O Renault Duster chegou ao mercado em 2012 no final da carreira da primeira geração do Ford EcoSport, o que lhe permitiu assumir a liderança de mercado até a chegada da segunda geração (atual) do SUV compacto da Ford. O preço do carro das fotos é de R$ 68.000 reais, que corresponde ao preço básico da Duster 2.0 Automático TechRoad (R$ 66.650) acrescido do valor da pintura metálica Prata Etoile (R$ 1.350).

Renault Duster 2014 Automático

O EcoSport assumiu novamente a liderança no final de 2012, mas o Duster mostrou que agradou aos consumidores, visto que desde o início de 2013 veio reduzindo a diferença de vendas em relação ao EcoSport até que, no mês passado, superou o modelo que lhe serviu de inspiração e continuou à frente em novembro.

Renault Duster 2014 Automático

Mas, afinal, a que se deve o sucesso do Renault Duster? O modelo das fotos é um exemplar da versão Tech Road, com motor 2.0 flex associado com uma transmissão automática de quatro marchas. Esse propulsor tem 142 cv (E) / 138 cv (G) a 5 500 rpm e torque máximo de 20,9 mkgf (E) / 19,7 mkgf (G) a 3750 rpm.

Renault Duster 2014 Automático

Apesar do câmbio limitado e lento, o resultado geral agrada. O motor tem força suficiente para empurrar o Duster com certa agilidade, entretanto, quando ele supera os 5.500 RPM, o nível de vibração fica muito elevado, aumentando e muito o ruído e a vibração na cabine. O consumo médio de etanol em nosso percurso cidade/estrada (50% para cada), sem qualquer preocupação com economia, foi de 6,95 Km/l.

Renault Duster 2014 Automático

O estilo SUV com suspensão elevada garante o trânsito do Duster por estradas com piso de baixa qualidade sem qualquer hesitação. Mesmo em estradas de terra o modelo, mesmo com tração 4x2, se garante e transmite segurança pois é praticamente impossível atingir o final do curso dos amortecedores. 

Renault Duster 2014 Automático

Interior simples, mas honesto

O interior conta com um acabamento simples: o painel é revestido de plástico duro com aparência de baixa qualidade, mas a montagem mostra certo cuidado. Os bancos são revestidos de tecido, e a única concessão à sofisticação é o volante revestido em couro.

Renault Duster 2014 Automático

O resultado interno, apensar de longe de ser luxuoso, é agradável. O espaço, tanto para passageiros quanto para bagagem (475 litros) é adequado, e o conforto interno é reforçado pelo sistema de ar-condicionado de controle manual com funcionamento eficiente e que reduz com facilidade a temperatura da cabine, mesmo com quatro passageiros.

Renault Duster 2014 Automático

Conclusão

Renault Duster 2014 Automático

O Renault Duster é o SUV automático mais acessível do mercado brasileiro. Apesar do acabamento simples, ele oferece um bom nível de equipamentos, como o sistema multimídia com GPS, que não é encontrado no EcoSport nem mesmo na versão mais cara. Trata-se, portanto, do SUV com melhor relação custo x benefício do segmento, o que pode ser uma explicação do seu sucesso de vendas.

Renault Duster 2014 Automático

Ficha Técnica - Renault Duster 2.0 Automático





  • Motor Dianteiro, transversal
    • Número de cilindros 4 cilindros
    • Número de válvulas 16 válvulas
    • Combustível Flex
    • Cilindrada (cm³) 1 998 cm³
    • Potência (cv) 142 cv (E) / 138 cv (G) a 5 500 rpm
    • Torque (mkgf) 20,9 mkgf (E) / 19,7 mkgf (G) a 3750 rpm
  • Câmbio Automático, 4 marchas
  • Tração Dianteira
  • Suspensão dianteira Independente, McPherson
  • Suspensão traseira Eixo de torção
  • Direção Hidráulica
  • Rodas Liga leve, 16
    • Pneus 215/65 R16
  • Comprimento (m) 4,31 m
  • Largura (m) 1,82 m
  • Altura (m) 1,70 m
  • Entre-eixos 2,67 m
  • Porta-malas / Caçamba (l) 475 l
  • Tanque (l) 50 l
  • Peso em ordem de marcha (kg) 1 276 kg

70 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Falou o engenheiro de carrocerias...

