A Ford Motors divulgou seus resultados financeiros globais relativos ao terceiro trimestre de 2014 registrando queda de 54% no seu lucro líquido, para US$ 1.18 bilhões de dólares - resultado atribuído por vendas fracas e elevados custos com garantia.


Nesse período a Ford foi lucrativa na América do Norte e na Ásia, mas perdeu dinheiro na Europa, América do Sul, Oriente Médio e na África. Sua receita global caiu 3%, para US$ 34.9 bilhões de dólares.


Segundo o presidente mundial da Ford, a empresa está introduzindo novos produtos e investindo pesado em novas tecnologias, o que deve levar a um crescimento da lucratividade no próximo ano.

América do Sul

Na América do Sul a Ford apresentou prejuízo de US$ 170 milhões de dólares, antes do pagamento dos impostos - um resultado inverso do lucro de US$ 170 milhões obtido no mesmo período de 2013. As receitas da Ford por aqui também caíram 17%, para US$ 2.3 bilhões.


Segundo a Ford, o resultado negativo na América do Sul decorre de vendas fracas e desvalorização das moedas.

Ainda segundo o comunicado, a empresa está trabalhando para lidar com os efeitos de crescimento lento do PIB, participação industrial declinante em grandes mercados, moedas desvalorizadas, elevada inflação e incertezas políticas em alguns países da região.

No acumulado do ano, de janeiro a setembro de 2014, a Ford já acumula prejuízo de US$ 975 milhões, antes do pagamento de impostos - resultado muito inferior aos lucro de US$ 93 milhões na região no mesmo período do ano passado.

Caixa


A Ford informou que terminou o trimestre com recursos em caixa de US$ 22.8 bilhões - número que excede em US $7.9 bilhões seus débitos de curto prazo, mas o número também caiu em relação a três meses atrás, quando a montadora tinha US$ 25.8 bilhões - US$ 10,4 bilhões a mais que seus débitos.

Fonte: Auto News

15 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Bom, nada como um dia após o outro. Faz tempo que venho alertando que a Ford está com receitas e lucros em queda desde a chegada do KA.
    O que acontece é bem óbvio: as pessoas estão deixando de comprar Fiesta, que custa R$ 8 mil reais a mais, para levar o KA, que é melhor em muitos aspectos e ainda mais barato.
    A Ford achava que manteria as vendas do Fiesta, mas achou errado, pois o New fiesta caiu para a 16º posição entre os mais vendidos. E o KA canibalizando o Fiesta fortemente....
    O resultado é esse aí: preju.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh. Saia muito mais barato a ford baixar 8 mil no preço do New Fiesta 1.6 SE que até eu comprava!

      Excluir
    2. A ford está tendo prejuízo porque está investindo na produção de novos modelos como nenhuma marca no Brasil, novo eco, novo focus, new fiesta, ka e ranger, todos com motores modernos e produzidos aqui, normal que o gastos tenham aumentado muito.
      E ao contrário de outras marcas lançandoi modelos genuínamente novos, não são carros antigos requentados.

      Excluir
    3. "E ao contrário de outras marcas lançandoi modelos genuínamente novos, não são carros antigos requentados."

      Claro que não. O "novo" Focus lançado aqui em 2013 está 2 anos atrasado em relação ao da Europa.
      O KA é uma adaptação do New Fiesta que já está no mercado americano e europeu desde 2010.
      O KA sim é uma adaptação e um produto requentado.

      Excluir
    4. Mas que cara de pau, a tua marca adorada acabou de renovar um fox que tem duzentos anos de mercado e tu acha uma maravilha, o gol é um remendo feito com parte do polo que tem mais de dez anos de mercado, o polo então...
      A ford está lançando carros novos aqui, com a mesma plataforma que utilizam no exterior e com motores atuais, ka e fiesta são sim carros novos, estão em dia com o que se vende lá fora, no caso do focus a diferença é a frente porque basicamente é o mesmo carro vendido na Europa..
      Uma pena brasileiro ser tão ignorante porque do contrário poderíamos facilmente ter o ecoboost 1.0, o motor já é feito no Brasil mas em versão aspirada.
      A verdade é que a ford está investindo aqui, lançando modelos novos e com mecânica atual, a volks ainda insiste em vender seus carros com o ap 1.6 e este 1.0 4 cilindros horroroso, mesmo já tendo no país dois bons motores para introduzir em toda a linha.

      Excluir
    5. Discordo, Carlos. A tendência da industria automotiva é a comunização das plataformas com o objetivo de reduzir custos de desenvolvimento e manufatura. Se for seguir sua linha de raciocínio, o Fox também é um produto requentado, uma adaptação do Polo.

      Marcio:
      A VW está aos poucos substituindo os motores da linha EA111 e isso vai levar algum tempo ainda, muito embora são propulsores ultrapassados, são bons combinados com a excelente transmissão MQ200. Além disso, teremos em breve o EA211 1.0L TSI. Quanto a Ford, volto a afirmar, renovou seu portfólio de produtos, mas está devendo no aspecto de qualidade de manufatura de seus carros.

      Excluir
  2. É... Ou é isso ou é o que o presidente da Ford falou. Das duas, uma.

    ResponderExcluir
  3. Isto é fruto do mercado fraco nas maiores economias da America do Sul, tais como Brasil e Argentina, somado à inflação em crescimento em ambos (mais grave na Argentina) fruto de políticas populistas de seus governos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digamos que você falou o que, politicamente, o presidente da Ford não pode falar.

      Excluir
    2. Isso somado ao investimento pesado que a ford fez, todo a sua linha é de carros atuais, genuínamente novos, com novos motores e plataforma atuais, isso custa dinheiro.
      A gm até lançou uma versão empobrecida da plataforma gsv mas dentro do possível requenta seus modelos e motores, a volks tem o up como um ótimo carro mas fora este modelo continua requentando o que tem no mercado, a fiat também faz o mesmo.

      Excluir
    3. Novo Golf também é requentado? Ford pensa tanto nos consumidores que quem comprou o novo focus vai ter que lidar com o novo facelift. E fora que não tem 1 modelo da ford, nem o fusion, que não possui desalinhamento nefasto na carroceria. Para de defender marca cegamente e vai estuda um pouco os produtos.

      Excluir
    4. O golf não é requentado, mas importado, entre os carros feitos aqui somente o up é um projeto moderno, todos os outros tem dez anos ou mais, e incluo o gol que é feito de partes destes carros antigos.
      Além disso exceção feita ao fox highline, fox bluemotion e up todos os motores são do arco da velha, do tempo da guaraná com rolha, de quando se amarrava cachorro com linguiça.

      Excluir
    5. Pois é Marcio, mas vivemos no sistema capitalista onde o principal objetivo é o lucro. As empresas alemãs são e sempre serão conservadoras nesse aspecto. A Ford renovou seu portfólio aqui no Brasil e até agora não houve retorno, uma vez que sua participação no mercado não aumentou. Talvez o cenário mude com o novo Ka.

      Excluir
    6. SDS, o Brasil tem um problema sério nesta aspecto, o consumidor, basicamente ele compra carros da fiat, volks ou gm, mesmo os ruins vendem bem, o gol g4 sempre foi um carro horrível e foi lider de mercado no seu tempo.
      A ford está tentando, oferecendo produtos melhores para conquistar o consumidor mas é dificil vencer esta barreira, se a ford tentasse vender celta e gol g4 não conseguiria.
      Sobre a tua outra resposta, não acho que a ford esteja devendo em qualidade de manufatura, focus e new fiesta hatch foram lançados de forma equivocada quando a linha de produção ainda não esteja ok, mas hoje são carros bem montados.
      E veja, a volks tem tradição de oferecer carros com lataria e interior bem alinhados, mas o interior bem alinhado nunca impediu os carros de bater muito, fox e linha gol (toda) são carros muito mal montados internamente, alinhados mas mal montados.
      Falam em desalinhamentos internos no focus, por exemplo, mas talvez seja possivel ver alguma coisa procurando, quem está sentado no banco do motorista não consegue ver nada de errado no interior do carro, idem o fiesta hatch.
      Existe muito blá, blá, blá nós foruns de pessoas que tentam de todas as formas mostrar que o up está muito acima do ka e isso não é verdade, chegam ao absurdo de afirmar que o up anda como 1.6, é uma mentira deslavada, sem vergonha.

      Excluir
    7. Marcio, o principal problema da Ford é o pós vendas que é tão ruim quanto de seus concorrentes mais próximos, além disso, seus carros são difíceis de revender (pelo menos aqui em sampa) e por ai vai. A Ford nos últimos 4 ou 5 anos, melhorou muito seus carros, mas lembra do bizarro Fiesta "chorão", das primeiras versões da Ecosport e Novo Fiesta? que tinham qualidade de montagem deplorável Não estavam muito longe do terrível gol G4 ou mesmo do Celta.
      Por outro lado, eu concordo em falar que existe muita falácia com relação ao Up!, pois eu o considero um carro muito bem construído e moderno, mas nada que seja de "outro mundo", como o próprio blog e alguns comentaristas daqui costumam falar.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem