A Ford do Brasil está entregando quantidades consideráveis do Novo Focus 2014 à sua rede de concessionárias autorizadas. O carro está chegando principalmente na versão hatch e nas configurações S e SE - mais simples e mais acessíveis.

carro Focus Ford

Há duas semanas atrás a situação era bem diferente, com poucos carros à disposição dos clientes, e muita procura, o que suscitou, inclusive, a ocorrência de ágio em um dos modelos comercializados.

carro Focus Ford

Entretanto o quadro agora é bastante diverso, com ampla oferta do modelo, em suas diversas versões e configurações, e também de cores.

carro Focus Ford

Há, inclusive, disponível (foto abaixo) a que promete ser o best-seller da linha Focus, que é o Focus Hatch 1.6 PowerShift (automático), modelo vendido a menos de R$ 67.000 reais.

carro Focus Ford

Desde o final de novembro nós estamos acompanhando de perto a performance de vendas do segmento de hatchs médios para avaliar o impacto da chegada do Novo Focus e do Novo Golf.

carro Focus Ford

Se em um primeiro momento o Novo Golf saiu na frente, a situação agora tende a se inverter, visto que a disponibilidade do hatch da Volkswagen não é tão grande como a oferta do Focus.

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Aliás, não sabemos se já é reflexo da chegada do Focus, mas em uma concessionária da VW pesquisada, o novo Golf nos foi oferecido inclusive com desconto. Um desconto pequeno, de cerca de R$ 2.000 reais, para a configuração Highline Exclusive, com preço de tabela de R$ 95.000 reais, e que poderia ser adquirido por R$ 93.000 reais.

carro Focus Ford

Além disso, o vendedor disse que é possível desconto também para o GTI - evidenciando um quadro bastante diverso do começo da comercialização.

carro Focus Ford

De qualquer forma, esta semana as vendas do Focus devem reagir e poderemos acompanhar o verdadeiro potencial do novo carro da Ford, se ele tem condições de voltar aos dias de glória, quando liderou o segmento com folga, ou se, de fato, a estratégia da VW de lançar o Golf em antecipação deu certo.

carro Focus Ford

Uma coisa é certa, as posições relativas de Golf e Focus ao longo dos próximos dias sofrerão alterações, com provável queda do Golf e subida do Focus.

carro Focus Ford

Evidentemente que a subida do Focus é uma aposta segura, e se o Golf cair, isso significará que o carro da Ford está roubando consumidores do Golf.

carro Focus Ford

Caso o Golf mantenha suas vendas na casa dos 110 unidades diárias, e o Focus suba, então os prejudicados podem ser outros modelos.

carro Focus Ford

De qualquer forma, a briga Focus x Golf é um duelo de titãs - os dois melhores hatchs médios "não premium" do mundo, disputando, também, os consumidores brasileiros.

carro Focus Ford

Quem vencerá? Em breve saberemos. Façam suas apostas.

50 Comentários

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  1. Uma coisa e certo... um e caro demais, o outro pelo que oferece, não compensa comprar....

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  2. Engraçado você dizer isso já que o caro demais é o mais vendido em alguns países da Europa como o melhor hatch médio da categoria, e o outro é o mais vendido nos EUA também como melhor hatch médio.

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    1. "Retardeds people on the area..." é claro, la fora eles são vendidos como populares a preço de populares, já aqui... só brasileiro mesmo pra comprar esses carros pelos preços que as montadoras exigem.

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    2. ACHO QUE O RETARDADO AQUI É VOCÊ EM QUERER CITAR O VALOR EM QUE ELE É COMERCIALIZADO LÁ FORA.Como se você tivesse opção de ir lá fora comprar ele, ou como se o carro não fosse bom. Entenda se o Brasil é o pais com maior carga tributaria, isto é um problema de politicas publicas e não de um cara que ganha seu suado dinheiro e gasta como quer!

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    3. Todo forum, blog, ou site que fala sobre carros tem os que se acham super descolados por dizer que brasileiro é trouxa pq paga caro, que lá fora é mais barato, como se tivesse inventado a roda! Todo mundo sabe disso, não precisa informar, não é novidade. Ngm vai comprar ou deixar de comprar por causa do seu conselho. É só se conformar, comprar um carro que pra nossa realidade se encaixe no orçamento de cada um, ou se mudar para outro país.

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    4. Disse tudo Rafael! Realmente são em todos os blogs. Fico revoltado!