      Excluir
    2. Levante os dois carros no elevador e depois me responda.

      Excluir
  2. Nossa câmbio de 4 marchas,que é isso Renault.

    ResponderExcluir
  3. O problema da Ford é o preço muito alto para um acabamento abaixo da média. E o conjunto mecânico não é melhor que o da Renault, apesar do câmbio Powershift ser superior, a diferença de preço a favor do Duster em relação ao Eco faz diferença nesse segmento.
    E tem o estilo, que a Ford exagerou nas linhas rebuscadas, e que cansaram muito rápido, enquanto que o do Duster estão agradando quanto mais os consumidores se acostumam com as linhas. Eu iria de Duster tb,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alem disso tem tbm seguro, enplacamento e ipva barato

      Excluir
    2. A eco com este cambio powershift é uma loteria!Não compraria de jeito nenhum...iria de Duster com certeza.

      Excluir
  4. Eu tive uma Duster até fevereiro desse ano e hj eu tenho uma EcoSport titanium Powershift!
    Na moral, tirando o espaço interno da Duster, ela não ganha em mais nenhum quisito da EcoSport...

    Quem já dirigiu as duas sabe bem que a nova EcoSport é muitooo superior, fatooo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo cara... Não tenho uma ecosport, mas já tive do modelo anterior...

      E fui inclusive olhar essa duas opções e realmente a Eco é outro carro...

      Excluir
    2. varios itens Custo beneficio, potencia, espaço interno, caixa de marcha "com a 1° bem mais reduzida doque a da eco", conforto, dirgibilidade boa, altura em relação ao solo e etc.
      A nova eco esporte só ganha em tecnologia tive a nova eco esporte me arependi, comprei um duster e estou muito feliz com o carro. Alem de tudo o seguro e barato o enplacamento e ipva tbm.

      Excluir
  5. O grande problema da nova ecosport é o seu preço elevado, ainda mais se comparado com a Duster... o resultado ta ai!

    ResponderExcluir
  6. A plataforma da Ecosport é a mesma do New Fiesta, já a Duster tem a mesma plataforma do velho e popularzão Sandeiro, só por ae se ve quem é realmente superior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso nao quer dizer absolutamente nada de superioridade.

      Excluir
    2. não né, e as 5 estrelas no latin ncap?

      Excluir
    3. Como não quer dizer nada de superioridade??? Vc trocaria um New Fiesta (plataforma vendida tbm no EUA), pelo sandeiro, que é carro de pais emergente? Pois é a diferença entre a Eco e a Duster é gritante!

      Excluir
    4. Anônimo das 8:23,
      Às vezes, a melhor coisa na vida é ficar calado...

      Excluir
    5. Pra vc Anônimo, vá ler a revista 4rodas e vc vai ver que a Ecoesport foi reprovada no teste de 60000 km. Leia mais.

      Excluir
  7. O grande diferencial da duster e o gps i integrado. Ninguem merece gps pendurado no vidro com um monte de fio pendurado dentro do carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ecosport tbm tem como colocar um central de multimidia, com GPS e tudo mais...

      http://www.youtube.com/watch?v=C5xmbNqq2R8

      Meu amigo coloco e fico show de bola!!!

      Excluir
    2. mas e a ergonomia dessa tela? deveria ficar ali no lugar das saídas de ar, não? dá a impressão que para olhar para a tela vc tem q tirar a atenção da rua/estrada...

      Excluir
    3. Quer pior ergonomia que a tela da Duster, fica bem na altura do cambio, horrivel!!!

      Excluir
  8. tive um duster, agora troquei pela eco, sem comparações, a unica vantagem do duster é o espaço, pq no resto

    a eco é mais economica, motor mais potente, sem contar na segurança, q é o unico carro fabricado no Brasil a ter 5 estrelas no latin ncap

    ResponderExcluir
  9. Não há estoques de ecosport,portanto tudo q a Ford produz de eco,vende..........

    ResponderExcluir
  10. Pra andar na cidade, qual a razão de se optar um Duster frente a um Fluence CVT? 60 mil é dinheiro demais por carro com acabamento de Sandero.
    A 4WD até entendo, pois é valente no off-road (um tio tem uma pra andar na fazenda dele, e mais uma Bandeirante pickup que ano que vem faz 1 milhão de kms rodados), mas pagar o preço de um sedã muito melhor pra mim não parece fazer sentido.

    ResponderExcluir
  11. Não consigo achar esse carro bonito, já a Eco me agrada muito.

    ResponderExcluir
  12. esse duster é muito feio, só me agrada vendo de lateral, pq de frente e de traseira é horrível

    ResponderExcluir
  13. Por esse preço, fico com o Golf 4,5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff, que comentário! Bem igual quem procura um SUV querer comprar um Golf 4,5, ou qualquer outro carro que não seja SUV.

      Excluir
  14. Francamente falando; que seja o Duster ou Eco; tanto faz: o ruim é andar ee buzao. Pronto falei...

    ResponderExcluir
  15. Tenho um duster 4wd 12/13 e nunca me deu problema. O carro é valente no off road, surpreende qualquer um. Meu próximo carro já está decidido, será o novo duster reestilizado 4wd com guincho elétrico e pneus A/T.

    ResponderExcluir
  16. Como foi feito para mercado emergente (Dacia) o interior é podre e o chassi não tem refinamento como outros carros da Renault, mesmo assim deve ser um bom carro.

    ResponderExcluir
  17. Com 4.000 a mais, compro o Tucson, que tem acabamento muito melhor e é muito mais durável, espaçoso e mais mais bonito que este Duster.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que a plataforma da Tucson esta super defasado e ja se torno um mico se visto la no exterior!

      Excluir
  18. A carrinho feio essa Duster, so bem mais a Ecosport.

    ResponderExcluir
  19. NÃO CONSIGO gostar do Duster. Esse interior de Logan/Sandero não dá.

    ResponderExcluir
  20. O Duster pode não ser melhor em interior que o ECO mais que tem uma aparencia bem mais OFF-ROAD isso tem, o eco tem um visual que da até pena de colocar na terra já o Duster foi feito pra isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Duster 4wd é excelente, basta colocar Duster 4wd no YouTube e se surpreender.

      Excluir
    2. Exatamente ,isso faz a diferença p /mim TECHRoad .

      Excluir
  21. Faltou divulgar o preço!

    ResponderExcluir
  22. Por favor né,falar que o duster e melhor que o ecosporte e pura mentira,o ecosporte e melhor em quase tudo no conforto interno,na suspensão,no silencio interno,no acabamento,sem contar que o ecosporte tem a dirigibilidade muito melhor,e tmb no meu gosto acho a eco muito mais bonita. Achei até graça do maluco que falo que o duster e mais Off-Road que o ecosporte aonde isso,o duster parece um sandero esticado,o duster e mais barato,porque e inferior ao ecosporte,o duster e feio de todos os angulos,de lado,de traseira,de frente,de tudo....Olha as caixas de rodas são gigantes e muito estranho ea traseira toda mal feita,carro muito feio,feio D+, mais quem duvida de mim ande na eco,e no duster que verá claramente a difereça de um para o outro,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já viu um Eco na trilha? KKKK DUSTER 4X4 humilha o equinho, olha no youtube do que o duster 4x4 é capaz.

      Excluir
  23. sandero = 1 estrela no crashtest. Duster = plataforma do sandero.
    Ecosport = 5 estrelas.

    ResponderExcluir
  24. Eu acho o Duster muito mais carro que o Eco. Acho mais bonita , mais robusta , mais resistente, enfim .....melhor!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais robusta pode ate ser, mas mais bonita e mais resistente nunca rsrs

      qro ver o duster tirar 5 estrelas no latin ncap, ai pode se falar q é resistente, mas duvido muito vide sandeiro 1 estrela a qual compartilha a plataforma com o duster

      Excluir
  25. O excesso de mudanças que os veículos vem sofrendo a cada ano já está cansando o consumidor , desgastando a imagem dos veículos e montadoras e fazendo o consumidor se tornar muito menos apaixonado por veículos em relaçao a alguns anos atrás. Mudanças sáo boas , entretanto tudo que é em excesso certamente trará consequencias desastrosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, especialmente pessoas são "escravas" de modelos do ano, estes sofrem muito mais.
      Nunca me incomodou o fato de não ter o carro do ano, então prefiro comprar um bom carro, às vezes bem desvalorizado por conta de mudanças já anunciadas.
      Comprei um Corolla daquele modelo anterior, 1.8 automático com couro, em 2006, por R$ 46.500.

      Excluir
  26. Concordo com o Anônimo aqui em cima, o consumidor se sente cada vez mais trouxa qdo compra um carro, pq ele muda no ano seguinte. O excesso de mudanças está tirando a credibilidade das montadoras.

    ResponderExcluir
  27. Duster parece de categoria inferior a EcoSport (não só parece é), principalmente se visto da parte interna...

    Duster é horrivel!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, esse interior do Duster é ridículo pra um carro desse preço

      Excluir
  28. Eu comprei um Duster 2.0 4x4 e foi o pior negócio que já fiz na vida, o carro é ridículo, veio com o kit aventura e todos os acessórios possíveis. Quando passarem por um Duster reparem nos encaixes laterais do para choque, não encaixam, estava na estrada a 140km/h e o para choque simplesmente caiu. Fora as concessionárias que o atendimento é pessimo. Comprei uma Chevrolet Tracker, estou esperando chegar, espero ter feito um bom negócio.

    ResponderExcluir
  29. Ao lêr todos os comentários, pois estava interessado em comprar um ou outro, só cheguei na conclusão, que ambos não me agradam !

    ResponderExcluir
  30. BOAS, SOMENTE PARA AJUDAR QUEM ESTA EM DUVIDAS, LEIAM A 4RODAS DE JANEIRO/2014, SOBRE O DESMONTE DA ECO 60.000 KM, TALVEZ POSSA AJUDAR, PELO QUE ENTENDI FOI O PRIMEIRO CARRO REPROVADO, EM TODAS AS EDIÇOES DOS TESTES EFETUADOS COM CARROS NACIONAIS.

    ResponderExcluir
  31. Eco é um lixo... Carro maquiado para mulheres que não entende de carros.

    ResponderExcluir
  32. A ECO SPORT É UMA LÁSTIMA, VEM SEM NADA VC TEM QUE PAGAR POR TUDO!!!

    ResponderExcluir
  33. A ECO SPORT É UMA LÁSTIMA, VEM SEM NADA VC TEM QUE PAGAR POR TUDO!!!

    ResponderExcluir
  34. Gosto é gosto...cada um tem o seu, eu iria de duster sem duvida..agora pra quem não se preocupa com custo benefício, ta cheio de dinheiro pra gastar...vai lá na BMW e compra um X1 e para de falar merda

    ResponderExcluir
  35. Quero ou queria comprar um duster agora estou em duvida.

    ResponderExcluir
  36. O melhor carro é aquele que atende as necessidades de cada um. Discutir se um é mais bonito que o outro ou se um tem equipamento x ou y é irrelevante. Sobre o latin n-cap, concordo que é importante, porém de nada adianta se alguém se chocar a 140, 160 km/h. Vejam na internet os casos de acidentes nas estradas. Vocês acham que a velocidade era de 65km/h?

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. SE FOSSE A DIESEL !!!!! COM CERTEZA SERIA MUITO ECONOMICO

    ResponderExcluir
  39. Gilbert Aguiar eu vó compra um duster

    ResponderExcluir
  40. Gilbert Aguiar eu vó compra um duster

    ResponderExcluir
  41. o melhor carro do mundo e o seu pode ser ate um fusca.

    ResponderExcluir
  42. Duster 2020 é ótima. Manteve a tradição do desing Duster. Continua sendo uma SUV. Enquanto a Eco tá em crise de identidade. A tecnologia é boa, mas ainda prefiro a Duster.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem