O Volkswagen up! I-Motion é o carro com transmissão de operação automática mais barato à venda no Brasil, com configurações básicas partindo de cerca de R$ 31.000 reais. Fizemos um test-drive rápido com uma unidade da versão High-up! (modelo topo de linha), e relataremos nossas impressões neste artigo.

Volkswagen up! automático

O modelo testado é um up!, High-up!, pintado na cor Prata Sírius, com ambientação interna preta, sendo equipado também como o ar-condicionado - único opcional aplicado ao carro analisado, deixando-o com preço sugerido R$ 42.336 reais (há, porém, descontos que estão sendo praticados pelas concessionárias, já que modelo igual ao das imagens, porém com pintura sólida, nos foi oferecido por R$ 40.000 reais). O vídeo do test-drive segue abaixo.



Nós já tínhamos testado por um período mais longo um up! com câmbio manual (veja aqui), onde ficou claro que o modelo tem uma performance que em nada se assemelha a um carro com motor 1.0, apresentando muita agilidade em qualquer situação de trânsito, tanto urbano quanto rodoviário.

Volkswagen up! automático - Prata Sírius

Essa característica já não se verifica no up! automático I-Motion. Fica claro logo no primeiro contato que a transmissão automatizada ASG (mono embreagem) reduz a disposição do motor, tornando o carro mais lento quando comparado à versão com transmissão manual, não só pela própria operação da transmissão em si, mas, sobretudo, pelo fato de a comutação das marchas ocorrer de forma mais lenta.

Volkswagen up! automático - High-up! - interior

A operação do câmbio em si é bastante simples, bastando colocar a manopla de câmbio na posição "D" e sair acelerando, mas até aí surgem diferenças em relação aos carros com transmissão automática convencional ou mesmo com transmissões automatizadas de dupla embreagem.

Volkswagen up! - transmissão I-Motion

Uma delas é o fato dessa transmissão I-Motion da VW não contar com a função "creeping" (funcionalidade presente na Dualogic Plus dos veículos da Fiat). Quem está acostumado com carros automáticos, sabe que quando o câmbio está em "D" ou "R", basta tirar o pé do freio que o carro começa a se movimentar lentamente. Isso não acontece com o up! automático, já que, tanto em "D" quanto em "R" é necessário acelerar para o carro passar a se mover.


Além disso, quando o up! está parado em um aclive, ao se tirar o pé do freio, caso não se acelere, o carro começa a descer, o que exige atenção de quem está acostumado com câmbios automáticos convencionais (que não deixam isso acontecer). Nessas situações, pode-se usar o freio de mão ou mesmo o freio de serviço para segurar o carro até que a aceleração do motor coloque o mesmo em movimento.

Volkswagen up! automático

Já com o carro em movimento, percebe-se claramente a transição entre as marchas no conhecido "tranco" que ocorre nas mudanças, mas que, de tão suave, nem se pode chamar de "tranco", mas de uma "descontinuidade" na aceleração. Isso acontece pois o câmbio I-Motion, sendo uma transmissão automatizada, quando o carro começa a acelerar, o sistema aciona a embreagem, troca a marcha, e acopla a embreagem novamente, e esse processo demora mais que em câmbio manual ou mesmo com uma transmissão automática com conversor de torque ou automatizada de dupla embreagem.

Volkswagen up! automático

De qualquer forma, essa descontinuidade na aceleração que se observa nas trocas de marchas pode ser atenuada ou mesmo eliminada quando a pessoa passa a conhecer mais o carro, e, quando percebe que o câmbio vai trocar a marcha, passa a tirar um pouco o pé do acelerador. Operando dessa forma a transição fica suave, embora continue mais lenta que em transmissões convencionais.

Volkswagen up! automático - High-up! - espaço traseiro

Além disso, quando o câmbio está no modo "M", de operação manual, esse tipo de fenômeno fica atenuado. É importante considerar, porém, que a operação manual do câmbio I-Motion não é a mesma coisa que um câmbio manual, pois ao se acionar a manopla, envia-se um comando para o sistema de gerenciamento da transmissão para fazer a troca, e ela ocorre com uma defasagem de tempo.

Volkswagen up! automático - High-up! - espaço interno

Outro ponto é que, quando a transmissão está em "M", o câmbio aceita reduções, puxando a alavanca para trás, e trocas adiante, quando se empurra a alavanca à frente. Mas mesmo nessa situações, quando o motor se aproxima do regime de corte de giros, o câmbio faz a comutação mesmo que o motorista não acionar, de modo a preservar tanto o câmbio quanto o motor.

Volkswagen up! automático - High-up! - posição de dirigir

Dessa forma, a transmissão automatizada I-Motion do up! tende a ter uma vida útil mais longa que um carro com câmbio manual, pois o sistema não incorre nos vícios tradicionais que acometem muitos motoristas, e que causam desgaste prematuro com conjunto de transmissão.

Conforto

Durante a nossa avaliação ficou claro que há um trade-off claro entre agilidade e conforto com a transmissão automática I-Motion. Perde-se em agilidade do carro, mas ganha-se em conforto. E esse ganho é tanto mais pronunciado quanto mais o carro é usado em âmbito urbano.

Volkswagen up! automático - High-up! - painel

Dessa forma, os R$ 2.100 reais a mais que se paga pela transmissão I-Motion é um investimento bastante interessante para quem usa o carro em cidade, e, caso seja uma com congestionamentos crônicos, então a opção pelo I-Motion fica quase obrigatória, em face do bem estar que proporcionará ao motorista, além do desgaste menor do conjunto de transmissão.

Volkswagen up! automático

Já para pessoas que usam o carro em cidades menos susceptíveis a engarrafamentos, ou mesmo em rodovias, a opção pela transmissão manual, em face da maior agilidade, passa a ser uma opção interessante.

Consumo

A tabela a seguir traz os dados de consumo aferidos pelo INMETRO para o up! automático, tanto com gasolina quanto etanol, em ciclo urbano (cidade) e rodoviário (estrada). Para efeito de comparação colocamos também os números do Kia Picanto e Fiat 500, tanto com transmissão manual quanto automática.

Modelo Gasolina [Km/l] Etanol [Km/l]
Cidade Estrada Cidade Estrada
VW up! - câmbio manual 13,2 14,3 9,1 9,9
VW up! - câmbio automático I-Motion 13 14,4 9 10
Kia Picanto 1.0 MT 12 14,4 8,3 9,4
Kia Picanto 1.0 Automático 11,4 13,1 8,3 9,4
Fiat 500 1.4 Cult - câmbio dualogic 11,3 13 7,5 8,5
Fiat 500 1.4 Cult - câmbio manual 11 12,8 7,2 8,4

Para facilitar a comparação, colocamos os números da tabela acima nos gráficos abaixo, que estão classificados pelo consumo em cidade.
 Volkswagen up! Automático I-Motion - consumo

Volkswagen up! Automático I-Motion - consumo

Como se pode observar, tanto com gasolina como etanol, o up! automático só fica atrás do up! com transmissão manual quando se analisa consumo em cidade. Já em estrada o Picanto automático empata com o up! automático.

Conclusão

Volkswagen up! automático

O Volkswagen Up! com transmissão automática I-Motion é uma opção interessante para a situação em que se usa o carro prioritariamente em cidade, pois nesse caso, o investimento adiciona se paga na forma de um conforto muito maior para o motorista.

56 Comentários

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  1. Conclusão: esse cambio é uma B&#!@.... num carro 1.0 ainda? afff

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    1. É... Eu acho que a VW viajou ao lançar esse câmbio no país.

      Sei lá... Eu nunca curti carro automático. Acho que não seria um automatizado que me faria a cabeça.

      Na minha opinião, vale só para quem tem alguma restrição nos movimentos da perna esquerda ou algum tipo de deficiência.

      Não compraria, com certeza.

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    2. Ops... Corrigindo: algum OUTRO tipo de deficiência.

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    3. Câmbio automático é a melhor coisa do mundo, mas esses automatizado ainda precisam melhorar e esse pelo visto é um retrocesso em comparação ao dualogic que já estava no mercado. Cadê o Carlos pra dizer que o Up é o que temos de mais moderno, em matéria de câmbio não é.

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    4. Verdade; não tinha pensado nas pessoas que possui deficiência, lembrando agora, eu conheço uma pessoa que inclusive é taxista, ele só tem o braço esquerdo, o carro dele é um Livina automático.