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  3. Ôh, carro feio da porra!!!
    Conseguiram estragar a geração antiga (II), q eu achava um espetáculo! Tinha um ar de esportivo, mas sem perder a classe!!
    Agora, com essa frente horrível, ficou uma bosta de aparência! Tentou imitar carros de corrida, mas não deu certo! Ford, deixa essa "boca de caçapa" só para a Audi, q consegue fazê-la com maestria! rsrsrs

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    1. Eu também não gostei e não entendi... Eles lançaram o novo Ecostport, Fusion, Fiesta e vem ai o Escort, todos com a mesma identidade, o tal do kinect, já no Focus que tinha tudo para ficar com uma cara super esportiva e ainda estilosa (como é o Fusion), fizeram esse estrago ae...

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    2. Gosto não se discute, mas essa frente do Focus G3 é muito feia, faltou harmonia, criatividade.. O Golf 7 tem a frente bem mais harmoniosa, apesar dos comerntários que todos carros da linha VW são bastantes parecidos, o que me agrada, identidade em qualquer sistema ou organizção sempre é bom, hoje se identifica um VW a distancia, e isso não é ruim, pelo contrário. O diferencial de vendas entre Focus e Golf será a turma que não pode passar dos 62k - 64k reais, essa gente vai ficar com Focus 1.6 por questão de orçamento, e quem puder adquirir um carro na faixa de 70 k a 90k reais sem dúvida optará pelo Golf 7 TSI ou mesmo um GTI, carro com excelente acabamento, tecnologia/automação de ponta e motor/caixa de outro planeta, o Golf não tem concorrente nesta faixa de preço, acima de 110k começa aparecer Classe A e BMW 320, o que começa a complicar a vida do Golf apesar do Golf GTI ser um "brinquedo" bastante mais interessante que qualquer Merc ou BM dentro da faixa.

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    3. GTI em quatro concessionárias pesquisadas variou de 120 a 126k!!!!!!
      Para vai....... ninguem recupera a desvalorização desse carto quando for revender....... Será sempre um Golf..... carro de baile funk com caixa de som no porta mala e neon azul em baixo!!!!!!

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    4. como são feias essas lanternas...Santo Cristo...

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  4. Carro mai vendido do mundo!!!Dito isto,agora é esperar as vendas,que tem tudo para assumir a liderança,já que agora tem Focus a rodo.........

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  5. Motor turbo da volks tem que ter coragem. .....

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    1. Excelente motor!
      Tenho um Jetta TSI sem palavras para o motor. Claro não nega a origem, muito barulho interno, GPS sem atualização a 2 anos, e por ser turbo só pode usar gasolina de alta octanagem. O Golf também!!!!!

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  6. Gti por R$115,000 em versão intermediária e R$130,000 top, vou de Bmw 320 Active Flex por R$130,000, sem dúvida.

    Afinal, não correrei o risco de perder tanto dinheiro na desvalorização, já que pacotes de opcionais extras cobrados pela Vw não entram no preço de revenda conforme tabela Fipe, assim a desvalorização é imensa se acrescentados os opcionais em pacotes vw.

    Sem contar que conforme a outra matéria do Car.blog, não havia notado que a semelhança já conhecida entre Golf e Gol fosse tão imensa.

    A Vw pedirá para o Fábio retirar a outra matéria do Ar, pois os carros estão idênticos.

    O Gti tem que ter mesmo um belo desconto, pois $130 e $115 não vale.

    E o que falar da Tiguan por $150 completa, se mais $15 pega-se a Evoque com 40cv extra.

    Vw tá louca.

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    1. Ué, a VW tá louca e o Golf vendendo como água? Líder do mercado no segmento?
      Se vc não tem dinheiro para o Golf, não fica bravo não. Pega um Chery Celer, que tem o mesmo porte dele e custa R$ 29.9 mil.

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    2. Gti por R$115,000 em versão intermediária e R$130,000 top, vou de Bmw 320 Active Flex por R$130,000, sem dúvida.

      Afinal, não correrei o risco de perder tanto dinheiro na desvalorização, já que pacotes de opcionais extras cobrados pela Vw não entram no preço de revenda conforme tabela Fipe, assim a desvalorização é imensa se acrescentados os opcionais em pacotes vw.


      A BMW 320i custa 130k e o Golf GTI 115K,

      Então ela custa R$ 15k a mais e fica devendo:
      - 36 cavalos de potência (184 na BM contra 220 no Golf)
      - 8,7 Kg de torque (35,7 no Golf GTI contra 27 na BMW)
      - acabamento em couro (tecido na BMW, couro no GTI)
      - bancos esportivos (de série no GTI, ausente na BMW)
      - sistema de navegação (de série no GTI, ausente na BMW)
      - sistema de som com streaming de áudio (de série no GTI, o da BMW só atende ligação)
      - sistema de som Hi-FI (de série no GTI, ausente na BMW)
      - sendor de estacionamento dianteiro (de série no GTI, ausente no BMW)
      - sensor de chuva e acendimento automático de faróis (de série no GTI, ausente na BWM)
      - câmera traseira (de série no GTI, ausente na BMW)
      - shift paddle - seletores de marchas no volante ( de série no GTI, ausente no BMW)
      - piloto automático (de série no GTI, inclusive adaptativo, e AUSENTE no BMW)
      - direção com desmultiplicação variável (de série no GTI, ausente no BMW)

      Fora que a BMW 320i é HUMILHADA pelo Golf GTI em qualquer prova de desempenho.

      Ah, sim, a BMW tem mais "status"....




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    3. Pergunta quantas pessoas preferem pagar 115k num Gol anabolizado GTI ou num BMW 118i que custa 112K. O Golf mesmo com todo esse pacote, continua com esse design lixo.

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    4. Anônimo 10 de novembro de 2013 13:42
      Vai lá e compra um Hyundai então se o negócio é aparecer. Acorda filhote, esse Golf é importado da Alemanha e lá não existe Gol.. Compara Golf com esse lixo que é a 118i não, design lixo é o dela, acabamento horrível e não tem nada que justifique o preço.

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    5. Voce anda na alemanha ou no brasil? rsss.... aqui no brasil vao achar que é um Gol. Alem do que BMW é marca premium, coisa que a VW nunca vai ser. Esse golf por enquanto é importado, logo vai ser fabricado no brasil, assim como o 118i e a 320i.
      Voce ta defendendo esse golf pq nao tem dinheiro pra comprar um BMW.

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    6. Eu não tenho dinheiro nem para comprar o Golf, que dirá a BMW.
      Mas isso não me impede de opinar.
      E acho a BMW 320i com poucos recursos pelo preço que pede.
      Não vale.
      Agora, o Golf GTI vale sim. Acho que está barato, isso sim.

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    7. Sim, concordo que pensando racionalmente, o Golf seja uma boa compra, mas a compra de um carro nao se dá apenas pelo que ele oferece. Status tem muito peso também.

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    8. Eu sou outro Anonimo que gosta de BMW ao inves de Golf....
      Golf é carro de pseudo playboy que anda de oculos "oaklei". Por isso tanto bandido gosta de roubar esse carro! KKKKK.....

      Ate concordo que o Golf tem mais opcionais que a BMW (por 130K) mas nunca sera uma BMW!!! eu mesmo vou comprar a 320i.

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    9. Carlos, acho o Golf GTI maravilhoso, inclusive já tive um da geração 4/4,5, mas ele é tremendamente barulhento.

      Propostas diferentes e, apesar disso, iria de BMW só pelo acabamento.

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    10. Compra então o Golf anabolizado e no dia que for vender vai escutar da própria WV que o carro por ser turbo e rodar apenas com gasolina de alta octanagem desvaloriza muito e não tem mercado!!!!!! Vai de Golf vai!!!!

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    11. E desde quando carro turbo da VW precisa andar com gasolina de alta octanagem?
      Isso é coisa de marcas que não sabem fazer motor direito e nem tropicalizá-los, como a Citroen que pediu uma consultoria para a BMW para fazer um motor turbo, mas não soube nacionalizá-lo, e exige gasolina podium.
      No caso dos carros turbo da VW, pode-se usar gasolina comum sem problema algum.
      Esssa é a recomendação oficia.

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  7. Concordo contigo!! sou muito mais BMW 320i. Pode ter menos potencia que o GTI mas é muito mais carro! Alem do que, ninguem vai te confundir pensando que vc ta andando num GOL... kkkkkk

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  8. O branco hatch ficou animal, muito dez.
    Só que os preços praticados estão fora de base, uma loucura, exploração descarada.
    O mesmo vale para o Golf. Só maluco compra.

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    1. Para gente ixperrta com você tem o Chery Celer a R$ 29.9k.
      É hatch médio igual ao Golf, tem motor 1.5 Flex (melhor que o do Golf que é 1.4 gasolina).
      É completinho também, tem ar e direção, vidros e travas.
      Tem até filminho na Internet para mostrar como ele é bão...
      Chery Celer a R$ 29.9k. Negocião, heim? Criado exatamente para criaturas como você..

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    2. Se liga, rapaz. Você é o maior mala desse blog e tudo ou que você diz eu jogo no lixo.

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    3. Que é isso amigo, exploração descarada? Olha quanto este carro custa lá fora
      faz a conversão e me diz que ele tá caro??? O mesmo vale para o Golf Entra no site da VW na Inglaterra olha quanto ele custa lá faz a conversão e me diz se ele tá caro.

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  9. na concessionária q eu fui só tinha uma unidade do hatch e uma do sedan

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  10. O Golf e o Focus tem uma coisa em comum são versões estéticas lateralmente inchadas de modelos mais baratos (Gol e NFiesta). Anônimo 13:59 então para você é só converter pela taxa de câmbio e pronto, a diferença de renda, impostos e serviços públicos é a mesma coisa no mundo inteiro. Como tem gente de pensamento fraco e infantil (só enxerga o óbvio e etc.).

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    1. Eita, esse entende!
      Começa que o Focus atual foi lançado antes do Fiesta, então se um carro foi inspirado no outro, foi o Fiesta no Focus, e não o contrário.
      Quanto ao Gol, este é um projeto brasileiro que não tem absolutamente nada a ver com o Golf de nenhuma geração. Muito menos na lateral, já que o Golf é reconhecido a quilômetros de distância por seu perfil totalmente característico.

      E por fim, eu gostaria de saber o que a empresa tem a ver com a renda, impostos e serviços públicos de baixa qualidade do Brasil?
      O custo de produção dela não vai cair por causa que a renda do brasileiro é baixa. Na realidade vai até aumentar, pois nossa infraestrutura é uma porcaria, os impostos são absurdos e os trabalhadores tem menos produtividade.
      logo, fazer um carro no Brasil é até mais caro que na Alemanha.
      Portanto o preço aqui deveria ser mais caro e não mais barato.
      E o GOlf no Brasil está mais barato que na Alemanha.

      Na realidade o preço do Golf no Brasil está bem convidativo, isso sim. Barato eu diria.
      Se vc não tem dinheiro para comprar, isso não é problema da emprresa. Trabalhe mais e compre. É simples.

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    2. Anonimo de 14:44, acho que você precisa ficar mais atento ao CONTEXTO da conversa, antes de criticar. Pensamento fraco e infantil? falta de interpretação de texto e raciocínio logico é o que?

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  11. Reconhecer a lateral do Golf? Discordo... é so entrar no site da VW e comparar os dois modelos, sao muito parecidos, com excecao da roda e de outros pequenos detalhes.
    Entao o Gol foi inspirado no Golf? Nao sabia.

    O preco de venda do Golf vai sim cair quando for produzido no Brasil. Talvez nao num primeiro momento até que se pague o investimento feito, mas depois disso o preco vai cair.

    Voce deve trabalhar na linha de montagem da VW ou dar a B**** pra algum executivo de la, pra defender tanto essa montadora que nao é nem melhor nem pior que as outras grandes do mercado.

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  12. Pronto, aconteceu a única coisa que faltava para o FOCUS retomar a liderança: os carros chegarem nas lojas. Daqui em diante, e por muito tempo, o FORD ocupará a primeira posição do ranking de vendas justamente porque NENHUM outro concorrente oferece o que ele proporciona, em termos de comportamento dinâmico e tecnologia, custando o que ele custa. É o melhor médio do mercado, seja Hatch ou seja Sedan.

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    1. Ah, então ele pode continuar mal acabamento, com carroceria desalinhada, peças mal encaixadas, com motor fraco (1.6) ou beberrão (2.0), caro e com poucos itens de série para o preço pedido, e tudo bem?
      Calma lá...tem opções melhores no mercado. Ou melhor, tem uma opção melhor no mercado. O Golf.
      Acho que o consumidor brasileiro finalmente descobriu como escolher carro.
      Vamos ver, o Focus tem que encalhar, pois está muito abaixo do carro da Volks.

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    2. Se o Golf é a melhor opção do segmento? Bom, aí a escolha é de cada um.

      Sobre o acabamento do Focus, concordo com o Carlos... Mas, SE a Ford resolver esse problema do acabamento ruim, pode ser que o Focus III volte a liderar mesmo.

      Do jeito que está... Esquece. R$ 61K num carro com acabamento e construção ruins não dá!

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    3. O que eu escrevi alguns posts na semana passada e retrasada está acontecendo: normalização das entregas do Focus e consequente aumento de vendas.

      Não adianta, o balizador de vendas não é ser o melhor carro, mas ter um pacote atraente por um preço menor.

      A minha aposta foi exatamente na versão em destaque aqui: 1.6 Powershift. Aposto ainda na versão SE que vem com bancos em couro.

      Fica abaixo dos 70 mil já com câmbio automático e os malfadados bancos de couro. São coisas que chamam a atenção do consumidor. Os concorrentes nacionais diretos estão na mesma faixa de preço e conteúdo: Cruze e 308.

      O Golf pra mim é a melhor opção, mas corre por fora. Fica de 5 a 10 mil acima da faixa de preço que manda - 65 a 70 mil, levando-se em conta a versão DSG que é a mais interessante pro consumidor desse tipo e preço de carro.

      Ontem, depois de uma semana andando no Golf e me impressionando cada vez mais com ele, peguei o Focus pra andar. É também um excelente carro, tão bom quanto o Golf, só que mais macio, mais confortável, sem deixar de ser absurdamente estável, como o Golf.

      Eu e muita gente aqui do Blog que tem um pouco mais de experiência com carros, sabe diferenciar e valorizar isso. A grande maioria dos consumidores não. Vai andar nos dois - Golf e Focus - e vai achar o Focus mais macio, mais confortável na rodagem, com bancos de couro (que é chique), já com câmbio automático e mais barato que o Golf. Esse consumidor vai levar o Focus pra casa.

      abraço

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    4. Marcelo Schwan... você tem um Golf e acha melhor o Focus... então você deve ter o Golf 4,5...

      Impossível achar bom andar de Focus um cara que tem um Golf 7... a diferença de acabamento, desempenho, tecnologia é brutal... são mundos completamente diferentes... a diferença é tão grande que considero o Golf em outra categoria, hatch premium mesmo.

      O Focus é o melhor hatch médio, mas está muito longe do Golf.

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    5. Anônimo11 de novembro de 2013 12:37

      Na realidade eu tenho os dois: Golf TSi Elegance DSG e Focus GLX 2.0 2012. Posso falar numa boa dos dois, sem fanatismo.

      Acho que impossível é falar mal do Focus quem não o tenha dirigido por longo tempo como eu tenho feito (tive um 1.8 16V 2003 vendido recentemente com 179500 km rodados e o meu 2.0 está com 28.000 km).

      Me desculpe, mas achar que o Golf humilha o Focus naquilo em que o Focus sempre foi referência - dirigibilidade - é coisa de fanático, coisa que eu não sou.

      Esse Golf VII é muito melhor que o Focus em refinamento, acabamento interno e externo, qualidade de materiais, montagem. Parece ser de um segmento superior. Nisso ele é muito melhor. E nisso eu concordo com você.

      Mas não é todo mundo que olha isso.

      No uso diário, comportamento de suspensão, freios, estabilidade, ou seja, dirigibilidade, posso te garantir sem medo de errar: o Focus não deve absolutamente nada ao Golf.

      Vou mais longe: em termos de comportamento de suspensão o Focus é mais amigável, até melhor que o Golf. É tão estável quanto o Golf mas é nitidamente melhor em termos de absorção de impactos desse nosso asfalto lunar. Faço curvas um pouco mais rápido com o Golf, mas chega a nossa realidade asfáltica, eu tiro o pé. Com o Focus não precisa tirar o pé que ele absorve melhor.

      Acabei de fazer o test drive no Focus SE 2.0 Powershift. Confirma tudo que escrevi acima. Excelente em comportamento de suspensão, o Duratec Direct é bem melhor que o do meu Focus, o Powershift é muito bom de uso, mas o padrão de acabamento e materiais e montagem dele é muito inferior ao do Golf.

      Como a concorrência está no nível desse Focus, posso concluir que nesse aspecto o Golf é MUITO melhor. Mas no uso diário, o consumidor médio vai notar mesmo é o melhor comportamento de suspensão do Focus.

      abraço

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    6. Marcelo Schwan, tive a mesma conclusão que você. Já comprei meu focus hatch 2.0 com pacote plus. Abraço

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    7. Fiz test drive nos dois. Para o meu uso...até vou repetir: para o meu uso, achei melhor o Focus. Ele tem suspensão melhor, é mais confortável no dia-a-dia, não fica muito atrás em motor e é um pouco mais barato em compra e seguro. Minha escolha foi o hatch 2.0.

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  13. O Cruze tá disparado em Vendas, na frente de Golf e de Focus, por que você ainda não informou isto??

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  14. Nesse mês de novembro o Golf já é líder, com o Cruze em segundo e o Focus em terceiro... acho que a tendência da reportagem está um pouquinho otimista para o lado do Focus.

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  15. Vou mandar pintar a boca do para-choque toda de preto. Aquelas duas listrinhas mataram a frente do carro. Pelamor...

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  16. O fucus tem demanda e cliente fiel em dezembro o focus liderar mais no acumulo do ano o focus e o mais vendido de 2013 e lider no mundo ford raca forte.

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  17. Fui ver o Focus e não tinha nenhum, nem para ver!

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