A Volkswagen do Brasil já iniciou a produção de carrocerias do Golf nacional em sua unidade em São José dos Pinhais (PR), conforme comunicado oficial da empresa.


A fábrica recebe investimentos de R$ 520 milhões para adequá-la à estratégia Modular (MQB), que proporciona mais flexibilidade ao processo produtivo, e também ao conceito global "Think Blue. Factory.", que estabelece a meta para que todas as fábricas da Volkswagen em todo o mundo melhorem em 25% seus indicadores ambientais de consumo de água e energia, de emissão de gás carbônico e de geração de resíduos e solventes até 2018, em relação a 2010.


Assim, por meio do uso de nova geração de robôs e de pinças de média-frequência, o processo de armação do Novo Golf apresenta uma economia de aproximadamente 30% no consumo de energia elétrica, quando comparado com os equipamentos convencionais.


O Golf fabricado no Brasil adota as especificações do modelo mexicano, mantendo a plataforma modular MQB e os atuais motores: 1.4 TSI das versões Comfortline e Highline, com 140 cv e preços partindo de R$ 73.800, e 2.0 do GTI, com 220 cv, que custa a partir de R$ 108.500. Além dessas, haverá a opção Trendline, com preço estimado em torno de R$ 65 mil reais, com motor 1.6 16V, de 120 cavalos (veja detalhes desta versão aqui).


A planta de São José dos Pinhais é responsável pela fabricação dos família Fox, Fox BlueMotion, CrossFox e SpaceFox. E é de onde também sairá os A3 Sedan e Q3, da marca de luxo da Volkswagen, a Audi.

VW Golf GTI 2015

Além dos equipamentos, mais de 2.000 funcionários da fábrica estão sendo treinados para a produção do Novo Golf desde 2014, envolvendo aulas práticas e teóricas sobre o novo processo produtivo.

Histórico

Golf de 4ª geração - fabricado no Brasil
Golf de 4ª geração - fabricado no Brasil
A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais foi inaugurada em 1999 para produzir o Golf de 4ª geração (imagem acima) - modelo que ficou em produção até 2007 (veja modelos históricos do Golf brasileiro clicando aqui).

VW Golf 4,5 - fabricado no Brasil

Nesse ano chegou ao mercado o Golf 4,5, uma reformulação do Golf 4, e que permaneceu em produção até 2013 (veja nosso teste de longa duração com o Golf 4,5 clicando aqui).

Audi A3 - fabricado no Brasil entre 2000 e 2006

No ano 2000 começou a produção do Audi A3 na mesma unidade - modelo que ficou em produção até 2006.


Em 2003 o Fox começou a ser produzido, sendo que permanece até hoje, junto com suas derivações: CrossFox, desde 2005; SpaceFox, desde 2011.

43 Comentários

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  1. Se manter o padrão de qualidade construtiva do antigo Golf, será muito bom. Minha preocupação, é se não vão capar o carro em termos de equipamentos. Vamos aguardar.

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    1. Em relação aos modelos 1.4 Tsi acho improvável, pois seria um tiro no pé fazer isso, faria o carro vender menos do que já vende.
      Agora, no 1.6 Trendline, se prepare para ver um Gol bombado com nome de Golf, e totalmente capado em equipamentos, e mais, 65 mil é muito improvável por ele, vai vir encostando nos 70 mil, pode ter certeza.

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    2. Caro SDS!!!

      O Rafael esta certo na sua afirmação, conhecendo a metodologia Volks , "COM CERTEZA" a mesma vai depenar o carro e vai oferecer num preço proximo a 70 mil reais(chuto de 67 mil + ou -), pra infelicidade de todos nos!!!Abs

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    3. Infelizmente para ser competitivo por aqui, não há outra saída a não ser capar o carro. Dura realidade de nossa república.

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    4. O Golf Trendline não vai ser uma opção viável, esperem e verão.
      Vai vir extremamente capado, especulo que irá vir bem parecido com o Fox internamente.
      Conhecendo a VW do Brasil, não da para esperar coisa boa, esse Gol Bombado vai vir caro e bem depenado, infelizmente, mais uma vez, não teremos algo bom por um preço razoável.

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    5. No meu ver o grande problema da Volks é que a mesma "adoçou" nossa boca, com o belíssimo e legitimo Golf Alemão, ai agora tudo que ela esta fazendo com o carro, sempre vem a comparação com o verdadeiro Golf. Mas isso não muda o fato de que esse " empobrecimento " no Golf que a mesma vai fazer, vai deixar gerar muita critica em cima da mesma, antes ela não tivesse importado o Golf Alemão, pois ai essa comparação não existiria!!!!

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    6. Engraçado. A versão mais vendida do Focus é a S 1.6, versão do carro que vem com freios a tambor, airbag duplo, volante de plástico...
      Se o povo paga 66 mil num Focus sem farol de neblina nem sensor de estacionamento, pagaria num Golf The Very Best sem dúvidas.

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    7. "Se o povo paga 66 mil num Focus sem farol de neblina nem sensor de estacionamento, pagaria num Golf The Very Best sem dúvidas."

      Povo quer imagem. Vai continuar comprando o Focus S que tem cara de carro caro e não vai comprar o Golf Trendline que tem cara de Gol.

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    8. Este comentário do Petrucci é deprimente... se mata cara.

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  2. Eu imagino que o Golf 1.6 não vai valer a pena, visto que com um pouco mais de dinheiro você pula pra confortline que é melhor em tudo do que esse trendline, mas essa versão com certeza vai ser a mais vendida, pois não são todos que tem mais de 70 mil hoje em dia. Meu caso , que pretendo entrar no segmento dos médios, estava pensando seriamente em comprar um Focus se 1.6 powershifth, pois a mesma é vendida a pouco mais de 70 mil e tem um acabamento e itens de serie melhores que a versão s manual, ou um Golf Confortline mais completo ou um Highline "básico". Conversei com a dona maria aqui em casa( ela não aprovou minha ideia de comprar um Novo Golf, visto a fama de visado que o mesmo tem...ela tem medo...), e ela me falou pra comprar um Focus 2.0 com a seguinte alegação " já que você quer comprar esse carro, já compre uma versão 2.0 mais completa", logicamente que me espantei com essa afirmação!!rs( esperava uma reclamação ou coisa assim...rsrs), mas depois analisando acabei concordando com ela, pois do que adianta você querer pegar um carro do segmento dos médios agora pra daqui a 01, 02 anos querer trocar, pois você esta infeliz com desempenho ou itens de serie, vale mais você guardar uma grana a mais e ir pra uma versão melhor do que você se arrepender depois!!!Abs

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    1. Como o Gol top de linha chega a custar 60k ou mais, é mais vantajoso juntar 5k e pegar um Golf Trendline 1.6. Neste caso vai valer muito a pena trocar uma carroça top por um carro global.

      Essa versão de entrada do Golf vai ser direcionada para os consumidores dos compactos top de linha (Gol e Fox) ou premium (Polo), que neste último caso ficaram a ver navios.

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    2. Mas Caro Caio-sp!!!

      Digamos que esse versão trendline venha por 68 mil, não seria mais interessante a pessoa juntar mais 5 mil por exemplo e pegar o confortline manual (73 mil) que é uma opção muito melhor que a trendline?!!Bom pelo - eu se fosse comprar um Golf iria pular essa versão ai pra confortline que é bem mais interessante em tudo, acredito que alem de ter um acabamento melhor e mais itens de serie, já vem com o belo motor 1.4 TSI da Volks, então volto a repetir, pelo na minha opinião essa opção do Golf não valerá a pena!!!Abs

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    3. A diferença é de 8k

      Em relação ao comfort o que perde mesmo é o park pilot, leitor de cd, volante em couro e rodas de liga leve. O display multifuncional é empobrecido, mas continua com a mesma funcionalidade.

      No mais é o mesmo carro, eu lembro de ter visto um review dele na europa.

      A diferença do 1.6 16v pro 1.4 TSI talvez não seja tão sensível a ponto de valer 6k pra alguns consumidores, até porque são motores da mesma família e ambos de concepção moderna.

      Muito choro em torno do trend. Será um bom carro, ainda mais quando comparado aos carros na faixa de preço dele como o Focus 1.6 S.

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    4. Isso ai é sua opinião, eu já acho que vai vir igual ou mais pelado e empobrecido como o Focus 1.6s, e outro o 1.6 16v pode ate ser moderno, mas sera que vai ter um desempenho satisfatório no Golf?!!Lembrando que no Fox o mesmo faz o 0 a 100 em 11.1 s, segundo fontes do próprio blog( "http://www.car.blog.br/2014/09/novo-vw-fox-highline-16-16v-consumo-e.html") com esse mesmo motor e o Golf é um carro mais de 100 kg mais pesado. Sobre o preço o Confortline é vendido hoje a R$ 73.800,00 mil, a versão manual, e outra o confortline vem com itens como: "ABS" - freios com sistema antitravamento,"EBD" - freios com distribuição eletrônica de frenagem,"Keyless" - sistema de alarme com comando remoto e chave tipo canivete
      "Park Pilot" - sensores de estacionamento dianteiros e traseiros,4 alto-falantes e 4 tweeters,4 portas,7 airbags (2 frontais com desativação do passageiro, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista),Acendedor de cigarros e cinzeiro,Alerta de perda de pressão dos pneus,Ar-condicionado com regulagem mecânica "Climatic" e filtro de poeira e pólen,Assistente de partida na subida "Hill Assist"
      Banco traseiro com 3 apoios de cabeça,Banco traseiro com encosto bipartido e rebatível (1/3 e 2/3),Bancos dianteiros com ajuste de altura milimétrico (motorista e passageiro),Bancos dianteiros com ajuste do apoio lombar (motorista e passageiro)
      Bancos dianteiros conforto "Comfortline",Bloqueio do diferencial ( XDS ) auxílio de tração dinâmica,Bloqueio eletrônico do diferencial "EDS e XDS"
      Cabo de interface para iPod/iPhone,CD-Player e um leitor de cartão de memória (SD-Card),Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga,Cintos de segurança traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central)
      Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade,Compartimento de bagagens com iluminação e tomada 12V,Controle de tração "ASR",Controle eletrônico de estabilidade "ESC",Descanso de braço dianteiro central com porta-objetos e regulagem longitudinal e de altura,Descanso de braço traseiro central com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem,Direção eletromecânica,Display multifuncional com computador de bordo,Espelho retrovisor interno antiofuscante
      Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, aquecíveis, com "Side Blinker" e função "Tilt Down",Faróis de neblina com luz de conversão estática
      Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / Top tether
      Freios com sistema "Multicollision Brake",Gaveta sob o banco do motorista...

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    5. Continuando...

      Lanterna de neblina,Lavador e limpador do vidro traseiro com temporizador,Limpador do para-brisa com temporizador,Luzes de leitura dianteiras e traseiras
      Pacote Standard,Para-sóis com espelhos e iluminação,Ponteira do escapamento dupla
      Porta-luvas iluminado, refrigerado e com fechadura,Porta-objetos na região central do revestimento do teto,Porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros
      Retrorrefletores nas portas,Rodas de liga-leve aro 16" - "Dover" com pneus 205/55 R16
      Sistema "Start-Stop" com recuperação de energia de frenagem,Sistema infotainment "Composition Media" com tela touchscreen de 5,8", sensor de aproximação e Bluetooth,Sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete,Tecido Black (preto)
      Transmissão manual de 6 velocidades,Travamento elétrico central com comando remoto,Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função "one touch"
      Volante com revestimento em couro, você realmente acha que a versão trendline tirando os itens "básicos" nessa lista , vai vir tão equipado como a confortline, 7 air bags, controle de tração e estabilidade, alerta de pressão nos pneus entre outros?!!A ta agora conta aquela do papagaio, e outra voce realmente acha que um motor 1.4 TSi moderno e principalmente "Turbo", não vai imprimir uma diferença gigante em relação a um 1.6 16v?!!!Aff. Sobre a versão se você acha uma boa escolha é uma opção e opinião sua, eu simplesmente dei minha opinião eu se fosse comprar um golf não compraria essa versão, pois no meu ver não vai valer o que vai custar( chuto preços a partir de 67/68 mil ..), visto que na própria gama da marca e do carro em questão temos uma versão muito melhor em todos os sentidos.

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    6. Luiz Gustavo, o consumidor que pretende comprar um compacto top vai ter que desembolsar mais ou menos 60k. Juntar 5k a mais para pegar um Golf 1.6 acaba sendo viável já que a diferença é pequena (menor que 10% do que pretendia gastar).

      Agora, pular diretamente para o Golf Comfortline precisaria juntar ~14K a mais, que já é um valor considerável e maior do que 20% do que pretendia inicialmente. Provavelmente, extrapola o orçamento de quem pretendia comprar um compacto top.

      Seria viável pegar um Golf Comfortline, o consumidor que pretende comprar um médio de entrada com valor de ~67k. Neste caso a diferença seria menor, em torno de 10% do valor pretendido inicialmente.

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    7. Então caro Caio!!

      Como eu estipulo que o preço do trendline vai ficar na casa dos 67/68 mil reais, acho que não vai valer a pena, pois com mais 5/6 mil voce compra um Confortline que alem de mais completo e melhor em tudo ainda tem o belo 1.4 TSI no capô!!!Abs

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  3. essa história de 1.6 16v até assusta....tem tudo pra ser uma versão simples q daqui a 4 anos vai estar na mão dos leléque do bairro que vão trocar as lanternas estragar a originalidade do carro pra parecer ser um modelo 1.4T ....a historia eh cíclica apenas se repete, o golf sempre morre na mão da chinelada, é o último estágio da vida útil do carro.

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    1. mas trocar aquele volante de gol pelado que vem na versão 1.6 16v até que seria uma intervenção bem vinda

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    2. Eu não entendo essas colocações sinceramente kkk e dai se os manos vão ferrar o carro e deles eles fazem o que quiser

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    3. Acho que os manos já trocaram de marca... agora andam de Hyundai, não mais de VW.

      O que tem de mano de bonézinho ouvindo fanque ou sertanojo em i30, Sonata...

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  4. O inicio da produção representa um marco pra VWB, será o começo da virada do mercado de hatches médios. O Golf Trend deverá ser o carro-chefe, trazendo novos conceitos com alto nível de qualidade e segurança, vai ser um sucesso, mas para isso não poderá custar mais de 65k.

    O G4,5 fabricado no Paraná já era muito bom, o meu NUNCA deu defeito, assim o G7 tem tudo para ser melhor que a versão alemã, ZERO defeito.

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    1. Se ele viesse com um preço competitivo de ate 65 mil seria interessante pra ser uma opção de compra, assim como na minha opinião o focus s é, um carro razoavelmente com preço bom e um médio, mas acredito que a Volks ira colocar o preço acima disso( chuto entre 67/68 mil), ai já acho que não vai valer a pena, visto que por esse ele provavelmente ainda virá sem vários itens de serie e se abusar nem opção de cambio automático o mesmo vai ter!!!!

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    2. O focus s tem freios a tambor e não tem controle de estabilidade. O Golf Trendline tem freios a disco e ESP, pode ler o próximo post.
      Além disso o Golf foi nota 10 em todos os testes de segurança do mundo. Carroceria em aço de alta resistência, soldas a laser. Etc.

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    3. Roger!!

      O Golf pode manter os discos de freio nas 4 rodas e o controle de estabilidade, mas perdeu o controle de tração , e tem 2 air bags assim como o Focus, ou seja, não é a mesma segurança que se tem no confortline ou Highline por exemplo. E só pra constar o Focus também tirou nota máxima em todos os testes de impacto em que o mesmo foi submetido!!Abs

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    4. Lembrando que na Argentina, o ESP é obrigatório ou será num futuro próximo diferentemente do Brasil em que não há a obrigatoriedade deste item, somente de air bags frontais e ABS.

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  5. Os funcionários já vêm sendo treinados desde o ano passado, a primeira carroceria já foi feita, ou seja, os robôs parecem ajustados. Tudo parece estar bem adiantado. Será que vão começar as vendas só no segundo semestre mesmo?

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    1. Também achei estranho. Se já fizeram a primeira carroceria, não me parece que formar um primeiro lote para as ccs seja tão demorado. É possível que em 6 meses já tenha o carro nas ccs.

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  6. Tô querendo saber da nave espacial Jetta

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  7. Acho que o mercado de novos não está nada atraente pelo fator preço! Assim, uma boa compra de um usado se apresenta muito mais vantajosa!

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  8. Esse novo Golf tá top! Paguei 2,5 k na renovação do seguro de um highline. Ficou mais barato do que do novo Corolla.

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    1. Juro que não sei onde estas pessoas conseguem estes preços milagrosos no seguro... Eu, casado, 32 anos, interior de SP, sem usar carro pra trabalho ou estudo, bonus 5, 6 mil km por ano, etc... pagava 4.5K em um Jetta TSI.

      Eu me assustei quando me passaram 4K para renovar caso comprasse um Golf Highline - pagava de 1.7K a 2K no Cruze por 03 anos seguidos (2011/12, 12/13 e 13/14).

      Pago 2.2K no Focus Sedã 2.0 SE e 3.2K na A200...

      Levando-se em conta que a renovação é 4% da fipe com descontos de 10% em cada bonus, este valor é surreal. Não acredito: Manda uma foto da tua apólice!

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    2. Pior que eu não acreditava também, fui no meu corretor e fiz uma pesquisa: Meu perfil, solteiro, 29 anos, morador da zona oeste de SP e sem classe de bônus, ficou por 3 mil reais para o Golf Highline DSG.

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    3. SDS, não é possível, cara! Várias pessoas caíram de costas com o valor do seguro! Sem bônus, ignorando a Z/O, que é uma região boa, mas muito visada, o preço tem que ser no mínimo de 4% do valor do carro. Obtendo-se a média de 80 mil reais, teria que dar uns 3.2 mil, sem a incidência do fator risco!

      Não existe seguro sem bônus fora desta margem de 4% da Fipe.

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    4. Pois é JP, também não acreditei... Mas foi isso mesmo e olhe que eu era um dos que mais "meteram o pau" no Seguro do Golf. O prêmio ficou por exatos R$ 3.071, 54, na azul seguros

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  9. já encomendaram o painel de plástico duro... igual do Jetta 2.morto

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  10. espere q esse mk7 nao dure 14 anos como durou o mk4/4,5

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  11. Quanta bosta que escreveram, meu Deus...

    Não acho errado existir uma versão simples do Golf, do Focus ou de qualquer outro modelo que for.

    Porra, qual o problema? Nem todos tem grana pra comprar a versão top de linha... Caro por caro, TODOS os carros neste país o são.

    É nego se preocupando que "o carro vai perder exclusividade" e que "vai ficar na mão de mano"...

    E daí? Típica preocupação de quem compra carro pra "chegar chegando no xópis"...

    Quer exclusividade e luxo? Compra um Bentley ou Rolls-Royce!

    Gente que quer status num hatch médio? Ahhh, me poupem...

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  12. Ja saiu ate no NY times que carro brasileiro tem menos pontos de solda na corroceria p economizar energia! Com certeza vai ser inferior em vários aspectos ao mexicano. ANFAVEA e Fenabrave estão de parabéns por nos ferrarem por tantos anos sem dó nem piedade

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    1. Os ix35 vindos do Japão rachavam o teto-solar devido a torção excessiva do monobloco, hoje a Hyundai faz propaganda chamando atenção para o maior numero de pontos de solda do carro agora montado no Brasil. Moral da estória, depende da vontade de gastar de cada fabrica, todos os VW que dirigi nos últimos cinco anos o monobloco é muito rígido, o NY Times exagerou.

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    2. Coreia do Sul, né?

      Mas eu soube que os carros importados pelo CAOA são feitos mais chutados do que os modelos para outros mercados. Por isto, ele traz lotes inteiros por ano...

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    3. Exato, obrigado.

      Acredito que os ix35 cheguem ao Brasil no formato CKD. A Hyundai-Caoa reforçou com mais pontos de solda o monobloco dos carros montados aqui.

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