bom funcionamento.
      A volks tirou a suspensão multilink por economia, corte de custos, mas sem repassar isso ao consumidor.
      O dsg7 faz ruído, tem retenções? Ok, mas com o preço do golf não é aceitável trocar pelo tiptronic, se a volks consegue vender o jetta com dsg6 por qual motivo não pode instar este câmbio no golf.
      Hoje o jetta é muito mais negócio do que o golf, por conta da suspensão e do dsg5 ele é claramente superior na parte técnica e refinamento mecânico, isso sem contar o motor 2.0 tsi.
      O golf nacional highline 1.4 irá custar praticamente o mesmo que o jetta, então compre-se o jetta, é muito mais carro.

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    6. A engenharia da Volks está bem a frente da Ford. É questão de fazer um test drive nos dois que se nota facilmente. Também já fui muito fã de carro cheio de curvas e apelos visuais... Hoje quero um carro bom em termos de engenharia... Isso a Volks da banho. Só ver a própria matéria que colocaram aqui como referência da auto esporte: tudo que diz respeito ao projeto de mecânica e controle do carro a alemã sai na frente... Tudo que condiz com "mimos", a Ford sai na frente. Resta saber o que cada um prefere: engenharia ou artes visuais?

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    7. Nem em sonho o golf nacional é melhor do que o alemão, só porque o motor é mais forte?

      O Golf nacional tem melhor desempenho e menor consumo que o alemão/mexicano, conforme testes da Quatro Rodas / Auto Esporte.

      E ainda adota uma transmissão automática que é considerada a melhor do mercado, que é a AISIN de 6 marchas, fabricada pela Toyota.


      Em dois pontos importantes ele é inferior, perdeu suspensão multilink que é sim superior, e isso era muito frisado pelo blog quando o golf possuía esta suspensão, ha, faz ruído?


      Para o Brasil a suspensão que está sendo adotada no Golf é muito superior à do alemão. A suspensão semi-independente que está sendo usada no Golf nacional e no A3 Sedan é muito mais resistente que a multilink.

      A suspensão que é usada no Golf nacional é a mesma que a Toyota usa no Corolla, que é o sedã mais vendido no Brasil.

      E tanto nos testes da Quatro Rodas quanto no da Auto Esporte, ambas as revistas elogiaram muito a suspensão do A3/Golf, dizendo que o acerto é excelente, e que é tão confortável e estável quanto a usada no Audi/Golf importados.

      Sò que a suspensão semi-independente do Audi/Golf, além de tão confortável e estável, é muito mais resistente que a do alemão/mexicano.

      Ou seja, o Golf / A3 nacional tem uma suspensão traseira muito superior à do alemão, pois é confortável, estável, e muito mais resistente, pois tem menos peças móveis e aguenta pancadas e buracos sem mudar geometria, não dá manutenção e é inquebrável.

      Ou seja, a VW melhorou muito o Golf nacional, deixando-o muito mais robusto que o alemão.

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    8. A volks não tem competência para corrigir? Por qual motivo a ford e honda conseguem fazer suspensões multilink silenciosas e a volks não?

      A suspensão do Golf alemão é muito silenciosa, e infinitamente superior à do Focus e Civic. Infinitamente superior. Ocorre que tanto Focus quanto Civic têm problemas com desajustes de suspensão, e o Golf alemão, em menor escala, também tem, pois essa suspensão multilink não é adequada ao Brasil.

      Ocorre que a Ford e a Honda não têm competência técnica para desenvolver uma suspensão adequada à realidade brasileira, e adotam um esquema pouco resistente. Essa é a realidade.

      Além disso, por serem empresas menores que a VW, optaram por não investir em uma suspensão específica para o Civic e Focus nacionais, optando por usar o mesmo projeto do carro europeu, mesmo sando que tal suspensão não é adequada ao tipo de piso brasileiro, pois dá muito problema.

      Já a VW fez o certo. Gastou mais, investiu e alterou a suspensão do Golf para usar uma muito mais adequada ao mercado brasileiro, mais resistente a buracos, assim como a Toyota fez com o Corolla.


      Até a suspensão multilnk do duster tem bom funcionamento.

      Cara, como vc é ORELHA.

      A volks tirou a suspensão multilink por economia, corte de custos, mas sem repassar isso ao consumidor.

      Na realidade, a Ford e a Honda que não mudaram a suspensão do Focus e do Civic por questões de custo. Trocar a suspensão, mudar o projeto e adequá-lo ao Brasil é que é caríssimo. Então Ford e Honda optaram por não investir em uma solução adequada ao mercado brasileiro, ficando com uma suspensão traseira que é problemática em buracos e vias de baixa qualidade.

      Já a VW optou por investir para ter no Brasil uma suspensão do Golf é tão confortável e estável quanto a dos europeus, porém muito mais resistente, beneficiando o consumidor,que terá um Golf/A3 nacionais adequado a enfrentar a buraqueira do asfalto brasileiro sem problema algum, com conforto e estabilidade (como apontaram a Quatro Rodas e Auto Esporte)..

      O dsg7 faz ruído, tem retenções? Ok, mas com o preço do golf não é aceitável trocar pelo tiptronic, se a volks consegue vender o jetta com dsg6 por qual motivo não pode instar este câmbio no golf.

      O fato é que o câmbio TipTronic de 6 marchas do Golf nacional é o melhor câmbio automático do mercado. E é esse câmbio usado no Golf e Audi nacionais.

      Não por acaso, segundo Auto Esporte e Quatro Rodas, o A3/Golf nacionais apresentou melhor desempenho e menor consumo que os importados, mostrando que o Golf/A3 nacional é superior ao importado em mecânica. Os testes mostraram isso.




      Hoje o jetta é muito mais negócio do que o golf, por conta da suspensão e do dsg5 ele é claramente superior na parte técnica e refinamento mecânico, isso sem contar o motor 2.0 tsi.


      O Golf nacional partirá de R$ 70 mil, o Jetta nacional com motor 2.0 TSI parte de 95 mil. O Golf nacional com motor 1.4 TSI e Automático custará cerca de R$ 90 mil na versão topo de linha, com bancos em couro e um monte de opcionais.

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    9. Hoje quero um carro bom em termos de engenharia... Isso a Volks da banho. Só ver a própria matéria que colocaram aqui como referência da auto esporte: tudo que diz respeito ao projeto de mecânica e controle do carro a alemã sai na frente...

      Isso é fato.



      Tudo que condiz com "mimos", a Ford sai na frente. Resta saber o que cada um prefere: engenharia ou artes visuais?


      Muito pelo contrário. O Golf tem muito mais "mimos" que o Ford. Não dá nem para comparar.

      O Golf tem iluminação interior em LED. Ausente no Focus.
      O Golf tem 7 airbags em todas as versões - ausente no Focus.
      O Golf tem multimidia de 6,5 polegadas em todas as versões - ausente no focus
      O Golf tem paineis de porta emborrachados - Focus tem plastico duro.
      O Golf tem porta-objetos revestidos em carpete - ausente no Focus.
      O Golf tem ACC opcional - ausente no Focus
      O Golf tem a melhor transmissao automatica do mercado - o Focus tem uma que os proprietários fazem petição e o PROCON investiga.
      O Golf tem painel totalmente emborrachado - o Focus a parte inferior é em plastico duro.
      O Golf tem uma carroceria totalmente alinhada - o Focus tem carroceria torta.
      O Golf tem ar-condicionado dual zone - o Focus é mono zone.

      Cara, não dá nem para comparar, a quantidade de mimos que o Golf tem a mais é absurda.

      Vá se informar melhor, pois vc está errado.

      E na questão de estilo, o Golf é muito superior ao Focus. O Focus tem um estilo rebuscado e que enjooa rápido, fazendo com que o carro tenha alta desvalorização.
      ]
      Já o Golf tem um estilo sobrio e elegante, que dura muito tempo, ocasionando baixa desvalorização.

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    10. Depende do que vc considera "mimo". Concordo que o Golf é mais luxuoso, mais também acho que o Focus tem mais " mimo" visual. Brasileiro gosta de carro rebuscado e não sóbrio igual aos carros da Volks. Isso é fato, só vc ver os comentários a respeito dos carros nacionais em geral. Só vc ver os carros que mais vendem no Brasil... Só pelo fato do revestimento interno dos compartimentos de golf serem em veludo já demonstra o "mimo" no quesito "luxo", " cuidado ". Brasileiro quer mimo no apelo visual, seja ele inteligente ou não...

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  8. Eu não tenho coragem de levar focus sem ser o top, não acho que compense. O golf é um carro melhor no geral, mas eu prefiro o focus ainda, golf não me agrada muito.

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    1. Cogitei na compra do Focus, pois me agrada o conjunto. Voltei atrás, quando li sobre o tal do câmbio "Powershift". Inclusive nos EUA, há uma petição pública pedindo recall desse câmbio.

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    2. Aquele câmbio powerShit é uma bomba atômica, tem dezenas de milhares de câmbios com problemas aqui no Brasil.

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  9. Realmente, o acabamento das versões mais baratas do Focus é decepcionante.

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    1. http://youtu.be/w87NX-uurs4

      Forro do teto de papelão.

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    2. Plásticos duros e de má qualidade para todo lado.

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  10. interessante que o Carlos, ao escrever seus comentários, vai dando espaço a cada duas linhas para torná-los mais apetecíveis (mais convidativos) à leitura. Até nisso se vê o papel dele nesse blog. Ah, o artigo! Sim, o artigo. Sobre o artigo, nota-se claramente que foi redigido para o público que está a procura de informação sobre os dois veículos, para assim decidir a compra. DETONAM o Focus e depois vem o Carlos e arremata nos comentários. Minha opinião (sincera e direta): toma 100 mil; vou de Focus top. Escolha; vou de Golf. (ichi, vamos ver se publicam esse meu desagradável comentário)

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  11. Respostas
    1. Pega o Corolla só que quando tiver capotando porque não tem um misero ESP vai se arrepender de não ter pego um Jetta TSI, C4 THP ou Focus

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  12. Olha o que o VRUM falou do cambio powershit no teste do novo Focus 2016:
    Câmbio
    Apresentou, por duas vezes, as mensagens “transmissão sobreaquecida” e mandando aguardar, parado, por cinco minutos e “transmissão com defeito, procure serviço”. Os dois casos ocorreram em utilização normal em engarrafamento, em subida longa, onde foi feita uma série de arrancadas usuais, andando poucos metros e parando, até a liberação do tráfego. Como não foi possível estacionar na hora e na tentativa de encostar o veículo, ele, simplesmente, não obedecia à aceleração, ficando inerte. Este fato causou muita apreensão e desgaste pelo funcionamento precário do Power Shift nessa situação. A cada arrancada, o veículo estava parado pela atuação do freio, e não pelo acelerador. Entretanto, as relações de marchas atendem bem na dinâmica no uso misto e a resposta em kick down é razoável. Este câmbio Power Shift automatizado, com seis marchas e dupla embreagem, tem, agora, a opção de uso manual sequencial por meio de aletas no volante. No quadro de instrumentos, tem display informando a opção e a marcha selecionada. Ao colocar a alavanca em “S”, o ganho em dirigibilidade é superior tanto na cidade quanto em rodovias. NEGATIVO
    Agora olha o que falou do acabamento:
    Entretanto, o acabamento da Ford precisa estar em sintonia com a tradição da marca. Na versão topo de linha do sedã, que custa cerca de R$ 100 mil, muitos plásticos usados são de segunda categoria e a união da cobertura da coluna A (dianteira) com o forro do teto está ruim. Aliás, o material do forro do teto carece de urgente melhora, além da montagem das partes móveis em relação à carroceria.
    AVALIAÇÃO TÉCNICA
    Acabamento da carroceria
    As portas têm montagem aceitável em alinhamento, mas as folgas fixas são diferentes entre os dois lados. A tampa do porta-malas e o capô estão desalinhados. A pintura contém alguns pontos com impurezas. O para-choque traseiro está desalinhado em relação às laterais traseiras. NEGATIVO

    Segue o link:
    http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2015/09/06/interna_noticias,51373/reestilizacao-deixa-ford-focus-com-nova-identidade-da-marca.shtml

    Não gostaram muito bem do acabamento, nem da montagem do novo Focus titanium plus...

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  13. http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036


    2.200 proprietários infernizados por problemas no câmbio bomba problemashift (powerSHIT).

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    1. 2.200 até a presente data. Quantos não assinaram e se conformaram?

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  14. Poderei comprar o Focus: só se for semi novo com a depreciação lá em cima, vulgo i30 e Cruze. O único que poderia comprar novo é o Golf.

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  15. Golf é referência no segmento porém é referência em preço alto também, tem lugar para todos, acabamento mais simples e preço mais baixo atende ao bolso de muitos porém o Focus sendo apertado (concordo) e esse câmbio de dupla embreagem que não traz nenhuma vantagem aí é uma grande desvantagem, sem falar no acabamento do carro que é bem porquinho interna e externamente.

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    1. LV, você resumiu a opera com o Focus:
      1. Apertado
      2. Câmbio ruim
      3. Acabamento "bem porquinho"

      Colocar, no mínimo, R$80 mil nisso?

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  16. Focus é ótimo carro, estavel, bonito,bem equipado e anda muito bem. Eu não entendo esse mimimi
    será que é raiva por ele ser lider do segmento no Brasil?
    Golf era ótimo até melhor que o focus em muitos aspectos não tem problema nenhum aceitar eles como os melhores hatchs do mercado.

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  17. Gostaria de saber como anda a investigação do Procon e do Ministério Público de Minas Gerais a respeito das milhares de reclamações de problemas com o cambio powershift. Vários sites fizeram matérias sobre isso.

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