A Volkswagen e a Fiat já publicaram suas tabelas de preços de seus carros com o IPI cheio, então já é possível estabelecer uma comparação de preços entre o up! e o Uno - dois principais concorrentes do segmento de compactos.

Fiat Uno 2015 x Volkswagen up! 2015 - Preços

Sendo assim, colocamos na tabela abaixo o comparativo de preços de quatro versões dos dois carros com equivalência em termos de itens de série.

Volkswagen up!PreçoFiat UnoPreçoDiferença a favor do Uno
VW Take up! 2 PortasR$29.990Uno Vivace 1.0 + Kit VisibilidadeR$29.295R$695
VW Take up! 4 PortasR$32.250Uno Vivace 1.0 4 Portas + Kit VisibilidadeR$31.465R$785
VW up! Take-up! 4 portas + A/C + Vidros Elétricos + AlarmeR$37.670Uno Atrractive 1.0 + Ar + DH + Vidros e Travas Elétricas (Kit Celebration 1) + Alarme (R$37.264R$406
VW up! Move-up! I-Motion + A/C + Vidros Elétricos + AlarmeR$42.731Uno Way 1.4 DualogicR$48.086-R$5.355

Take up! x Uno Vivace - versões de acesso

No caso das versões de acesso, o up! já vem de série com limpador e desembaçador traseiro, enquanto o Uno para ter tais itens precisa adicionar o pacote Visibilidade.

Fiat Uno Vivace 2015 x Volkswagen up!

Assim configurados, o Uno fica R$ 695 reais mais barato na versão de 2 portas, e R$ 785 mais em conta no modelo 4 portas.

Fiat Uno Vivace 2015 x Volkswagen up! - interior
Fiat Uno Vivace 2015 - interior
Take up! 4 portas completo x Uno Attractive 1.0 - versões intermediárias

A segunda comparação é entre as versões 4 portas, com ar-condicionado, direção com assistência, vidros e travas elétricas.

Volkswagen up! 2015 x Fiat Uno - comparativo

Nessa configuração, o Take up! fica em R$ 37.670 reais, enquanto o Uno Attractive com os mesmos itens sai R$ 37.264, ou seja, R$ 406 reais mais barato.

Volkswagen up! 2015 x Fiat Uno - interior
Volkswagen up! Take-up! - interior
up! I-Motion x Uno Dualogic

No caso das versões com transmissão de operação automática, o modelo mais acessível do Uno é o Way 1.4 Dualogic, que, quando equipado com ar-condicionado, vidros e travas elétricas, banco traseiro bi-partido e terceiro apoio de cabeça traseiro vai a R$ 48.086 reais.

Volkswagen up! I-Motion

O up! Move-up! 4 portas, com basicamente os mesmos itens sai por R$ 42.731, ou seja, R$ 5.355 reais mais barato.

Fiat Uno Dualogic

Comparativo de desempenho



Segundo os testes da Revista Quatro Rodas, o up! 1.0 acelera de 0 a 100 Km/h em 14,2 segundos, enquanto o Uno 1.0 termina a mesma prova em 17,6 segundos, ou seja, 3,4 segundos mais lento.



No caso das retomadas de velocidade, o up! é 14 segundos (!) mais rápido na retomada de 80 a 120 Km/h  que o Uno 1.0.

Consumo - dados do INMETRO

O Volkswagen up!  é mais econômico, tanto em cidade quanto estrada, com etanol ou gasolina, conforme medições do INMETRO.




Novo Fiat Uno 2015 x Volkswagen up! 2015 - consumo
Em cidade, o up! tem média de 9,1 Km/l de etanol - 16,7% melhor que os 7.8 Km/l do Uno 1.0 com ar-condicionado. Com gasolina o up! é 19% melhor, com 13,2 Km/l, contra 11,1 Km/l do Uno.


Novo Fiat Uno 2015 x Volkswagen up! 2015 - consumo

Em estrada o up!, com 9.9 Km/l, é 10% mais econômico que o Uno, que fica em 9 Km/l. Com gasolina a diferença se amplia para 12,5%, com 14,4 Km/l do up! contra 12,8 do Uno.

Segurança 

O Volkswagen up! recebeu 5 estrelas para adultos e 4 estrelas para crianças em teste de impacto do instituto Latin NCAP. Seus destaques são sua carroceria feita com aços e alta resistência e o fato de contar com ganchos ISOFIX para cadeirinhas infantis (que são presos na carroceria). Veja o vídeo do teste do up! abaixo.



O no obteve na mesma prova 3 estrelas para adultos e 2 estrelas para crianças, mostrando-se mais vulnerável a impactos. Além disso, para crianças o Uno não oferece fixação de cadeirinhas infantis ISOFIX, o que significa dizer que elas ficam presas ao banco traseiro e não na carroceria, como no caso do up!, e são, portanto, muito mais inseguras expondo as crianças a riscos bem maiores em caso de acidente. Veja o vídeo do teste do Uno abaixo.



Conclusão

O Volkswagen up! oferece uma melhor relação custo x benefício que o Uno, visto que tem é cerca de R$ 700 reais mais caro que o Uno nas versões com transmissão manual, mas oferece desempenho muito superior, consumo em média 15% menor e é muito mais seguro.


Já no caso das versões automáticas, o Up!, por ser 1.0, é mais de R$ 5.000 reais mais barato.

24 Comentários

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  1. Nisso eu concordo, o Up! é melhor que o Uno e tem melhor custo benefício (exceto para as versões automatizadas). Agora só uma curiosidade com relação a estes tempos de retomada. Na prática, ocorre mesmo esta diferença? Pergunto isto porque parece que uma vez eu li que os testes de retomada eram feitos utilizando-se apenas uma marcha, digamos, a 5º. Se este procedimento é mesmo utilizado, ele privilegia carros com câmbio mais curto em detrimento dos que tem câmbio mais longo... Isto procede? Na prática, se eu precisasse fazer uma retomada, a primeira coisa que eu iria fazer era reduzir a marcha.

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    1. As versões comparadas tem preços semelhantes e com equipamentos iguais. A versão nova já custa bem mais.

      A matéria nem citou que o Uno ainda usa uma direção hidráulica pouco comunicativa, enquanto o Up! utiliza direção elétrica, a motorização do Uno também é antiquada, assim como seu nível de segurança.

      O Uno só vale a pena para frotistas ou na versão nova, mas com bom desconto, pois sem desconto o valor fica igual ao do Novo Ka, que é um produto superior.

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    2. Mas no Uno Vivace, o interior não mudou. Se não me engano, somente da atractive para cima na linha 2015 houve a reformulação.
      O desempenho do Uno 1.0L é muito inferior também, além de possuir uma construção menos refinada, embora o interior das versões intermediárias tenha melhorado bastante e na minha opinião, mais agradável do que o do Up!. A qualidade construtiva da versão de entrada do Uno, estou para falar que é uma das piores da categoria.

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  2. Uai, nessa base de preços, melhor o UP! ein?

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  3. É aí q a Fiat dá o troco na Vw, na hora da venda os preços são outros...

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  4. Tomando como base os preços de tabela, o Up! é uma compra mais racional. O que talvez justifique o maior volume de vendas do Uno, é o próprio nome "Uno" que já é um carro mais conhecido no mercado, até mesmo para os menos antenados.
    Agora vão me desculpar os fiateiros, mas esse Uno 1.0L é ruim de doer, principalmente a versão de entrada.

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    1. O Uno vende bastante para frotistas, pois tem nome forte, tradição, peças baratas e disponíveis em qualquer esquina. Entretanto, para consumidores finais, ambos os modelos tem vendas no mesmo patamar. Além disso, na hora da compra a Fiat oferece descontos bem mais generosos.

      A grande vantagem do Uno nessa briga de vendas "Uno vs Up!" é que o Fiat consegue vender bem para frotistas e o VW não.

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  5. O autor da matéria coloca o vídeo do test do Uno com nota 1 estrela e escreve que o Uno tirou 3 estrelas!! Acho melhor corrigir isso, pois ficou muito estranho.

    Quem tirou 3 estrelas recentemente foi o Novo Palio equipado com airbags. O Onix também tirou 3 estrelas. O Uno testado foi bem mal e afundou até o assoalho. É possível que com airbags atinja 2 ou 3 estrelas.

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  6. Fiz teste drive nos dois e gostei mais do uno, o uno é mais confortável e espaçoso, só que revisão a cada 6.000 km tô fora. Já o up tem um motor melhor, acabamento por acabamento achei o uno um pouquinho melhor. Já as css da fiat e vw são horrorosas, tratam voçê como mais um.

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    1. É questão de gosto mesmo, mas tecnicamente falando há um abismo entre Up! e Uno.

      Já aluguei Uno várias vezes e já dirigi algumas vezes o Up! de minha sogra. Se fosse escolher entre os dois, em suas versões 1.0, certamente levaria um Up!, pois na minha percepção o Up! é bem superior.

      Destaco no Up!, em relação ao Uno:

      O isolamento acústico, que é MUITO melhor que o do Uno; O acabamento, que é bem superior em montagem e qualidade dos plásticos utilizados(O Uno sempre tem plásticos riscados e descascando, pois são pobres e de baixa qualidade, além das rebarbas aparentes); O desempenho, que não tem nem comparação, o Up! anda muito mais em qualquer situação. O câmbio do Up! também é bem melhor e mais preciso, assim como a direção, que é elétrica e bem mais comunicativa. O Up! também é mais estável e melhor de curva, o que pra mim, que gosto de dirigir, é uma vantagem. Por fim, o Up! tem isofix e uma estrutura 5 estrelas, enquanto o Uno é inseguro e não tem isofix.

      Na comparação dessas versões mais básicas acho difícil alguém escolher um Uno, mas o problema é que o Up! fica muito mais caro nas versões superiores e aí sim a briga fica mais complicada, pois o Uno evolui bastante, em termos de acabamento, na versão nova.

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    2. Revisões a cada 6 mil km? Onde isso? A fiat sempre teve revisões a cada 15 mil km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. Agora passou para 10 mil km ou 1 ano. Já na VW, as revisões são a cada 6 meses.

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    3. Na verdade, a Fiat tem revisões de 10 em 10mil, mas a cada 5mil é preciso substituir o filtro de combustível e trocar o óleo, isso para todos os usuários que se enquadrem no "uso severo".

      Lembrando que quase todos os usuários se enquadram no "uso severo":

      "ADVERTÊNCIA - Óleo do Motor
      Substituir o óleo e o filtro de óleo
      a cada 5.000 km, se o veículo estiver
      sujeito a quaisquer das seguintes
      condições:

      - Reboques;

      - Estradas poeirentas, arenosas ou
      lamacentas;

      - Motor que roda frequentemente
      em marcha lenta, condução em distâncias
      longas com baixa velocidade
      ou baixa rotação frequente (por ex.:
      “anda e para” do tráfego urbano,
      táxis, entregas de porta em porta ou
      em caso de longa inatividade);

      - Trajetos curtos (até 8 Km) com o
      motor não aquecido completamente.



      Ou seja, todos que utilizam o carro na cidade se enquadram no "uso severo", pois enfrentam trânsito com frequência. Os que rodam em estradas empoeiradas também, assim como os que rodam em baixas velocidades ou baixas rotações. O cidadão que mora no interior e roda pouco também entra no uso severo.

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  7. Up se apresenta melhor que o Uno em quase todas as versões.

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  8. a expressao "custo beneficio" nao c aplica a nenhum carro zero no brasil....os carros estao tao superfaturados q tah parecendo cuba

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  9. Eu prefiro o UP!, muito mais carro que essa carroça da UNO.

    oFF TOPIC:

    http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2015/01/caixa-anuncia-que-vai-subir-juros-do-financiamento-imobiliario.html

    Construtoras quebrando em 3,2,1...

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    1. Concordo.
      Se depender de mim, essas construtoras e os corretores, vão morrer de fome. Aqui em Sampa está um absurdo os preços.

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    2. Cara, o pior de tudo é com relação a localização, cada lugar sem infra-estrutura que as construtoras escolhem para construir, causa até medo.

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  10. BOM SE ANALISAR BEM O VW UP É MUITO MAIS CARRO ,SÓ QUE O POVO BRASILEIRO GOSTA DE PAINEL COM BOTÃOZINHO E LUZINHA ,AI O UNO GANHA DISPARADO .

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    1. Não é isso, o carro chefe e o palio fire que certamente vende mais pra frotistas.
      O valor do carro tb conta muito na hora da compra e na css o palio é mais barato.

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  11. Fiat uno 1.0 e palio fire 1.0 estão entre os piores de suas categorias, digo pq já tive um palio fire celebration. A lataria parecia de papel e a 120 km/h o carro parecia um barco de tanto que balançava. Por 37 mil va de hb20 ou novo ka.

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  12. Recebi o meu Evolution 1.4, criative 1, agora à tarde, desembolsei 34.750,00 com desconto de ~4% sobre a tabela e 2.500,00 de bônus ITAUCARD FIAT. Gostei das primeiras impressões, comparando com o 1.4 Attractive 2010 que possui, o comportamento do acelerador está bem civilizado, principalmente entre 1000 / 2000 rpm, vibrações diminuíram, provavelmente fruto do reforço estrutural e retrabalho em coxins, ficou mais parecido com o 500 Cult, que pesa uns 90 Kg a mais. Com relação ao Attractive o diferencial passou de 4,067:1 para 3,714:1. Se conseguia 22 Km/l, devagar, no Attractive, nas raras vezes que utilizava gasolina, vamos ver no Evolution, claro vou utilizar mais a 4ª, mas isso faz parte dos 4 + E, bem vinda 6ª marcha....

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  13. Novidade o Up ganhar algum comparativo aqui!!Aff,em relação ao uno o Up tem a vantagem de segurança ,desempenho quando o motor do uno é 1.0, mas quando o Uno é 1.4 ele só perde em modernidade de projeto e segurança, visto que ele anda mais que o Up e consome quase mesma coisa, mesmo sendo 1.4, mas o que esperar, se o único lugar em que o ka sofreu criticas foi aqui, por que em qualquer outro blog ou site automotivo o novo ka ganhou ou no mínimo foi elogiado, a não ser na 4 rodas( no qual a mesma sempre critica carros da Ford), e aqui que p ka fica muito atrás do Up, mas a realidade é bem diferente!!!!

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  14. O preço do uno no site completo é 43.983. Ta errado este valor ai

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    1. o. melhor. mesmo. e o. up. mas. resistente. na durabilidade

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