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Uno Automático 1.4 Sporting 2015: test-drive e impressões

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O Uno Sporting 1.4 Dualogic é, junto com o Volkswagen up! I-motion (impressões sobre o up! aqui), uma opção "acessível" de carro com transmissão de operação automática - novidade da linha 2015 do sub-compacto da Fiat. Este artigo relata as impressões que tivemos em um teste-drive com o modelo.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015

O vídeo a seguir mostra detalhes internos e externos do Uno Sporting 1.4 Dualogic, assim como detalhes de funcionamento da transmissão e as nossas impressões de condução.



Fiat Uno 1.4 Dualogic x Volkswagen up! I-Motion - desempenho

Fiat Uno Dualogic x Volkswagen up! I-Motion: comparativo

Segundo a revista Quatro Rodas, o Fiat Uno 1.4 Dualogic acelera de 0 a 100 Km/h em 15,9 segundos, sendo, portanto, 0,8s mais rápido que o Volkswagen up! 1.0 i-Motion, que completa a mesma prova em 16,7 segundos, ambos com gasolina.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015

Tendo em vista que já rodamos quase 2.000 Km com nosso up! I-motion (veja aqui), temos uma impressão adequada do desempenho dele em várias situações, e nesse ponto ficamos um pouco decepcionados com o Uno 1.4 Dualogic, pois esperávamos uma performance significativamente superior a do modelo da VW, já que o Fiat adota um motor quatro cilindros 1.4 8V contra o três cilindros 1.0 12V do Up! I-motion.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015

Na prática, porém, não percebemos diferenças notáveis de desempenho entre os dois carros, com ambos ágeis e responsivos o suficiente para uma condução agradável em cidade ou estrada.

Fiat Uno Dualogic x Volkswagen Up! I-Motion

A diferença se dá no consumo, já que o up! I-motion é cerca de 20% mais econômico.

Volkswagen up! I-Motion - interior
Volkswagen up! I-Motion - interior
A título de comparação, colocamos a imagem acima que  traz o painel do up! I-Motion, evidenciando um desenho de formas mais sóbrias, limpas e menos rebuscadas, e, portanto, mais agradável que o design excessivo, pesado e confuso do Uno.

Consumo

Segundo o INMETRO, o Uno 1.4 Dualogic consome 7,7 Km/l de etanol em cidade e 8,5 Km/l em estrada. Já com gasolina, é 11,1 Km/l em cidade e 12,3 Km/l em estrada.

Volkswagen up! I-motion - espaço traseiro
Volkswagen up! I-motion - espaço traseiro
Os números do up!, também segundo o INMETRO, são bem mais favoráveis: 9,2 Km/l de etanol em cidade, 10,2 Km/l em estrada. Com gasolina, o up! I-motion faz 13,2 Km/l em cidade e atinge 14,8 Km/l em estrada.

Modelo
Consumo - EtanolConsumo - Gasolina
CidadeEstradaCidadeEstrada
Uno 1.4 Dualogic7,78,511,112,3
Up! 1.0 I-Motion9,210,213,214,8
Vantagem do up!19,50%20,00%18,90%20,30%

Como se pode observar, o up! I-motion é cerca de 20% mais econômico que o Uno Dualogic - o que é uma diferença significativa, e que faz o modelo da VW apresentar consumo em cidade menor que o do Uno em estrada.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015 - espaço traseiro
Fiat Uno Dualogic 1.4 - espaço traseiro
Assim, em termos dinâmicos, há, nos números de desempenho uma vantagem de 5% do Uno 1.4 Dualogic (que, ressaltamos, não é percebida em condução normal), mas o up! responde sendo 20% mais econômico, evidenciando um trade-off bastante favorável ao modelo da Volkswagen.

Comportamento da transmissão

A transmissão Dualogic Plus do Uno 1.4 Sporting apresenta, assim como a I-motion do up!, a mesma impressão de mudança de marcha, sobretudo de 1ª para 2ª. Não se trata de um "tranco", mas apenas se percebe que o carro está fazendo a troca de marcha. De 2ª para 3ª a impressão é menor e fica praticamente imperceptível daí para cima. Isso não traz incômodo algum, e o motorista se acostuma rapidamente com o processo e acaba nem mais percebendo isso logo após os primeiros quilômetros de uso.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015

Sobre o comportamento da transmissão, comparativamente à I-motion, observa-se que são programações diferentes. A Dualogic Plus do Uno 1.4 tem um software que naturalmente troca as marchas em rotações mais elevadas, mesmo quando se anda tranquilamente. O Uno troca as marchas no mínimo a 2.500 RPM, enquanto o I-motion do up!, caso se ande em plano e de forma convencional, troca a cerca de 2.000 RPM.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015 - interior

Assim, o Uno se mostra mais arisco, enquanto o up! I-motion tem um comportamento mais suave. Ambos mudam o mapeamento respondendo a uma acelerada mais forte, mas o Uno faz isso antes, visto que qualquer pisada mais funda já faz com que o Dualogic Plus segure as marchas até 3.500 ou 4.000 RPM.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015 - interior

O up! é mais progressivo, enquanto o Uno é mais arisco. Essa impressão fica evidenciada também pelo fato de o Uno 1.4 ser mais ruidoso internamente, ouvindo-se com bastante nitidez o ruído do motor. Já o up! I-motion é bem mais silencioso, e sua transmissão muda o mapeamento com maior progressividade.

Essa maior progressividade da transmissão I-motion do up! fica evidente na maior amplitude de formas de funcionamento. Em uso tranquilo o I-motion troca as marchas a 2000 RPM. Acelere um pouco mais e ele segura até os 3.000 RPM. Pise mais fundo e verá o motor esticar até 4.500 RPM. Se usar todo o curso do acelerador, o Up! I-motion estica as marchas até 6.200 RPM (invadindo um pouco a faixa vermelha).

Fiat Uno Dualogic x Volkswagen Up! I-Motion - comparativo

O comportamento em lombadas é o mesmo tanto no Up! quanto no Uno, ou seja, o câmbio reduz para 2ª, corretamente por sinal, ao se frear para superar uma lombada, fazendo com que o carro saia com ação do redutor de velocidade. O Up I-motion também tem esse comportamento.

Fiat Uno Dualogic x Volkswagen Up! I-Motion - comparativo

Outro ponto que notamos é que, assim como ocorre com o up! I-motion, o Uno Dualogic percebe quando há uma mudança de inclinação da via e faz o ajuste de marcha. Caso se entre em uma ladeira em 3ª, por exemplo, a transmissão logo comuta para 2ª no início da rampa para garantir que a velocidade se mantenha.

Interior

O interior do Uno Sporting tem um aspecto mais rebuscado - aspecto que não raro é confundido com "sofisticação", sendo que o cluster de instrumentos conta com um visor de LCD digital e tem cores chamativas e um design mais ostensivo.

Fiat Uno Sporting Dualogic 2015 - interior
Fiat Uno Sporting Dualogic 2015 - interior
Além disso, o Uno Sporting tem uma disponibilidade de espaço interno na dianteira menor que a observada no up! - o que não deixa de ser uma surpresa, pois o modelo da VW é cerca e 18 cm menor no comprimento (a VW economizou esses 18 cm no comprimento do capô do up!, de forma a não prejudicar o espaço interno).

Volkswagen up! I-Motion x Fiat Uno Dualogic - espaço dianteiro
Volkswagen up! I-Motion  - espaço dianteiro
Outro ponto é o porta-malas, que no Uno tem 280 litros e não tem um fundo plano, prejudicando sua usabilidade. O Up!, por sua vez, tem um porta-malas de maior capacidade, com 285 litros, tem fundo plano e ainda o sistema S.A.V.E. - que é bastante prático.

Fiat Uno Sporting Dualogic 2015 - interior
Fiat Uno Sporting Dualogic 2015 - interior - porta-malas
O acabamento interno do Uno é adequado, mas ainda está bem distante do padrão de montagem de peças, encaixes e qualidade dos materiais adotados no Volkswagen up!.

Preço

O Uno Sporting Dualogic 1.4 como o mostrado nas imagens e mais ar-condicionado tem preço sugerido de R$ 47.373 reais.


Já um up! I-motion 4 portas (como o mostrado no vídeo abaixo), com ar-condicionado, sistema de som, direção com assistência elétrica, vidros e travas elétricas sai a R$ 43.596 reais - R$ 3.750 reais a menos.



Para quem não faz questão das 4 portas, um up! I-motion 2 portas com os mesmos itens sai a R$ 41.322 reais - o que representa uma economia nada desprezível de mais de R$ 6.000 reais em relação ao preço do Uno. É importante ressaltar que, na prática, a distância é até maior, pois a Volkswagen está vendendo o up! com descontos promocionais (veja aqui).

Vídeo - Uno Dualogic x Up! I-Motion



Conclusão

A impressão que tivemos ao testar o Uno Sporting 1.4 Dualogic é que se trata de uma transmissão com comportamento adequado e arisco, no sentido de deixar o carro em rotações mais elevadas para trocas de marchas quando comparado ao câmbio I-motion do up!.

Fiat Uno x Volkswagen up!

No geral são duas transmissões evoluídas, com maior suavidade e progressividade no caso do I-motion do up!.

Uno Automático 1.4 Sporting 2015

Em termos de desempenho, não há diferenças notáveis de performance do Uno 1.4 Dualogic relativamente ao Up! 1.0 I-motion em condução normal em cidade ou estrada, mas o up! I-motion é significativamente mais econômico, e mais barato também.

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37 comentários:

  1. Gostei bastante da matéria e da avaliação! Não notei nenhum puxasaquismo para o up! nem para o Uno! Entre o Uno e o up! a minha escolha seria o up!.

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    1. Em TODOS os testes, exceto o deste blog, o uno dualogic ganha disparado do up, o cambio do up é bem lerdo pra trocar as marchas, quase 2s, enquanto o uno troca a marcha rápidamente, se assemelhando muito à um automático. Você é muito fanboy, está nítido o tanto que puxuram sardinha para o up, ainda tiveram a coragem de dizer que o interior do up é melhor que o do up, são cegos ou fanboys.

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    2. O Uno Dualogic não se assemelha em nada a um automático convencional. Eu tenho um carro automático convencional, que é um Golf AT6, e não há a menor possibilidade de comparação do Uno Dualogic com uma transmissão automática como a do Golf. Zero chance de comparar.

      No Golf só se "ouve" e mudança de marcha - e isso se ficar prestando a atenção, do contrário só vai ver a rotação do motor caindo no conta-giros e mais nada. Mas no Golf não sente nada da troca. Nada. Já no Uno se sente, e se sente bem.

      Com relação à comparação do I-motion com o Dualogic do Uno, a transmissão I-motion do up! tem uma programação que privilegia a suavidade de funcionamento, enquanto a do Uno é mais arisca.

      A transmissão Dualogic Plus do Uno tem um ajuste mais "esportivo", e qualquer acelerada ela já muda o mapeamento mais "Sport". Já o I-motion do up! é mais progressivo.

      Quando ao tempo de troca de marchas, não vi diferença alguma entre o I-motion e o dualogic, até mesmo porque ambos precisam acionar a embreagem, trocar a marcha e desacoplar a embreagem, e isso demora entre 1 e 1,5 segundos, seja em operação manual, seja automatizada.

      Na realidade, o que eu percebi é que o software de gerenciamento do I-motion é que é mais refinado, pois aparenta ter mais mapeamentos, o que o torna mais progressivo. As reduções de marcha do I-Motion são quase imperceptíveis e mais suaves que o no Dualogic do Uno.

      Quanto ao interior, o do up! é bem superior, e basta entrar nos dois para verificar. Primeiro que o do up! é mais espaçoso. Segundo que é melhor acabado. O painel do up! é mais objetivo e sóbrio, com comandos melhor posicionados. As informações no cluster do up! estão nítidas e bem localizadas, enquanto no Uno é muita informação inútil que se coloca na tela e acaba confundindo, fora que o cluster é muito colorido.

      A iluminação do painel do up! é mais bonita, e o up! é claramente mais espaçoso e melhor acabado. Os bancos do up! são mais ergonômicos e o porta-malas do up! bem superior, sobretudo em função do fundo plano e do SAVE.

      Em termos de rigidez torcional, o up! é bastante superior, com seu rodar "sólido", já o Uno não transmite tal sensação.

      O interior do up! é bem mais silencioso, e o motor do up! mais progressivo.

      Quem dirigir up! e uno, vai ficar com o up!, que é bem mais agradável, prático e prazeroso de ser conduzido, fora que é mais confortável também.

      E temos que lembrar também que o up!, em configuração com equipamentos semelhantes, é R$ 3.500 reais mais barato que o Uno, e se for 2 portas, mais de R$ 6000 reais mais barato. E ainda é 20% mais econômico.

      Enfim, entre os dois, eu considero o up! bem superior em todos os aspectos.

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    3. Isso foi apenas um test-drive amigo, não tem como perceber grandes diferenças em um test-drive. Exemplo? Já andei em Civic LXR e Corolla XEi em test-drive porém não percebi diferença alguma no desempenho, acerto de suspensão coisa e tal, porque? Porque andei pouca coisa no carro, deu só para "sentir algumas coisas" do carro. Que o câmbio do up! é lerdo disso não há dúvidas, afinal de contas é uma transmissão automatizada de mono embreagem e sim eu concordo, a Dualogic Plus é superior sim. Em relação ao Uno ganhar os comparativos, nada mais do que o esperado né? O Uno tem uma ergonomia melhor, um acabamento melhor, a transmissão é melhor e ele tem um desempenho melhor custando praticamente a mesma coisa.
      O Uno não troca as marchas rápidamente nem aqui nem na China e nunca vai se assemelhar a um câmbio automático convencional. Eu fanboy? Você sabe o significado da palavra fanboy? Acho que não, recomendo a você procurar o significado dessa palavra antes de vir chamar alguém disso, ok? Em relação ao interior, isso é gosto pessoal pelo menos no quesito design. E como eu disse, eu escolheria o up! por "N" motivos tais como:
      * Pós-venda da VW é melhor que o da Fiat.
      * O up! é o carro que tem o menor custo de reparo segundo o CESVI.
      * A qualidade de construção do up! é melhor.
      * O up! é um projeto mais moderno e eficiente.
      * O up! é mais seguro.
      * O motor do up! é mais moderno e eficiente.
      * A direção é mais direta e eficiente.
      * O isolamento acústico do up! é melhor.
      * Nos testes de frenagem o up! se demonstrou superior.
      * O up! é mais econômico.

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    4. Eu já andei mais de 2.000 Km com o up! I-motion e o câmbio dele troca as marchas na mesma velocidade que uma pessoa levaria para acionar a embreagem, trocar a marcha e soltar a embreagem, e isso apenas da 1ª para 2ª. E talvez de 2ª para 3ª. O restante das trocas é mais rápida que um humano faria e as reduções são muito rápidas, se assemelhando a transmissões automáticas.

      No test-drive que fiz com o Uno, não observei superioridade alguma do Dualogic Plus sobre a do up! I-motion. Há, sim, programações diferentes. O do Uno é programado para segurar as marchas acima de 2.600 RPM, enquanto o up!, em uso normal, troca a 2.000 RPM.

      Muito provavelmente esse é um dos motivos do Up! ser 20% mais econômico. A programação da transmissão do Uno troca as marchas mais vezes, enquanto a do up! usa mais a disponibilidade de torque mais plana do EA-211 1.0 12V.

      Como a transmissão do up! troca marchas mais cedo, mais tempo tem que esperar para acoplagem das marchas de forma suave. Se enfiar o pé no acelerador, o up! troca as marchas tão ou mais rápido que o Uno.

      Quem diz que a transmissão I-motion do up é lerda ou não dirigiu o carro e está se baseando em vídeo de test-drive de 20 minutos que foi feito no Youtube, ou fez um best-drive de 5 minutos, que não é suficiente para saber o funcionamento do I-motion.

      Não vejo superioridade de um sobre o outro, mas prefiro o funcionamento do I-motion, que é mais suave.

      Quanto à ergonomia, só quem jamais andou no up! para dizer que a ergonomia do Uno é melhor. A ergonomia do Uno é péssima, o volante é elevado, e nos que não tem regulagem de altura, o volante encobre o velocímetro. A posição do volante cansa os braços e os bancos são muito inferiores aos do Up!.

      Sobre acabamento, o Uno tem plásticos mais recortados e um visual rebuscado, mas o acabamento dele é bem inferior ao do up!. Não dá para comparar. No Uno os plásticos tem variação de tonalidade, rebarbas para todos os lados, coisa que não se ve no up!.

      O Uno é bem mais ruidoso internamente que o Up!, não dá para comparar.

      E o Uno Dualogic com ar mais barato que tem custa R$ 47.900 reais, contra R$ 43 mil de um Move-up I-Motion 4 portas completo (esse carro sai a menos de R$ 40 mil com as promoções) e de R$ 41 mil do up 2 portas.

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    5. Ainda sobre acabamento, o painel do Uno tem um grafismo ostensivo, todo colorido, com degradês em vermelho, pontos em amarelo. E a tela central de LCD solta mensagens confusas...é uma profusão de informações sem lógica.

      O painel desse "novo Uno" é claramente um enxerto de uma peça plástica rebuscada sobre o painel anterior, totalmente de plástico.

      A ergonomia é mal estudada no Uno. Os botões do ar-condicionado ficam na parte inferior do console central, obrigando o motorista a tirar atenção da via para acioná-lo. Já som é na parte superior, totalmente desconectado dos demais comandos. E os botões ficam espalhados sem lógica.

      No up! há o módulo de comando central, com controle do som, ar-condicionado e demais botões de sinalização, desembaçador traseiro. Tudo agrupado em um ponto central de fácil acesso, com desenho limpo, simples e funcional, muito elegante. E para operar tais comandos não é necessário desviar a atenção da via, já que eles ficam um pouco abaixo do campo de visão do motorista.

      E tem o detalhe que o painel do up! não invade a área do passageiro e do motorista. Observem a distância do painel à beirada do banco do motorista e passageiro para ver a diferença de espaço que há entre os dois.

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    6. O sistema de som do Uno é outra coisa que considerei muito mal estudado. Trata-se de uma peça enorme, do tamanho de um sistema multimídia.Só que não é multimídia. É um tela simples, que traz apenas a informação do rádio, volume do som, basicamente as mesmas informações que são mostradas no visor do up!, muito menor, e que ocupa menos espaço no painel.
      Acredito que a tela grande do rádio do Uno está lá apenas para "aparentar" ser um sistema multimídia, mas não é de fato. Então ele só ocupa um espaço, sendo pouco funcional.

      No caso do up!, o sistema de som fica posicionado abaixo, e, caso se opte pelo Maps and More, este se integra ao sistema do carro, trazendo informações do computador de bordo, econômetro e ainda o GPS, com uma tela que posicionada em um local que permite ao motorista consultá-la sem desviar a atenção da via.

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    7. Concordo com tudo o que o blogueiro escreveu!
      Não há como comparar esse uno com o up!
      Conheço bem o uno, pois no escritório temos esse modelo, que usamos quando em serviço que, além dele, temos um voyage, um gol e uma partner, todos com câmbio automatizado, exceto a partner e afirmo, categoricamente, que esse uno dualogic é uma bost*!
      Mal acabado, cheio de rebarbas, acabamento sofrível e super Gastão.
      O funcionamento do imotion, especificamente, no up, é perfeito, com trocas de marchas nos tempos corretos e maximizando tanto a performance, como a economia de combustível!
      Quem fala que esse câmbio é um lixo, ou nunca dirigiu o up, ou simplesmente critica por criticar e eu era um que achava esse cambio ruim, baseado em minhas experiências com o gol e voyage imotion, que, nesses carros, realmente, era muito ruim!
      Digo isso com autoridade de quem tem, para uso particular, um up manual e um imotion!
      Esse dualogic plus não tem o mesmo acerto que o imotion, nunca!
      A Fiat está à anos-luz da modernidade e da tecnologia da VW

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    8. O cluster de controles do Up é muito pratico, e principalmente seguro na sua operação, vc faz um pequeno desvio da cabeça para ligar o ar ou acertar a temperatura ou fechar a recirculação ou mudar de estação do radio, etc. Vá dirigir um Sandero e tente ligar e regular o arcon, depois me diga alguma coisa. O Up é muito bem projetado, estado-da-arte.

