O Ford Focus Sedan, ao contrário do seu irmão hatch - que é líder isolado no segmento de hatchs médios - não vem apresentando uma boa performance no mercado, surgindo na sétima posição entre os sedãs médios mais vendidos (veja aqui), atrás de Corolla, Civic, Cruze, Fusion, Sentra e Jetta, o que está levando as concessionárias a oferecer descontos de mais de R$ 7.000 reais no modelo.

Ford Focus Sedan 2015 Titanium Automático

Desde que foi lançado, o melhor momento de vendas do Focus foi no mês de abril, com 1.320 veículos vendidos, o que o credenciou a ocupar a quarta colocação - o que era o objetivo inicial da Ford. Ocorre que desde que chegou ao mercado a nova geração do Corolla, as vendas do Focus Sedan despencaram mais de 50%.

Ford Focus Sedan 2015 Titanium Automático

Como pode ser verificado no gráfico abaixo, depois do pico de 1.320 unidades em abril (mês de início de comercialização do Corolla), as vendas do Focus Sedan caíram para 1.174 em maio, 660 em junho e 595 em julho.

Ford Focus Sedan 2015 Titanium Automático

Neste mês de agosto, já com 487 unidades vendidas na primeira quinzena, projeta-se algo próximo a 1.000 unidades - uma ligeira recuperação.

Ford Focus Sedan 2015 Titanium Automático

Que pode ser decorrente das promoções de taxa de juros 0% que a Ford está oferecendo, e, também, para os agressivos descontos que estão sendo oferecidos pelas concessionárias para quem estiver disposto a comprar um Focus Sedan Titanium.

Ford Focus Sedan 2015 Titanium Automático

Em uma concessionária consultada, um Focus Sedan Titanium 2.0 Powershift 2014, com pintura metálica, nos foi oferecido por R$ 77.000 reais - um valor que é R$ 7.875 reais mais baixo que o preço sugerido dessa versão - R$ 84.875 reais.

Ford Focus Sedan 2015 Titanium Automático

O Focus Sedan Titanium Powershift vem de série com itens como sistema SYNC de áudio com navegação, tela de LCD multifuncional touchscreen de 8”, camera de ré, 6 AirBags (frontais, laterais e de cortina), chave com sensor de presença: acesso inteligente e partida sem chave, acendimento automático de faróis, sensor de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Ford Focus Sedan 2015 Titanium Automático - interior

Além disso, o interior vem com bancos revestidos em couro, ar condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, piloto automático, transmissão automática de seis marchas e dupla embreagem.

Ford Focus Sedan 2015 Titanium Automático - interior

Externamente o modelo conta com rodas de 17 polegadas com desenho esportivo, sensores de estacionamento traseiro, entre outros itens.

Corolla XEi 2015

Toyota Corolla XEi 2015

O principal problema do Focus Sedan atende pelo nome de Corolla XEi, versão intermediária do Corolla, que tem preço sugerido de R$ 81.480 reais, e vem com motor 2.0 com 153 cavalos, transmissão automática CVT de 7 marchas, sistema multimídia com navegação, entre outros intens.

Honda Civic LXR 2.0 Automático

Honda Civic LXR 2.0 Automático 2015

A Honda apresentou a versão 2015 do Civic LXR 2.0 Automático, que recebeu um visual mais esportivo, novas rodas, e tem preço sugerido de R$ 74.900 reais.

Conclusão

Ford Focus Sedan 2015 Titanium Automático

O Focus Sedan chegou com um estilo agradável e lista de equipamentos de série robusta, mas com a chegada de versões atualizadas de Civic e Corolla ao mercado, sua atratividade se reduziu, o que está provocando queda de vendas e aumentos de descontos.

141 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Quando eu fui na concessionária o desconto me passado não foi tão grande assim, tanto é que desisti da compra do Ford Focus.

    ResponderExcluir
  2. Olha, prefiro a versão hatch, porque essa versão sedan é mico no mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também puderá. Na geração anterior era vendido a 53 k e agora na nova geração a versão de entrada parte de 71,5 k. Só pode virar mico!

      Excluir
    2. Caio, era vendido por 57k no final da vida, em promoção de fim de feira, e era versão manual, 53k talvez quando saiu de linha mesmo, mas aqui no RS nunca chegou neste preço.

      Excluir
    3. Focus ainda não provou se tem a durabilidade de um Corolla, Civic ou Cruze (já aprovados em um longa duração, por exemplo).

      Mas, em termos dinâmicos, tecnológicos, de segurança e eficiência, é o melhor sedã médio aspirado à venda no Brasil!!!

      Como CARRO NOVO, coloca Corolla, Civic e Cruze no bolso, e ainda incomoda muito os turbos da PSA.

      Excluir
    4. Eu discordo do JP Simeone. Acredito que o melhor sedã médio nesta faixa de preço seja o Jetta, especialmente o Highline. Passados 2 meses desta matéria, não se encontra Focus Titanium por menos que 94.000 nas concessionárias, mesma faixa de preço do Jetta Highline. O fato é que o Jetta vem com motor 2.0T de 200cv.
      De qualquer forma, comprar um Focus (sedã ou hatch) atualmente é perder dinheiro, já que a versão 2015, com a nova (e bela) frente já foi anunciada e será lançada em poucos meses.

      Excluir
  3. Prefiro o Corolla, nessa categoria (gosto pessoal). Mas (caso fosse comprar um carro desse segmento) não descartaria um Focus Sedan, caso conseguisse um bom desconto.
    O carro da Ford é bom, não entendo pq não "emplaca" - qualidades ele tem pra isso. Talvez não venda mais pq tem rivais de peso como o próprio Corolla e o Honda Civic, q são excelentes carros e que há bastante tempo viraram referência nessa categoria.
    Mas acredito q o Focus não fique devendo em qualidade para o carro da Toyota nem para o da Honda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dupla japonesa é imbatível. Seus consumidores são bem fieis.

      Excluir
    2. Pois é, André!
      Tem q fidelizar o cliente, já de cara!!!
      Não adianta! Carros, no Brasil, é (muito) caro! Então, tem q fazer bonito desde o início! Pelo menos, comigo é assim!
      Infelizmente não sou (ainda) um cliente desse segmento, mas tudo q já li e vi sobre essa dupla me diz que quem compra um Honda ou um Toyota, não deve mais se quer pensar nas outras marcas!! rsrs

      EU compraria um Corolla, de primeira!!
      Nunca dirigi um Civic, mas não consigo sentir emoção c ele! Acho (impressão minha) de um design bastante "frio"! Não "me diz nada" visualmente!
      Mal comparando, é o que sinto quando vejo um MB! É diferente! Causa emoção o estilo! Já não consigo sentir isso com Audis e BMWs, apesar de achar que devem ser carros ótimos!!

      Valeu!

      Excluir
    3. Ooops...
      Corrigindo: "Pois é, André e SDS!"...

      Excluir
    4. seguinte vendi um Civic LXR 2.0, com 40.000, e nem pastilha troquei, nada
      simplesmente o carro não dá dor de cabeça, ah um ex.: a bateria do Civic tem 02 anos de garantia e as css trocam aonde vc estiver é só acionar o 0800
      e com gasolina Podium na Castelo branco fiz a média de 14,50 Km/litro andando a 110/120 km/h

      Excluir
    5. André
      Nunca vi algum proprietário de Corolla se queixar ou se arrepender de ter comprado o carro. Como vc disse, é uma compra sem erro. Marca confiável, carro confiável, mecânica confiável, bom de revenda.
      Acredito q vc vá ficar satisfeito ao comprar um Corolla (vc relatou interesse em outro post). Só tomar os cuidados ao comprar um usado: bom levar a um mecãnico de confiança, algumas oficinas possuem um scanner digital q atesta se a km do painel não foi adulterada (isso é interessante), ver se a documentação está em ordem e dar preferência em comprar de algum conhecido ou loja com boa reputação./ Corolla é um carro que dispensa apresentações, suas qualidades são já há muito conhecidas pelo mercado.
      Abs

      Excluir
    6. Bem colocado, Poá (com tantos Andrés, melhor t chamar assim, rsss!!!)
      Dicas importantíssimas para o André (O outro!)!
      Se eu tivesse na situação dele, partiria sem erro, para um Corolla 2012 /2013, sem medo de errar, tomando, claro, os cuidados que vc muito bem relatou!
      Abs

      Excluir
    7. Pô, valeu pela dica do scanner digital, André!!
      Não sabia q era possível identificar possíveis adulterações de quilometragens!!
      Já está anotado!! rsrs

      Nivaldo, de fato acho q nem Honda, nem Toyota devam dar problemas mesmo!! Acho q, em matéria de resistência, dirigibilidade e pós-venda, Civic e Corolla devem ser uma maravilha!
      Mas, entre os 2, emocionalmente, fico c o Corolla, a versão anterior! Achei a nova meio "genérica", sei lá...! Talvez esteja me passando um pouco da "frieza" q sinto no design do Civic!
      Além do painel do novo, q achei meio "coroão" demais!! rsrs

      Agora, esse LXR q vc vendeu deve ser um foguetinho, heim?! rsrs Como é a questão da suspensão do Civic?
      Essa da bateria achei bem interessante!!
      A única coisa q ouvi falar de ruim do Corolla foi sobre os freios...!! Mas, ACHo q em versões anteriores a 2012... Alguém sabe de algo sobre isso?

      Abs.

      Excluir
    8. Valeu, Cao!!
      E vamu qui vamu...!! Corolla na cabeça!! rsrsrs

      Abs.

      Excluir
    9. "Coroão ", rssss......
      Muito boa essa!!!!!

      Excluir
    10. André :
      Tive, andes do Focus, um Corolla 2007 que, durante os dois anos que ficou com a gente, teve ZERO problemas e não tive nenhum problema nos freios!
      Abs

      Excluir
    11. O problema do Focus é o acabamento de baixa qualidade.

      Sim, o carro é ótimo para dirigir, mas o forro do teto é algo muito nojento. Nem carro 1.0 da década passada tinha forro assim.

      Me interessei num Focus hatch SE 1.6, que saia por R$ 67K. Desisti depois de ver o acabamento e fiquei com o Golf Comfortline TSi manual, que me saiu pelo mesmo preço.

      Carro de quase R$ 70K para ter o acabamento do Focus... Que me perdoem, mas não aceito e não compro.

      Ford com acabamento bom, só os produzidos fora do Mercosul. Nacional e argentino não tem condições...

      É por essas e outras que o Corolla vai continuar dominando. Pelo seu bom conjunto...

      Excluir
    12. Rsrsrs...
      Cao, essa do "coroão" foi por falta de adjetivo descente p descrever a impressão q tenho! rsrsrs...
      Vamos deixar mais "politicamente correto": retrô demais... hahahaha

      ...

      Essa dos freios, se não me engano, li aqui no blog mesmo, há algum tempo!!
      Além daqui, fui no "carros na web" e li na parte de "opinião do dono" (acho q foi lá mesmo) sobre o Corolla e vi muitos relatando isso... Por isso, perguntei!
      Mas, se vc teve um em 2007, e não deu problema, maravilha!! Sinal de que a reputação da Toyota não é de ontem! Muito bom!!

      Abs.

      Excluir
    13. Exatamente, Rogério :
      Foi o que aconteceu na compra do Corolla!
      Queríamos muito ficar na FORD, mas o acabamento, comparado com o nosso, era abissal!
      Como tivemos uma excelente experiência com um Corolla 2007, e temos vários amigos e conhecidos sem nada a reclamar do carro, partimos sem pestanejar prá Toyota!

      Excluir
    14. O problema é um só: o pós-venda das concessionárias Ford é desastroso em quase todo o país. Deixei de comprar um Focus sedan pelas inúmeras críticas que lí sobre as concessionárias da montadora.

      Excluir
    15. O problema do acabamento hoje se resume ao teto, e isso se for tocado, visualmente não é mal acabado, é apenas mole.
      No início o focus estava muito mal montado mas não está mais, hoje está decente, não seria um impeditivo para ninguém comprar o carro.
      Eu nunca compraria um corolla pelo alto preço, falta de equipamentos e motorização antiquada, se comparado tanto aos modelos turbo quando ao focus, e se falam do interior do focus, o interior do corolla é medonho, o painel lembra muito do que vinha no fiat tempra, eu acho horrível para a categoria do carro.
      As minhas duas últimas opções entre os médios seriam corolla e lancer, carros e oferecem muito pouco, o corolla oferece apenas confiabilidade, não é carro para quem gosta de carro, é carro para quem quer um meio de transporte confortável e nada mais.

      Excluir
    16. Lancer CVT é realmente... Broxante.

      Parece uma enceradeira, de tanto que patina. Um Focus 1.6 manual é bem mais agradável de dirigir.

      160 cv naquilo? Desculpe, mas não tem mesmo. Acho que não é só a CAOA que mentia sobre a potência dos carros...

      Testei e descartei.

      Excluir
    17. Este Focus humilha o Corolla como um automóvel novo deve ser: anda mais, gasta menos, tem melhor dirigibilidade e muito mais itens de tecnologia e segurança. Não sei quanto à resistência e durabilidade, o que duvido, pois Toyota é tanque de guerra.

      Excluir
  4. 40.000km sem trocar pastilha significa que o carro é resistente? Meu antigo Fiesta rodou 150.000km com pastilha original. O atual Fusion passou dos 200.000km com amortecedores e molas originaís. Isso para mim é resistencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm achei 40.000 km muito pouco para troca de pastilhas!
      Troquei as de meu Edge, preventivamente, pois ainda estavam em excelente estado, na revisão de 90.000km!

      Excluir
    2. Acho relativo essa história de troca de pastilhas de freio, uma vez que depende do lugar onde o carro roda (cidades com terreno muito acidentado, as pastilhas tem durabilidade menor). O Polo que eu tinha, troquei a pastilha com apenas 36000 km, por exemplo.

      Excluir
    3. Sim, SDS, mas vc que é um profissional da área :
      Pastilhas de freio, além de outros componentes, sujeitos a desgastes por uso, não são projetados para enfrentar qualquer tipo de terreno, fazendo sua durabilidade ser otimizada?

      Excluir
    4. Sim, Cao, mas depende muito do uso do veículo. Por exemplo, aqui em SP o terreno é muito acidentado e somado ao trânsito caótico (imagine você no trânsito pesado em um aclive ou declive), uma vez que é uma condição extremamente severa, onde fará uso constante dos freios. Diferente de um local plano sem trânsito. Nos últimos anos tem trabalhado muito no desenvolvimento de novos materiais compósitos para pastilhas de freios.

      Excluir
    5. Ah só para lembrar, minha especialização é em componentes para motores. Em outras áreas eu dou meus pitacos e procuro aprender com os colegas rs

      Abs

      Excluir
    6. Perfeito, SDS!
      Pensei que esses e outros itens, fossem projetados para ter longa vida útil, nas condições mais severas!

      Excluir
    7. O problema é que esta estória do inquebrável, da confiabilidade virou lenda, cansei de ler comentários de proprietários do corolla que acham maravilhoso o carro com 50.000km sem incomodar, isso é normal, anormal é o contrário.
      Tive um megane e um old focus antes do new fiesta, nenhuma manutenção fora do normal, e ambos passaram desta km,

      Excluir
    8. 150.000km sem trocar pastilhas?
      To cansado de ser enganado.

      Excluir
    9. Confesso que nunca vi isso também, nem pastilhas de cerâmica tem uma durabilidade dessas.

      Excluir
    10. Troquei as pastilhas do meu ex focus flex pela primeira vez aos 103 mil km rodados. Com o uso predominantemente em estradas, uso muito pouco o freio dos meus carros.

      Excluir
    11. Claro que essa km foi em estrada. Quase 7.000km por mes. O Fusion esta com 200.000km indo para terceira troca de díscos. Nao teria porque mentir.

      Excluir
    12. Ops... é terceira troca de pastilhas...

      Excluir
    13. Faz sentido, pois se fosse em uma cidade como SP, dificilmente duraria 50000 km.

      Excluir
  5. Esse carro é um belo mico! Para competir com Corolla e Civic, modelos consagrados no mercado, as montadoras teriam que oferecer muito mais por um preço bem mais em conta. No caso do Focus, a Ford já trouxe um modelo defasado, com redução de espaço interno e de porta-malas, e tudo isso com reajustes que beiravam R$20K em relação ao modelo anterior! Tinha que encalhar mesmo! Nunca pagaria mais de 80K num carro apertado e mal acabado desses, podendo levar um Corolla pelo mesmo preço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O focus não tem nada de defasado, o europeu atual sofreu um facelift, nada além disso.
      O focus é superior ao corolla em precisão da direção, suspensão, motor e câmbio automático, e tem um interior melhor, o do corolla é tosco, feio de doer e sofreu várias economias, o xei perdeu diversos equipamentos enquanto o focus ganhou equipamentos, até os bancos do corolla ficaram mais finos.
      O focus não tem nada de mal acabado, tem problemas no teto e quando tocamos, visualmente não tem nada de errado, o painel do focus hoje está bem alinhado e tem muito mais material emborrachado do que o do corolla.
      Como carro a superioridade do corolla se limita ao espaço, no restante o focus é superior, ao menos em tudo o que é objetivo.

      Excluir
    2. Marcio, respeito sua opinião, mas não quer dizer que um carro tenha mais material emborrachado no painel, significa que o acabamento seja melhor, precisa avaliar a montagem no geral, aspecto no qual o Focus peca um pouco.

      Excluir
    3. Nõa disse que o focus é superior em acabamento, o corolla é superior mas um pouco, não isso tudo que comentam aqui.

      Excluir
    4. Discordo de você, Márcio. O Focus que é vendido aqui é defasado sim! Chegou aqui com três anos de atraso, ou seja, foi lançado para competir com as gerações anteriores de golf e corolla (para ficar na comparação com os concorrentes diretos em versões hatch e sedã). Nada mais natural que perca feio das versões atualizadas de Golf e Corolla. Tanto perde feio que o facelift não se limitou a aspectos estéticos, ele é mais profundo numa tentativa de resgatar uma dirigibilidade perdida com essa versão vendida aqui.
      Quanto ao motor, você só pode estar brincando. Fruto da antiga filosofia do quanto maior melhor, esse conjunto de alardeados 175cv (gasolina), ganha do Corolla - de 143cv - por 0,4s no 0-100Km/h!! Isso pra mim é empate! Agora, no consumo e nas retomadas o Focus e seu motorzão perde feio! E perde porque seu câmbio é lento, ou seja, ruim! Fosse bom, os números de retomada seriam bem melhores, por que motor para isso ele tem.
      Quanto ao desenho do interior, isso é questão de gosto pessoal. Tem gente que gosta de um desenho mais sóbrio, e tem gente que gosta do estilo "nave" dos coreanos, avançando sobre os ocupantes, cheio de recortes, botãozinhos e luzinhas. Tanto é cansativo que não dura muito e o facelift já deu bons passos em tornar o painel um pouco mais sóbrio.
      Os bancos mais finos se devem a bem vinda ampliação do espaço interno, que já era bom. Nesse quesito o Corolla dá um banho no Focus, com seus bancos grossinhos e espaço de carro pequeno! Não notei perda em corforto por causa disso.

      Excluir
    5. Eu, se fosse comprar um Focus G3 ficaria com este pseudo sedan, linhas bastantes mais harmônicas que as do Hatch. Um bonito carro, 5 estrelas no crash test, apesar do controle de qualidade sofrível eu compraria o Focus sedan, se não existisse o Golf TSI (este sim, imbatível em todos os quesitos, the very best).

      Excluir
    6. Tanto o Focus como o Cruze possuem um design externo bem alinhado, mas com um interior muito apertado, que mais se assemelha ao de um carro compacto.

      O Corlla é o oposto dos dois. Possui um interior bem mais agradável e espaçoso. Porém, o exterior ficou cheio de vincos que acabou com o carro. A geração anterior era bem mais alinhada.

      Excluir
    7. Mico é comprar um automóvel e não aguentar pagar as prestações, impostos e manutenção!!!

      Rodrigo A, qual carro você tem? Eu sou dono de um novo Focus 2.00 SE Powershift. Como um câmbio de dupla embreagem é lento? Explique-me fisicamente e com resultados de testes feitos, por gentileza!

      Corolla não tem ESP, não tem suspensão multilink, não faz curvas como deveria e não tem nenhum refinamento tecnológico igual ao Focus. Só vence em espaço interno e nada mais! Acredito que o Corolla tenha maior durabilidade, mas não dá para se aceitar um automóvel de 81 mil reais sem espelho com luz de cortesia no quebra-sol, sem ESP (prova de que a Toyota não liga para a segurança de seus clientes) e sem um simples sensor de chuva, que faz muita a falta dos dias de hoje!

      Caio, o Cruze não é referência em espaço interno, mas acomoda muito bem no banco traseiro - tenho 1.88m de altura e sento muito bem "atrás de mim". O Focus já é muito apertadinho atrás, mas tem um espaço interessante para as pernas do motorista.

      Excluir
    8. É claro, colega JP! Procure o teste dos doze sedãs, da revista Car and Driver e veja você mesmo!
      Quanto ao carro que dirijo, sinto, mas isso não é da sua conta! Não preciso arrotar que tenho carrão para tentar me impor nos argumentos! A mim basta o cérebro.

      Excluir
    9. Rodrigo, este teste da Car and Driver foi totalmente comprado.

      Veja uma publicação anterior e tire suas conclusões!

      http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/civic-20-desafia-corolla-cruze-e-fluence/4543

      As Notas do Cruze foram totalmente menores - por que será? Ah, acha mesmo que argumentos como "C4 Lounge THP custa caro demais - 78 mil reais - para encarar o Corolla - 81 mil reais" ou que algumas notas para o Elantra foram realmente coerentes?

      Excluir
  6. Respostas
    1. Não que o acabamento enoje Lourenço mas poderia ser melhor para um carro de 75 mil. Por outro lado, o Corolla tem eixo de torção na traseira e a suspensão do Civic é inferior ao do Focus. O câmbio automático do civic é defasado, de cinco marchas e a do corolla é o CVT que não é páreo para o Focus. Tem que colocar todos essas características na comparação.

      Excluir
    2. O interior do focus é muito bom, o único problema é o teto e que se percebe somente pressionando, o corolla tem um interior feio, tosco e com muito menos material macio do que o focus no painel.
      O focus é superior em precisão de direção, suspensão, motor e câmbio automático, além disso passou pelo crash test do lncap com nota praticamente máxima, foi o carro mais seguro já testado pelo lncap.
      E detalhe, a plataforma do corolla é a mesma do anterior que aqui tirou quatro estrelas no lncap.

      Excluir
    3. É Marcio, mas Corolla é Corolla... O carro vale a pena pelo conjunto da obra.

      Excluir
    4. SDS, o conjunto da obra se resume á confiabilidade, no restante é inferior ao focus, eu não consigo ver este conjunto da obra.
      Ele certamente é inferior ao focus em segurança, perde em motor, suspensão, câmbio, direção e bancos, tem um interior feio, tem um sistema de áudio inferior, bancos menos espessos...
      É inferior ao focus como carro em quase todos os aspectos que se possa analisar, e ainda custa mais caro.

      Excluir
    5. Pois é, Marcio, mas o Corolla tem características que eu aprecio e o Focus peca bastante, como por exemplo, o acabamento do Corolla é superior ao do Focus (embora o interior do Corolla em matéria de design é digno de carro dos anos 90), pós vendas da Toyota é de longe superior ao da Ford e o um dos itens que mais valorizo é a liquidez como usado, onde o Focus na versão sedan é um verdadeiro mico.

      Excluir
    6. Permita-me dar o meu "pitaco ", Márcio?
      Olha, já tive um Focus Sedan 2009, e era uma referência em acabamento!
      Quando quiz atualizar o ano, fui ver um sedan Titanium 2014 e te afirmo, o acabamento, comparado ao meu antigo, era lastimável, diferença abissal mesmo!
      Plásticos de péssima qualidade, mal acabados e montados; material dos bancos de péssima qualidade, desalinhamentos gritantes em vários pontos da carroceria, enfim, um desastre total!
      Sem outras opções que me agradaram, fechei num Corolla GLI!
      Me desculpe, mas, o acabamento, materiais e montagem do Toyota são de categoria, infinitamente, superior ao Ford! Sem comparação, mesmo!
      Dinamicamente, ele está muito longe de ser apenas um meio de transporte!
      Quem aprecia prazer ao dirigir e qualidade construtiva, tem no Corolla, uma excelente opção!
      Já dirigi também o New Fiesta Sedan, carro muito bom, mas, com todo respeito, não tem como compará-lo com um Corolla!
      E, experiência própria que tenho com meu Edge, o pós-venda da Ford é um lixo, e olha que tenho amigos donos de concessionárias Ford! Imagine um anônimo!
      Já o da Toyota......
      Abs

      Excluir
    7. SDS, eu não compro apenas carros que são realmente mico, como um bravo, do contrário eu compro o melhor carro que o meu dinheiro pode pagar, não vou ficar três anos com um carro inferior ao que poderia comprar, não conseguiria, até porque neste caso as desvantagens seriam muitas.
      Novamente, motor, suspensão, câmbio, direção, bancos, equipamentos de conforto e equipamentos de segurança, para o corolla sobra confiabilidade e liquidez.
      Talvez aí para cima o focus seja mico, aqui no RS não é, vendi meu focus (hatch pelo valor da fipe sem nenhum problema), isso em dezembro do ano passado.
      O acabamento do corolla é superior, mas um pouco, a montagem do focus não é aquela do lançamento, hoje está bem montado, e mais, os materiais utilizados no corolla não são superiores, o painel tem muito mais plástico duro do que o focus.

      Excluir
    8. E espaço, mas isso somente para quem precisa deste espaço, família de pessoas muito grandes por exemplo, quatro pessoas de 1.75m se acomodam com conforto e folga no focus.
      Diria que duas pessoas de 1.85m na frente e dois de 1.75m atrás ficam bem acomodados.

      Excluir
    9. Aqui em SP o mercado "torce o nariz", além disso, tem lojas que nem aceitam o carro como parte de pagamento em uma eventual negociação, isso eu falo da versão sedan, pois o hatch já é bem aceito no mercado.

      Excluir
    10. Em termos de qualidade construtiva, eu acho a primeira geração do focus a melhor de todas.

      Excluir
    11. Cao, se o teu comentário sobre o acabamento do focus for sobre o focus na época do lançamento eu concordo, estava horrível, hoje eu não concordo, a montagem do corolla é melhor mas o focus não é este horror que vejo comentado aqui, quando fiz a revisão no fiesta em junto ainda entrei em alguns focus, o interior estava normal, sem desalinhamentos.
      Os plásticos do focus não são de péssima qualidade, na minha opinião no painel são superiores aos do corolla, nas portas sim o corolla é superior,e repito, os bancos do atual focus são superiores aos do novo corolla, não tem nada de errado com eles ainda encaixam muito melhor o corpo do que no caso do corolla.
      Na minha opinião o corolla é confortável, e nada mais, não tem qualidades dinâmicas.
      Sobre o new fiesta, não havia feito nenhum comparativo com o corolla, que no geral é um carro superior, mas dinâmicamente é inferior, não e na mão como o fiesta e não tem a mesma precisão da direção, é um carro confortável.

      Excluir
    12. Concordo, construtivamente o primeiro focus é superior.

      Excluir
    13. Concordo que a qualidade de montagem do Focus melhorou bem em relação às primeiras unidades.

      Mas ainda dá para se observar os "gaps" da carroceria meio irregulares.

      E o microfone do sistema viva-voz, que fica numa espécie de plafounier no teto parece que vai cair só de olhar feio. Todas as unidades que olhei no showroom (3) tinham o mesmo problema.

      Em termos de conjunto, o Corolla é o sedan médio que melhor equilibra as coisas. Considero o melhor do segmento.

      E realmente... O Focus MK I era muito mais caprichado em materiais e qualidade de construção.

      Excluir
    14. É, mas o Marcio tem toda a razão,
      pois o Focus tem mecânica mais evoluída, o Powershift e Multilink é um exemplo. Pena o controle de qualidade de montagem de painéis ser sofrível na Ford Argentina.

      O Focus tem e, os outros modelos em discussão ainda não tem 5 estrelas para os ocupantes da frente e isofix, se não estou enganado (talvez o New Corolla já tenha isofix).

      Em suma, para quem busca certa modernidade e segurança máxima, o Focus é a única opção hoje, exceto a linha Jetta TSI 2.0 e Audi A3 1.4 litro turbo, que estão em outro patamar de preços.

      Espero que no próximo dia 19 o New Corolla esteja incluído na lista de carros testados pelo LNCAP, pois 4 estrelas para um carro caro e pretensamente o objeto de desejo de muitos aqui (incluo o Civic) é no mínimo inadmissível, estou fora!

      Se eu gostasse (ou precisasse) de sedans, hoje iria de Jetta 2.0 (velho) Tiptronic ou Focus Sedan 2.0 Powershift.

      Excluir
    15. Eddie, eu acho que existe uma diferença entre montagem sofrível e montagem que não é perfeita, no lançamento estava sofrível mas agora não está mais, está ok, nada mais ou menos do que isso.
      Claro que um carro totalmente desalinhado é ruim de comprar, mas como está agora eu não vejo este exagero todo, vou eu abrir mão de melhor motor, melhor câmbio, melhor suspensão, maior seguraça e mais equipamentos de conforto porque porque a lataria não está milimetricamente alinhada? Nunca, é preciso colocar as coisas em perspectiva e não supervalorizar o que não deve ser supervalorizado.
      Carro é muito, mas muito mais do que um alinhamento perfeito da carroceria.
      Eu ainda coloco o c4 lounge junto com o focus, se precisasse de maior espaço iria de c4, caso não ficaria no focus.
      Eu acho o jetta caro demais, tudo é opcional, para quem um jetta confortline fique completo custa mais caro do que o focus titanium e ainda assim tem o mesmo motor da quantum do meu pai.
      Se passar a vir com o 1.4 tsi ou 1.8 tsi será uma compra mais interessante, até mesmo se viesse com o antigo 2.5 de 5 cilindros seria boa compra, na Argentina o jetta atual ainda vem com o cinco cilindros, as outras opções são o 2.0 tsi e um 2.0 tdi (diesel)
      Na Argentina também não existe jetta sem esp e asr, aqui esp somente to tsi.

      Excluir
    16. Não consigo enxergar o corolla como o melhor, ele é inferior a maior parte dos concorrentes, ele não é o melhor em nada, e exceção à tal confiabilidade ele empata ou perde dos concorrentes na maior parte dos itens, e custa mais caro.

      Excluir
    17. Na realidade, é um misto de várias coisas.

      O Corolla é líder pela boa reputação da marca e porque oferece um bom equilíbrio entre tudo.

      Pode não ser o melhor em vários aspectos, mas também não é ruim em absolutamente tudo.

      Sobre a qualidade de construção, desculpe, mas ainda discordo de você, caro Márcio. O Focus peca bastante na qualidade aparente e, você sabe que, para quem é mais exigente, a primeira impressão é a que fica...

      Não estou dizendo que o Focus é um carro ruim, muito pelo contrário... É um puta carro que honra a tradição da Ford em acerto dinâmico.

      Mas penso que, pelo que custa, poderia sim, ter melhor qualidade de acabamento e construção.

      Só que, nos custos de fabricação de um carro, bom acabamento e maior rigor nos processos de fabricação e controle de qualidade, são caros. Acho que falta isso nos Fords Mercosul.

      O problema também é que, quem viveu na época de Escort e Del Rey Ghia, olha esses carros atuais da marca, acaba ficando triste.

      Eu fico chateado, porque sempre tive Ford e VW aqui em casa, já que são as marcas que mais sabem acertar dinamicamente um carro.

      Quando eu quis ter um Ford novamente na garagem, o bendito carro sequer existia na prática, que era o New Fiesta sedan Titanium manual...

      Uma pena, mas vai ficar numa próxima vez...

      Excluir
    18. Cláudio, o câmbio CVT do Corolla é FENOMENAL! Gosto muito do Powershift, mas o acerto do CVT na Toyota é realmente impressionante!

      O acabamento do Focus é bom, especialmente na versão topo. Nos EUA, o Focus SEL dá um banho no nosso SE.

      caoa-rj, Focus 2009 referência em acabamento??? uhahuahuahuahu A lateral da porta era horrorosa!!!!!!! Você e suas pérolas... o atual melhorou MUITO em relação ao 2008!

      Rogerio H, Corolla seria a melhor opção se a XEi custasse 5 mil reais a menos e tivesse ESP, mesmo que fosse com motor 1.8.

      Excluir
    19. O futuro está no cambio dupla embreagem e não no CVT. O DSG/Powershift tem trocas infinitamente mais rápidas, tanto pra cima como reduções, além, da praticidade da redução manual a qualquer instante. Imbatível.

      Excluir
    20. Primeiro que Focus não é superior em motor em nem em cambio ao corolla, que fez o mesmo tempo em 0-100 com p motor defasado, corolla tem harmonia e qualidade das peças em geral,diferente do Focus.
      Sem contar que esse Focus sedan é um mico, pra revender dá um trabalho...

      Excluir
    21. O cara acha que porque tem alguns cavalinhos a mais,o motor é melhor ... por favor Marcio , menos!!!!

      Excluir
    22. Como falaram não considero um mico, pois aqui na concessionária em Curitiba já entraram 3 e venderam muito rápido.

      Excluir
    23. Pois é, acho que depende da região. Entretanto aqui em SP capital, vemos carros em bom estado de conservação muito, mais muito abaixo da tabela Fipe.

      Excluir
    24. É que em São Paulo vemos carros 0km anunciados na internet com valores muito abaixo do que é vendido aqui nas concessionárias de Curitiba, até parece mentira.

      Excluir
    25. Lourenço, o câmbio do Corolla teve um acerto surpreendentemente bom, mas a tecnologia do Powershift é muito boa em outros quesitos, pois ele é de dupla embreagem - a variação contínua sempre terá um porém, especialmente em acelerações em curvas, conforme dizem vários princípios da física embutidos na engenharia mecânica (concernentes à tração).

      O motor do Focus tem injeção direta, cara... Não são apenas os números: veja a curva de torque, potência e rotações. Quem sabe ler um gráfico deste tipo, sempre saberá que a eficiência do motor do Focus é maior.

      O Focus fez o 0 a 100 em 0,5 segundo mais rápido do que o Corolla - para um automóvel que pesa 100kg a mais, está absolutamente dentro dos padrões!

      Outra coisa: Automóvel é dinâmica! O Focus tem suspensão muito mais refinada, muito mais tecnologia embarcada (controle de torque, controle de tração e controle de estabilidade - nem citarei que faz baliza sozinho...)... O Corolla é muito confortável, mas, como mundialmente conhecido, tem péssimo Skidpad (aceleração lateral) e muita torção de carroceria em curvas!

      Excluir
    26. To sabendo...
      É por isso que o Focus vende tanto!

      Excluir
    27. Lourenço, Focus é o carro mais vendido no mundo. Entendeu?

      E porque Corolla Auris vende 1/10 do Focus na Europa? Quem entende mais: Nós ou europeus?

      Em tempos: Corolla nos EUA custa no máximo 19.900 dolares, enquanto o Focus topo de linha chega a 27 mil dolares por lá. São mercados diferentes: americano tem carro pra levá-lo do ponto A ao B. Toda família de um Corolla nos EUA tem um Ford ou um GM como CARRO MAIS CARO DA CASA. Entende?

      Se você pegar um Focus SE e um Corolla e colocar em Interlagos, o Focus vai dar duas voltas em cima do Corolla...

      Excluir
    28. JP, o focus não é o carro mais vendido do mundo. O Corolla é.
      JP, o Focus na Europa vende 3 vezes menos q o Golf.
      Da uma lida antes de postar bobagem.

      Excluir
    29. Esse sabe...Focus mais vendido do mundo , kkk, vai ser informar antes!!

      Excluir
    30. André, a Forbes fala bobagens ou a Toyota que diz bobagens?

      http://www.forbes.com/pictures/mkk45jikj/1-ford-focus/

      Amigão, o Corolla é um nome genérico para vários tipos de automóveis. São eles:

      1-Corolla sedã (o vendido por aqui é chamado de Altis na Ásia e Europa, para se diferenciar dos demais Corollas - é apenas 'Toyota Corolla' - sem sobrenomes - nas Américas);
      http://s1.cdn.autoevolution.com/images/news/2014-toyota-corolla-altis-official-launch-in-malaysia-photo-gallery-75099-7.jpg

      2-Corolla Axxio (um sedã do tamanho do Honda City - único Corolla sedã à venda no mercado japonês);
      http://www.xetoyota.com.vn/wp-content/uploads/2013/11/Toyota-altis-Axio-Hybrid1.jpg

      3-Corolla Auris (um hatchback derivado do Corolla Sedã);
      http://www.toyota.com.au/static/images/178ku-toyota-corolla-sal-ascent-hatch-hero-460x259.png

      4-Corolla Rumion (um automóvel ao estilo Kia Soul, vendido pra burro na Ásia);
      http://2.bp.blogspot.com/-2HwQKFoQK0Q/UbyeWFY3cmI/AAAAAAAAAJI/nT_TjCyB2nI/s1600/2009+TOYOTA+COROLLA+RUMION.jpg

      5-Corolla Verso (uma MINIVAN):
      http://www.carfromfire.com/images600_/toyota-corolla-verso_key_9.jpg

      Por fim, para você ver como o Corolla pouco vende na Europa, já que o Focus (225 mil unidades em 2013) vende 2x menos do que o Golf (470 mil unidades em 2013) e 10x mais do que o Corolla Auris (30 mil unidades)!

      Por obséquio, ignoradas as regras de separação de Jetta e Golf, já que um é a versão sedã do hatchback, o Golf e suas variantes tornar-se-iam os automóveis mais vendidos no mundo, considerados como apenas GOLF.


      Se quiser dizer que alguém fala bobagem, pelo menos tenha CONHECIMENTO. ok? Afinal, o feitiço virou contra o feiticeiro por aqui :)

      Toma!

      Excluir
    31. Lourenço, se você tivesse o mínimo conhecimento de mercado, saberia que a Toyota adota esta forma pusilânime de colocar o pré-nome Corolla em veículos totalmente diferentes, justamente para que as vendas sejam somadas e o nome Corolla apareça no topo da lista. Não obstante, o maior instituto de pesquisas do mundo, a Forbes, simplesmente não é ignorante e separa devidamente cada um dos modelos para se chegar ao resultado HONESTO - seria o mesmo que a VW chamasse no Brasil Gol, Gol up!, Gol Voyage, Gol Saveiro, Gol Fox e Gol Polo (não teria pra ninguém, concorda?).

      Bla!

      Excluir
    32. Como pude me esquecer: Tem o Corolla Matrix também, um hatchback!!!

      http://www.caradvice.com.au/thumb/960/477/wp-content/uploads/2011/12/Toyota-Corolla.jpg

      Excluir
    33. JP. Não seja ingênuo achando que é contado o nome do carro, são plataformas diferentes. Não é pq seu carro é o segundo mais vendido que ele é melhor ou pior, apenas não é o mais vendido. Só constatei um fato real.
      Pouco me importa se o jetta, golf, focus, corolla é o mais vendido no mundo ou na rua onde eu moro.

      Excluir
    34. Filho, pesquisa e descubra por você mesmo.

      A Toyota INCLUI todos os COROLLAS no "relatório" dela de vendas anuais! Não obstante, a Forbes fez uma listagem baseada nos dados da LMC Automotive, maior entidade mundial em vendas de automóvel (a grosso modo, seria uma Fenabrave mundial).

      O Corolla só é líder em vendas de acordo com os números da própria Toyota - quer queira acreditar ou não, o problema é teu. Eu confio nos números da LMC Automotive. Você é apaixonadinho pelo Corolla, e isto te deixa cerceado em perceber a verdade, já que o Corolla só é o mais vendido segundo os relatórios da Toyota, a qual inclui Axio, Rumion, Auris, Matrix e Verso às vendas do Sedã (Altis na Ásia). Para este fim, a LMC Automotive ainda considera Auris e Matrix às vendas.

      Dê-me um instituto que tenha números razoáveis e com argumentos, já que os teus são tão evasivos e demagogos como os da Toyota... (risos).

      Excluir
    35. Não tenho e nunca teria um Corolla, tenho um Golf TSI Exclusive e minha esposa um X1, mas isso pouco importa. O importante é q o mundo inteiro está errado e você está correto. Lendo suas postagens percebi que nunca está errado, então não sou eu quem vou contrariar.

      Excluir
    36. Amigão, eu apenas te apontei as minhas fontes de pesquisa.

      Acho melhor você pesquisar também e me apresentar um estudo onde comprove que o Corolla é o mais vendido.

      Simples assim.

      Excluir
    37. Discussão improdutiva que não vai acrescentar em nada. Todos os sedans médios são bons, sendo um levando vantagem em algum aspecto. Só acho que aqui no Brasil os valores pedidos são surreais, mas justificável, pois ainda somos um mero pais em desenvolvimento.

      Excluir
  7. Andre Nascimento,

    Meu ex corolla 2012 teve o tal problema nos freios, que nada mais é do que as pastilhas originais que não valem nada, elas duram em média 20 mil km e fazem muito chiado desde zeras principalmente as das rodas traseiras! Quebrei muito a cabeça tentando resolver o tal chiado, foram algumas visitas a concessionária e nada, eles alegavam como característica do modelo! Um dia depois de muito pesquisar, resolvi comprar pelo mercado livre umas pastilhas de freio traseiras da marca cobreq, uma que tem uma borracha no verso, depois disso nunca mais tive problema de ruído nos freios dele! Ah também tive que trocar os discos pois já estavam bem gastos com apenas 50 mil km, no mais o carro não tem defeito não, o único ponto fraco dele é os freios que fazem ruídos e duram pouco e isso realmente é um fato e vc pode comprovar fácil pelos donos!

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão do ruído está diretamente ligado ao material que compõe as pastilhas de freio.

      Excluir
    2. Valeu, Cavalcante!
      Eu sabia q tinha lido isso em algum lugar... rsrs
      Dica anotada!

      Abs.

      Excluir
  8. Eu não entendo também o por que do Focus não emplacar não da pra entender.Um carro com a tecnologia embarca tanto em segurança(controle de tração e estabilidade e partida em rampa entre outros) e comodidade( tela multimídia de 8" com sistema integrado de comando por voz você simplesmente pede a função desejado e o carro o faz sem você ter que tirar a mão do volante, câmera de ré inteligente pois pra onde você gira o volante ela mostra o angulo girado aonde seu carro vai parar, entre outras coisas), tinha que ter uma melhor colocação em vendas, sobre acabamento pelo - na unidade que eu testei não vi essas falhas grotescas citados pelos colegas , achei muito bom, pra mim o único porem do carro fica pro seu porta malas que é um dos menores do segmento, ou seja , pelo - eu compraria um focus titanium fácil, o meu problema é din din , pois se não já estaria andando com um, acho que no segmento ele alem de ser o mais potente dos carros com motores "aspirados" junto com o elantra ele da um balho na concorrência quando o quesito da analise é desempenho e nível de tecnologia embarcada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ford não tem tradição nesse segmento por aqui, embora seja um bom produto o Focus não é páreo para a dupla japonesa e até mesmo para o tecnicamente inferior Cruze.

      Excluir
    2. Caro SDS!!

      Você resumiu tudo a Ford infelizmente não tem tradição nesse segmento, diferente na dos hatch no qual é líder com uma certa tranquilidade, discordo de você que ele não seja páreo para corolla e Civic , simplesmente pra mim tanto corolla como Civic vivem de cliente "fieis" , pois tecnologicamente falando tanto corolla como o civic devem e muito ainda, o corolla por exemplo não tem controles de tração e estabilidade nem de partida em rampa nem na versão de mais de 90 mil e ainda é eixo de torção na roda de trás, diferentemente do Focus , o Civic então não muda seu interior desde 2008, é o mesmo e ainda no máximo que você encontra nele são 4 air bags e controle de tração e estabilidade só na versão top , pois as versões mais baratas são só dois air bags ainda, concordo em partes que o focus sedan não tem o status de corolla e Civic , mas tanto em desempenho como em nível tecnológico o Focus deixa tanto Civic , corolla e o Cruze bem pra trás e pelo - na minha opinião é o melhor carro desse segmento com motor "aspirado" a venda hoje!!! Abs

      Excluir
    3. É verdade. Eu costumo comparar a dupla japonesa ao Iphone, pois uma vez dono de um, nunca mais mudará para outro concorrente.

      Excluir
    4. kkkkk, disso você tem razão, nisso é de se louvar tanto a Honda e a Toyota , é uma pena as outras montadoras não se espelharem na dupla nipônica e começarem a melhorar seu atendimento ao publico depois que seu produto já foi vendido!!!

      Excluir
    5. Gostei do "Iphone "!!!
      Muito boa, essa......

      Excluir
    6. Incrível a capacidade dessas empresas fidelizar seus cliente. A Honda nos últimos, andou deixando um pouco desejar no quesito pós vendas, embora ainda esteja acima da concorrência.

      Excluir
    7. O problema da Honda é se achar "acima" das outras porque sabe que brasileiro pensa que "Honda e Toyota é carro de patrão"...

      Sinceramente, o que dizer de um Fit que custa à partir de R$ 50K não oferecer ajuste de altura do assento e um mísero rádio na versão de entrada?

      Ou um City Sport, que custava R$ 56K que não vinha sequer com rádio?

      E esse Civic LXS 2015? R$ 65K, mas o carro foi capado em relação ao 2014... Tiraram o cruise control.

      Fora que só tem 2 airbags, sequer tem controle de estabilidade e tração e o interior tem qualidade digna de carros de segmento inferior, com plástico duro por todos os lados. Não chega a ser ruim, mas estamos falando de um sedan médio, que custa consideravelmente mais do que um carro de entrada. Ah, sim... Algumas unidades apresentam portas desalinhadas também.

      Com pintura metálica, que era uma cor que me interessava, saia mais de R$ 67K.

      Só que a concessionária Honda jogou o valor do meu carro lá pra baixo, mesmo estando impecável e com todas as revisões feitas.

      Mandei pastar. Não foi dessa vez que mudei de marca...

      Excluir
    8. É verdade caro Rogerio !!!

      Mas a Honda e a Toyota só fazem isso por que pra nos brasileiros, qualquer honda ou toyota são sinônimos de qualidade , por isso que ela cobra num veiculo " pelado" absurdos 67 mil, eu particularmente ainda esculto muito de meus amigos que sedan medio não importa de qual marca você comprar tem que ser um Honda ou um Toyota , mas isso não é bem assim mais, visto que outras marcas ja estão evoluindo seus produtos e buscando o algo mais , só que infelizmente nos brasileiros uma vez com a impressão ja concreta sobre determinada coisa( tanto pra boa como pra ruim) ela fica pro resto da vida, veja só o exemplo da citroen , pegou uma fama muito ruim de seus carros, e mesmo hoje com um belo produto nas mãos que é o c4 lounge (ja dirigi um o top 1.6 turbo excelente veiculo) não conseque mudar essa fama e ainda tem seus produtos discriminados!!!Abs

      Excluir
    9. Que realidade alternativa este mercado brasileiro... No Japão Civic e Corolla são meros carros de frota. Corolla nem para táxi serve.
      Mas por aqui o deslumbramento fala mais alto a ponto dos carros citados conferirem status aos donos. Status num Civic ou num Corolla é de cair o c* da bund*, me desculpem.

      Excluir
    10. Não existe lugar do mundo e honda e toyota consigam cobrar muito mais e oferecer menos do que os concorrentes, geralmente os preços estão alinhados, um pouco mais caro ou u m pouco mais barato, aqui as pessoas pagam o que for por estes carros defasados e pelados.

      Excluir
    11. Márcio, Luiz e Jon:

      Concordo com todos. Civic e Corolla são bons carros e ponto. Não tem nada além disso... Só aqui no Brasil que é "carro top".

      Sobre o C4 Lounge, realmente a impressão que tive dele foi boa. O 2.0 16v já achei legal... Uma pena mesmo é a péssima reputação da marca, bem conhecida pelo seu pós-venda deficiente e elevadíssima desvalorização.

      Excluir
    12. Carros grandes da PSA, é sinônimo de casamento duradouro. Uma pena, pois são bons produtos.

      Excluir
    13. "SDS SP17 de agosto de 2014 01:32

      A Ford não tem tradição nesse segmento por aqui, embora seja um bom produto o Focus não é páreo para a dupla japonesa e até mesmo para o tecnicamente inferior Cruze."


      Onde que o Focus não é páreo para Civic e Cruze? Cara, era dono de Civic e Cruze, e agora, respectivamente, Jetta TSI e Focus SE. Focus dá de 10 a 0 em Civic e Cruze, com FOLGAS!!!

      O Cruze tem a grande direção da categoria, mas o resto é tudo mediano - não é ruim em nada, mas faz bem tudo, conforme uma revista perfeitamente disse. O Civic peca pela barulheira da suspensão traseira após os 50 mil km, enquanto é pelado em termos de segurança ativa.

      Eu já tive iPhone, já tive Civic e Corolla...e veja só: Hoje tenho VW e Ford! Tenho porque enjoei de automóveis inseguros e sem tecnologia, coisa que os japoneses são. Quem pega bastante estrada não quer ficar se preocupando com a possibilidade de rodar abruptamente, como aconteceu comigo no Civic por falta de ESP na hora que fui desviar de um objeto - felizmente, só bati em um carro e detonei a lateral do Civic, sem danos físicos algum para minha família (estava a 90km/h em uma via de 110km/h). Com o Cruze, o ESP me salvou duas vezes em situações parecidas - e com velocidade superior, ambas na reta quando fui desviar de motoristas imprudentes que cortam pelo acostamento e jogam na tua frente, freando, pela faixa da direita à da esquerda.

      Excluir
    14. Meus queridos colegas :
      Realmente, toda essa polêmica, entre Focus x Corolla tem razão de ser!
      Assino embaixo e concordo totalmente com o Márcio, quando afirma ser o Corolla um carro que, assim como o Honda, lá fora, é considerado um sedan standard, que, até no Japão não serve sequer como táxi, o que é a mais pura verdade!
      Nos Estados Unidos, são automóveis de entrada, muito usado por estudantes, por exemplo!
      Mas, infelizmente, estamos no Brasil, onde os preços dos carros recebem majoração como em nenhum lugar do mundo, criando uma distorção gritante no mercado!
      E, as montadoras, sabendo disso, expertamente tratam de conferir a esses modelos, status de carros de segmentos superiores ao que realmente pertencem!
      Exemplos?
      Vejamos a Hyundai que, no mundo todo, assim como Toyota e Honda, não passam de modelos standard, aki tornam-se "o melhor do mundo", com todo o marketing voltado ao luxo e sofisticação!
      E assim é com Toyota, Honda, Citroën, etc
      E, como o brasileiro adora ter status e aparecer pro vizinho, é presa fácil!
      Infelizmente, são aberrações que se desenham muito mais por um problema cultural que temos em nossa sociedade!
      Quanto ao Focus, ele realmente foi um produto inovador, com acabamento e montagem exemplar, suspensão inovadora, performance e transmissão referência no mercado e qualidade construtiva sem igual!
      Foi, em 2007, foi em 2009!
      Eram carros, assim como os antigos Del Rey, Escort, Versalhes de uma Ford que, infelizmente, não existe mais!
      Hoje, temos uma Ford que, nem de longe, lembra àquela daqueles tempos, onde seus carros eram referência!
      Apesar de avanços significativos em segurança ativa e passiva, o Focus, nem de longe, lembra àquele Focus de 2007/2009!
      Ford mercosul hoje é sinônimo de carros mal acabados, com materiais que não tem na qualidade seu atributo principal, montagem que não traduz a fama da antiga Ford!
      Enfim, com exceção do New Ka, que, pelo menos foi a impressão que tive, teve sua qualidade melhorada, o resto da linha, com todo respeito ao Márcio, a mim, está muito aquém daquela de outrora, que era fã número 1, infelizmente!
      Quanto ao Corolla, não há o que questionar :
      Conforto, prazer ao dirigir, economia, solidez, durabilidade e pós-venda de primeiro mundo, suplantam, com sobras, o fato dele não passar de um standard!
      Opinião de quem gosta de carros, adora dirigir e valoriza o que muita gente despreza: QUALIDADE!
      Abs
      I

      Excluir
    15. Caro Simeone, meu comentário a respeito de que o focus não e páreo para a dupla japonesa, e no quesito MERCADO, se você não entendeu. Acho o Jetta, Focus e ate mesmo o C4, tecnicamente superiores a concorrencia. Sou indiretamente um proprietário de um Cruze, carro é bom, mas tem seus defeitos, pois é beberrão e seu desempenho fica aquém da concorrência, isso e fato. Não é porque sou dono de determinadoa carros que não posso expor seus pontos fracos. O pessoal aqui do blog precisa entender isso, kas insistem em levantar polêmicas bobas.

      Excluir
    16. Como ter prazer em dirigir um Corolla de direção anestesiada? Realmente gostaria de entender isto - os números de skidpad e de torção de carroceria do Corolla são muito medonhos! Em compensação, se a pessoa gosta de conforto e silêncio a bordo, ele é o melhor.

      Sobre o acabamento do Focus 2009, ficam duas imagens - depois desço na garagem e tiro fotos do meu atual.

      Isto era bom??? kkkkkkkkkkkkkk Fazes-me rir!

      https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1.0-9/p180x540/1017618_10151690122509819_1158082788_n.jpg

      https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/v/t1.0-9/s720x720/1043924_10151690122204819_2004037595_n.jpg?oh=4061c3bb4ae4c8b24e11a4069c6a8b61&oe=54679EE6&__gda__=1417713489_142412e38273e9be0fcb805c08ab4f13

      Excluir
    17. Sim: Pós venda da Honda e Toyota são demais de bom.

      Não tem como comparar. Na hora de comprarmos outras marcas, realmente sentimos falta do pós venda e do baixo custo de manutenção. Muita gente preza isto, enquanto eu, que ando mais na estrada, viso à segurança e à dirigibilidade na hora de fechar uma compra.

      Excluir
    18. SDS, quão beberrão o Cruze é? E quão ruim é o desempenho?

      Acho engraçadas estas falácias de internet... uahhuahuahuahua

      Segundo IMT, o carro anda mais que Fluence e Sentra CVT, mas estes todos elogiam o desempenho... Gasta menos do que o Civic, e todos elogiam o consumo do japonês...

      Como pode ver em minhas postagens, gosto de ser justo. Critico o que merece críticas, e defendo o que é injustiçado com falácias e demagogias...

      Excluir
    19. 7 km/l na cidade (carro com duas pessoas a bordo) está bom para você? para mim não está não. Desempenho inferior ao do NOVO CIVIC E FOCUS.Volto a repetir novamente, na época de seu lançamento (segundo semestre de 2011), o Cruze de fato era um dos melhores carros do seu segmento, mas HOJE, o tempo passou. Quanto ao Fluence e Sentra, me desculpe, mas são cachorros mortos no mercado. Procuro ser o mais democrático possível em meus comentários. E demagogia?? quem aqui está sendo demagogo, essa foi péssima. Mas enfim, não sou especialista, mas procuro dar meus pitacos e aprender como os colegas aqui do blog.

      Excluir
    20. Não sei onde você mora.

      Por aqui, meu Jetta TSI faz 7 km/l na gasolina, enquanto o Focus tem feito 5,5km/l no etanol. Minha cidade é interior de SP, 350 mil habitantes, cheia de radares e com centro da cidade com ruas estreitas e cheias de semáforos, com muitas subidas e esquinas curtas. Cruze e Civic faziam uns 4.8 km/l (Civic LXS não tinha CB).

      Na estrada, os meus carros tinham estes consumos:
      -Civic LXS fazia menos de 9 no etanol e 12 na gasolina;
      -Cruze LT fazia 10 no etanol e 14 na gasolina;
      -Focus faz 12,4 no etanol e já fiz 17 na gasolina;
      -Jetta TSI faz na média de 14 a 14,5 na gasolina.

      Acho que, em comparação com Focus e Corolla (meu amigo comprou um 1.8), o Cruze e Civic são bem gastões... Este meu amigo que comprou o Corolla tinha um Civic LXR que deu PT e levou o Corolla agora. O Civic 2.0 dele fazia 13 na estrada e 6 na cidade (gasolina). O Corolla dele tem feito 16 na estrada e 8 na cidade, gasolina. É bom, não?

      Excluir
    21. São Paulo, Capital (com 11 milhões de habitantes e 6 milhões de veículos). Cidade com terreno super acidentado (alternando muito aclives de declives) sem contar o trânsito caótico. Quer lugar melhor para se aferir a eficiência energética de um carro? SP Capital é o lugar certo.

      Abs

      Excluir
    22. Em SP na Z/S o Cruze fazia uns 5,5 km/l no etanol, apenas na cidade em dias de tráfego típico da cidade. Nunca o testei na gasolina em SP. O Jetta sim, e fez uma média de 7,5 nas mesmas regiões. Ainda não fiz médias 100% na cidade com o Focus pra SP... Farei na próxima vez que for visitar a parentada por lá! Valeu!

      Excluir
    23. Cao, novamente não concordo contigo, o focus não é este desastre construtivo, nem de longe, se existe algum desalinhamento na carroceria hoje é pequeno, se existe algun desalinhamento no interior se percebe apenas procurando, e carro não é apenas isso, não pode ser.
      Comparando o atual focus contra o 2008 que tive, o mk1.5, o atual perde apenas na qualidade dos materiais das portas, e talvez no teto mas somente tocando, visualmente o teto está ok.
      O painel do atual é muito mais bonito e utiliza materiais de melhor qualidade do que no focus 2008 que tive, disparadamente.
      E tu que fala tanto em qualidade construtiva, custo de construção também, quase 50% do metal utilizado na carroceria é de alta resistência, o que não acontece nos japas, e por isso o nosso focus obteve praticamente a nota máxima no teste de colisão frontal.
      Falando em custo de produção, o focus tem um motor muito mais atual, e isso custa, o focus utiliza muito aço de alta resistência na carroceira, e isso custo, o focus utiliza suspensão traseira multilink e isso custa, o focus oferece mais equipamentos de conforto, e isso custa, somente aquela central multimídia sync to titanium custa caro, o focus oferece mais equipamentos de segurança e isso custa,
      E veja, um corolla xei custa no papel o mesmo que o focus titanium é a mais vendida do modelo, mas com os descontos do focus ele fica até mais barato, comparando estas duas versões a diferença é abissal em favor do focus, certamente o custo para se produzir um focus titanium é muito maior do que para produzir um corolla xei.

      Excluir
    24. Claro, Márcio!
      Não tiro, em hipótese alguma, as qualidades dinâmicas e de tecnologia embarcada do Focus!
      Nestes quesitos, nota 10!
      Tanto é que, em nenhum momento, me referi aos aspectos dinâmicos do Ford!
      Pelo contrário, seria minha opção natural, pois, além de fã da marca, gosto muito do design atual de seus modelos no Brasil!
      Todos os Ford que tive na vida, foram nota 10!
      Até meu Kazinho Sport 1.6, tenho saudades até hj!
      Delicioso de dirigir, excelente em curvas, acabamento simples e espartano, mas com muita qualidade!
      O porém, é isto de digo, infelizmente, é a qualidade geral dos acabamentos, materiais empregados e a montagem porca da carroceria!
      Acredito em vc, que HOJE talvez essa montagem e acabamentos tenham melhorado, em relação à época que estava trocando o carro (fevereiro/março), haja visto a boa impressão geral que pude observar ao vivo, no New Ka, mas, realmente, em TODAS as unidades que vi, de várias versões, sem exceção, tinham uma montagem, acabamento e qualidade de materiais muito ruins!
      E, desalinhamentos na carroceria, discordando de vc, são sim importantes e devem ser levados em consideração, na hora da compra!
      Carrocerias com falhas de alinhamento, alteram, significativamente, o centro de gravidade do carro, pois foge do especificado no projeto e, além de ser perigoso, num eventual acidente, demonstra falha grave no controle de qualidade da fábrica!
      O Corolla não é o melhor do segmento, no quesito dinâmico, mas é inquestionável sua qualidade construtiva, seu conforto, sua economia e a excelência do atendimento ao cliente, fruto de seu imbatível pós-venda!
      Além de, discordando novamente de vc, proporcionar uma dirigibilidade extremamente prazerosa!
      São quesitos que devem ser levados em conta, pois tem muito dinheiro em jogo, envolvendo sua compra!
      Eu, infelizmente, neste momento, prefiro um Corolla à um Focus!
      Mas, nada me impede de voltar a ter um Focus!
      Agora, o pós-venda da Ford é um dos piores que já experimentei, nada haver com o pós-venda de outrora! Uma pena!
      Abs

      Excluir
    25. cao-rj, cada um dá importância àquelas coisas que atendem mais.

      Acho que vc tem um Corolla porque prefere conforto, silêncio a bordo, espaço e manutenção mais em conta.

      Todos sedãs do segmento são bons - hoje não temos automóveis ruins. Cada um escolhe por aquilo que lhe convém - eu prefiro segurança e dirigibilidade pois ando mais na estrada do que na cidade.

      Valeu!

      Excluir
    26. Concordo contigo! No geral, hoje nós temos boas opões no mercado. Difíceis são as décadas onde não tínhamos quase nada disponível. Um salve para a globalização!

      Excluir
    27. Verdade :
      O que não falta hoje, são opções!
      Vai do gosto pessoal e as necessidades de cada um!

      Excluir
    28. Particularmente acho que o Focus sedã peca no espaço interno e portamalas. Mas o modelo anterior do Corolla também era um carro apertado. Então acho que a aceitação pelo mercdo depende muito da reputação da marca e do modelo. Já o hatch é para um público diferente. O focus hatch reina praticamente isolado no mercado. O Cruze hatch é um carro muito bonito por fora (não conheço por dentro) mas com motor 1.8 não dá. O i30 perdeu fólego ao ser lançado com motor 1.6 e a Hyundai errou de novo ao trocar pelo motor 1.8.

      Excluir
  9. Isso mesmo SDS, o material das pastilhas originais não é bom, ele é mais "macio" que o normal e rapidamente se gasta e cria ranhuras originando o ruído! E só trocar por outra marca que o problema tá resolvido, não esquecendo de comprar as pastilhas que possuem uma borrachinha nas "costas"!

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto não gosto do desenho do Corolla, o acho horrendo, não compraria por este motivo, mas reconheço suas qualidades em relação a confiabilidade e pós-venda.

    ResponderExcluir
  11. nossa vai matar as CSS, vão quebrar geral pq os coitados só ganham uns 300 de lucro por carro xiiiii kkkkkk!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Focus Titanium tem preço para concessionária de R$ 77.9k. Desespero total vender a 77k, pois tá tomando preju de R$ 900 reais.

      Excluir
    2. Larga mao de ser inocente. Pela mor de deus. Esse carlos deve ter 3 anos de idade. Isso aqui é capitalismo ainda mais brasil vc acha mesmo que as css vao ter preju ? Se liguem vcs... a css ganha mt mais do que a gente pensa.
      Esse carlos e mt inocente 900 reaid de preju... nem comento

      Excluir
  12. Larguem mao de ser inocente. Cara falando que a css tem preju. Pela mor de deus. Vcs parecem criança. Capitalismp ainda mais np brasil vcs acham MESMO que as css vao ter preju ? Esses cara ganha mais de 15 k por carro na minha opniao.
    Nao é possivel um focus tit nos eua custar 22 mil dollares(50 mil reais) e aqui 90 mil reais.
    Todos ganham muito o gover o com impostos o fabricante e as css....
    200 k em um camaro pela mor de deus. La fora n chega a 30 mil dollares.

    ResponderExcluir
  13. Tava bom demais, já tava desconfiado!
    Eis que surge esse Simeone, com sua tradicional "prepotência " e um poço de "educação "!!!!
    Além, claro, só ele "entende" de tudo!!!
    Humildade passa longe desse.....senhor, digamos assim!
    Tô fora........
    Ninguém merece, viu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inveja é dureza, ein? Abraços!

      Excluir
    2. Pior que o mesmo insiste em comparar o Cruze com os antigos Civic e Corolla, os quais eu acho inferior ao Cruze, mas o tempo passou, a GM não evoluiu e a concorrência tomou a dianteira. Quanto ao Focus Sedan, pode ser um excelente carro, mas de fato é um verdadeiro mico no mercado, aspecto que pelo menos eu valorizo muito.

      Excluir
    3. "SDS SP17 de agosto de 2014 15:11

      Pior que o mesmo insiste em comparar o Cruze com os antigos Civic e Corolla, os quais eu acho inferior ao Cruze, mas o tempo passou, a GM não evoluiu e a concorrência tomou a dianteira. Quanto ao Focus Sedan, pode ser um excelente carro, mas de fato é um verdadeiro mico no mercado, aspecto que pelo menos eu valorizo muito."

      Isto, sim, meu caro!

      Concordo plenamente. O atual Corolla CVT 1.8 não deve nada ao desempenho do 2.0 - deixando Cruze e Civic 1.8 bemmmmm para trás!

      Acho que tudo é ponto de vista: Toyota demorou 4 anos para lançar o motor 2.0 do Corolla; Honda demorou 6 anos para lançar o Civic 2.0. Cruze terá, em outubro de 2014, apenas 03 anos de mercado! O que sabemos é: haverá um Facelift e um novo motor estreando no começo de 2015! Ou seja: ela também trabalha na melhoria, claro.

      Sobre o Focus ser mico ou não: Acredito que mico é comprar automóvel e não ter como pagar, manter ou legalizar.

      Penso no ponto de vista do Custo x Benefício: Se você paga 72 mil em um Focus SE que é mais completo do que o Corolla GLi do mesmo preço, você pagará a mais por menos no Toyota. Ao final das contas, você está pagando um valor alto em um automóvel que oferece menos. Se colocarmos na ponta do lápis, com certeza o Corolla será um mau negócio. Ou seja: o que se "perde" com a desvalorização é menor do que você paga A MAIS por um carro que OFERECE A MENOS. Dá na mesma, afinal de contas! Matemática financeira que é matéria na MBA FGV que curso!!!!

      Excluir
    4. Concordo em partes, mas meu conceito de Mico de mercado é você pagar 90k em um carro e no próximo ano você vender por 50K e isso quando consegue (Resumindo= Facilidade e bom preço na revenda). Eu não posso me dar o luxo de perder muito dinheiro em carros, pois tenho outras prioridades. Bom para você que pode ter Jetta TSI e Focus na garagem, mas essa não e a realidade do sofrido povo brasileiro.

      Excluir
    5. Só complementando, tanto Corolla quanto Civic, você simplesmente abre a boca e vende, ao contrário do Focus sedan, que além de ser difícil de revender, perde-se muita grana. Mas para quem pode se dar ao luxo, o Focus é uma compra mais que recomendável.

      Excluir
    6. Olha, não tive facilidade para vender meu Civic, não!

      Eu o comprei no final de 2008, usado, e paguei 57 mil reais na época - a NF dele marcava o preço de 66 mil reais em dezembro de 2006. Eu o vendi em agosto do ano passado por exatos 34 mil reais (tabela era 40K), após MUITOS curiosos e pouca oferta boa.

      O Focus sedã 2009 da minha mãe tinha 22 mil km e foi vendido na tabela, depois de 5 anos de uso - pagou 61 mil reais (mais 2 mil de bancos couro e faróis de neblina na CAOA) e o vendeu por 35 mil. Mais completo do que o Civic, vendeu na HORA. Acho que tudo é relativo. Tem gente que vende super bem seu Citroën ou Peugeot, caso o carro realmente esteja em perfeito estado. O Focus não dá tanto problemas quanto um PSA. Acredito que terei mais dificuldades pra vender o Jetta (já o comprei usado e com um senhor desconto abaixo da tabela) do que o Focus!

      Excluir
    7. Você é um ponto fora da curva, pois aqui em SP- Capital, um Corolla e um Civic bem cuidado é um cheque visado. Agora o Focus sedan, a maioria "torce o nariz".

      Excluir
    8. Ouvi falar que o Focus automático tá dando problema de monte. A transmissão dá super-aquecimento e exige o motorista parar para esfriar.
      Tem vários caos acontecendo de superaquecimento do câmbio.
      E parece que as concessionárias não estão dando conta de tanto problema.
      E dá no Fiesta e na EcoSport tbn,

      Excluir
    9. O Focus sedã antigo não é um automóvel muito bonito, e isto conta bastante... não?

      Nunca ouvi falar disto - nem no Clube do Focus o pessoal comentou a respeito. Ouvi sobre os automóveis da Mitsubishi terem super aquecimento, especialmente o Lancer - há alguns relatos do ASX, mas apenas das fabricadas em 2010.

      Excluir
    10. Negativo Carlos,

      Com 8 mil km rodados o cambio Powershift do Focus vai muito bem, obrigado. Sds

      Excluir
  14. Caros muito bom o nosso debate, bem sadio e muito produto e sem fanatismo ou extremismo de ninguém aqui. Como eu disse acho muito bom o focus sedan independente da sua desvalorização na hora de revender teria um (vou ter um se Deus quiser..), pois primeiramente hoje ele é sem duvida o que tem maior nível de equipamento de comodidade e segurança do mercado, principalmente na versão titanium , achei ele muito bom quanto a acabamento interno e externo(juro que não vi essas falhas todas que são faladas aqui..), pelo - na versão titanium, acho que comprar um carro pensando em desvalorização na hora da revenda é um erro, acho que o principal questionamento deveria ser sobre segurança e tecnologia não desvalorização, claro que isso meio que desestimula muitas vezes a compra de um automóvel, mas pra mim não vou no que me agradar mais e ter os itens que eu julgo importante num veiculo, tanto é que hoje se eu fosse comprar um sedan médio ficaria entre o focus titanium e o c4 longe top, que pra mim são os dois melhores sedans no mercado, claro que se eu tivesse mais uma grana iria de jetta tsi mas ai já é outra historia!!!Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, estas falhas não existem, ao menos não nesta proporção que costumam afirmar por aqui, é preciso procurar para achar, os materiais do interior também não são ruins como comentado aqui, são bons, o único ponto que me incomoda um pouco é a parte superior das portas que visualmente é muito bonita, mas quando se bate com o dedo faz um som um pouco oco.
      No restante o carro é excelente, concordamos também em quais são os melhores, focus e c4, mas ainda assim eu daria uma olhada no peugeot 408 que tem um ótimo custo benefício.

      Excluir
  15. Um carro digno de elogios que deveria estar nesta síntese deveria ser o VW Jetta, especialmente na versão Highline. Estou em vias de comprar um sedã nesta faixa de preço (atualmente todos estes carros estão custando cerca de $95 mil, desconsiderando eventuais descontos da concessionária), e estou inclinado a pegar o Jetta. O Jetta, na Europa e EUA, é muito bem reconhecido como sendo um carro confiável, potente, bem acabado. Conta a favor dele o fato de ser montado no México (que produz com mais qualidade que a Argentina). Outro favor importante: 211cv.
    Saindo do tema do Jetta, o que eu não entendo é porque o Focus sedã é preterido quando comparado com o Hatch, que é campeão de vendas. São o mesmo carro, e por quase o mesmo preço. O hatch só é batido em qualidade pelo Golf, mas ainda assim vence quando pensamos no preço. Acho que é uma daquelas coisas que ninguém entende.

    ResponderExcluir
  16. Amigos , alguem sabe dizer se a frente do focus vai mudar mesmo ? Ate agora não vi nenhum site dando certeza.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem