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Novo Ford Focus 2016 2.0 tem mesmo torque que Up! TSi

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A Revista Fullpower levou o Novo Focus 2016 Powershift para o seu tradicional teste de dinamômetro, para aferir se a potência real que é entregada pelo motor corresponde à divulgada pela fabricante.

Novo Focus 2016 2.0 Powershift - medição de potência

E o resultado (mostrado no vídeo que reproduzimos abaixo) do Focus 2.0 mostrou que a potência real medida foi de 173 cavalos - cerca de 2,9% menor que os 178 cavalos indicados pela Ford. Já o torque aferido foi 20,8 Kgfm (o mesmo do Up! 1.0 TSI - veja aqui) - 7,5% inferior ao valor informado pela Ford (22,5 Kgfm).



Potência - Informado x Medido

O gráfico abaixo traz um comparativo entre os valores informados pelos fabricantes e medidos em dinamômetro para diversos modelos nacionais. A situação ideal é quando o medido (barra vermelha) é maior que o informado (barra azul), pois o consumidor está tendo um benefício.

Novo Focus 2016 - potência

De modo contrário, quando a potência medida é menor que a indicada, o consumidor foi prejudicado, pois comprou um carro com potência real menor do que esperava.

Torque - Informado x Medido

O gráfico abaixo traz um comparativo de torques medidos e divulgados, e, da mesma forma que a potência, o ideal é que o valor medido (barra azul) seja maior ou igual ao divulgado (barra verde).

Novo Focus 2016 - torque

No caso de valores medidos menores, há uma situação de prejuízo para o consumidor.

Tabela - Potência e Torque

Modelo
Potência [Cavalos]
Diferença
Torque [Kgfm]
Diferença
Declarada pelo fabricanteMedida em dinamômetroDeclarado pelo fabricanteMedido em dinamômetro
VW Golf 2.0 GTI220264,920,4%37,542,513,3%
Jetta 2.0 TSI2112277,6%28,632,915,0%
Civic Si 2.4206208,71,3%23,921,8-8,8%
VW Golf 1.4 TSI140177,626,9%2531,827,2%
Focus 2.0 Powershift178173-2,8%22,520,8-7,6%
VW Up! TSI10513427,6%16,820,823,8%

A tabela acima traz os valores divulgados e medidos de potência e torque. Nas colunas 4 e 7 temos as variações entre o medido e o divulgado. O número em azul indica variação positiva (benefício para o consumidor), enquanto em vermelho negativa (prejuízo para o consumidor).

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121 comentários:

  1. Respostas
    1. A novidade seria falar mal do up!... Já estou pensando em comprar uns 2... SQN

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  2. Pra mim nao muda em nada mesmo!
    Nao vou usar toda a potência do Motor...

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  3. Mais a verdade tem que ser dito, com certeza as outras MARCAS OU MONTADORAS tomam pau da VW e todos copiam mais não conseguem!

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    1. Tomam mesmo.
      Jetta 2.0 aspirado X Focus 2.0 aspirado.
      E aí?

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    2. Poxa vida tudo a ver a comparação...um motor com quase 50 anos nas costas com um bem recente.

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    3. Acho comparação é justa sim... São carros do mesmo mercado... E Assim como também é justo comparar o 1.4 TSI com o 2.0 da Ford... Mas, nesse caso, o Ford vai sofrer... Agora, comparar UP com Focus é viagem... Fora todo abismo de proposta, o UP é 300Kg mais leve...

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    4. Como não?
      Os dois são sedãs médios? Sim.
      Os dois são 2.0? Sim.
      Os dois são aspirados? Sim.
      Os dois estão em linha de produção? Sim.
      Os dois tem preços próximos? Sim.
      Os dois tem peso parecidos? Sim.

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    5. Como assim cara.....
      vc ta no mundinho brasileiro. ano que vem o ecoboost 1.0 vai vir pro fiesta. foi eleito o melhor motor do mundo ano pasado. os ecobost dão pau facil nos motores da VW. É so asistir os comparativos la fora amigo. Aqui no Brasil que os malditos da for n trazem pra ca as novidades la fora... Mais esse motor da WV do TSI foi uma copia do Ecoboost da ford amigo. Procure se informar....

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    6. Tiago, do que adianta para nós a Ford ter o melhor motor do mundo se não vende ele no Brasil? No Brasil os melhores motores são sim os VW TSI. Não adianta nada fazer o melhor e mais bonito sapato se não serve no pé do cliente não concorda?

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    7. Tá... Só que para o uso urbano e mesmo em estrada (percorro 90 km por dia para ir ao trabalho), você raramente irá passar de 140 km por hora. Então, tanto faz se está num motor com 178, 140, 270 ou 1000 CV, sempre irá sobrar. Eu, por exemplo, ponderei muito ao adquirir um Focus ao invés do Golf que, de fato, possui um conjunto mecânico mais acertado. Mas para ter as facilidades a bordo que o Focus tinha a 85 mil reais, que eram fundamentais para mim, como o Sync com tela de 8 e som Sony de 8 falantes, precisaria desembolsar uns 100 mil no Golf que, convenhamos, tem aquele mesmo visual de escola alemã "Bauhaus" que não chama atenção de vinte anos atrás. Se e somente se a VW oferecesse o GOLF com exatamente a mesma configuração do Focus, por preço semelhante, escolheria aquele. Como não oferece, nem pensei muito...

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    8. como toma. vw é sinal de baixa qualidade. 0% Conforto. Metido em maracutaia para esconder alto índice de poluição. vai tomas 20 bilhões de multa nos eua só para começar

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  4. Ford toma vergonha na cara e traz o verdadeiro Focus com motor Ecoboost, toma pau de UP é muito feio!

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    1. O pior é que o Focus 2.0 vai tomar pau de Up que custa metade do preço mesmo...no 0-100 já começa o cacete (Up -9,4 e Focus 9,8 segundos) pois o Up é turbo e tem mais arrancada. Na estrada a briga fica mais parelha...

      Imagina o dono de um Focus titanium plus de 100 mil reais ver um Up TSI de 45 mil sumindo na frente dele kkkkkkkk que vexame!

      Tomara que sirva para a ford traga o Ecoboost e pare de vender esse duratec jurássico.

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    2. Eu gosto muito da Ford, mas temos que exigir, das Grandes, só a VW tem carros de entrada vendidos no Brasil que podem ser vendido nos USA e na Europa. UP e Golf e Jetta TSI são exemplo disso. Quero muito que a ford traga o Focus que é vendido nos USA e na Europa, principalmente o ST, seria muito bom para nós Brasileiros, se for para pagar caro, que seja um carro de nível mundial!

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    3. É mesmo fica feio pro Focus, pro dono de Jetta 2.0 8v, pro dono do Golf 1.6 16v...

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    4. O dono do jetta 2.0 8V não está interessado em desempenho. Se estivesse, teria um TSI 2.0, e não ficaria feio perto do Up! TSI.
      O dono do golf 1.6 16V não está interessado em desempenho. Se estivesse, teria um Golf 1.4 TSI, ou um GTI, e não ficaria feio para o Up! TSI.
      Mas o dono do Focus 2.0 Powerghiufgtrift está interessado em desempenho, já está com o máximo que a Ford consegue oferecer, e fica bem feio para ele tomar couro de carro 1.0.

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    5. Concordo com o Carlos. Não faz sentido comparar os motores de versões de entrada de outras marcas com o "melhor" que a Ford tem a oferecer. Apesar de já esperar esse resultado, não deixa de ser vergonhoso para a Ford.

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    6. Concordo com vcs dois. Já fui fordista, mas me decepcionei após insistir em 3 focus.

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    7. A Ford deveria trazer o motor do focus RS pra mostra pra essas montadoras de merda o que é um carro,350 CV acho que é o suficiente pra um focus

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  5. Acho incrível que quando o valor medido dá a mais que o informado, o povo reclama.
    Pronto, agora temos um valor medido pela Fullpower menor que o divulgado.
    Será que vão elogiar a Fullpower agora?

    PS: motor 2.0 da Ford com mesmo torque que o 1.0 TSI da VW....não deixa de ser engraçado...hehe.

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    1. Fiz o teste drive nos dois....o up manda lembranças ao focus 2.0

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    2. quem compra um focus nao ta preocupado com um pé de boi, porque ele ta por cima num carro bem maior, o que vale pro consumidor que compra focus, são 200 kg de som no porta malas e andar a 40 por hora desfilando a viatura

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    3. O Up TSI é muito mais divertido de guiar do que o Focus, pois o seu torque ( o mesmo do Focus 2.0) é em baixas rotações (1500 rpm), enquanto no Focus vc tem que esgoelar o motor até 4000 rpm pra ter o torque máximo.

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    4. 1) Desde quando Fullpower se tornou sinônimo de resultado imparcial e incontestável?

      2) Se a potência e torque dos VW são tão mais altos, por que ela divulga valores menores? Humildade?

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    5. 2) Se a potência e torque dos VW são tão mais altos, por que ela divulga valores menores? Humildade?

      Regra básica de marketing:

      Satisfação do cliente = Realizado - Esperado.

      Se Realizado > Esperado => Satisfação positiva
      Se Realizado < Esperado => Satisfação negativa

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    6. General lee como sempre falando asneiras...

      Chamar o FIESTÃO de viatura kkkkkkkk
      O FIESTÃO (focus) tá mais pra popular mesmo, apertado, recheado de plásticos e com forro do teto de papelão.

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    7. Não vem com essa, num mercado tão competitivo cada 0,5 CV é contado, não existe essa de um fabricante falar que o carro tem 140 cv e vim uma revista falar que tem 160 cv, ainda se fosse medido num dinamômetro de eixo teria um pouco mais de moral, mas ainda mede num dinamômetro de rolo que qualquer escorregada já da um valor muito maior.

