A Revista Quatro Rodas, em sua edição de setembro, veio com testes dos carros Hyundai HB-20 (em versões 1.0, 1.6 MT e 1.6 Automática) e do Toyota Etios (em versões hatch e sedã, 1.3 e 1.5), trazendo dados de consumo de combustível (etanol), incluindo comparações com o VW Gol em motores 1.0 e 1.6. 


Com base nesses dados, preparamos uma comparativo de consumo entre esses carros, apesar de a revista ressaltar que os números do Etios e do Hyundai HB-20 não são comparáveis pois não foram feitos sob as mesmas condições de medição. Os resultados são mostrados abaixo.

Consumo médio (70% cidade - 30% estrada)
  • Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 8,13 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 8,35 Km/l de álcool
  • Gol 1.6 2013 8,41 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 8,6 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.0 9,08 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 9,45 Km/l de álcool
  • Gol 1.0 TEC 9,52 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 9,84 Km/l de álcool
Ciclo urbano (cidade)
  • Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 7,2 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 7,3 Km/l de álcool
  • Gol 1.6 2013 7,6 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 7,4 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.0 8 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 8,7 Km/l de álcool
  • Gol 1.0 TEC 8,2 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 9 Km/l de álcool
Ciclo Rodoviário (estrada)
  • Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 10,3 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 10,8 Km/l de álcool
  • Gol 1.6 2013 10,3 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 11,4 Km/l de álcool
  • Hyundai HB 20 1.0 11,6 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 11,2 Km/l de álcool
  • Gol 1.0 TEC 12,6 Km/l de álcool
  • Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 11,8 Km/l de álcool
Toyota Etios - consumo

Conclusões

Em termos de consumo médio, que leva em consideração um uso de 30% em estrada e 70% em cidade, o Toyota Etios Sedã 1.5 Flex mostrou-se campeão, apesar de esse dado parecer "estranho", já que foi influenciado pelos excelentes 9Km/l em cidade obtidos pelo Etios 1.5 Sedã. Ocorre que o mesmo Etios 1.5 XLS Hatch obteve em cidade o consumo de 7.2 Km/l de álcool, sendo um carro mais leve e com o mesmo motor. 

Se esse dado do Etios sedã 1.5 Flex estiver errado (o que é provável), então o campeão de consumo entre os modelos de entrada será o Gol 1.0 TEC, com a média de 9.52 Km/l de álcool e 12,6 Km/l em estrada.



Apesar de o VW Gol 1.0 TEC ser o mais econômico na média combinada (cidade e estrada) e também no consumo em estrada (com 12,6 Km/l), quando se observa o consumo em cidade, o grande destaque é o Toyota Etios 1.3 Flex Hatch, com a média de 8.7 Km/l de álcool em cidade - um ótimo resultado para o representante japonês.
--------------------------------------
Veja também o nosso comparativo de custo x benefício entre HB 20, Etios e Gol G6 clicando aqui.

118 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. O HB20 é DKW do século 21, tem casca bonita e beleza interna, mas umm motorzinho de trÊs pistõeszinhos quando dé pau numa vela ou coisa assim, se vai parecer um barquinto póp póp a vapor andando na rua.
      Que merda é essa que todos elogiam? Seis tão pensando que os engenheiros da Hyndai é os velhos engenheiros que ajudaram a desenvolver o GOL, FIAT,etc, fiquem de olho....espera pra ver....
      Prefiro uma carroça andando do que um gps e ar ligado com ipod e tudo mais ligado e o carro parado esperando o guinchão!!!

      Excluir
    2. Nao sabe o que fala... A versao 1.0 de 3 cilindros nao esta ai pra quem quer um motor fantastico. Em contrapartida, os engenheiros da Hyundai disponibilizam um motor 1.6 de aluminio (1), com comando de valvulas variavel (2), e pasme, montagem DOHC, que conta com 2 eixos pra comandar as 16 valvulas (3)... Amigao, o dia que os velhos engenheiros do gol incrementarem essas coisas (1,2,3) no "motorzao" de maverick deles, vc pode falar alguma coisa. O motor GAMMA 1.6 de 128cv do HB20 1.6, eh o MESMO motor que equipa o novo I30 e o Veloster de 90 mil dos playboys por ai...

      Excluir
  2. Esses números podem sofrer variações dependendo do motorista, percurso, qualidade do combustível, etc...

    Já vi muito carro considerado "beberrão" gastar pouco e muito carro "econômico" beber que nem V8.

    Eu não vou muito por esses números. O melhor teste é no dia-a-dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo.. com amigo acima., eu prefiro ainda o hb 20

      Excluir
    2. Também concordo, pois tenho amigos que tem gol e ele não faz só isso, e olha que usam no trabalho. Mas eu tambem prefiro o HB 20!!! Ele é Skowwww.

      Excluir
    3. O problema do HB20 é o pós-venda da CAOA. Há doze meses espero o puxador da porta do motorista da minha Vera Cruz, que ainda está na garantia.