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  2. Apenas o título da matéria deveria ser "Comparativo - Uno Sporting x UP!".

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  3. Porque apenas nesse blog a transmissão do Up é melhor do que a do Uno? Tirando que o Uno tem aletas para troca de marcha e função sport, start/stop, coisa que o Up nem sonha um dia em adquirir.
    Acho que todos os outros portais automotivos estão errados, apenas esse é correto.
    Parabéns ao blog mais uma vez.

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    1. Talvez seja a qualidade construtiva do Up que está a anos luz a frente do Uno, a começar das 5 estrelas do LatinCap.

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    2. SIm, até porque a qualidade construtiva tem tudo a ver com o cambio né.

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    3. José, Vc não entendeu ainda? O CarBlog é para quem curte VWs - PONTO.

      O titulo deveria ser de um comparativo, Dualogic x I-motion ou algo similar.

      Mas, tudo que foi dito do Up i-motion é pura verdade; o Up com este cambio surpreende e como Vitor referiu, antes de comprar um Up MT é bastante recomendado andar no i-motion que é show! E não vai dar problemas, pois é um sistema eletromecânico, robusto e de baixo custo de reparação se ocorrer, que duvido. Sds

      Quanto o Dualogic +, eu nunca dirigi. Parece que a Fiat-Bosch resolveu os problemas da primeira geração e sua baixa confiabilidade.

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    4. Fora que só eu só eu que acho o painel e o acabamento do Uno melhor?? Ok, Up! é o mais seguro, mas em questão de acabamento interno, acho que o Uno leva MUITA vantagem, principalmente pelo fato de não ter lataria a mostra...

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  4. O up imotion é sensacional!
    Estamos em viagem pelo litoral com um cross up imotion, percorrendo, até agora, em torno de 600 km, e o comportamento em estrada foi surpreendente!
    Funcionamento preciso, suave e extremamente silencioso, muito melhor que meu antigo Picanto AT, e muito semelhante ao funcionamento preciso do AT do 500 que tínhamos antes do cross!
    Já dirigi Fox e Voyage com esse câmbio, e sempre achei uma bost*, mas no up, é espetacular.
    Quem nunca dirigiu, recomendo um bom testdrive, antes de partir para um manual!

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  5. O UP vai colocar o UNO no bolso quando a VW lancar o GT aí eu quero ver .....

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    1. Vai sim, não ta vendendo nem o aspirado por 40 mil, quanto mais o turbo beirando 60 mil

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    2. O up! já é o sexto carro mais vendido do Brasil, e só não vende mais que o Uno pois a VW não está vendendo ele para frotista, coisa que a Fiat faz de baciada com o Vivace.
      O fato é que tem muito mais up! na rua que esse Novo Uno.
      Up! tá vendendo como nunca, bateu recorde de vendas em janeiro e em fevereiro tá bombando novamente.

      http://www.car.blog.br/2015/02/palio-lidera-e-fox-e-o-segundo-no.html
      Parabéns VW por fazer um carro tão bom e tão acessível.!

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  6. Já saiu o Preço dele, eu não sabia que a VW já o tinha lançado.

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  7. Vou voltar ao mundo, provavelmente se bobear sera Mais barato que o UNO SPORTING.

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    1. kkkkk, eu torço por isso, mas infelizmente não, tomara que seja um sucesso, assim as outras montadoras se sintam obrigadas a fazer carros melhores e por aí vai, bom para o consumidor.

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  8. Fiquei na duvida se o etanol faz tanta diferençã assim! O Uno Sporting Dualogic nos testes do Carplace fez 14,5 - 1,4 secs mais rapido do que o testado pelo Carblog.

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    1. Não há o que se ter dúvida, pois a questão é muito simples. Os carros da VW não apresentam diferença de desempenho com etanol ou gasolina, e o up! é emblemático nesse sentido, já que, na 4 Rodas, foi mais rápido testado com gasolina que com etanol.
      Isso é o correto, já que 99% dos consumidores usam a gasolina.
      Ocorre que Fiat e Ford ajustam seus motores para oferecer melhor desempenho com etanol, pois sabem que as revistas, em sua maioria (exceto a 4 Rodas, agora) testam os carros com etanol.
      Só que esses carros, como Uno e Ka, muito ajustados para etanol, quando coloca gasolina piora bem. E aí que os VW crescem, pois eles andam bem tanto com gasolina como etanol, basicamente a mesma coisa. E os Ford e Fiat perdem muito desempenho com gasolina.
      No final das contas, qual o melhor para o consumidor? Evidente que a abordagem da VW, já que, tanto com etanol quanto gasolina o carro tem o mesmo desempenho, sendo com gasolina até um pouco melhor, beneficiando, assim, a maior parte dos consumidores.
      Moral da história: a VW ajusta seus motores para que sejam melhores nas mãos dos consumidores. Já Ford e Fiat ajustam para que se saiam melhores nos testes de revistas.

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    2. Deixe de ser ridículo, Carlos, o que manda é o jabá, na prática os resultados são muito diferentes, eu por exemplo, consigo no etanol resultados de consumo, bem melhores que a 4R na gasolina.

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    3. Exatamente isso. Os resultados são muito diferentes mesmo do Uno e do Ka em termos de DESEMPENHO quando os carros estão abastecidos com gasolina ou etanol, sendo muito mais rápidos com etanol.
      A Quatro Rodas é a única que testou os carros com etanol e gasolina, e o que ficou claro é que tanto o Ka quanto o Uno ficam muito mais rápidos quando abastecidos com etanol.
      Já no caso do up!, os números da 4 Rodas mostram que o desempenho é o mesmo tanto com etanol quanto com gasolina, sendo, inclusive, um pouco melhor com gasolina.
      Todos os demais sites e revistas testam apenas com etanol.
      Como a Ford e a Fiat sabem disso, então elas preparam o carro para ser melhor com etanol, e ir bem nos testes de revistas.
      Só que a mudança da 4 Rodas, ao resolver testar os carros com gasolina, expôs esta artimanha da Fiat e da Ford, pois evidenciou que tanto Ka quanto Uno perdem e perdem MUITO desempenho com gasolina.
      E mostrou também que o up! é o único que fica melhor com gasolina.
      Então, qual o combustível mais usado? 99% das pessoas usam gasolina. Então, ficou claro que Fiat e Ford fazem carros para ir bem em testes de revistas com etanol.
      Já a VW faz carros para ir bem nas mãos dos consumidores (que usam gasolina).
      Entendeu ou preciso desenhar melhor? Eu não falei de consumo. Falei de DESEMPENHO.

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    4. O próprio Car.Blog notou que o Ka fica 1.5s mais rápido quando abastecido com etanol, veja:
      http://www.car.blog.br/2014/11/novo-ford-ka-10-consumo-e-comportamento.html

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    5. Já cansei de lhe chamar para uma prova prática, mas você não aceita. Estudei engenharia mecânica, FEI, na década de 70, engenharia metalúrgica, UFF, década de 80, nasci apaixonado por carros e me informo desde moleque na Quattroruote ( não confundir com Quatro Rodas), Auto Motor und Sport, etc, portanto não preciso que desenhe nada para mim. O carblog é nitidamente VW, mas tem a grande qualidade de publicar as opiniões contrarias. Vou comprar um Up! com computador de bordo, pois os das locadoras normalmente não tem, para ver se iguala o consumo que consigo com o meu Evolution 1.4.

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  9. Diferença potência etanol - gasolina
    Ka 1.0 = 05 cv
    Nissan 1.0 = 00 cv
    Picanto = 03cv
    Uno 1.0 = 02 cv
    Uno 1.4 = 3cv
    Up! = 07 cv

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    1. Isso é teoria. Na prática dos testes da 4 Rodas, o que se vê é:

      - o Ka com gasolina sendo 1.5 segundo mais lento que o Ka com etanol
      - o Up! com gasolina sendo 0,2 segundo mais rápido que o up! com etanol
      - o Uno com gasolina sendo 1.5 segundo mais lento que o Uno com etanol.

      Então: Ford e Fiat preparam motores para se dar bem em testes de revistas - que são feitos com álcool, em sua maioria (exceto a Quatro Rodas).

      Já a VW prepara seus motores para se dar bem nas mãos dos consumidores (já que a maioria usa gasolina).

      E você é um que pelo jeito caiu como um pato na artimanha da Fiat, comprou um Uno 1.4 achando que tava abafando com consumo e desempenho, e quando pega o carro descobre que o consumo baixo exibido no INMETRO é do carro sem ar-condicionado, e que, com ar-cond. instalado, o seu Uno 1.4 é um petroleiro de marca maior, como este Uno mostrado aqui, que bebe mais em estrada que o Up! em cidade...kkk
      Pior, descobriu tb que os números de desempenho que vc leu na sua revista favorita só vale para etanol, e quando coloca gasolina, o seu Uno 1.4 toma pau de Up! 1.0...especialmente em retomadas...kkkkk

      Pode chorar, amigo, e procure todos os números para tentar aplacar sua dor de ter sido enganado. Agora só resta tentar se enganar a si próprio.....Assim é a vida de Fiateiro....

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    2. Christian, não vale a pena discutir com esse cara, ele não tem carro! Quem se baseia em números de revistas como se estivesse jogando super trunfo pra dizer que o carro da marca que ele venera é o melhor e qualquer outra compra é péssima, nunca dirigiu,não dirige, e nem sabe. O melhor carro é aquele que você pode comprar/manter, se adapta e atende as necessidades, cidadão! Ninguém anda na rua apostando corrida ou batendo o carro todo final de semana, nem vive em função da economia ou estrutura do carro ser melhor que a do vizinho, quem anda tomando pau é o consumidor que paga mais de 40 mil num carro 1.0.

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  10. Uno é carro bom o uno é um carro popular não é um volvo e nem mercedes - benz porque a vw não fala que as peças são mais caras e golf tsi completo 1.4 custa 86.000.00

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  11. Legal...

    O Uno vem com uma central multimidia não mencionada no comparativo. Vem com aletas para trocas de marchas que é um belo de um recurso, vem com painel com display colorido LCD, vem com o porta-malas totalmente forrado em carpete, portas totalmente forradas e com aplique em tecido.

    Aí a avaliação coloca o painel colorido como um defeito, porque é colorido e exibe muita informação rsrsrs Ou seja, Mercedes, Audi e carros de categoria superior precisam rever seus conceitos e abandonar os paineis de LCD porque exibem uma "profusão de informação sem lógica". Santo Deus...

    O Up chega a passar vergonha na foto com sua lataria exposta internamente, sem nenhum aplique em tecido nas portas e painel extremamente simplório.. Não vamos confundir simplório com sóbrio. O painel do Golf é sóbrio, mas não é simplório e espartano como o Up.. Lembra o Celta quando foi lançado.

    Já com relação à mecânica, sim.. é fato que o motor 3 cilindros combinado ao baixo peso do carro oferece uma vantagem significativa na relação custo x benefício no que diz respeito ao desempenho x consumo. A solidez da estrutura e acerto dinâmico também são superiores, embora não seja admissível apontar um vencedor entre os câmbios já que os dois são produzidos pelo mesmo fabricante e apresentam as mesmas especificações (velocidade de troca, etc). O que muda é apenas a programação e nisso o dualogic plus é superior, citando apenas o recurso creeping que é uma mão na roda na hora de estacionar.

    Não é a toa que o Up é mais barato. É mais pobre internamente, com menos recursos tecnológicos e mimos para o proprietário. O up oferece um valor mais acessível e interior mais despojado e apertado, mas compensa com um melhor acerto dinâmico e uma direção elétrica bem calibrada, o que implica num maior prazer ao guiar aos apaixonados por carro.

    Embora o Uno seja claramente superior ao Up na minha opinião (com larga vantagem nos itens de série e acabamento e pouca perda no conjunto mecânico), eu ainda prefiro o Up simplesmente porque o peso de um bom acerto mecânico e dinâmico são fundamentais na minha escolha.

    Mas não posso concordar com as aberrações apresentadas na avaliação desse blog que passa imagem de total parcialidade em relação à VW. Melhor ser sincero e admitir as deficiências do modelo e alogiar a superioridade do rival do que perder a credibilidade.. Hoje só venho aqui muito de vez em quando rir das avaliações.

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