Car.blog.br

Pesquisar este blog

Volkswagen up!: ruído anormal no câmbio I-motion corrigido

Categorias: , 9 Comentários

O nosso Volkswagen up! I-Motion chegou aos 9.000 Km com dois problemas: vidro dianteiro direito não fechava e um ruído que se ouvia na região da roda dianteira esquerda. O carro foi levado à autorizada para conserto, e no dia seguinte estava pronto - o que nos causou boa impressão do serviço de pós-venda da Volkswagen.

Volkswagen up! I-motion automatizado

Conforme nos foi explicado, o ruído era relacionado com o "atuador do engate" das marchas da transmissão I-Motion. Eles só lubrificaram esse atuador e o ruído sumiu.

Volkswagen up! I-motion automatizado

Com relação ao não fechamento do vidro, já é a segunda vez que esse acionador dá problema em menos de um mês. A autorizada nos explicou que o problema estava num dos acionadores localizados nas portas. Questionamos se foram substituídos os dois acionadores, mas a concessionária disse que apenas um foi substituído. Informamos ao consultor que os acionadores funcionam em paralelo e, portanto se um não funciona, o outro faria a função de fechamento. Eles responderam, contudo, que se um falhar o outro fica inibido também.

Testando os vidros elétricos

Tendo em vista que é a segunda visita do up! à concessionária este mês para conserto do acionador do vidro elétrico dianteiro esquerdo, antes de sairmos da concessionária resolvemos estressar o sistema para ver se não daria problema novamente. Assim, ficamos acionando diversas vezes os vidros elétricos, ora o direito, ora o esquerdo. Num dado momento o sistema parou de funcionar novamente.


O consultor que nos estava atendendo ficou decepcionado e levou o carro outra vez para a oficina. Logo em seguida, voltou informando que o sistema estava funcionado perfeitamente outra vez e que o problema ocorreu num componente que se aquece se for acionado diversas vezes seguidas o levantador do vidro. Não cobraram nada a substituição dos equipamentos.

Vazamento de combustível pelo respiro do tanque

Outro problema sério apresentado pelo up! I-Motion de longa duração é o seguinte: quando se enche o tanque (até o desligamento automático da bomba de enchimento), começa a vazar combustível pelo respiro do respiro do tanque de combustível. Até mesmo quando o carro está com 3/4 de tanque e em superfície não plana o combustível começa a vazar.

Volkswagen up! I-motion automatizado

A concessionária constatou que a tubulação plástica do respiro está furado, e que precisa de substituição de toda a peça, ao custo de R$ 1.000,00 (peça) e mão de obra- R$ 250,00. O tubo de respiro é confeccionado em plástico e é acoplado ao tanque numa de suas partes mais altas. Vendo o carro de trás para frente, ele fica no parte posterior do tanque. Dali, ele acompanha lateralmente o tanque até sua lateral direita e contorna-o para trás até na direção do bocal de gasolina. Nesse ponto, ele tem um cotovelo que, além de possibilitar sua fixação à carroçaria, direciona o tubo para cima até o bocal do combustível. É esse cotovelo que está furado. Segundo o consultor, trata-se de uma peça única, do tanque ao bocal. E eles trocam toda a tubulação.

Volkswagen up! I-motion automatizado

Esse problema foi causado, provavelmente, por uma mordida de cachorro no para-lama traseiro do carro - o que pode ser constatado pelo para-lama direito que foi avariado (imagens acima), com o aspecto que foi mordido.

Volkswagen up! I-motion automatizado - teste de longa duração

Consumo foi afetado negativamente pelo vazamento de combustível

Como tínhamos esquecido de relatar esse problema de vazamento na visita à concessionária para conserto do vidro elétrico e do ruído da transmissão, o carro teve que ir novamente à autorizada, e está lá ainda para correção do problema de vazamento.

Volkswagen up! I-Motion - consumo

É importante considerar que esse problema de vazamento de combustível está ocorrendo com o up! desde que o adquirimos no ano passado, mas só agora que constatamos o problema e o reportamos para a autorizada. Dessa forma, as médias de consumo deste Up! I-Motion (sempre piores que as do Up! Manual - veja aqui) certamente foram afetadas negativamente por esse problema. Com a substituição da tubulação, vamos tirar novas médias de consumo.

Conclusão

O Up! I-motion vem se comportando de forma exemplar, com funcionamento excelente de transmissão, motor adequado à proposta do carro, e com ausência de ruídos internos oriundos de falhas de acabamento. As ocorrências relativas ao vidro elétrico e ao ruído da transmissão foram pronta e rapidamente solucionadas pela concessionária. Já o furo na tubulação plástica do respiro não é um "defeito" do carro, mas um acidente ocasionado por ocorrência externa, e que também foi prontamente solucionado pela rede. Sendo assim, o up! I-Motion continua a nos impressionar positivamente, sendo que, de agora em diante, esperamos uma melhora nos indicadores de consumo.



Ademais, é importante considerar que este carro não foi comprado 0KM, mas de um leilão de frota da Volkswagen do Brasil, com cerca de 900 km rodados, e sem garantia.

Veja mais posts sobre o teste de longa duração do up! I-motion clicando aqui.

Postagens relacionadas:

9 comentários:

  1. É bom alimentar as vezes teu cachorro pra evitar isso! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cachorro que morde lataria de carro? Eu nunca tinha visto...kkk tem certeza que não é um dinossauro? ;)

      Excluir
    2. Meu filhote de labrador detonou o banco da minha moto, comeu a fiação dos faróis de neblina entre outras coisas.

      Excluir
  2. Com um orçamento desses, caso o carro não fosse de testes seria mais correto verificar de fato o quanto a peça foi danificada e levar em uma loja especializada em recuperar para choque, eles recuperam a peça e pronto, se bobear não vai custar o preço da mão de obra cobrada pela concessionária. Eles soldam, preenchem e pronto.
    Não devemos nos embalar por essa política de concessionária que só sabe trocar peça, gera custo as vezes totalmente desnecessário, gera lixo e muitas vezes o reparo é totalmente viável.

    ResponderExcluir
  3. O up! é tão bom que até o cãozinho quer uma lasca...

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Sempre que você leva o carro no lavador ele volta com o "Tapetinho" (Jornal com o logo) do lavador.

      Excluir
  5. Me expliquem uma coisa. Se o problema do vazamento foi causado por uma mordida de cachorro e está ocorrendo com o up! desde que o adquiriram no ano passado, significa que vocês já compraram o carro com a mordida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim, no dia 28 de janeiro em matéria publicada já aparecia essa mordida nas fotos, na primeira matéria (dia 27) quando o carro chegou para os testes não tem fotos do lado da mordida.

      Excluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.