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    5. Também não acho uma boa opção. Uma das virtudes do up!, é justamente a delícia do seu câmbio, apesar de concordar ser uma ótima opção para pessoas que tenham algum tipo de limitação física.
      De qualquer maneira, é revolucionário o lançamento de um carro de entrada, a este preço, com câmbio automatizado!
      Ponto para a VWB, novamente...

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    6. Uma excelente opção para quem quer aposentar a embreagem por já estar cansado de passar marcha nos congestionamentos urbanos. O Gomes, como sempre, falando asneiras e querendo desmerecer o produto apenas por ser da VW.

      A verdade é que mesmo com o I-motion o Up! anda mais e consume muito menos que um Uno 1.0 manual. Inclusive, isso já foi mostrado aqui no blog.

      Esse I-motion atenderá perfeitamente uma parcela da população que não tem dinheiro para comprar um veículo com câmbio automático convencional.

      Basta montar um no site para ver como o preço está acessível. Por 38,4mil é possível levar um Move Up! I-motion 4 portas, com ar, direção, vidros, travas, sistema de som, alarme, retrovisores elétricos com repetidores de seta, 3 encostos de cabeça traseiros. Com esses mesmos 38,4mil não é possível nem levar um Onix LT básico manual, que é bem pelado e parte de 39mil.

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    7. Não é a toa que a GM está dando desconto de funcionário pra todos para poder desencalhar suas marmotas.

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    8. Esse tipo de cambio se torna muito util, quando se encontra em um congestionamento, coisa comum numa cidade como São Paulo
      e numa visão de Futuro, é o que todos os carros terão um dia, lógico que um popular vai demorar muito, visto que os novos cambios de 9 e 10 marchas, me explique como manusear um cambio mecanico com 10 marchas, ah vc vc fai lara que caminhão tem , o que caminhão tem é dois diferenciais, e 6 marchas. sendo os diferenciais longo e curto, e ademais os novos , os top todos são automaticos?
      O mal do homem é ser arredio ao futuro a novidade

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    9. Compraria com toda certeza, que diz não é por que nunca dirigiu um carro com câmbio automático, é como direção hidráulica e ar condicionado, depois que você acostuma, não fica sem, é cômodo, prático, ainda mais no trânsito da cidade , anda, para e anda, haja perna para pisar na embreagem e braços para ficar "cambiando.
      Volkswagen que um 'UP' pra mim

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  2. Esse câmbio I-motion é excelente para a proposta do carro.
    É óbvio que esse cambio não é melhor que o Powershift da Ford, nem ao DSG da VW, nem ao automático tiptronic do Golf, nem do automático do Onix, não.
    Mas enquanto esses cambios aí custam todos mais de 5 mil, este aqui te oferece o conforto de um cambio automático por 2k.
    E ele tem o trunfo de reduzir em quase 10 mil reais o preço do carro automatico mais vendido do Brasil.
    É evidente que se a pessoa tiver dinheiro sobrando, melhor pegar um Golf DSG. Mas se vc quer se livrar da embreagem e só tem 35 mil na conta, então esse up! é uma ótima opção.
    A Fiat só não colocou o Dualogic no Uno pq ele já é lento com cambio manual, com o Dualogc ele não sairia do lugar.
    Enfim, o up! I-motion é uma ótima opção no seu segmento e é uma inovação importante no mercado brasileiro.
    Herzlichen Glückwunsch Volkswagen!

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    1. Bom, a fiat não pôs o dualogic no uno pra não canibalizar o novo palio. Como de praxe no mercado (pelo menos até a chegada do up), usam o cambio para obrigar o consumidor a comprar mais coisa. Tanto que o fiat 500 tem o mesmo motor do uno e tem dualogic, mesmo sendo mais pesado. E dirigi o 500 automatizado. Muito bom. O pessoal malha cambio automatizado por que não entende direito qual é a proposta do cambio: Aposentar a embreagem sem perder agilidade e consumo com um custo melhor. É isto que fazem os automatizados e fazem bem. Não é igual a um "automatico de verdade", nem é pra ser mesmo.

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    2. Na realidade o consumo realmente é preservado, já que os automatizados bebem a mesma coisa que os manuais. Mas em agilidade os automatizados tem perdas sim...

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    3. No caso do Up, isto foi escolha da VW, acertada a meu ver. Ela mudou as relações de marcha, alongando as 3 primeiras e encurtando as duas últimas. Outro fator é que a troca é mais demorada que a troca num manual. Sim, em se falando de bons motoristas. Mas isto é ínfimo, e para o motorista comum a troca pode até ser mais rápida. E mesmo com estes dois fatores, a coisa se torna imperceptível a partir do momento que você saiba usar bem o câmbio. É um cambio programado para o motorista comum: arrancadas suaves, trocas a baixa rotação. Se você precisar esticar, passa ao manual. Quanto ao delay entre a troca manual e a troca efetiva, basta fazê-la frações de segundos antes do que você faria num câmbio convencional. Questão de se acostumar ao câmbio. Aliás, como acontece com qualquer cambio automático.

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    4. O problema foi ter alongado as três primeiras sem oferecer um modo sport, o carro fica com giro muito baixo e em muitas situações quando se precisa de alguma agilidade ele não entrega.
      Se a volks queria fazer com que o câmbio trocasse as marchas em rotações muito baixas deveria ter oferecido este modo sport, um carro 1.0 rodando sempre em rotações baixas pode ser complicado em algumas situações.

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    5. Bom, e como eu disse. Se vc afundar o pé o modo esporte aparece (trocas a rotações maiores) . Ao menos no que li. A conferir. de qualquer forma é questão de se adaptar ao cambio. ele tem torcas em modo manual pra corrigir estas situações. Nunca vai ser melhor que o manual, mas quem quiser coçar o saco ao invés de trocar marcha consegue.

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  3. Toda vez que vejo esse painel rsrs

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    1. Me lembra o painel da Brasilia que meu tio avô tinha.

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    2. Sim, lembra. Meu pai teve brasilia, corcel 1, .. lembra. O que eu acho até legal.

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  4. Fiz o test-´drive também. Era um modelo bastante inusitado: Move-Up 2 portas branco com interior preto e somente com ar, direção e câmbio i-motion. Não tinha vidros e travas elétricas. Certamente é um código raro.

    A dirigibilidade em marchas baixas é muito incômoda. Tem um trecho do texto logo acima que não acreditei: "mas que, de tão suave, nem se pode chamar de "tranco", mas de uma "descontinuidade" na aceleração". É claro que dá bastante tranco e claro que incomoda! Ele passa de 1ª p/ 2ª e de 2ª p/ 3ª em velocidades baixíssimas e o fato de ter que "se acostumar" é muito negativo. Afinal, você tem que se adaptar ao carro para minimizar (jamais solucionar) o problema. Isso praticamente anula o conforto que a ausência de embreagem traz porque em cidades com problemas crônicos de trânsito, a maior parte do tempo transita-se nas marchas baixas. Vai ser tranco o tempo todo e carro em 3ª marcha com rotação baixíssima. Já o modo manual eu gostei. É bem direto e preciso.

    Se porventura eu comprasse o Up I-Motion usaria no modo manual a maior parte do tempo. Ou seja, ainda que seja bem mais barato que um câmbio automático comum, eu não pagaria os 2,7k a mais que ele custa. Acho que vale mais à pena recheá-lo com outros opcionais ou economizar essa grana. O modelo Move-Up de 2 portas com pintura sólida, ar-condicionado, direção, vidros e travas é certamente o de melhor custo-benefício.

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    1. Realmente, a lista de opcionais é bem estranha mesmo.
      Me lembro quando fui comprar o meu, havia várias opções de versões "completas", mas sem ar ou som, por exemplo. Também vi um highup! "completo ", porém sem ar condicionado, por exemplo!
      Ou um takeup! com nenhum opcional, exceto a pintura especial amarela, caríssima!
      Vai entender....

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    2. É impossível num test drive de 5 km aprender a dirigir o cambio I-motion.

      Para poder tirar todo potencial deste cambio é preciso dirigir o carro durante duas semanas. Com a rodagem os trancos passam a ser substituídos por queda de rotação entre marchas, exatamente como descrito pelo Blog.

      O tranco deixa de existir quando entre cada troca dá-se o "tempo" como num cambio normal. Não dirigi ainda o Up i-motion, mas a linha VW 1.6 o i-motion é uma boa opção para as grandes cidades congestionadas, tenho saudades do meu Polo i-motion quando estou no meio dum engarrafamento.

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    3. Provavelmente foi a primeira vez que você dirigiu um automatizado. Já andei nos automatizados da Fiat e da Volkswagen, como carona, reparando bem nisso, e não vi esse problema dos tais trancos. Isso porque os donos já estavam adaptados ao comportamento do veículo. Realmente não me incomodou em nada os tais "trancos".

      Ficou claro no vídeo que, mesmo o condutor não estando acostumado, os tais "trancos" não foram incômodos. Inclusive, na percepção dele, vale muito a pena para quem vai utilizar o carro no trânsito congestionado das grandes cidades, o que é a mais pura verdade.

      E sobre o câmbio jogar marchas sem deixar o motor girar muito, isso ocorre porque seu escalonamento foi feito privilegiando o consumo, não é a toa que o consumo ficou idêntico ao Up! manual, segundo o Inmetro.

      Pra finalizar, o câmbio I-motion NÃO custa 2700 reais. O Move Up! I-motion custa 2100 reais a mais que o manual. Ou seja, paga-se praticamente 2mil reais pelo câmbio, que é um preço muito bom, pois o preço de um automático convencional custa cerca de 60% a mais que isso, mesmo que de 4 marchas, que também não são nenhuma maravilha, pois o escalonamento sempre deixa "buracos".

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    4. Sim, quem gosta de esticar mais as marchas usará o manual. O carro foi feito pro usuário padrão, tiozão, que arranca suave e troca em baixa, pra economizar combustível. No fiat 500, por exemplo, vc usa a troca manual pra aumentar a marcha em algumas situações (decidas leves quando vc quer manter a velocidade). Mas uma coisa que li sobre este câmbio é que, se vc pisar fundo, ele troca as marchas com giro maior, diferentemente de todos os cambios automatizados (mesmo os da vw, ja que o do up é exclusivo) no mercado, que trocam sempre a giro fixo. A testar.
      Quanto as possibilidades de configurações, a se confirmar, acho ótimo. Se eu fosse comprar um carro justo para o meu uso, seria um duas portas, ar, direção e cambio automatizado, som original, faróis de neblina e sensor de estacionamento. Sim, dispenso o trio elétrico. no caso do up, uma economia de 1.100 reais. Sim, dispenso roda de liga. Economia de 500 reais. Mas como disse, a se confirmar estas possibilidades todas. Por que pode ser aquele tipo de configuração do tipo "tem mas acabou".

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  5. Esse carlos é um PUXA SACO da Volkswagem. Eu queria saber quanto ele ganha pra postar FALTA DE ISENÇÂO.

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  6. Independente se o câmbio é bom ou ruim... a VW derrapou feio na minha opinião, por não colocar ou ajustar o software do câmbio para que quando vc tira o pé do freio, o carro se movimente.

    Vejo que foi uma grande falta de cuidado, com um item muito importante, principalmente para quem usa o sistema de câmbio automático. Que não é meu caso!

    Pra mim, é a mesma coisa de comprar um pedaço de bolo, e o mesmo já vem mordido!!! Fica faltando um pedaço.

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    1. Consta que tal funcionalidade não foi implementada pois acarreta deterioração acelerada da embreagem. Então a VW optou por não colocar no seu sistema.

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    2. O pior que vc tem razão! E triste mas é a realidade.

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  7. Acredito que aqui não seja o lugar correto, mas acabei de ler esta noticia no autoesporte, onde comenta-se da tecnologia usada nos carros nacionais para segurança e inclusive se comenta muito no VW UP! - veja:

    http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/05/atraso-estrutural-carros-brasileiros-sao-fabricados-com-material-de-qualidade-inferior-aos-europeus.html

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    1. Barnabé, li a reportagem, obrigado.

      O Auto Esporte mostra o panorama atual da indústria automobilística em relação as estruturas dos automóveis, as modificações em relação aos projetos europeus por razão de custo.

      Um carro 5 estrelas no crash test como o Up custa mais caro que um carro similar que obteve 4- estrelas, muita gente não entende isso. Ficam comparando preços de carros com plataformas e monoblocos de 18-20 anos atrás com plataformas modernas como a do Up e num patamar inferior HB20 e Etios. Tecnologia custa caro e o consumidor é quem paga a conta.

      Deveria haver maior divulgação destas novas tecnologias do aço e sobre crash tests para que os consumidores possam decidir por veículos mais seguros. A mídia especializada em automóveis na sua maioria ainda divulga muito pouco o assunto, parabéns para a Auto Esporte. Sds

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    2. Já tinha lido a matéria da AE e algumas outras em matérias na Alemanha.
      É uma pena o brasileiro desconhecer a importância de testes de impacto, o quão importantes são, todo o custo que envolve o desenvolvimento de um projeto de ponta, como o up!, como funciona a absorção de energias pela estrutura da carroceria, em caso de impacto, e a segurança que representa transitar com um veículo que obtém nota máxima nestes testes.
      Temos um longo caminho pela frente para termos a consciência do europeu de hoje, que começou a mudar a uns 40 anos atrás!

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  8. Comprei um Red Up Imotion nunca gostei da VW sempre tive fiat ou ford sei que o cambio nao [e feito do fiesta , no inicio estranhei ate pensei em trocar de carro mas decidi lipar minha cabeça a novos conceitos hj estou a 3 semanas com o carro e estou adorando , realmente tem vezes que nao sentimos a troca de marcha e as vezes sim mas nao me incomoda mais , al[em do consumo fazendo 13kml aqui em Recife com o Ar ligado nossa nunca vi isso , resumindo era o carro que eu precisava Parabens para VW vc acertou .

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    1. Parabéns pela compra, fez uma excelente escolha!! O Up! é um carro seguro, econômico e bem acabado, sem dúvida nenhuma, a melhor opção de câmbio automatizado em sua faixa de preço. A verdade é que o Up! agrada muito os donos e só desagrada quem não o possui, que são os que criticam. Você será mais um dos donos satisfeitos com o Up!.


      Relatos como o seu que devem ser levados à sério, não asneiras ditas por VW haters, Fiateiros ou pessoas que não tem o carro e querem apenas criticar por ter birrinha com a marca, a exemplo dos comentários do Gomes(VW hater e Fiateiro), que nada adicionam ao debate e deixam claro que trata-se apenas de birrinha pessoal.

      E digo mais, relatos como o seu serão cada vez mais comuns, pois o Up! é um excelente carro. Em breve farei test(Best Drive) drive no Up! I-motion, junto com minha cunhada, que está procurando um veículo com câmbio de operação automática para enfrentar o péssimo trânsito urbano. Indiquei o Up! porque é o melhor para essa proposta, na faixa de preço que ela está disposta a pagar, e ainda vai economizar.

      Como o veículo será utilizado na cidade, o moderno motor 1.0 é mais do que suficiente. Em breve ela será mais uma dona de Up! satisfeita.

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  9. Parabéns, André!
    Excelente escolha e bemvindo ao clube dos proprietários mais satisfeitos e felizes do Brasil!

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    1. Parabéns André pela compra, para as grandes cidades o i-motion é a escolha inteligente.

      Quando ao VW Up, ele é o compacto a ser batido em todos os quesitos. Aqui em casa é só elogios para o pequeno VW. Enchi o tanque hoje, rodou 272 km na cidade, média com gasolina aditivada, 15,7 km/l (o mesmo valor do computador de bordo). Sds

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    2. Em tempo. o arcon estava desligado o tempo todo.

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    3. Excelente média, Eddie!
      Realmente, ninguém acredita nesse consumo, só quem tem um up! sabe que é real!
      Tbm eu duvidei dos números espetaculares de consumo, medidos pelo CB, tanto que levei na concessionária e pus em dúvida os dados apresentados, mas estavam corretos. Não satisfeito, fiz várias medições na bomba, e os números bateram com os dados do CB!
      É impressionante a qualidade em tudo, principalmente na eficiência desse motor, em performance e economia.
      Abs

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    4. Sem dúvida CaO, tudo no Up é de boa qualidade e funciona com perfeição.
      A VWB conseguiu com o compacto fabricado no Brasil índices de qualidade só encontrados na Europa e Japão por algumas poucas montadoras. Estou me referindo a carros de 12k USD, muito bom para o consumidor brasileiro. A chegada do Up decretou o inicio do fim das traquitanas 0km desovadas diariamente no Mercado. A concorrência vai precisar carros melhores, mais econômicos e muito mais seguros.
      Abraço.

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    5. E, quem não conhece, não acredita, com razão, números de consumo nunca dantes visto no Brasil!
      Só pelo consumo, vale cada centavo dado pelo carrinho!
      Abs

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  10. O correto seria apresentá-lo como automatizado não passando essa imagem de possuir um verdadeiro AT.

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    1. Concordo, matéria tendenciosa! A transmissão é automatizada, muito diferente de uma transmissão automática. E os menos desprovidos de informação técnica caem ...!!!!

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  11. Berra, berra e não sai do lugar, que porcaria.

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  12. Fui ontem numa concessionária VW fazer o test drive do Up I-Motion.....minha mãe está querendo um carro automático (automatizado nesse caso) e pelos valores ofertados pelo Up resolvi conferir.......tenho um Punto Dualogic Plus e antes dele tinha outro Punto Dualogic.......se neguinho reclama de tranco no Dualogic é pq não dirigiu um i-motion..........no modo automático parece que tem alguma força contrária que faz com que o carro não saia do lugar, muito tranco e trocas de marchas curtíssimas.....mas passou da 1ª pra 2ª, já esta passando da 2ª pra 3ª e aí por diante........precisava ter algum modo "Sport" que esticasse mais as marchas........já no modo manual a coisa ameniza um pouco, dá pra "desamarrar" o carro bem mais.........
    Minha conclusão: o câmbio é sofrível mas como tem a opção de trocas manuais, pelo menos dá pra eliminar o uso da embreagem.....

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  13. Ao invés de automático o certo não seria automatizado?

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  14. Esse câmbio destoa da proposta do carro, não é razoável atrelar a um motor 1.0 um câmbio automatizado, ainda mais na cidade que é necessário um veículo ágil nas arrancadas; demasiadamente lento esta aceleração em 17 Segundos.

    O UP! tem um câmbio manual muito preciso, duvido que esta opção de câmbio automatizado emplaque num carro que tem como tarefa ser um veículo de entrada.

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    1. Rasec, a acelereção feita em 16,7s ainda é melhor que a do Picanto automático. É também melhor que a do Uno 1.0. O Carplace testou ambos e o Uno fez 0-100 em nada menos que 18s. Palio 1.0 faz em 19s.

      Todos esses veículos vendem milhares todos os meses e não "destoam" da proposta. A verdade é que o Up! 1.0 nem parece 1.0, mas esse automatizado sim lembra um motor 1.0. E isso só ocorre porque o escalonamento do câmbio foi feito para privilegiar o consumo.

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    2. E se não fosse "razoável", não "atrelariam" na Europa, onde, inclusive, o motor é menos potente.

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    3. Cara, por 2100 reais tá dentro da proposta sim. e estes 17 segundos deve ter sido no modo automatico. no modo manual ele terá pouca diferença para o cambio convencional.

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  15. O 'UP", duas portas ficou lindo, que não gostou é por que nunca dirigiu ou teve um carro com câmbio automático ou similar, é muito comodidade, principalmente no anda e para das cidades, é como ar condicionado e direção hidráulica ou similar, depois que você tem não fica sem.
    lindo, lindo de mais.
    Volkswagen quero um 'UP' pra mim, me ajuda neste 'UP GRADE'.

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  16. Não andei no carro mas 11 kl na cidade com 1 litro e 14 klm na estrada em 1.0 esta de brincadeira o Palio esporting dualogic faz isto om o motor 1.6 e anda muito alem disto este carro parece aqueles carros da china não cabe 4 pessoas a volkswagen deveria ter feito este up para 2 pessoas.

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    1. Mais um Fiateiro que não sabe de nada falando besteira. O Up! não deve nada para o Palio em espaço interno. Cabem 4 adultos em ambos da mesma maneira. E o Up! não faz 11km/l na cidade, muitos usuários estão fazendo 15~16km/l na cidade. Na estrada passar dos 22km/l é algo comum. Não dá para comparar o consumo do Palio 1.6 com o consumo do Up!, pois este é extremamente mais econômico, meu querido Fiateiro.

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    2. Vagner, sugiro você conhecer um pouco mais sobre o carro antes de achar qualquer coisa.

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    3. O up! faz média de 15/18 km/l de média, na cidade, dependendo se com ou sem ar ligado e chega a 22/23km9l na estrada, fácil!
      O up! acomoda, com conforto, 4 adultos!
      Quem tem um, sabe o que estou falando.
      O resto é resto....

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    4. Depende do pé... já consegui quase 19km/l num Fiesta 99, na estrada andando 90k/h sem ar.

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    5. E vocês perdem tempo discutindo com "achistas"...?

      Só pelas bobagens que ele escreveu, nota-se claramente o (parco) conhecimento automotivo do Vagner.

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