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    8. Não vem com essa, num mercado tão competitivo cada 0,5 CV é contado, não existe essa de um fabricante falar que o carro tem 140 cv e vim uma revista falar que tem 160 cv, ainda se fosse medido num dinamômetro de eixo teria um pouco mais de moral, mas ainda mede num dinamômetro de rolo que qualquer escorregada já da um valor muito maior.

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    9. Parece que o ADG vai levar amanhã um Jetta TSI a um dinamômetro independente e de confiança, inclusive é o que deu a potência do Voyage exatamente igual ao divulgado pela VW. Agora vamos ver se os números da FP têm fundamento ou é mesmo uma revista comprada.

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    10. Os números de dinamômetro batem com a realidade dos fatos. Os fiateiros podem arrumar um dinamômetro que o faça o Jetta TSI dar 50 cavalos. Ele vai continuar a acelerar de 0 a 100 Km/h em 7,2 segundos (mais rápido que BMW 320i) e chegando a 244 Km/h de final.
      E tem mais. Não é só no dino da FP que o Jetta TSI apavora. Existem vários testes por aí inclusive gringos.
      Na boa, não entendo essa fissura dos fiateiros com os números de potência dos motores tsi da VW que aparecem em dino. Isso acontece com BMW e Mercedes tab. E Audi tb.
      É assim. Os números de dinamômetro mostram uma realidade que se ve na prática.
      Observe um Audi A3 SportBack 1.8T. A ficha técnica diz que ele tem 180 cavalos, 2 cv a mais, apenas, que Focus 2.0.
      Bom. coloca o A3 1.8 SPortback do lado de um Focus 2.0 para ver o que acontece.
      É óibvio que o Audi tem bem mais que 180 cavalos.
      Enfim, é tão óbvio isso. Sò mesmo fiateiro para não entender. Afinal, se entendesse, não seria fiateiro...e nem kazette .

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    11. O Audi A3 Ambition 1.8 de 180 cavalos estupra (massacra/aniquila) o focus 2.0 de 178 pôneis. Só ver o 0-100 dos dois, A3 - 7,2 segundos. Focus - 9,8 segundos.

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    12. As empresas podem declarar uma potência menor do que a que realmente o carro possui, simplesmente por uma questão "pouco" conhecida no Brasil: IMPOSTOS!

      Assim como algumas construtoras de imóveis colocam fundos com paredes falsas, para se ganhar mais espaço e diminuir o valor cobrado do IPTU.

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  6. Mais a verdade tem que ser dito, com certeza as outras MARCAS OU MONTADORAS tomam pau da VW e todos copiam mais não conseguem!

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    1. pergunta lá na toyota se eles copiam alguma coisa da VW. kkkk..se carro fosse so potencia, todo mundo fabricava 2.0 turbo. no dia que o corolla pisar na oficina, o golf já é de casa...kkkk

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  7. quando vier o ecoboost ninguem mais vai querer saber de Ford...No Brasil é na categoria de hatchs pequenos e médios é que as montadoras fazem a margem de lucro, tão fofando no dinheiro oferencendo carros superfaturados, com penduricalhos que custam pouco, telinhas no painel, uma firulinha barata, tem celular que vem mais equipado e custa menos do que esses sisteminhas, isso sem falar outra aqueles led ridiculo que parecem enfeites natalinos, merecem vender pouco hatch medio mesmo, até porque quem cai nesse golpe ainda nao tem renda pra ter um carro zero....hatch medio mesmo despecou o golf alemao custava 69 importado agora vem esse tal d trend depenado com mecanica de fox, custando mais caro, é mole, o focus leva coro até do velho escort zetec, gm e fiat nem vou perder tempo falando, ficaram paradas no tempo. Ai que o consumidor mais antenado percebe qual montadora te engana e qual fica mais próxima da honestidade com o consumidor. Nenhum hatch do mercado brasileiro ta valendo a pena talvez o ds3

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  8. Nada mais que esperado.
    O Golf 1.4 TSI espanca o Focus 2.0 powershit em todos os testes de desempenho, desde 0-100 (1,2 segundo mais rápido), até retomadas (0,7 segundos mais rápido) e velocidade final (238 do Golf contra 204 do Focus).

    Isso fica claro com os números do dinamômetro,
    Golf 1.4 TSI - 178 cavalos e 30 kgfm de torque
    Focus 2.0 - 173 cavalos e 20 kgfm de torque

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    1. sandero rs come os dois com farinha e manda lembranças, custa uns 30 mil a menos, e da pra dizer que é um hatch descente com controle de tração, suspenção caixa de 6 marchas e chassi renaut sport, disco nas quatro rodas, nao tem muito refino mas é por isso que ficou bem mais acessivel.

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    2. Hatch descente é um carro que desce?

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    3. sandero rs come os dois com farinha e manda lembranças

      MENTIRA. Não há dados de potência, nem desempenho. Nem teste em pista e nem em dinamômetro.

      custa uns 30 mil a menos,

      MENTIRA. O Sandero RS custa R$ 59k e o Golf 1.4 TSI MT custa R$ 74 mil, o que dá R$ 15 mil de diferença, o que é metade de R$ 30. Focus 2.0 sai a R$ 72k, 13 mil mais caro.

      e da pra dizer que é um hatch descente com controle de tração, suspenção caixa de 6 marchas e chassi renaut sport, disco nas quatro rodas, nao tem muito refino mas é por isso que ficou bem mais acessivel.

      E o Sandero continua a não ter os 7 airbags do Golf
      E o Sandero continua a ser considerado o pior carro da Europa
      E o Sandero com 150 cv e motor aspirado vai tomar pau de Up! TSi.

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    4. O Pandero é um Dacia. Produto de baixa qualidade.
      O Dacia Pandero tem apenas 2 airbags e é recheado de plásticos baratos por todos os lados, ou seja, nem concorre com o Golf.

      E aposto com o general lee que o Pandero Rs não faz 0-100 em menos de 9 segundos nos testes, ou seja, continua tomando pau do Golf (0-100 em 8,4 segundos).

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    5. Sandero vai andar mais que golf tsi e os upetes vão rodar a baiana!!!

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    6. o dacia vai ser o doutrinador....dando coro em todo hatch espancando muito carro que custa o dobro....se agora as ruas estao minadas de sandero com hot hatch vai ter mais ainda...

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    7. "200 kg de som no porta malas e andar a 40 por hora desfilando a viatura"

      Mano detectado. O cara que faz o cometário acima, nem merece ser levado consideração. É exatamente o representante do público que vai adorar o Dacia tunado.

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  9. Fiz test drive no Speed UP hoje, achei bem divertido de dirigir, e bem esperto também. Surpreendente a pegada do bichin.

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  10. Agora entendi porque o civic não conseguiu acompanha meu golf tsi 1.4 turbor, nem em subida e reta, tá explicado.

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  11. Não aguento mais esses caras que acham que o focus é superior ao golf, se algum dia vier com o motor turbo vamos conversar , até lá boa sorte pra vcs.Felicidades com esse motor barulhento e frouxo, o cambio vcs sabem, parece uma betoneira .
    BOA NOITE

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    1. Nem a kazette mais ensandesida é capaz de dizer que o Focus é melhor que o Golf.
      Até elas (kazettes) sabem que o Golf espanca o Focus em tudo (tudo mesmo!).
      O que as kazettes mais ensandecidas fazem e dizer que o "Focus perde por pouco do Golf".
      Tipo, eles mentem que o Focus é só 0,3s mais lento que o Golf, quando na realidade o Focus é 1,2 segundo mais lento.
      E as kazettes mais ensandecidas esquecem de falar de consumo, de espaço interno, acabamento, segurança, alinhamento da carroceria...etc..etc..etc. Eles acham melhor não comentar sobre tais aspectos...

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    2. Carlos,
      Dono de focus sofre com a sindrome do p** pequeno. Não tem dinheiro o suficiente para comprar o Golf The Very Best (seu sonho de consumo), aí compra o focus com forro do teto de estopa mesmo. Aí vem em redes sociais dizendo que comprou o focus pelo bom "custo-benefício", que o carro "é bom o suficiente", que tem desempenho "próximo do Golf", que perde por pouco, etc.
      Vem aqui dizendo que não vale a pena pagar mais por um carro "um pouco melhor", que o acabamento do focus é "razoável"...

      Mas quando são ultrapassados por um Golf Highline na rua, ficam olhando para as belíssimas lanternas em LED do Golf e se mordendo, pensando "eu queria um desses pra mim"!

      Rsrsrsrsrsr

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    3. kkkkkkkkkkkkkkk
      Quem compra o focus é no seguinte esquema, -só deu pra levar você, então vai ser você mesmo, dá pro gasto!

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    4. Síndrome do pau pequeno é quem precisa ter o carro mais caro, tentando compensar o que falta na cama. A comparação aqui foi infeliz hehehe.

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  12. Prefiro passar raiva no Focus do que me achar de UP...

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    1. É exatamente isso que vai acontecer.
      Vc vai passar raiva no seu Focus de 95k.
      E o cara do Up! TSi vai se achar o tal, andando mais, com o carro dele que custa menos da metade do seu (43 mil).
      Ou seja, vc tem motivo para passar raiva, e o cara do Up! TSi tem todos os motivos do mundo para se achar...
      legal sua sinceridade...

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    2. Realmente é muito triste ser dono de focus aqui no Brasil. Além de ser infernizado por problemas de acabamento, estopa do forro do teto soltando, câmbio powershit travando...ainda tem o costume de tomar pau do Golf 1.4 TSI na rua.
      Mas agora as coisas estão ainda piores...o Focus 2.0 está tomado pau de um carro que custa metade do seu preço (Up TSI)...
      É muito sofrimento rsrsrsrsrsrs

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    3. Sem falar que UP bebe 3x menos combustivel...

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    4. olha o cara do UP vai capotar na primeira curva. kkkkk. quem é louco de deixar comprar um corolla, um civic, um focus para andar de up porque o up tem mais torque. quando estiver com 160 o focus ta equilibrado e up tá capotando com a força do vento...kkk

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  13. Nada muito aquém do esperado.
    Turbo x Aspirado...

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  14. Esses números da FP são tudo balela.
    A começar que a potência informada pelo fabricante é na ponta do eixo do motor.
    Nenhum Dyno de medição pelas rodas fornecem números pela ponta do eixo do motor.
    A FP aplica um fator de correção que só por Deus eles encontram esse número.

    Todos do segmento de preparados fogem do Dyno da FP justamente porque é pouco preciso, principalmente nos motores turbo-alimentados ...

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    1. Eu entendo que o grande trunfo do Golf é o consumo na comparação com os demais. Não estou dizendo que o Golf só é melhor em consumo, estou dizendo que é o maior trunfo. A esmagadora maioria dos consumidores não está preocupada com essa diferença do 0 a 100 e nem com os números da FP. Se isso fosse tão importante bastava comprar um Punto ou Bravo T-Jet, que são bem mais baratos e chipá-los, pois no Dino estes vão, apenas com a chipagem, a 180 hp. Existem várias empresas e vídeos mostrando isso.

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    2. Domingo topei com um Up! TSI na estrada.
      O carro acelera muito rápido. Na saída do pedágio deu uma boa distanciada.
      Só alcancei o modelo perto dos 170 km/h, quando meu Vovorolla passou o proprietário.
      Tive a oportunidade de reencontrá-lo num posto a frente, e gostei muito do resultado de consumo.
      A pouco mais de 3.000 rpm (130 km/h), o Up! TSI crava 15 km/l.
      Diz ele que aos 120 km/h faz mais de 16 km/l. Aos 100 km/h, perto de 20 km/l.

      São números bastantes animadores ...

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    3. Agora vamos ter a chance de ter um Dino afinado e realmente confiável, a High Torque já encomendou um dino, quem sabe veremos carros novos sendo testados com eles...

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    4. Excelente Five ! Também estou na expectativa. O ADG não tem medo de falar a verdade!!

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  15. Continuo a acreditar que tem erros....se o up tiver este torque e potência como divulgados pela revista pq entao os resultados de desempenho pela QR não foram melhores?

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  16. Não tem como comparar, focus é outra categoria, muito mais conforto tecnologia, estabilidade, design, itens de conveniência...
    E entre os aspirados o focus é o melhor, porque o site não comparou o torque com o jetta 2.0l 8v?
    santa imparcialidade.

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  17. Comparativos e comentários pouco úteis. Parece joguinho de super trunfo. Pra mim hoje o up em qualquer configuração é ruim, já que não cabe nem um carrinho de bebê. Já meu fit 1.4 é uma maravilha no quesito espaço, mas em compensação, não anda nada. Tudo é questão de prioridades, hoje o fit me atende muito melhor que um up!, mesmo este sendo um foguetinho.

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    1. não cabe nem um carrinho de bebê

      BESTEIRA. Não fale sobre o que vc não sabe.

      Cabe um carinho de bebê sim no up!, tranquilamente. Já foi provado:

      http://www.car.blog.br/2015/07/volkswagen-up-cabe-um-carrinho-de-bebe.html

      https://www.youtube.com/watch?v=UGN75uTLl-U

      Portanto, pesquise antes de falar besteira. Ou seja, o Up! TSi passa por cima do seu Fit 1.4, e ainda cabe carrinhos e mais carrinhos de bebê dentro.

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    2. Tenho um Up! , uma linda bebê, e o travel system da safety first. Cabe sim!

      E ainda consegui colocar 2 mochilas targus cheias + uma bolsa adidas cheias de roupas. (+ 1 mala atrás do banco do motorista + 2 passageiros adultos e minha bebê na cadeira).

      O rádio táxi queria mandar 2 táxis para levar isso, ia dar mais caro que pagar o estacionamento do aeroporto. Deixei os taxistas na mão.... Kkkk.


      Quando vou ao supermercado levando a bebê, junto ao carrinho encaixo de 6 a 12 sacolas dependendo do conteúdo.

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  18. Pessoal, alguém sabe se o Golf 1.4 Tsi flex highline virá com opção de câmbio manual? E se há alguma possibilidade de o GTI vir com câmbio manual?

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    1. Sim. O Golf 1.4 TSI Flex Highline terá a opção do câmbio manual de 6 marchas.

      Já o GTI continuará só automático mesmo.

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    2. Obrigado. Tenho um esportivo automático, mas fiquei com saudade de cambiar manualmente, controle de embreagem etc, daí pretendo trocá-lo por um foguetinho hatch manual flex (por questoes e aí as opções são quase nulas. Por enquanto só o Golf Tsi, UP Tsi e Sandero RS es enquadram nesses requisitos.

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  19. Que vexame hein focus...já não bastava as coças que vc pega do Golf, agora vai ficar apanhando pro Up TSI. Vai acabar se confirmando com o apelido de Fracus, mesmo.

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    1. Já que estão usando os dados da revista Fullpower como referência, então vou citar os dados da revista Quatro Rodas que mostram o que realmente importa neste debate: "Qual carro anda mais"

      Focus Fastback

      0-100 km/h - 9,9 seg
      0-1000 m - 30,8 seg 174,9 km/h

      Up TSi

      0-100 km/h - 10,9 seg
      0-1000 m - 32,4 seg 161,6 km/h

      Fonte: Revista Quatro Rodas de Agosto/15

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    2. Exato, assim acaba o mimimi

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    3. Já na Auto Esporte, o Up! TSi com gasolina (em desvantagem, portanto), fez de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, e o Focus 2.0 em 9,4.

      http://www.car.blog.br/2015/07/vw-up-tsi-desempenho-e-consumo-x-carros.html

      A própria Auto Esporte disse que o Up! TSi seria mais rápido com etanol.

      E na Revista Carro, o Up! TSI fez em 9,4 segundos e o Focus 2.0 e 9.9.

      Todos os tempos de todas as revistas estão em torno de 9,4 seugndos, e o Focus 2.0 em torno de 9.8 segundos.

      Então, o fato é que o Up! TSI anda mais que o Focus 2.0.

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    4. Uai Ccrlos4carros!! Porque vc está desprezando o dados da Revista QuatroRodas??? Ahhhhh sim, porque os resultados não são do seu interesse né ! Tsc, Tsc, Tsc...

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    5. Boa Gabriel, assim quem sabe o Carlos aprende a parar de falar abobrinhas....e mais esse papo de que com etanol ele anda melhor é "MENTIRA" leiam a reportagem e verão "http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2015/07/teste-volkswagen-tsi.html", mas vou postar um trecho do que foi dito no teste, ""São 101/105 cv a 5.000 rpm e 16,8 kgfm de torque a 1.500 rpm independente do combustível utilizado" , ""Repetimos o teste com o move up! TSI abastecido inteiramente com etanol, mas a melhor marca ficou nos mesmos 9,5 s. Como o torque é o mesmo independentemente do combustível, talvez essa seja a explicação"" então 'PARE DE MENTIR MEU AMIGO" e só mais uma coisa que é pra lembrar o Focus nos testes da auto esporte fez o 0 a 100 em 9.1 s , já que é pra considerar testes da mesma revista!!!!

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    6. O Carlos citou números (verdadeiros ou não?) em que o Up é alguns décimos mais rápido que o Focus no 0-100, mas todas as revistas citadas pelo Carlos mostram que conforme a velocidade vai aumentando o Focus vai se distanciando cada vez mais do Up, ou seja, o Up pode até "sair junto" com o Focus, mas depois ele vai ficando ...

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    7. O novo focus titanium plus 2.0 2016 fez 0-100 em 9,9 segundos na Quatro Rodas...lerdo demais, apanha de Corolla 2.0.
      Já o Golf 1.4 TSI fez em 8,6 segundos, ou seja, mete 1.3 segundos no focus do teto de papelão molenga.

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    8. É o Focus anda menos que o Corolla(Meu Deus cada uma que temos que ler de fan boy que doí..), só se for pra você caro Richard/AMG/Bosley/Zidane entre outros nicks fakes feito por você caro amigo, como já mostrei em outro link é só ir no youtube e digitar Focus x Golf que verá que a realidade é bem diferente do que se fala aqui no blog e mais o Arnaldo lfalou em teste que o novo focus foi o veiculo mais prazeroso que ele dirigiu 'https://www.youtube.com/watch?v=88wAGkx__5Q", então se um cara que já dirigiu tantos carros falar uma coisa dessa é de se respeitar não acha???!! E só pra lembrar minha opinião pessoal é que o Golf é mais carro que o Focus num todo, só que não é essa diferença toda que justifique esse preço exorbitante do Golf em relação ao Focus!!!!

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    9. Golf 1.4 TSI humilhou o focus lerdo e beberrão em todos os testes fidedignos de revistas especializadas.
      Aceita que dói menos.

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    10. Ta bom cara , o Golf "humilhou" o focus em todos os testes comparativos(SQN).Cara na boa voce deve ter algum problema com o Focus que é um belo médio diga-se de passagem,pra não admitir que ´carro da Focus é um belo carro também, mas cada um com sua opinião e como ja disse pesquise mais no youtube e verá que essa "SUA VERDADE" é bem diferente da realidade entre eles!!!!

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    11. Golf Highline: 0-100 em 8,6 segundos (Quatro Rodas).
      Focus titanium plus: 0-100 em 9,8 segundos (Quatro Rodas).

      Diferença de 1,2 segundos no 0-100...verdadeiro massacre.

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    12. meu caro se a Ford quisesse acabar com o focus bastava trazer o ecoboost do fusion no focus. é logico que a ford não quer isso. quer oferecer o mais vantajoso para o cliente. agora tu é piloto de f1. focus tu compra a a partir de 69 mil. golf a a partir de 100 mil. vc acha que o corolla vende muito porque? plea potencia. logico que não. é pelo conjunto.

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  20. É... Ficou meio feio pra ford esses números em... K d o ecoboost?

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  21. Faltou por na lista o Jetta 2.0 aspirado.

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    1. 107 cvs de pura emoção! Eehueheueheuehueheuehe

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    2. O Jetta 2.0 de 120 cavalos espanca o Unão Renegade Flex do Paulinho Freire.

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    3. Mas leva pau de qualquer carro compacto do mercado com motor 1.6, fora que tem o 0 a 100 do em mais tempo que o Ka e Up 1.0, ou seja, anda menos que os dois carros 1.0!!!!

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  22. Esse é o bacana da VW, ela não brinca de esportivo, ou é um legítimo esportivo ou não é.
    Focus sedan é agora chamado de SPORTback, seu câmbio chama-se POWERshift e por aí vai, mas no final das contas é o carro que ele sempre foi e com as virtudes do seu segmento de ser um carro bom de dirigir, confortável e com tecnologia, mas não se sobressai em nada.
    Veja o Golf TSI e Jetta TSI, nenhum tem apelo esportivo (só mencionado em 2015 na publicidade como esportivo disfarçado de sedan) porém tem um desempenho muito acima da média de sua categoria, Jetta TSI então. Agora o único carro dito de fato esportivo da VW é o Golf GTI que dispensa comentários. Agora você tem o Up! TSI, uma aula de desempenho e economia, Ford e outros tem tecnologia semelhante mas não tem coragem de apresentar aos brasileiros que sempre ficam com a raspa do pote.

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    1. E o Fox Pepper? É um legítimo esportivo?

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    2. Inclusive foi o pior entre os pseudoesportivos na C/D.

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  23. Esse motor aspirado da Ford é um lixo! Mistura de duratec/zetec, pow pra quem tem um 2.0T ecoboot de 240cv e 36kgfm fica usando esse lixo não entendo a Ford sinceramente, queria ver esse Focus com 2.0 ecoboost vs o Golf GTI, ia ser uma briga boa..

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  24. Respostas
    1. DS3 tomou 2 segundos do Golf GTI e abriu 3,5s do Golf TSI em Interlagos.
      Não vai dar pro up nem com TSI.

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    2. Golf 1.4 TSI foi mais rápido que o DS3 em Vellocitá, no teste do Acelerados com o Barrichelo.

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    3. nao tem como né 1.0 turbo andar na frente d 1.6 turbo bmw

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  25. Sinceramente não acho isso tão relevante, uma vez que o consumidor do up! não é o mesmo do consumidor do focus. O focus pode andar menos, mas é muito mais carro que o up! que é apenas um popular de entrada, comparem ele com ka.
    O up! é sim um ótimo produto mas acho que ninguém tem um para ficar tirando racha, até porque o desempenho nem é esportivo, bem longe disso.

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    1. Quando comparam o Up TSi com o Sandero RS os fanboys dizem que a proposta do Up não é essa. Mas para comparar com o Focus aí a história muda.

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  26. Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas realmente eu gostaria de saber quando teremos um up! TSI sem pedal de embreagem.

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  27. Pessoal ai fala mal do Focus, mas é só procurar no you tube ( tá certo que são bem irresponsáveis), mas tem Golf TSI tomando Pau de Focus, tanto de 0-100 quanto em retomadas, assim como tb o Golf na situação oposta. Essa conversa que dono de Golf de 1.6 e jeta aspirado não gostam de correr e blá blá blá, é só conversa mole ou O kara é um sem noção e compra carro por aparência e algum conforto... Sinceramente, comprar um carro na faixa de 85~90 mil com motor Manco, é só pra se noção mesmo.

    UP TSi, é pra que gosta de arrancar rápido no farol, ou tem o pézinho pesado, em fim, gosta de acelerar e quer economizar e não se importa com espaço interno.

    Compraria hoje nesse trânsito infernal, um carro automático concerteza, mas que me desse conforto nessa situação de para e anda.

    Realmente o Jetta TSI é um bom negócio no quesito motor, mas o que deixa a desejar é o preço em comparação ao Focus, até pq o Ford, é mais barato, possui vários itens interessantes, e anda bem ( muito melhor que esse AP. 2.0 de Santana).

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    1. O Up! tem mais espaço interno na dianteira que o Focus.
      Aliás, em termos de espaço interno e de porta-malas, o up! bate de longe todos os modelos compactos do segmento, e ainda muitos médios, como Focus e cia.
      O up! é um carro feito com alta tecnologia construtiva. Suas pequenas dimensões externas são decorrentes de um projeto de carroceira avançadíssimo, que o faz pequeno e muito resistente externamente (5 estrelas no Latin NCAP), e ainda assim com amplo espaço interno.
      Todos que entram no Up! se surpreendem com seu excelente espaço interno. Na traseira, por exemplo, o up! tem mais espaço interno que o Fiesta Sedan, como mostram as imagens abaixo.

      No link abaixo vc ve o Bob Sharp (1,85 metros de altura), sentado no banco traseiro do Up!, com o dianteiro ajustado para ele.

      http://autoentusiastas.com.br/wp-content/uploads/2014/02/DSC00051.jpg

      Já abaixo, vc ve o mesmo Bob Sharp, sentado no banco traseiro do New Fiesta Sedan, com o banco do motorista ajustado para ele.

      http://1.bp.blogspot.com/--KydFLBDPfs/Udnv4m_dHjI/AAAAAAAAKwc/hfHF2Bsualw/s1600/DSC06052.JPG

      Fica claro que no Up! há mais espaço na traseira que no New Fiesta Sedan.

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    2. Não vi tanta diferença, os dois são apertados.

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  28. podem apontar todos os defeitos da VW, que pra mim isso e músicas pros meus ouvidos.
    por que se ver as outras o resultado e vergonhoso, agora quem quiser continuar enganando a sua propiá consciência e tam bem o bouço, a VW pode ate cobrar mais caro mas #VALE.

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    1. Pode pensar assim não, temos que comprar algo que nos agrade, mas com preço justo.

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  29. Senhores, concordo que a Ford errou em não trazer o motor eco para o focus, porém está comparação é desnecessária.
    Se você vai compra um carro só pelo 0 a 100 entaum vale espera o sandero rs que neste quesito vai da pau em up, jeta e golf sem contar que vai ser um carro com itens esportivos de verdade.

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  30. Quer 0-100, entao compra um Gol caixa e gasta 10k que vai andar mais que Camaro. Pelo amor de deus neh galera, o percentual de donos de Focus Titanium Plus que vai se importar por um misero Up! andar mais que o carro dele é minimo. Ninguem compra carro devido a uma qualidade em particular, todos pensam no melhor custoXbeneficio em geral. Se fosse assim A200, 316i, A3 1.4 dentre outros "premium" nunca venderiam nada, ja que tomam pau de carros que custam até 1/3 do valor deles.

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  31. Acho que o mais coerente seria comparar o Focus Fastback com o Golf Variant, pois ambos tem peso similar, são voltados para quem busca mais espaço q um hatch e/ou tem filhos.

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    1. Golf Variant tem muito mais espaço interno é infinitamente mais porta-malas que o focus fastback (610 litros contra 405 litros).

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  32. A maioria das marcas mentem quanto a potência e torque de seus veículos, ex:Hyundai veloster, Ford focus, vw jeta 2.0 8v, em entre outros, e como nos só vivemos o presente a bola da vez é o focus.

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  33. Não da pra comparar focus com up , o conjunto do focus é uma nave , muito mais presença , ta cheio de apzeiro aqui!

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  34. Os carros "TSIs" realmente tem um ótimo conjunto mecânico. Entretanto to muito feliz com meu Focus Titanium Hatch (facelift). Carro confortável, lindo e com um desempenho que não decepciona. Além disso, um Focus chama mais a atenção da mulherada do que um UP! ou Golf... ou vocês acham que elas vão ligar pra 1 ou 2 segundos a mais na aceleração?

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    1. você disse tudo. o que importa é o conjunto da obra. o que adianta ter uma p i r o c a grande se o resto é só "cururba". carro é conjunto e isso o focus tem de sobra

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  35. Na primeira curva a suspensão independente (ops não foi levada em conta) faz o Up botar 20 km/h enquanto o Focus a 130 dá um tchauzinho... Na highway? O Up não bota 230 km/h nuuuuuuuuunca, powershift duratec põe fácil...

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  36. Nossa quanta besteira. Se é mais ou menos não importa. Que importa é você comprar o carro que quiz e se ta feliz com o seu novo carro , seja up seja ferrari.

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  37. Besteira nada. Desvirtuaram a política, a religião e também os automóveis. Todo carro anda, porém apenas alguns surpreendem. A alma de um carro é o motor e depois, muito depois viriam os outros quesitos como design, conforto e tecnologia. A indústria automobilística se aproveita da desinformação dos consumidores e apela aos predicados, por exemplo aqui o caso do Focus. Lindo, confortável, cheio de eletrônica e o motor... Bem, o motor só tem seu torque máximo a 4.500 giros transportando mais de 1300 kilos. Como resultado dessa conta básica temos um 2.0 super lesma que no trânsito das cidades deixa o piloto, quer dizer, melhor mencionar o "motorista", enraivecido, pois tem um automóvel lindo, moderno, porém chocho, desanimado que após passar por uma lombada em segunda marcha, você pisa tudo, entorta o acelerador, afunda o assoalho e mesmo assim tem uma lenta resposta, ficando para trás da maioria dos outros carros comuns no sentido do preço, beleza e geração. A preocupação não é sair na frente, apenas fazer jus ao preço, a motorização e a imagem que a Ford promete nesse carro. Aos que não tiveram a oportunidade de guiar um Focus 2.0, dirijam e depois andem em qualquer carro 1.6 e até 1.4 aspirados. Por mais duro e difícil de acreditar vocês notarão que trocaram somente de carcaça, pois o desempenho é o mesmo.

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