O Novo Golf 2015 de fabricação mexicana que começa a chegar às concessionárias dos Estados Unidos da América este mês já está sendo analisado com respeito a seus atributos dinâmicos pelas imprensa automotiva norte-americana, o que permite as primeiras comparações em termos de desempenho e consumo com o modelo europeu (vendido no Brasil).

VW Golf 2015 1.8 TSI Automático

O Novo Golf 2015 vendido nos EUA, como sabemos, adota um conjunto propulsor diverso do aplicado ao Golf 7 alemão (que é o vendido no Brasil). O Golf 7 de fabricação mexicana perdeu o motor 1.4 TSI de 140 cavalos e 25.5 Kgfm de torque em favor de um motor 1.8 TSI de 170 cv e 27,1 Kgfm de torque.

VW Golf 2015 1.8 TSI Automático

Além disso, a transmissão também foi alterada. No caso dos modelos manuais, o Golf 7 norte-americano usa uma transmissão de cinco marchas (contra a de seis velocidades adotada no europeu). A transmissão automática, por sua vez, é a alteração mais radical, já que a Volkswagen of América optou por dotar seu Golf com uma caixa automática convencional de seis marchas, TipTronic e conversor de torque (a mesma usada no Golf 2.0 Sportline de nosso teste de longa duração).

VW Golf 2015 TSI 1.8 - Câmbio Automático de 6 marchas

Em resumo, a VW of América optou por um motor mais potente que o europeu, associado com uma transmissão automática convencional, não tão moderna como a DSG de 7 marchas usada no modelo vendido no Brasil. Transmissões automáticas convencionais implicam uma perda de desempenho quando comparadas com as manuais, enquanto a caixa DSG torna o carro até mais ágil.

VW Golf 2015 1.8 TSI Automático - inteiror

Isso acontece pois as caixas de transmissão automáticas baseadas em conversor de torque impõem perdas de potência e torque em seu funcionamento, de modo que versões diferentes do mesmo carro, com o mesmo motor, mas um com câmbio manual e outro com câmbio automático convencional, apresentarão performance diferente, com vantagem para o modelo manual.

No caso dos carros com câmbio DSG a situação se inverte, pois essas caixas, mais modernas, são mais rápidas que as caixas manuais, e não apresentam perdas em seu funcionamento, de modo que modelos iguais com o mesmo motor, a versão DSG será mais rápida que a com câmbio manual.


Sendo assim, com o advento do Golf mexicano/norte-americano, que optou por usar um motor mais forte associado a uma transmissão menos eficiente, ficou a curiosidade de saber como seria o desempenho do Golf com esse conjunto 1.8 TSI + Câmbio AT6 Tiptronic.

VW Golf 2015 1.8 TSI Automático

Os números do primeiro teste da Revista Motor Trend (veja o teste aqui) com o Golf norte-americano satisfazem esse sentimento, trazendo os números de desempenho e performance do hatch médio de origem alemã, fabricação mexicana e comercialização americana. São os seguintes:

Desempenho

Aceleração de 0 a 96,6 Km/h: 7.8 segundos
Aceleração de 0 a 400 metros: 15,9 segundos @ 141 Km/h
Frenagem a 96,6 Km/h: 36 metros

Consumo de gasolina (medido pela Motor Trend)

Ciclo urbano (cidade): 9,77 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 14,02 Km/l

Comparações diretas com números do Golf 1.4 TSI DSG 7 são imperfeitas, visto que esse carro não tem dados aferidos pela MT, entretanto, para efeito de comparação, vamos colocar os números obtidos pela Quatro Rodas com o modelo alemão vendido no Brasil.

Desmpenho

Aceleração de 0 a 96,6 Km/h: 8,6 segundos
Frenagem a 120 Km/h: 58,4 metros

Consumo de gasolina (medido pela Quatro Rodas)

Ciclo urbano (cidade): 12,2 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 17 Km/l

Os números sugerem mostram, como era de se esperar em função do motor mais potente, uma superioridade em termos de desempenho da ordem de 10% do mexicano/americano frente ao alemão. Entretanto, o Golf 7 de Wolfsburg é em média 23% mais econômico que o americano.

O resultado expressa bem a maior eficiência do conjunto 1.4 TSI + DSG frente ao 1.8 TSI + AT6 TipTronic, já que o motor menor (1.4) associado com uma transmissão mais eficiente (DSG) tem uma pequena perda de performance, mas, em contra-partida, apresenta um consumo de combustível bem inferior.

Interior

VW Golf 2015 1.8 TSI Automático - painel

Além do motor, o Golf 7 vendido nos EUA tem outras alterações em relação ao alemão, como, por exemplo, lanternas são em cor âmbar (obrigatório pela legislação americana); lanternas traseiras sempre convencionais (de LED no alemão); ausência de lavadores de faróis dianteiros; freio de mão é manual (o alemão usa acionamento eletro-hidráulico); o sistema multimídia é o de 5.8 polegadas, não estando disponível o sistema maior, com tela de 8", conhecido como Discover Pro.

Conclusão


O Golf 7 vendido nos EUA, de fabricação mexicana, adota um conjunto mecânico mais convencional, que, apesar de oferecer um desempenho marginalmente superior, cobra um preço elevado em termos de consumo.

6 Comentários

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  1. Golf 7, sempre é uma "nave" não importando a motorização.

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  2. Acho que o Golf ficaria ideal com um motor 1.6 turbo. Nessa litragem é possível estabelecer uma ótima relação desempenho X economia de combustível. Tanto é assim que a Mercedes possui uma boa gama de modelos com motor 1.6 turbo.

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  3. Golf siempre fue y sera lo mejor!!! espero llegue en Argentina muy pronto..!!

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  4. Primeira vez que temos um carro superior ao americano... isso é um marco!

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  5. A transmição AT6 não foi escolhida atoa, muito mais confiável que a barulhenta DSG.

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