O Fiesta Rocam Sedan é um modelo da geração anterior do carro que ainda é vendido no Brasil para concorrer com modelos baratos, como Fiat Siena EL e Renault Logan, sendo esta versão sedã destinada ao público que precisa de maior espaço no porta-malas.

Fiesta Rocam Sedã 2012

Um carro semi-novo como o mostrado nas fotos pode ser encontrado no mercado de usados com preços na casa de R$ 30.000 reais (maio/2013), para o modelo equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas.

O Fiesta Rocam Sedan 2012 conta já com o facelift aplicado ao modelo em 2010, deixando-o com um visual mais leve, sobretudo na dianteira, onde temos capô, para-choque, rodas e calotas, grade e faróis com um visual tendente à esportividade.

Fiesta Rocam Sedã 2012

Na traseira não ocorreram alterações e a mesma mantém-se inalterada desde que foi lançada com o carro, exceto pelo fato de contar com lanternas fumê.

Fiesta Rocam Sedã 2012

Interior

O interior do Fiesta Rocam sempre foi alvo de críticas com relação à baixa qualidade de montagem e ao isolamento acústico - algo que fazia o carro parecer excessivamente frágil e com muitos barulhos internos, advindos não só do ruído do motor - não especialmente empolgante - mas também dos componentes que se soltavam.

Fiesta Rocam Sedã 2012

O fato é que no último facelift, de 2010, a Ford parece ter melhorado esse aspecto, e isso fica claro quando se anda em modelos 2009 e 2010 e depois assume-se o volante do modelo 2011 ou 2012, quando se nota um menor ruído interno. É claro que o carro ainda é barulhento, mas a má impressão observada nos modelos antes de 2010 é atenuada - mas não eliminada totalmente.

Fiesta Rocam Sedã 2012

É claro que se trata de um carro para competir nos segmentos básicos, então não se pode pedir muito do acabamento interno, e o Fiesta é isso mesmo: um carro simples, com acabamento pobre e sem qualquer preocupação com requinte.

Fiesta Rocam Sedã 2012

O visual do painel que poderia ser melhorado. Um desenho mais simples e menos rebuscado poderia cansar menos, além de ser mais agradável.

Fiesta Rocam Sedã 2012

O carro oferece, porém, os equipamentos básicos de conforto, como ar-condicionado (que é fraco, e demora a resfriar a cabine em dias quentes), direção hidráulica (precisa) e vidros e travas elétricas. O estofamento é bem simples e os bancos são de conformação firme, sem apoio lateral - o que faz com o que o corpo do motorista e passageiro seja jogado nas curvas.

Comportamento dinâmico

O motor 1.6 da Ford é anunciado como dono de potência de até 115 cavalos com etanol e 109 cavalos com gasolina - números que parecem otimistas demais, visto que são similares aos observados no motor Sigma 1.6 do New Fiesta, que conta com cabeçote de 16 válvulas. De qualquer forma o motor atende bem ao pequeno sedã.

Fiesta Rocam Sedã 2012

Com relação ao consumo de combustível, usando etanol obtém-se médias de 7,1 Km/l em cidade e 9,7 Km/l em estrada. Já com gasolina, atinge-se 8,4 Km/l em cidade e 12,4 Km/l em estrada.

Conclusão



O Fiesta Rocam 2012 é um carro para quem precisa de um sedã compacto com bom espaço de porta-malas e preço abaixo de R$ 30.000 reais. Trata-se de um bom meio de transporte, sem qualquer requinte em termos de estilo e acabamento.

34 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Ford fiesta hatch e sedan são bons carros, mas foram melhor no lançamento( lembro na epoca quando vi um para comprar e agora recentemente, o acabamento piorou muito), depois fizeram tantas plasticas neles que ficaram igual ao michael jackson, quanto mais mexia mais feio ficava, muita demora para renovar o modelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse carro só não é mais derrubado que o étio.

      Excluir
    2. pode ser feio,velho o que for no quesito beleza,mais só de andar vc vê q o carro e bom ele tem uma ótima estabilidade além de ser muito macio,não cansa!o logan tem plataforma maior mais os bancos ficam numa posição horrivel não dá pra esticar as pernas,a suspensão e dura e sem estabilidade!já o voyage e duro e apertadinho,siena nem vo comentar tudo ruim só e bonitinho!

      Excluir
  2. bom ele é mais bonito q o etios...e eu não entendi a foto da vaca no meio...rs.....é um carro rozoável...melhor q celta, uno mille e gol...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser melhor do que o gol G4, mas melhor do que o G6 não é !!!

      Excluir
    2. O Gol G6 é um lixo !

      Excluir
    3. acho ele muito bonito até hoje,ele tem um visual robusto!

      Excluir
  3. é um bom carro, na cor preta, vermelha e branco fica show, prata ele fica meio esquisito

    ResponderExcluir
  4. O autor do blog poderia nos informa a razão da foto da vaca no texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELE QUIS DIZER QUE O CARRO E PÉ DE BOI!!!!!!!

      Excluir
  5. Mesmo ruim consegue ser melhor que o Etios.. heheheh alias, até o Ka eh melhor que aquilo..

    ResponderExcluir
  6. Por favor né essa materia criticou muito o carro ,acabento do fiesta e bom,o acabamento do logan e um lixo arranha e descasca diverdade,sem contar que fiesta esta com um ótimo preço e tem um porta malas maior que o do voyage,esse carro ta barato,se quiser um carro melhor pague mais ue!!!!!! o etios e feio q doi,e caro , tem um péssimo acabento e tem gente que compra,esse fiesta é mais silencioso e mais macio que voyage e logan,siena projeto feito em 1995 mega ultrapassado,plataforma menor que existe,na boa prefiro um fiesta que tem portamalar grande e espaçoso e tem uma ótima suspensão,voyage e duro pakas,logan a suspensão precisa melhorar pro asfalto brasileiro e o siena a suspensão e muito mole qualquer curva o carro inclina,eo fato dos bancos ser duros e mentira,o do voyage e mais,o do siena e muito macio e da dor nas costas se dirigir muito tempo,tem que lembrar tmb do ótimo custo beneficio que o carro traz!

    ResponderExcluir
  7. A TRASEIRA DELE E MUITO BONITA E EMPINADA,CRITICARAM O PAINEL MAIS EU GOSTO PQ EO MESMO DO ANTIGO ECOSPORT,E TMB E MELHOR DO QUE O DO ETIOSSEM DÚVIDA,NÃO ENTENDO PQ CRITICAM TENTO ESSE CARRO,EU GOSTO DELE,ACHO ELE MAISCONFORTAVEL QUE O CONCORRENTES!A VANTAGEM DELE E QUE E ÓTIMO PRA VIAJAR NÃO CANSA.QUERIA SABER O MOTIVO DAS CRITICAS ESSE PESSOAL RECLAMA PQ NUNCA ANDOU EM UM FIESTA SÓ ANDA DE UNO E GOL,A CRITICAM UM CARRO MELHORZINHO !! SE ANDAR VAI MUDAR DE IDEIA!

    ResponderExcluir
  8. tenho um vermelho 2012, excelente custo beneficio, supre minhas necessidades, super economico, to a mais d 1 ano com ele, ate agora nao apresentou nenhum problema

    ResponderExcluir
  9. Quem crítica o carro ou não tem ou não pode comprar pois acho o melhor custo benefício hj o festa roçam 1.0 com abs e air bag sai do mesmo preço que um celta 31.500, 00 qual vcs compraria os dois são antigos e agora,!!!! Eu vou de festa

    ResponderExcluir
  10. NO QUESITO MELHOR CUSTO - BENEFÍCIO EU FICO COM A VACA, KKKKKK

    ResponderExcluir
  11. O autor do blog disse que o ar condicionado desse carro é fraco.Quem é proprietário desse modelo poderia confirmar ou discordar disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tive um que gelava muito bem!

      Excluir
    2. Temos 2 aqui em casa um hb e um sedan.
      Atende mto bem, n tenho do que reclamar.
      Agora se o cara deixa o carro 4hrs no sol de 35graus claro que vai demorar p gelar!! Rs
      A suspensão e direçao eh a melhor da categoria, sem comparação com Gol e Palio que ou sao duros ou moles demais.. Abraçis

      Excluir
    3. Temos 2 aqui em casa um hb e um sedan.
      Atende mto bem, n tenho do que reclamar.
      Agora se o cara deixa o carro 4hrs no sol de 35graus claro que vai demorar p gelar!! Rs
      A suspensão e direçao eh a melhor da categoria, sem comparação com Gol e Palio que ou sao duros ou moles demais.. Abraçis

      Excluir
  12. Carro mais ou menos,uma vez a seguradora deu um Fiesta Sedan 1.6 pra minha mãe porque ela havia batido o Xsara Picasso dela,ela achou o carro bonzinho,so não gostou do engate das marchas,mas entre todos,o melhor é a Vaca,alias,eu tenho uma vaca chamada Jairo

    ResponderExcluir
  13. Estou vendendo o meu Fiesta Sedan 2009. Caso alguém tenha interesse acesse http://www.querocarros.com/veiculos-usados/Ford/Fiesta-2009-1.6-8V/ID-000016932/

    O Carro está em ótimo estado. Caso queira as fotos eu envio. Basta me mandar um email pelo site acim. Abraço Galera! Muito Bom este Blog!

    ResponderExcluir
  14. Extremamente tendencioso o artigo. Nem conhecimento de causa o didadão tem. de onde ele tirou que o Fiesta Rocam tem 115cv??? São 111cv no Etanol - os mais novos, me parece que baixou pra 107-109..mas 115cv NUNCA tiveram. Outra coisa, falr que o acabamento é muito pobre?? Amigo, eu concordo quando voce fala que ele é meio barulhento (não muito). Realmente, eles poderiam melhorar um pouco nessa parte. Mas a questão é que a Ford escolheu investir em outras coisas. Aqui em casa já tivemos Palio, Corsa, etc. Já tive 2 Fiestas, e temos um Focus 2013 2.0. O motor do Fiesta é EXCELENTE (Nunca tive nenhum tipo de problema com ele, nem com o 2008 atual, nem o 2005). E um motor extremamente forte, elástico, usa corrente de comando, é silencioso, e um dos mais potentes da categoria. Estabilidade...as revistas especializadas dizem simplesmente que o Fiesta é REFERÊNCIA nesse quesito. A sensação de entrar em curvas fechadas a 80, 100Km/h e se sentir seguro, só quem dirige o carro pra saber. Freios...nos comparativos com os concorrentes Siena, Voyage, Corsa, etc..foi um dos melhores. Ar-cond gela pouco???? Uma vez fui trocar o filtro anti-pólem e o dono da Empresa de Ar-condicionado automotivo me diz "gela bem o ar desse carro, não é?". Amigo, abre o capo do Fiesta, ve a qualidade e organização das peças. Até carcaça de proteção a bateria tem! Arranca o revestimento das portas e ve as barras de proteção laterais...que até os Fiestas 97 t^em!!! Ve se encontra isso nos Palios da época! Posição de dirigir. Amigo, dirige um Gol por 500Km pra voce chegar com a coluna ferrada!! Cambio...trocas precisas, manopla elevada, próxima a direção..Porta-trecos com console central! O Voyage tem? Siena tem?? Peças caras?? (Isso já virou mito) - vá numa auto-peças e pergunte preço pra Siena, Logan, Clio Sedan, Voyage...compare e me diga se as peças são caras. Opa...valor do seguro? Um dos mais baratos. Por que? Porque ladrão não rouba muito....não é carro popular feito gol e palio. Dá defeito? faz o seguinte: passa um dia na rua e conta qtos Fiestas voce viu. Depois, no dia seguinte, vai passando nas oficinas e contas os Fiestas que ve, some tb com a qtd de Fiestas q vc ve parado nas ruas por problema. Daí divide o total da 1a observação pelo somatorio dessas duas últimas. Fas isso tb com Gol(voyage), Palio(siena), Corsa, Sandero(logan) e me diz o resultado. E quem estiver pensando em comprar um Fiesta, pode pegar - o carro é muito bom sim!

    ResponderExcluir
  15. Ótima colocação, só quem pode avaliar é quem tem ou já teve.

    ResponderExcluir
  16. Ótima colocação, só quem pode avaliar é quem tem ou já teve.

    ResponderExcluir
  17. Ótima colocação, só quem pode avaliar é quem tem ou já teve.

    ResponderExcluir
  18. Matéria paga pela concorrência. Simples. Tenho um fiesta rocam sedan 1.6 e posso garantir: o carro é excelente.

    ResponderExcluir
  19. Realmente o dono deste blog está muito equivocado. Estou no meu terceiro fiesta. Tive um hatch 2005, um sedã 1.0 2008 e atualmente tenho um sedã 1.6 2011. Concordo que o carro tem excesso de plásticos mas não acho que o painel seja simples demais. Meu carro está com 70.000 kms e não com excesso de ruídos. Já fiz curvas à 120 kms por ora, graças aos pneus de alta performance e à estabilidade excelente do carro. Já tive siena 1.4 (motor fraco, acabamento péssimo), celta (horrível, sem comentários). Atualmente também tenho um gol g5 2011 que me decepcionou com um consumo altissimo. Além disso o carro já veio falhas na pintura e com 01 mês de uso o resvestimento interno das portas (em tecido) começou a se soltar. Analisando de maneira lógica, vejo que o fiesta é um projeto já desatualizado, sim, mais já é um projeto amadurecido, com excelente custo-benefício, amplo porta-malas, enfim, um carro muito confiável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou pensando em comprar um sedan 1.6. Vc pode me dizer se ele é econômico dentro da cidade? Obrigada!

      Excluir
  20. concordo totalmente. so quem tem um e quem sabe . o carro e show! motor e conforto 10.

    ResponderExcluir
  21. apenas a direção e um pouco dura, mas segura.

    ResponderExcluir
  22. Alguém com experiência com o sedan 1.6 poderia me dizer se o carro é econômico para o dia à dia dentro de uma cidade? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho 1 2013 1.6 na cidade com o ar ligado ele não e tão econômico não faz 6,5, 7.0 no maximo , na estrada ele faz 12,13 com ar ligado subindo serra, o carro e bom , o que ta acontecendo que tem falhas de aliamento e a unica coisa ruim , mas isso não tinha nos modelos 2010 começou no final de 2012 a 2013 , mas mesmo assim vou trocar o meu e comprar outro zero pois o carro e guerreiro

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem