A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, divulgou na sexta-feira, 9, resultados da indústria automobilística em abril e no quadrimestre. O licenciamento de autoveículos apresentou aumento de 21,8% ao se comparar as 293,2 mil unidades vendidas no quarto mês do ano com as 240,8 mil de março.


No comparativo com abril de 2013, que registrou licenciamento de 333,7 mil unidades, o recuo foi de 12,1%. No resultado do quadrimestre o setor também registra retração: foram 1,11 milhão de produtos comercializados neste período contra 1,16 milhão no ano passado, baixa de 5%.


O setor registrou queda também nas exportações de autoveículos nos quatro primeiros meses do ano. Foram 111,9 mil produtos enviados para fora do Brasil, retração de 31,9% na comparação com as 164,3 mil do mesmo período do ano passado. Na análise mensal o registro é de crescimento: as 36,7 mil unidades de abril de 2014 representam alta de 55,7% frente a março, quando o setor exportou 23,5 mil autoveículos – com relação as 52,8 mil de abril de 2013 a redução foi de 30,4%.


A produção no quadrimestre foi de 1,07 milhão de autoveículos, 12% menor do que as 1,21 milhão de 2013. Apenas em abril saíram das linhas de montagem 277,1 mil unidades, o que representa redução de 21,4% com relação as 352,4 mil do mesmo mês do ano passado e alta de 1,6% frente as 272,8 mil de março de 2014.

Fiat consolida liderança


Ao encerrar o mês de abril com 60.248 unidades emplacadas, a Fiat consolidou a liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves no quadrimestre. De janeiro a abril, a Fiat superou a marca de 235 mil unidades emplacadas, liderando o mercado com 22,3% de participação. A empresa ampliou para mais de 48 mil unidades a diferença acumulada de vendas em relação ao segundo colocado.

Tabela - Ranking das 20 maiores marcas - Abril/2014

Ranking Abril
Marca
Vendas em Abril
Participação de mercado
1 Fiat 60.249 21,50%
2 Chevrolet 50.046 17,90%
3 Volkswagen 47.232 16,90%
4 Ford 26.349 9,40%
5 Hyundai 19.288 6,90%
6 Renault 19.054 6,80%
7 Toyota 16.556 5,90%
8 Honda 11.239 4,00%
9 Nissan 5.589 2,00%
10 Mitsubishi 4.913 1,80%
11 Citroen 4.599 1,60%
12 Peugeot 3.792 1,40%
13 Kia 2.300 0,80%
14 BMW 1.226 0,40%
15 Mercedes 1.085 0,40%
16 Audi 897 0,30%
17 Chery 776 0,30%
18 Land Rover 747 0,30%
19 Jac 723 0,30%
20 Suzuki 469 0,20%

Ranking - 40 carros mais vendidos - Abril / 2014

Ranking - Abril 2014
Modelo
Unidades vendidas - Abril
Vendas - acumulado 2014
Market Share - Abril
Market Share - Acumuado 2014
1 Volkswagen Gol 16.963 65.256 6,10% 6,20%
2 Fiat Palio 16.826 59.864 6,00% 5,70%
3 Hyundai HB20 14.166 52.335 5,10% 5,00%
4 Fiat Strada 13.298 52.147 4,80% 4,90%
5 Chevrolet Onix 13.247 44.343 4,70% 4,20%
6 Ford Fiesta 12.042 49.542 4,30% 4,70%
7 Fiat Uno 11.286 45.600 4,00% 4,30%
8 Fiat Siena 8.940 37.400 3,20% 3,50%
9 Renault Sandero 8.746 30.224 3,10% 2,90%
10 Chevrolet Prisma 8.122 24.686 2,90% 2,30%
11 Volkswagen Fox/CrossFox 7.770 35.643 2,80% 3,40%
12 Volkswagen Voyage 5.976 23.650 2,10% 2,20%
13 Honda Civic 5.776 18.170 2,10% 1,70%
14 Toyota Etios 5.648 19.631 2,00% 1,90%
15 Toyota Corolla 5.566 14.388 2,00% 1,40%
16 Volkswagen Saveiro 5.422 20.373 1,90% 1,90%
17 Volkswagen Up 5.198 11.069 1,90% 1,00%
18 Chevrolet S10 4.743 15.864 1,70% 1,50%
19 Ford Ecosport 4.734 17.441 1,70% 1,70%
20 Chevrolet Celta 4.252 16.979 1,50% 1,60%
21 Renault Logan 4.088 13.803 1,50% 1,30%
22 Chevrolet Montana 3.781 13.196 1,40% 1,30%
23 Renault Duster 3.632 14.420 1,30% 1,40%
24 Chevrolet Cobalt 3.572 13.602 1,30% 1,30%
25 Toyota Hilux 3.524 12.609 1,30% 1,20%
26 Ford Focus 3.354 10.726 1,20% 1,00%
27 Chevrolet Spin 3.254 11.229 1,20% 1,10%
28 Chevrolet Cruze 3.074 13.577 1,10% 1,30%
29 Honda Fit 2.922 11.694 1,00% 1,10%
30 Chevrolet Classic 2.677 13.130 1,00% 1,20%
31 Ford Ranger 2.342 7.451 0,80% 0,70%
32 Citroen C3 2.332 10.658 0,80% 1,00%
33 Honda City 2.314 8.997 0,80% 0,90%
34 Fiat Punto 2.270 10.176 0,80% 1,00%
35 Fiat Fiorino 1.823 7.002 0,70% 0,70%
36 Peugeot 208 1.815 8.378 0,60% 0,80%
37 Mitsubishi L200 1.738 6.512 0,60% 0,60%
38 Hyundai Tucson 1.611 5.599 0,60% 0,50%
39 Fiat Idea 1.522 6.449 0,50% 0,60%
40 Volkswagen Golf 1.504 6.540 0,50% 0,60%


12 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O brasileiro está acordando e vendo que não da mais pra continuar comprando carros com preços absurdos e dando mais lucro as montadoras.
    Já as exportações também é uma vergonha sendo que o carro sai do Brasil e é vendido la fora por um preço mais barato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo,, praticamente todo carro produzido aqui no Brasil tem um valor maior no nosso mercado q lá fora!!

      Excluir
  2. O uno na argentina (aqui do lado), é mais barato e vem mais completo com ar e motor 1.4.
    O nosso, eles depenam mais do que a galinha que eu comi ontem....
    UMA VERGONHA

    ResponderExcluir
  3. A volatilidade do mercado de automóveis é conhecida de todos, principalmente em períodos sazonais. A dependência da Argentina para escoamento da produção brasileira chega a ser assustadora, visto que a Argentina também é um mercado frágil, assim como o nosso, vítima de um Governo ganancioso, corrupto e mal preparado. Outra coisa a se observar é a consolidação das três maiores fabricantes Fiat, GM e VW com quase 60% do mercado. A Ford (4° colocada) está bem mais próximo da Hyundai (5°) do que da VW (3°), ou seja, mesmo que o seu próximo lançamento, Ford Ka, fosse um sucesso estrondoso (o que eu não acredito) ainda assim não representaria ameaça alguma às três primeiras.
    Falando dos modelos produzidos, sem considerar categoria: o Gol voltou a ser líder no mês de abril, mas a diferença para o segundo colocado Palio é modesta, o que não garante uma tendência. A surpresa (positiva) fica com a ascensão do HB20, que ocupou a 3° colocação em volume de emplacamentos, o que fez Strada e Onix despencarem. O VW up! que tanto gera polêmica aqui (e que particularmente acho um excelente carro frente aos demais de sua categoria) está subindo no volume de emplacamentos, porém, muito aquém do que a VW projetava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito comentário, Cernoski!
      Nosso mercado automotivo é tão frágil, que um espirro dos argentinos se tornam uma pneumonia no Brasil!
      A volatilidade de nosso mercado tem muito a ver também com a estratosférica carga tributária cobrada ao consumidor final que já tem sua renda comprometida está inseguro quanto ao futuro, principalmente em ano eleitoral!

      Excluir
    2. Números HB20 9715 HB20S 4451 .

      Excluir
  4. O pior de tudo é que apesar da baixa nas vendas os fabricantes não largam o osso. Baixar de preço, nem pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixar preço para que? Se a lucratividade baixar é só ir chorar nos pés do governo.

      Excluir
  5. É verdade. Apesar da queda nas vendas nao só nao baixam como ainda aumentam o valor dos carros. Parece que nào percebem que o brasileiro tá sofrendo um aperto no bolso com a volta da inflação e além de cortar os supérfluos está deixando pra depois a compra do carro novo. É hora de segurar o dinheiro e tb nao pagar o preço absurdo dos carros brasileiros. E não digam as montadoras que é culpa dos tributos pq todo mundo já sabe que é a margem de lucros estratosferica do mercado

    ResponderExcluir
  6. Faço coro aos milhares que desejam que estas transnacionais passem por extrema dificuldade, todas elas são contrárias aos interesses nacionais. Noticia melhor não poderia ter lido, que venha a crise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contrária aos interesses nacionais se começam a construir fábricas no Brasil, gerar milhares de empregos e aumentar a concorrência? como seria isso? contrário aos interesses nacionais seriam as que só exportam pra cá. Agora, a queda é boa para que eles sejam forçados a baixar preços se SE o Governo não abrir as pernas de novo.

      Excluir
  7. O mercado em baixa e nenhuma foto da VW? interessante...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem