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Chevrolet S-10 2.5 4x4 Flex 2015: consumo e desempenho

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A Chevrolet S-10 é a picape média mais vendida do mercado brasileiro há anos, e uma das responsáveis por isso é a versão flex, que na linha 2015 conta com novo motor e opção de tração 4x4.

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex

O conjunto mecânico da Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex é formado pelo motor 2.5L Ecotec de 206 cv (etanol) associado a uma caixa de transmissão manual de seis marchas. O sistema de tração é 4x2 ou 4x4 com opção High / Low (reduzida).

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex

Com tal conjunto motriz, a Chevrolet S-10 apresenta os seguintes dados de consumo e desempenho, vazia e carregada com carga de 690 Kg.

Chevrolet S-10 2015 4x4 FlexVaziaCarregadaPiora quando carregada
Aceleração de 0 a 100 Km/h [s]1115-26,67%
Retomada de 80 a 120 Km/h [s]20,128-28,21%
Frenagem a 120 Km/h [metros]68,475-8,80%
Consumo cidade etanol [Km/l]4,94,2-14,29%
Consumo estrada etanol [Km/l]6,35,5-12,70%

Os dados acima, aferidos pela Revista Quatro Rodas, mostram que o desempenho da S-10 4x4 Flex tem uma piora média de 27% quando usada com carga máxima. Já o consumo de etanol, que já é elevado vazia, fica em 4,2 km/l de etanol em cidade e 5,5 Km/l em estrada.

Itens de série

O Chevrolet S-10 4x4 Flex Cabine Dupla vem de série com acabamento em couro, ar condicionado com controle eletrônico de temperatura, banco do motorista com regulagem elétrica, piloto automático, rádio com CD/DVD player com navegação por GPS, MP3, Bluetooth e entrada mini-usb.

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex - interior

Externamente o modelo ostenta  rodas de alumínio aro 17”, lanternas traseiras em LED, estribos laterais, rack de teto entre outros diferenciais visuais.

Mecânica

O motor 2.5 Ecotec de 206 cavalos da S-10 Flex 2015 traz um avanço considerável de potência, torque e eficiência em relação ao 2.4 flex de 147 cavalos, que agora equipa apenas a versão de acesso (LT).

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex

O novo motor tem bloco de alumínio, duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível e sistema que elimina o sub-tanque auxiliar de frio. Some-se a isso itens de segurança como controle de estabilidade, controle de tração e tração 4x4, e tem-se uma opção de picape média flex adaptada às mais diversas condições de uso de lazer ou profissional.

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex

Entretanto, apesar de o motor dispor de mais de 200 cavalos e 27,3 Kgfm de torque, e da nova transmissão de seis marchas, o peso em torno de 2 toneladas tira a possibilidade de uma performance "esportiva". Mas os 11 segundos na aceleração de 0 a 100 Km/h evidenciam um fôlego adicional ao utilitário.

Além de mais eficiente e potente, o novo motor Ecotec deixou a nova S-10 mais silenciosa e com menos vibrações que a anterior equipada com o motor 2.4 Flex.

Suspensão recalibrada

A GM também ditou a S-10 Flex 2015 com um novo ajuste de suspensão, que teve como um dos seus principais objetivos reduzir o "pula pula" da pick-up em uso urbano. Assim, a suspensão ficou mais firme, com novas buchas - mais rígidas. O resultado melhorou o conforto dos ocupantes, sobretudo em pavimentação irregular.

Acabamento

Apesar da melhoria mecânica, o acabamento da S-10 ainda fica devendo em materiais e montagem para concorrentes como a Volkswagen Amarok. Há excesso de plástico duro e os materiais não tem uniformidade.

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex - interior

Entretanto, o novo grafismo do painel de instrumentos melhorou a visualização do cluster e o ar-condicionado com comandos circulares ficou mais fácil e intuitivo de operar.

O sistema MyLink, aplicado à versão LTZ (topo) é bem completo, com navegação por GPS, e conectividade Bluetooth, USB e auxiliar.

Concorrente

Toyota Hilux Cabine Dupla 4x4 Flex - R$ 99.700 (STD)

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex x Hilux Flex

A Hilux em a desvantagem de transmissão de cinco marchas. Além disso, seu motor é menos potente, com 163 cavalos.

Conclusão

Com os aperfeiçoamentos mecânicos na linha 2015 a GM solucionou alguns dos principais aspectos que eram objeto de críticas do modelo anterior. Agora, o desempenho da versão flex está similar ao da Diesel e o conforto melhorou. O consumo também evoluiu.

Chevrolet S-10 2.5 2015 Cabine Dupla Flex

Vídeos de avaliação / apresentação





Ficha Técnica - Chevrolet S-10 2.5 Flex 4x4 2015

Motor/Performance (dados de fábrica)
Motorização:2.5 Flex
AlimentaçãoGasolina injeção direta
CombustívelÁlcoolGasolina
Potência (cv)206.0197.0
Cilindradas (cm3)2.457
Torque (Kgf.m)27,326,3
Velocidade Máxima (Km/h)163
Tempo 0-100 (Km/h)9,1N/D
Consumo cidade (Km/L)6,3N/D
Consumo estrada (Km/L)8,2N/D
Dimensões
Altura (mm)1788
Largura (mm)1882
Comprimento (mm)5347
Entre-eixos (mm)3096
Peso (kg)1979
Tanque (L)80.0
Ocupantes5
Mecânica
CâmbioManual de 6 marchas
Tração4x4
DireçãoHidráulica
Suspensão dianteiraSuspensão tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas torção.
Suspensão traseiraSuspensão tipo eixo transversal (beam), roda tipo rígida e molas feixe de lâminas.
FreiosDois freios à disco com dois discos ventilados.

13 comentários:

  1. Picape medida a flex não rola não. Melhor juntar mais e pegar a diesel.

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  2. O consumo da Flex aumentou e nao diminuiu!
    Bebe muito!

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  3. Eric Conrado19 de março de 2016 18:18

    Divide 40 mil pelo preço do álcool ou da gasolina...
    E multiplica por quantos km por litro ela faz....
    Nem precisa dizer mais nada, quando sua caminhonete estiver cento e poucos mil rodados, você gastou o dinheiro, que você gastaria só para comprar a diesel isso sem contar o seguro, IPVA e manutenções mais caras da diesel...
    Vale muito a pena!!!
    Pega a calculadora é só fazer conta...
    Só não vale a pena se você roda muito mais muito mesmo todo mês...
    Ou se você quer uma caminhonete para colocar peso todo dia e manutenção muito barata...procura uma D-20 ou F-1000

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    1. E na hora da venda sabichao?O que você pagou a mais ,você recupera,pois a diesel continuará muito mais valorizada.Esse seu cálculo não funciona.Até parece que após alguns anos você venderá as duas pelo mesmo preço.

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  4. Gostaria de saber a opinião de vcs em relação aos modelos flex no mercado, e qual dessas caminhonetes sair com o melhor custo benefício, Levando em consideração a compra direta (cnpj)?

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  5. Tenho 2 S10, uma Flexpower e uma Diesel, realmente quanto a desempenho e economia não tem comparação a Diesel está na frente agora tenho que concordar com o Eric, só será vantajoso a Diesel se você rodar pelo menos 50.000 km. que nem eu, senão vai de flex, o custo de seguro e manutenção maior na Diesel.

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    1. Luis, tenho essa dúvida há muito tempo. O que compensa, flex ou Diesel? Se rodar uns 1.500 km por mês, entendo que compensa a flex quanto ao preço, mas na hora da venda não cai muito o preço de venda?

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    2. Luis, tenho essa dúvida há muito tempo, porque nunca tive caminhonete. Pra quem roda em torno de 2.000 km por mês, entendo que a flex sai mais em conta, mas e na hora da venda? o preço cai muito? Afinal, existem uma km média, que demonstra onde compensa o Diesel e onde compensa a flex?

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  6. S10, Ranger, Mitsubichi, Frontier 2.5, tudo cai de preço. Só Hilux se sustenta.

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