Car.blog.br

Pesquisar este blog

EcoSport 1.6 Automático: preço, consumo e desempenho

Categorias: , , , 35 Comentários

A Ford do Brasil lança a linha 2016 do SUV compacto EcoSport com reposicionamento de versões e trazendo novidades mecânicas, como o novo motor 1.6 TiVCT, de 131 cavalos (com etanol) que pode ser associado à transmissão automatizada PowerShift de dupla embreagem .

Novo Ford Ecosport 2016

O novo motor 1.6 tem 16 cavalos a mais que o Sigma 1.6 que era adotado até então no EcoSport, e foi necessário para permitir o uso da transmissão automática.

Novo Ford Ecosport 2016

O novo propulsor oferece 126 cv de potência e 15,3 kgfm de torque com gasolina e 131 cv e 16,1 kgfm quando abastecido com etanol.

Desempenho

O quadro abaixo traz os dados de desempenho do EcoSport 2016 1.6 Powershit com gasolina (Quatro Rodas) e etanol (Auto Esporte), comparados com os números do Honda HR-V 1.6 CVT com etanol (AutoEsporte) (grifo azul no vencedor).

DesempenhoHonda HR-V 1.8 CVT (etanol)Ford EcoSport 1.6 PowerShift (etanol)Ford EcoSport 1.6 PowerShift (gasolina)
0 a 100 Km/h [s]10,511,312,6
0 a 1000 metros [s]31,630,234,3
Vel. @ 1.000 metros [Km/h]170,7177,7
80 a 120 Km/h [s]78,19,8
Frenagen a 100 Km/h [metros]38,946,1

Os números de desempenho mostram que o EcoSport 1.6 Powershift é mais lento que o Honda HR-V 1.8 CVT até 100 Km/h, mas é mais rápido na arrancada até 1000 metros, quando os dois estão com etanol. O Honda, porém, é melhor em retomadas.

Ford EcoSport 2016 1.6 Automático

O que chama a atenção, porém, são os 46,1 metros necessários para imobilizar o EcoSport 1.6 vindo a 100 Km/h - 7,2 metros mais que o necessário no Honda HR-V- algo que pode estar relacionado com os pneus de baixo atrito adotados pela Ford neste modelo, para melhorar o consumo.

Consumo - INMETRO

Já os dados de consumo com gasolina e etanol que apresentados no quadro abaixo são do INMETRO, com grifo azul no vencedor.

INMETROHonda HR-V 1.8 CVTFord EcoSport 1.6 PowerShift
Consumo em cidade (E)7,17,2
Consumo em estrada (E)8,58,3
Consumo em cidade (G)10,510,2
Consumo em estrada (G)12,112,1

Os dados do INMETRO mostram que o EcoSport 1.6 Powershift tem números de consumo próximos aos do Honda 1.8 CVT. O Ecosport se mostrou mais econômico com etanol em cidade, mas o HR-V é mais frugal com gasolina.

Tendo em vista que o Honda HR-V oferece melhor desempenho, fica claro que o conjunto mecânico do Honda é mais eficiente.

Interior

O Ford EcoSport 2016 1.6 Powershift tem novidades no interior. O sistema multimídia SYNC agora conta com Assistência de Emergência, que aciona o SAMU em caso de acidente, e conectividade Applink (permite utilizar os aplicativos de smartphones por meio do comando de voz).

Novo Ford Ecosport 2016 - interior

Nesse ponto, porém, o EcoSport fica atrás do Honda HR-V, que é mais espaçoso, mais bem acabado e com bancos mais confortáveis e envolventes.

Novo Ford Ecosport 2016

O porta-malas do EcoSport comporta 332 litros, enquanto no HRV cabem 462 litros.

Comportamento dinâmico

Os testes que vem sendo conduzidos com o Ford EcoSport 1.6 Powershift evidenciam um comportamento de maior suavidade do motor, mas a transmissão - que foi reprogramada para diminuir atritos - ainda mostra indecisão em trocas de marcha, sobretudo em aclives.

Novo Ford Ecosport 2016

Um ponto que diferencia Honda HR-V de Ford EcoSport é a altura em relação ao solo - 11 cm mais elevada no Ford.

Novo Ford Ecosport 2016

Com isso, seu centro de gravidade é mais elevado, e nem o fato de contar com suspensão traseira multilink (contra o eixo de torção do HR-V) consegue fazer o EcoSport superar a estabilidade "de carro" oferecida pelo HR-V.

Tabela de preços e itens das versões
  • Ford EcoSport SE Direct 1.6 PowerShift - R$ 68.890, trazendo ar-condicionado; direção elétrica; vidros dianteiros elétricos; rodas de aço de 15 polegadas; faróis de neblina; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; piloto automático; espelhos retrovisores com pisca integrado; computador de bordo; sistema multimídia SYNC com Applink, Bluetooth, USB, CD, assistência de emergência e comando de voz; My Key e volante com controles de áudio e telefone.
  • Ford EcoSport SE 1.6 PowerShift - R$ 71.900, traz todos os itens do SE Direct e acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas.
  • Ford EcoSport Freestyle 1.6 PowerShift - R$ 76.900, todos os itens do SE e mais vidros elétricos com abertura e fechamento global; sensor de estacionamento traseiro e acabamento da grade frontal, rodas e retrovisores na cor cinza.
  • Ford EcoSport Freestyle 1.6 PowerShift Plus - R$ 80.300, adicionando em relação à versão anterior: airbags laterais e de cortina e bancos revestidos de couro.
Concorrentes

Honda HR-V 1.8 CVT - vídeo detalhes (veja avaliação deste modelo clicando aqui)



Jeep Renegade 1.8 Automático (veja dados de desempenho desse modelo clicando aqui)



Ford EcoSport - especialistas definem um SUV



Conclusão

Novo Ford Ecosport 2016

O Ford EcoSport 1.6 Powershit é uma evolução em relação aos modelos 2015, graças a um motor mais potente e a sua transmissão reprogramada. Mas o Honda HR-V continua a ser um modelo bastante superior, pois oferece melhor desempenho, menor consumo, mais espaço interno e melhor acabamento.

Postagens relacionadas:

35 comentários:

  1. A Ford está louca de colocar essa transmissão problemática em mais uma versão do Nhecosport.
    Esse câmbio PowerShit é uma bomba, conhecido como problemashift, e já está sendo investigado pelo PROCON e pelo MP graças às dezenas de milhares de reclamações a respeito de trepidação, travamento, superaquecimento, falta de força, etc.
    http://m.quatrorodas.abril.com.br/materia/fabricantes/8e284b7a7b392aff33b8ca1a08baa71c
    http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2015/09/19/interna_noticias,51422/cambio-powershift-da-ford-esta-na-mira-do-procon-mineiro.shtml

    Existe até um abaixo assinado com 2.200 assinaturas de proprietários no Brasil relatando defeitos no câmbio powerShit:

    http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa, além de tirar o câmbio problemashift e trocar por um automático, deveriam melhorar o acabamento e a montagem do Nhecosport, que são porcos...carro todo desalinhado e cheio de plásticos vagabundos...vira uma escola de samba em pouco tempo, daí o apelido "NHECOSPORT".

    Sem contar que esse carro foi reprovado no teste de longa duração da Quatro Rodas, onde foi dito ser um produto de baixa qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos4carros pelas informações !! Kkkkk

      Excluir
    2. No teste do 0 a 100 do up a QR não tinha credibilidade. Decida-se Júlio.

      Excluir
    3. Ôpa Alexandre, muito bem lembrado sua afirmação.

      pessoal complicado o deste blog

      Excluir
  3. Suspensão multilink no ecosport. ? Tá certo. ?

    ResponderExcluir
  4. eu só queria intender o por que de só estarem fazendo os teste do up com gasolina, já que a potencia dele só e entregada em 100% no etanol. deve ser pra não ver ele da pal em carros muito mais caros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que vc ta no tópico errado, só acho kkkkk

      Excluir
  5. Esse carro não ia passar por facelift????

    ResponderExcluir
  6. oxi... se o motor do hrv e 1.8 contra 1.6 da eco e claro que teria que ser mais potente estranho seria o contrario se são todos aspirados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a ford esta usando pneus de baixa resistencia para melhorar os dados de consumo do carro o que torna a parada em frenagens desastrosa.

      Excluir
  7. Depois do HRV a compra de um ecosport so se justifica se encontrar um preço muito mais baixo. O Eco não é tão ruim como dizem, so é pior que o HRV.

    ResponderExcluir
  8. 12,6 de 0 a 100? Temporal heim? Na ascepção da palavra.
    EcoSport é mais uma a tomar pau de up 1.0 MPI.
    Aff..quem compra Powershift depois de tudo quanto é problema aí, merece uma injeção na testa..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk vc pode até ter muitos aqui que não gostam de suas colocações kkk mas sou obrigado nessa a te dar os parabéns kkkkk brasileiro deveria levar injeção na testa já quando acorda...

      Excluir
    2. Será que o pessoal anda com cronômetro para ver se o carro é 0,5s mais rápido que o outro.
      São carros de estilos e preços diferentes. Nenhum consumidor do Ecosport vai deixar de comprá-lo porque o Up! é 1s mais rápido.
      O que adianta ser 1s mais rápido e não acomodar uma família (deve caber uns dois anões bem pequenininhos no banco de trás do Up!).
      Cada carro tem o seu estilo e sua utilidade. O Carlos4Orelhas quer comparar todos os carros com Up!... cara chato!!!

      Excluir
  9. Tenho uma eco 2014 titan ps. 14 MIL KM e nenhum problema até agora !!!! O câmbio funciona muito bem. Consigo média de 14,4 na gas. na estrada e 10 no álcool em mesma situação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte minha, azar destes dois mil ou reclamações indevidas ! As pessoas acham que a trepidação da 1 para a segunda marcha é menor que o soluco dos automatizados de 1 embreagem. Além do mais 2000 deve ser um número baixo pro universo de vendas somadas de ecosport, fiesta e focus. O powershift consegue me entregar um consumo de 14 km por litro na gasolina. Pra essa categoria esta ótimo ! E pra um 2.0 perfeito. Só troco meu carro por um renagade a diesel !!

      Excluir
    2. 2000 mil assinaram a tal petição? só? quanto eco foram vendidos e apenas 2000 estão insatisfeitos ao ponto de se reportarem? que bobeira, façam a porcentagem.
      que conversa fiada essa de '2000 com cambio estourado.'

      Excluir
    3. Outro carro da Ford muito mal acabado, por dentro e por fora...O que houve com você Ford?

      Excluir
  10. Tbm tenho uma 2.0 titanium manual , já tem 2 anos até hj nunca deu defeito. O negocio é que o pessoal exagera aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! É um proprietário do único carro que levou bomba no teste de longa duração da 4 Rodas:

      http://www.car.blog.br/2013/12/ford-ecosport-leva-bomba-em-teste-de.html

      Excluir
    2. 3696 reclamações contra a ford não atendidas no site reclame aqui a Ford não está nem ai pros seus clientes o pós venda da marca é um verdadeiro lixo, pelo que li de alguns relatos, quando o cliente reclama de barulho dizem que é característica do carro e não resolvem o problema, quando necessária substituição de peças postergam ao máximo o serviço reprogramando software fazendo ajustes obrigando o cliente a levar o carro 500 vezes na concessionária.e ficar um tempão sem o carro, não é a toa que tão fazendo um monte de propaganda na televisão e oferecendo esses carros em 30x sem juros.

      Excluir
  11. A ford vai mudar toda linha do ecosport o ano que vem, ano 2016 modelo 2017, esse motor 1.6 sigma vai ser trocado por 1.5 três cilindros turbo flex de 130cv mais econômico e moderno, e o 2.0 vai ser o mesmo que equipa o focus de 178cv, e vai melhorar o acabamento interno e externo e um facelit com a frente do no edge, na versão titanium plus start stop e roda de liga 18 pol. e pneus 215/50/18

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja, quem comprar esse 1.6 vai ficar com um mico.

      Excluir
  12. cadê a luz traseira de neblina....Ford capando itens de segurança....triste.

    ResponderExcluir
  13. Com esta arrogância em não assumir e efetivamente corrigir o problema e ainda fazer um "recall", A Ford Brasil esta entregando de bandeja o mercado da EcoSport para a concorrência! Acorda Ford Brasil!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu acho o Golf o melhor carro em muitos anos.

    Agora, justificar essas mudancas falando que é pra melhorar o carro é demais.

    Se fosse assim o carro vendido na alemanha teria essas mudanças.

    ResponderExcluir
  15. O EcoSport perdeu. Não tem comparação com o HRV, a Ford deve fazer mudanças importantes no utilitário para tentar chegar perto do Honda.

    ResponderExcluir
  16. Comprei uma ecosport 2016 1.6 se direct carro muito bom mas o consumo está acabando comigo na cidade 8.00 km com 1 litro de gasolina. Estou só com 500 km rodados isso é normal?

    ResponderExcluir
  17. Olá Américo estou com o mesmo problema que o seu!😓

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma FreeStyle 1.6 mod. 2017 e consome muito. Pra ter uma idéia, com 1 tanque roda apenas 354km. Ridículo!!! Ecosport nunca mais!

    ResponderExcluir
  19. ola,eu sou deyse deficiência auditiva com deficiência fisica quer carro mas barato
    sim ou nao ?

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.