      Excluir
    4. Meu amigo olhe oque vc esta falando, A CAOA NÃO vende o hb2o, ela só vende os importados. pesquise

      Excluir
  3. jornalistas tentando tirar o feito do hb20, o unico que consegue ser moderno, revolucionario e por um preço agradavel, como se consumo dependesse so do tipo de pista que se dirigi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O HB20 é moderno, sim, o carro é o melhor de todos aí. Mas o pós-venda da CAOA é o seu maior pecado. Só sabe disso quem fica meses esperando uma peça chegar, por mais simples que seja. Não arrisco mais comprar um carro da Hyundai.

      Excluir
    2. Acontece que o Hyundai HB20 tem concessionaria proprias (não é a Caoa) onde serão feito as revisões. A Caoa daqui para frente só venderá veiculos por ela produzidos sob licença da Hyundai e não esta incluido o HB20, que tem fabrica no Brasil da propria Hyundai.
      A Caoa so produz alguns utilitarios e Suvs. Não produz nem produzira carros.
      Agora; a Caoa realmente e uma lastima. Promete mundos e fundos na hora da compra de um veiculo, mas na hora do "vamos vêr" só da dor de cabeça.

      Excluir
  4. VW que se cuide!Anna Paula

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida estes números só nos dão uma noção da capacidade de economia de combustível dos carros , o que realmente vale é a maneira como se dirige e em que condições se dirige , estado do carro em si influencia e muito , embora estamos falando de carros 0KM , mas logo logo estarão com km avançadas, e se não forem feitas suas respectivas manutenções preventivas , até o nosso campeão pode ser o maior petroleiro .

    ResponderExcluir
  6. Acho que que desta vez as montadoras irão tratar melhor e com maior respeito seus clientes! Afinal, quanto maior a concorrência melhor para o consumidor. Aqui em Natal por exemplo se paga mais por troca de óleo em um vw gol do que em uma caminhoneta de luxo da toyota. Acorda volkswagem!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Melhor conjunto é o Etios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É?

      Diz isso porque você nunca viu ele de perto...

      Acredite: um Mille tem maior qualidade geral e capricho do que ele. E ainda por cima é BEM mais barato...

      Que me desculpem os fãs da Toyota... Corolla é bom, Hilux é boa... Mas Etios é pior até do que carro chinês!

      Excluir
    2. Trabalhei na fabricacao de pecas para a Toyota e de outras montadoras e sei que qualidade Toyota nao e so propaganda. Eles tem um nome e nao e a toa.

      Excluir
    3. Tenho um Etios Cross 1.5 fez 18,20 KM/LT com ar condicionado ligado, na estrada, velocidade de 100 KM/h, combustivel gasolina. Não quero discussão, isto é fato!!!

      Excluir
  8. Comprei um Hb20 e ele tem 2000 Km, ando bastante, comprei mais pelo design, mas me arrependi, a 120Km/H ele faz 9km/L, o motor 1.0 é pior q o do Gol, pensa numa carniça, forraçao de porta faz barulho no calçamento, realmente a hyundai só vende desing.Arrependido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ja comprou o hb20? como assim? ele so vai ir para as lojas a partir do dia 10/10 passa para mim a revenda ea cidade q vc mora que eu ver ele de perto

      Excluir
    2. pelo que diz nos comentarios os carros ja estao chegando as revendas e estao sendo vendidos mas ainda nao estao sendo entregues so vao ser liberados apartir do dia 10 conforme disse a propria hyundai entao nao sei como vc fez para retirar o seu ......

      Excluir
    3. esse anonimo trabalha em uma revenda toyota....pode mentir a vontade anonimo, mas tuas mentiras nao podem mudar o fato de que a percepção generalizada do púb, lico brasileiro é que o HB20 é um carro moderno, bem equipado, com preço razoável, que realmente faz a diferença - tanto que a procura é intensa. Quanto ao Etios, os poucos Etiotas que compraram o Hatch 1.5 XLS e que já estão rodando nas ruas pagaram um preço altíssimo *R$ 42 mil* para rodar em uma carroça feia e mal equipada. Logo vão cair na real e ter que aguentar gozações dos amigos e estranhos que encontrarem nas ruas...sem falar no arrependimento que terão daqui a algum tempo ao pensar como foram bobos em pagar tanto dinheiro por um troço peladão e feio...

      Excluir
    4. O cara(Anonimo) disse que comprou, vamos dizer que pode ser rss, mas se complicou ao dizer que rodou 2000km, pera ai, há quanto tempo ele tem o carro, eita história de pescador.

      Você é um fanfarrão rsss
      Obs:Já tive Gol G5(dá até saudades) rodei 76000km em 3 anos, manutenção, só troquei as peças "básicas e mais nada" de praxe, pago um pau por um, mas estou revendo os conceitos por causa do hb20.
      Abraços.

      Excluir
    5. Galera, tem muita gente com expectativa exagerada no HB20. O carro é uma graça, mas na boa, temq ue ver como será a oferta de peças. A Hyundai está bem colocada, mas ainda não atende carro "barato". Já pensou como será agendar uma revisão do HB20 se esse modelo vender muito?
      Sei lá, acho bonito esses carros coreanos, o Etios me parece um bom carro, melhor o HB20, mas sei lá como será o mercado de peças. O March de Nissan é legal, mas o dono de Nissan chora sempre que precisa de uma peça.
      Assim o velho e bom Gol ainda vai vender muuuuito.

      Excluir
    6. O anônimo que inventou a história sobre ter comprado o HB20 antes dos mesmos terem sido entregues usa um fake em outros sites: naoimporta. Ele trabalha em uma revenda Toyota em São Paulo...

      Excluir
    7. uhauhauhauhauha FAKE!!!! FAKE!!! Invejoso!!! Logo vai pedir emprego na Hyndai e falar mal da Toyota! auhauhauha Ele é tipo "Pagando mais, eu vou atras!!!" auhuhaauh

      Excluir
    8. quanto vc quer nele???

      Excluir
    9. Eu tenho certeza que esse cara que diz ter comprado um Hb20 deve ser um daqueles mais tradicionais que acha que o carro pra ser bom tem que ser de alguma dessas marcas que vendem no Brasil a mais tempo e que durante muito tempo manteve aqui no Brasil o monopolio do mercado de carros, vendendo carros por preços altissimos. Muitos desses que so falam mal de marcas que estão ainda começando o seu mercado no Brasil nao se prestam nem somente em conhecer o carro, basta ouvir falar que vão logo falando mal, preferem pagar um absurdo por carros simples que nao dispõe nem do basico, acho que o reinado da quadrilha formada pela Vw,Fiat,Ford,Chevrolet estão com os dias contados.

      Excluir
    10. Olá, sou outro anônino a dar o meu depoimento aqui sobre a Hyundai. Comprei uma Vera Cruz em 2010. O carro é extraordinário. Parece carro americano de tão confortável. Não sei porque vende menos do que Toyota e Honda, que são mais caros e têm menos espaço interno. O problema surgiu quando o puxador interno da porta do motorista se rompeu. Fui à concessionária e soliciteu a peça, pois a garantia é de 5 anos. Acontece que a espera já faz doze meses. Se você acha que pode esperar pela Hyundai todo esse tempo por uma peça simples dessa, a melhor escolha é o HB20.

      Excluir
    11. Hb20 carro pra quem nao conhece de carro e compra pela moda e porque é bonitinho e acredita em tudo que a revista escreve...sem comentários boa sorte pra quem for comprar....

      Excluir
  9. HB20, FIZ TEST DRIVE, BONITINHO MAS ORDINARIO,MOTOR 1.0 C/4 PESSOAS NAO DÁ PRA QUERER, BATE PAINEL E TAMPA TRASEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. outro anonimo que trabalha em revenda da toyota...em 3 de outubro o HB20 não estava disponível para test drive, só por volta do dia 15 é que as revendas irão disponibilizar veículos para isso...te peguei na mentira não é mesmo?

      Excluir
    2. PRIMEIRO HB20 DO BRASIL FOI ENTREGUE DIA 15/10 EM CURITIBA. TEM MUITO VENDEDOR DA VOLKS E FIAT ESPALHANDO BOATOS PELA NET.....RECEBI O MEU HB20 DIA 24 E JÁ ME OFERECERAM 4000,00 A MAIS PELO CARRO....A FILA DE ESPERA EM MINHA CIDADE É DE 1.200 PESSOAS

      Excluir
  10. O HB20 chegou para revolucionar o mercado brasileiro de carros populares.
    O Etios é o carro popular mais horrível do Brasil no momento, como a Toyota coloca um carro tão fraco de designer como esse, pelo jeito a Toyota pensa que os Brasileiros não tem gosto e vão escolher qualquer coisa que eles botarem!
    A HYUNDAI esta de parabéns pelos seus carros, e vem conquistando o Brasil a cada dia!
    Hoje muita gente tem um sonho, não é de ter um Volkswagem, nem um Toyota, nem uma Mercedes... , "Hoje a maioria dos Brasileiros tem um sonho é ter um HYUNDAI e essa hora chegou!"

    ResponderExcluir
  11. Os torcedores da Hyundaih são doentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é o pós-venda da CAOA. Palavra de quem contestou os amigos, que me avisaram, mas fui em frente na teimosia de adquirir um Hyundai e hoje estou arrependido.

      Excluir
  12. Eis que surge uma nova classe de fanáticos, adoradores da Hyundai!

    ResponderExcluir
  13. meu pai tem um Hyundai... esta arrependido ao extremo.... alem dos lançamentos constantes, que defazam os modelos anteriores a revenda é orripilante....rsrsrs ela fala que casou com uma velha de 70 anos que nao sabe mais como se livrar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa , tú e funcinario da toyota ou volks que fica fabricando o mesmo carro durante decadas..... fanfarrão

      Excluir
  14. Cuidado com esse deslumbre com o HB20. Não é a toa que o Gol é líder há mais de 10 anos. Tenho um gol G5 1.0 que faz 14 Km/L (ando muito em BR). O HB20 ainda está em teste e pelo que li até então, não supera o gol nenhum aspecto mecânico ou de consumo.

    Pensem 2x antes de comprar um carro novo recém lançado. Pode ser que mude, mas por enquanto o o gol é o melhor carro da categoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não conhece o HB 20!!!!

      Excluir
    2. Não conhece mesmo. Eu tenho um Gol Power G5 e já pude conferir o HB e o Etios pessoalmente.

      Eu gosto do Gol, acho um ótimo carro. Mas o HB tem tudo para ser a pedra no sapato da VW.

      Não sou fanboy de nada, ao contrário do que pensam muitos... Mas o HB é um carro com a qualidade geral muito boa. O interior é bem acabado, mas os materiais não são sofisticados. Portanto, bom sim. Premium, não. Os vãos da carroceria são regulares e a montagem é muito boa. É um carro para competir com o GOL, e nada acima disso.

      O Etios é cachorro morto. Qualidade geral péssima (falhas de montagem, vãos irregulares, portas desalinhadas, tecido dos bancos de má qualidade e já enrugados, sem tinta no compartimento do motor). E isso porque vi um hatch XLS 1.5, top de linha e que custa 43 paus.

      A Toyota é arrogante ao querer empurrar um carro tão ruim para os brasileiros. Nem um Gol G4, Mille, Ka ou Celta são tão ruins na qualidade geral como o Etios. Se vender, é para quem não tem grana pra comprar um Corolla e está pensando que vai comprar um produto "do mesmo nível". Ah, sim... Vai sonhando. Quem não acredita, vá conferir de perto o Etios...

      Na minha opinião, o Etios é o PIOR do segmento. Disparado.

      E que ótimo que o HB é mais uma boa opção a se considerar. Melhor para nós. Agora, ficarei na dúvida em pegar um Voyage Comfortline ou um HB Premium como próximo carro.

      Excluir
    3. Concordo plenamente. Com essa avalanche de lançamentos o mais prudente mesmo é aguardar por um tempo por dois motivos: prá ver o que serão esses lançamentos com um certo tempo de uso e mercado e por outro lado ver o que farão as "tradicionais" com relação à concorrência.

      Excluir
    4. e o defeito do motor do gol que quebra com baixa km??

      Excluir
    5. Caro amigo. O gol não é o melhor da categoria. É o mais vendido da categoria. Isso porque vende por meio de licitaçoes para diversos órgaos publicos. A demora de ser superado é uma questao apenas de tempo.

      Excluir
  15. legal a discursão, porém o consumo dos carros melhora a medida que rodam. Tenho Clio 1.0 e faz na cidade 14,5 km/l. Não tenho mais paixao por carro, apenas serve como meio de transporte e na maioria das vezes pra ficar parado em engarrafamento. Acho que deveria ser item de série Cambio automático, como a maioria do carros nos EUA, ou então plano de saúde grátis com fisioterapeuta, pois a perna da embreagem sofre com esse trãnsito

    ResponderExcluir
  16. Achei o HB bonito e sofisticado, acredito que será um grande concorrente para o GOL, penso que quem será beneficiado com essa nova concorrência, serão os consumidores, que terão outra boa opção no momento de escolherem seus carros, o ETIOS ainda não conheço.

    ResponderExcluir
  17. Que bom que agora temos concorrencia.Chega de carros pelados e caros.Isso é muito bom.

    ResponderExcluir
  18. Olha pessoal, enquanto a tecnologia downsizing da as cartas nos paises de 1º mundo, para nós sobra apenas as carroças como disse um dia Fernando Color, veiculos apresentados como "TOP", mas de pouca potencia e consumo elevado . Vejam o exemplo da Toyota : Trazem a tecnologia e fabricam no Brasil a velha e famosa espada samurai, mas no Japão e Europa Já fazem uso da espada LASER a muito tempo !!! "Acorda Brasil" .

    ResponderExcluir
  19. O HB20 1.6 do meu pai chegou hj e já dei uma voltinha muito bacana parece carro de executivo!acabamento só a hyundai mesmo mais tá meio Salgado o valor meu pai pagou 42.000 1.6 Confort stile!tirando isso o carro e otimo ele também deveria concorrer mesmo com o fox! Porque o Gol que o pessoal tanto gosta já era ainda mais que a hyundai agora abriu uma fábrica no país!ou seja MADE IN BRAZIL e querem saber se forem comprar esse carro a hora e agora que i ipi tá baixo porque depois que aumentar ele vai ter preço de um carro de luxo kkkkk abraço! lol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vcs cestao esquecendo do uno economi ele é muito mais barato e economico do q esses carros ai nao troco o meu por nenhum desses

      Excluir
  20. Ha esqueci também de falar que o banco dele tem regulagem igual o do fox e o volante também da pra regular!só não e legal o banco na cor cinza dele mais se colocar um couro fechou carro do ano!

    ResponderExcluir
  21. Olha só, e não é que o velho e bom Gol surrou o modernoso HB20?! kkk QUeria ver uma comparação do custo e disponibilidade do pacote de peças para cada um desses modelos.

    ResponderExcluir
  22. Só tem um coisa: Daqui cinco anos o Gol 2013 terá mercado e estará inteiro. O HB20, só chegando lá para saber se ele aguenta o tranco.
    Sim, porque carro dessa categoria precisa ser robusto, para o tipo de uso que em geral será submetido. Precisa ter peças no mercado e manutenção fácil, senão ninguém compra quando está usado.
    Para mim pelo menos, não adianta carro modern, que tem problema de peças no mercado. O HB20 está começando a vender agora, vamos ver daqui uns seis meses quando já teremos alguns acidentados por ai. Vamos ver se a Hyundai vai fazer bonito como promete.

    ResponderExcluir
  23. Grande Coisa.

    Tenho um gol G5 1.0 e faz incriveis 7KM por litro na cidade desde que saiu da concessionária.
    E os mecanicos me dizem que isso é normal, sem falar que ele fundiu com 69.900 km rodados.

    Ja estou na fila pra comprar o HB20.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas nem se fosse um V6 , o cara mente e nao tem a minima noçao de mecanica

      Excluir
  24. EU TENHO UM HB20 E FAÇO '17 KM NA ESTRADA, E 11 NA CIDADE...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a versão do seu HB20? Pois 17 na estrada é muito bom.... Estou com muita vontade de comprar um, mas achei que a Hyndai pecou em coisas básicas... tipo: mesmo a versão premium não tem tapete e peito de aço, essas coisas fúteis são ACESSóRIOS. Pagar R$ 50.000,00 na versão top e ainda pagar acessório é um absurdo. Sem contar que o bluethooth custa quase 1.000,00 a mais também... Já as revisões estão com preços atrativos mesmo, hoje fui olhar o new fiesta, que é um carrão também, mas não é automático e ele vêm quase completo mesmo...
      Dúvida cruel...
      Ps- fora que o vendedor teve a cara de pau de dizer que o gerente da hyndai falou que podia perder venda, mas não era para fazer nenhum agrado para os clientes. Tipo "me dá um tapete de brinde no meu carrinho de R$50.000,00?" Vendedor: "Jamais"... Fala sério... só no Brasil mesmo... isso para mim teria de ser item de série... quem anda sem peito de aço e tapete no carro???????????????????????

      Excluir
    2. E esqueci de mencionar que ao perguntar sobre o consumo de combustível do HB20 o vendedor falou que a fábrica não repassa essa informação. Para mim essa informação era obrigatória (INMETRO). A vontade de trocar de carro continua, mas a coragem está faltando mesmo... queria conhecer alguém que já está rodando com o HB20!!! Pois apesar de saber que o mais sensato era esperar pelo menos 6 meses, fica difícil de controlar a ansiedade.

      Excluir
  25. O Vander,para né!7km na cidade?fundir o motor de um vw G5 com 69.900km?ja se entrega-se,que tipo de motorista vc é?tem que dar muito pau para fundir esse vw nessas condições,vamu pisar um pouco menos nessa maquina,quem sabe ela economiza mais.
    Ah,e para o hb20,seja bem vindo!um pouco de luxo,conforto sempre e bom,e é obvio que a manutenção vai ser sgnificativamente mais cara.se não andem de gol,celta...
    UM ABRAÇO GALERA

    ResponderExcluir
  26. Eu estava muito interessado em comprar o HB20, mas acabei desistindo da ideia. Pois na minha cidade (Belo Horizonte) não possuí ainda um carro para test-drive, ou seja você têm que comprar o carro sem dirigir. Sei que muitos estão fazendo isso, confiando na marca Hyundai. O que me pergunto é será que os fabricantes realmente estão se importando com os consumidores??? Como não disponibilizar pelo menos um carro para test-drive. Mesmo porque quando você dirige o carro sente-se muito mais seguro na escolha. Comprar carro não é como escolher um doce na vitrine!!! Você têm que ter muita segurança, afinal se arrepender depois será doloroso tanto no bolso, como no coração. Fora isso tentei falar com um vendedor na distribuidora CAOA Hyundai por uma semana direto, deixando telefone, ligando mais de uma vez por dia e no final não consegui mesmo tirar minhas dúvidas. O que gerou a seguinte reflexão: Se eles não me atendem nem antes de efetuar a compra, imagina depois que comprar!!! Se der qualquer problema na entrega, no carro ou sei lá vou recorrer a quem????? É bom pesar as coisas antes de agir por impulso, o carro é lindo mesmo... e o custo/benefício melhor ainda... mas não deixa de ser lançamento. E até hoje não ouvi falar de um lançamento que tenha saído 100%. De qualquer forma vou ficar acompanhando as notícias, para quem sabe no próximo ano fazer minha aquisição.

    ResponderExcluir
  27. aqui em cuiaba ainda nao tem o hb20, nem para fazer o teste drive. vou esperar ao menos 1 ano para fazer os comparativos.

    ResponderExcluir
  28. Concordo plenamente com o anônimo de BH em relação ao test drive que não tem, na concessionaria de Ipatinga fui muito bem atendido, porem não pude fazer o test, pedem 60 dias ou mais pra entregar. Pra nãoa gir com emoção vou aguardar até agosto de 2013 pra ver o que vai dar. Ai vou decidir se vale a pena ou não o HB20. Abraço e boa sorte a quem adquirir agora!!

    ResponderExcluir
  29. o hb20 e lindo,mas vira com muitos acertos a faser no primeiro ano, o ideal e´ controlar a ansiedade e aguardar alguns meses antes de efetuar a compra

    ResponderExcluir
  30. sou um grande fã da GM mas vendo inovações como o caso do HB20 demonstram como somos desrespeitados pelas montadoras tradicionais que temos aqui no Brasil. Além de sermos explorados com carros populares da idade da pedra como é o caso do Gol somos obrigados a pagar uma alta taxa tributaria nestes modelos. Demorou para os gestores destas montadoras a enxergar como o povo consome se o produto é diferenciado e com preço acessível. tenho um corsa Classic com ar condicionado e direção hidráulica e paguei cerca de R$33.000,é um bom carro mas sem comparação com o HB20.Assim que possível vou trocar por um hb20.

    ResponderExcluir
  31. É impossível da credibilidade a esses comentários, a maioria é de algum vendedor, ou algum idiota que simplesmente não vai com a cara da marca... Etios é feio de mais, GOl tem que cair de preço e melhorar preço de equipamentos, HB20, a Hyundai tem que ter um ótimo pós venda, pois o carro é bonito em todos os angulos externos e por dentro tbm. Nessa briga estou preferindo o HB20.

    ResponderExcluir
  32. fui conhecer o hb20 em Feira de Santana, na concessionaria da Hyundai (importados) e me disseram que só podemos consultar o vendedor e me disse quer a loja que atende clientes do hb20 em Lauro de Freitas. Isso é um absurdo, sair de Feira de Sanatana e região para ir ver um carro em uma cidade a mais de 16oKm de distancia. Só tem uma loja na Bahia? Por que não em Feira de Santana ou em lojas de importados para facilitar a compra ou a visita? Ver pela internet não é suficiente e sim pessoalmente. espero que o presdente da hyundai mude de opiniao e pense mais sobre os consumidores, porque não possso resulver qualquer problema em Lauro de Freitas-Ba. Gostaria de conhece-lo mas vou esperar passar essa febre de querer comprar um carro sem conhece-lo ou esperar 2 a 3 meses. Roque.

    ResponderExcluir
  33. Estou rodando há 2 dias com HB 20 premium 1.6. Carro muito bom, direção leve, apesar de compacto, não é um carro apertado, regulagem de volante, painel bonito, relativamente economico. Estou fazendo 10,5 a 11 km/litro na cidade com gasolina. Pontos negativos: Não tem medidor de temperatura no computador de bordo, não tem relogio digital e achei o pneu duro demais.

    ResponderExcluir
  34. Por isso acho que o teste drive é tão importante, você precisa sentir o carro. Sem dirigir definitivamente não vou comprar, e pena que não temos mais tantas opções nessa faixa de preço! Comecei a pensar em pegar um semi-novo, bem mais em conta, já com os acessórios instalados e tudo mais... Só não consigo pensar em uma boa opção... O HB20 saíria por R$ 47.000,00 (manual), se não for para pegar 0 km acho que gostaria de economizar uns R$10,0000,00!!! Alguém sugere alguma coisa????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre meu Honda Fit, câmbio CVT motor 1.4 melhor de tudo dá 15 na cidade e 18.8 na estrada, estrada ruim pois moro em BH. renovados1975@yahoo.com.br

      Excluir
  35. caracas só existe alcool? cadê a gasolina?
    fala sério..

    ResponderExcluir
  36. Amigos, não comprem essas carroças

    Comprei um Azera V6 automatico 2008 com couro teto e kit multimidia por R$ 45.000,00

    O carro tem 49.500 km originais revisados em cons.
    O preço da NF era de R$ 118.000,00

    Um mega carro pelo preço de um HB20 TOP e não tem nem comparação.

    Não se empolguem com IPI reduzido, boicotem, comprem um semi novo de procendia e boicote o okm, só assim esses preços vão cair !

    Pelo preço de um HB20 ou um étios, da pra comprar um semi novo como C4 pallas, Vectra, Corolla, Tucson, Pajero TR4 (4x4) outro nivel de carro.

    Todo mundo quer um carro 0km, mas temos que ter atitude para que em um futuro proximo possamos pagar um preço justo por ele e não perder tanto quanto se perde hoje ! imagina esse cara que me vendeu o Azera...
    Perdeu R$ 73.000 em 4 anos - (R$ 18.250,00 por ano) ( R$ 1.520,00 por mês) essa foi a depreciação do carro...fora os impostos, revisões e etc...

    Assim não dá, temos que valorizar nossa $$$ e nos manifestar !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que quem teve 118 pau pra torrar num carro, não tava lá muito preocupado com desvalorização, né?

      Pessoal é engraçado... Quer ter carro, usar, usar e usar, e não quer que desvalorize...

      Vamos andar de bike ou de transporte coletivo. Assim boicotamos as montadoras e também ajudamos o meio ambiente... Fora que aqui todos respeitam os ciclistas e o transporte coletivo é de ótima qualidade...

      Excluir
    2. eu quero ver quando vc tiver que fazer manutenção neste carro pra ver o quanto vc vai gastar nesse azera...AÍ EU QUERO VER...o carro deve ser ótimo, mas na hora da compra não dá pra considerar apenas o preço...

      Excluir
  37. Interessante, em pleno século 21 média de 7 a 8 km por litro é bom. Será que estamos no século XX ainda em matéria de motores e economia. Parece, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não fizeram nem farão nada para que os carros fiquem economicos isso é mafia de petroleo que não permitem o baixo consumo dos carros,sem falar na pessima qualidade da gasolina no brasil, fui na argentina no meu corolla e lá ele fez 16km por litro enquanto no brasil so faz 10.acorda povo!a dilma ta aumentando o preço do combustivel e aumentando a quantidade de alcool na gasola e ainda o povo diz que ta tudo bem e ela com aprovação de 70 porcento de trouxas.

      Excluir
  38. E aí, rapaziada? Que números lindos!O cara aí de cima tá coberto de razão! tudo igual a fusca de 1960, só que tem trequinhos e confortinhos. vão ser ruins em eficiência energética no inferno, estas montadoras de baixa categoria que não sabem criar algo realmente que valha a pena em fins da era do petróleo!

    ResponderExcluir
  39. Ai rapaziada comprei o HB20 1.0 confort plus, ando com ar ligado direto somente na cidade e no alcool e acredite se quiser o carro é bonito agradavel de dirigir o ar gela muito e o consumo é muito bom em torno de 9,0 km/l eu tinha um gol g4 1.0 a andava com ar e ele não fazia mais de 8,0 ainda não coloquei na estrada mas tenho certeza que vai ser show parabens para a montadora, produziram um carro com estilo, segurança, conforto e com um preço muito bom agoro quero ver a ford a volks e a fiat se fu... para aprenderem a tratar os consumidores brasileiro foi preciso vir um coreano ensinar no pais dos apaixonados por carro como se faz, ja esta parecendo o futebol em......

    ResponderExcluir
  40. Olá, Anônimo!
    Esse seu HB20 1.0 Plus anda quanto está com o ar ligado? sim, porque todos os carros que eu conheço 1.0 com ar, não tem desempenho com o ar ligado.

    ResponderExcluir
  41. Vou continuar com meus 2 corolinhas...95 e 2001. O meu é o samurai e o outro da esposa. O 2003 tem um cabamento que vou te dizer...e de couro ainda só faltou o piloto at e teto.Quando puder vou para o 2003 e acabou. Na minha lista ainda está o fit 1.5 at e o civic com algumas ressalvas...Nãos e fazem mais carros como antigamente bem acabados e não tão carros.
    Com relação aos lançamentos só vejo carros descartados sendo lançado que em dez anos são um lixo.Carro que é bom após uns 10 anos deve estar inteiro. Por que será que corolla após 10 a 12 anos vale ainda um bom valor? Pensem...

    ResponderExcluir
  42. GRAÇAS A DEUS ATÉ QUE TEVE UMA EMPRESA COM FIBRA PRA PEITAR A VW, TIVE SEMPRE CHEVROLET, TIVE UNS 9 CARROS DA CHEVROLET MAS AGORA SEM MEDO VOU TROCAR DE MARCA, MODELO ETC JA ESTOU NA FILA PRO MEU HB20 35,000,00 IMAGINA SO SE VOU PAGAR 40.000,00 NUM GOZINHO KKKKKKKKKKKKKKKK TO DOIDO.....

    UBERLANDIA, MG THIAGO

    ResponderExcluir
  43. carro de verdade é corolla e fim de papo. essa porqueiras que lançam hj em dia não valem nada. è melhor ter um fusca.
    uso corolla ha mais de 10 anos sempre uso dois anos e troco por outro zero. não deprecia tanto e o conforto nem se fala, só andando num, isto é, só comprando um.

    ResponderExcluir
  44. minha uno 2011/2011 mille way economy c/ar faz em media 15km/lt com v-power 2,94 com gasoolina mais barata 2,70 urbana ele faz 14km/lt isso e o minimo aceitavel pra que esses carros andassem e olha que na linha vermelha ando a 100/110 , eles tinha e que lançar o carro hibrido ou eletrico a preço acessivel mas esse mafia do petroleo nao deixa na frança tem o carro a ar que e reabastecido com compressor de ar gastando o minimo em energia desde 1994 o representante nao conseguiu colocar esse carro pra vender por causa dos processos que sofreu dessas montadoras e da petrobras nao vou falar mais pois e muita revolta.......

    ResponderExcluir
  45. Deus me livre do Gol. Carro seco, bate muito em estrada irregular e não tem conforto. Prefiro mil vezes o HB20, mesmo sem ter dirigido ele.

    ResponderExcluir
  46. este cosumo foi feito com ar condicionado ligado em todos carros?

    ResponderExcluir
  47. Geralmente os testes de consumo são feitos com ar desligado.

    ResponderExcluir
  48. Um vez um colega me comentou que comprou um Gol G5 que bateu o motor com 10.000 km, achei estranho e foi pesquisar. descobri que muitas quebras de motor aconteceram antes dos 50.000 km. O nosso mercado vive de muitas lendas, que gol é que é carro... hoje nós temos uma variedade de bons modelos no mercado, entre japoneses, franceses e coreanos há muita coisa boa.

    ResponderExcluir
  49. Amigo vcs falan muito do HB20 os carros acabaram de chega, Porque nao fala de um Palio

    ResponderExcluir
  50. O HB20 ganha disparado no design e para por aí.

    Fiz o teste do básico HB20 e do Étios. O Toyota deu bucha. Mas o povo gosta de design, fazer o que? Então para por algo que não aguenta uma subida. O bom de andar de HB20 1.0 é que todo mundo vai poder olhar e pagar um pau, já que o carro estará sempre devagar.

    ResponderExcluir
  51. MEU QUERIDÃO TENHO UM GOL G5 JA TROCOU MOTOR, LEVEI UMAS 10 VEZES NA AUTOMINAS CONSERSIONARIA VOLKSWAGEN AKI DE UBERLANDIA E NUNCA TIRARÃO O BARULHO DAS PORTAS E PAINEL... FORA O PARA PEITO Q FICA BATENDO.... HA E O MEU GOL TEM 76 CV NO ETANOL O HB 20 TEM 80CV, COMO PODE SER MAIS LENTO QUE O GOL???? FUGIU DA ESCOLA?

    ResponderExcluir
  52. Bom,meu nome é Marcio, e sou de Porto Alegre, li todos os comentarios, desde o dia 30 de setembro,
    e já que ninguém lembrou, vou lembrar: lembrão quando lançaram o Tucson, baita carrão conheci um que um amigo meu de São Paulo que tinha, a unica queixa dele, era que quando ele compro ele custava uns 80.000,00 reais zero e dois anos depois o mesmo carro zero não passava dos 65.000,00 reais, mas em materia de conforto e eficiencia para um carro desta categoria ele achou muito bom. Então eu acho, que todos nos brasileiros temos que deixar de ser conservadores na questão de carro, Ah so compro gol ou só compro uno. A verdade é o HB 20 e um carro muito bonito com o valor bem acessível para a categoria. Alguém ja notou ou comparou o new Fiesta, praticamente os dois são muito parecidos, porem o new fiesta que também não deixa de ser belo, tem versões a partir de 42.000,00 eo hb 20 a partir 32.000,00 (valores aqui em Porto Alegre). Comclusão as tradiconais montadoras não sabem a magica da Hyudai, e estão perdendo espaço. Há eo que aconteceu com a Tucsom? meu amigo trocou por um Santa Fé, também da Hiuday

    ResponderExcluir
  53. A mais absoluta verdade é a de que se a Fiat não estivesse entrado no BR ainda estaríamos andando em carroças (fusca, zé do caixão, brasília, etc...), agora, temos inúmeras opções e o mercado cada vez mais competitivo, mas o que é lamentável é que ainda temos uma gama muito grande de brasileiros contaminados com o passado, as grandes montadoras do passado precisam reciclar suas idéias, que sejam bem vindas as japonesas, coreanas e todas que estremessem o mercado, os EUA acordaram, agora, acorda Brasil.....

    ResponderExcluir
  54. A mais absoluta verdade é a de que se a Fiat não estivesse entrado no BR ainda estaríamos andando em carroças (fusca, zé do caixão, brasília, etc...), agora, temos inúmeras opções e o mercado cada vez mais competitivo, mas o que é lamentável é que ainda temos uma gama muito grande de brasileiros contaminados com o passado, as grandes montadoras do passado precisam reciclar suas idéias, que sejam bem vindas as japonesas, coreanas e todas que estremessem o mercado, os EUA acordaram, agora, acorda Brasil.....

    ResponderExcluir
  55. Acabei de comprar um maverick e o trem É O CAPETA!

    ResponderExcluir
  56. Olha, gente, vou ser sincero com vocês. Aliás, se alguém não acreditar em mim, eu estou pouco me lixando, afinal eu quero mesmo é desabafar. Eu não divulgo o meu nome porque tenho vergonha de ter comprado um Hyundai e não ter ouvido os amigos, a imprensa e inúmeros sites (digite no Google), que sempre disseram que o pós-venda da CAOA é horrível. Eu contrariei uma unanimidade nacional, que é a crença (a terrível fama) de que o pós-venda da Hyundai é deprimente. Pois bem. Comprei uma Vera Cruz em 2010. O carro é fantástico. Tem motor potente, mais espaço interno que todos os concorrentes. Eu disse todos, porque andei em SW4 várias vezes. Leva tranquilanemte dois adultos altos nos bancos que ficam na parte de trás. O problema surgiu quando o puxador interno da porta do motorista quebrou. Achei que era um probleminha, afinal se trata de uma peça simples (ou não?). O fato é que eu espero pela peça há doze meses. Sempre que eu vou travar o carro, procedou manualmente e aperto o alarme para fechar as demais portas. Para abrir, é só fazer um manejo inverso, mas é chato fazer isso o tempo todo. Já fui à concessionária inúmeras vezes e sempre sou recebido por um atendente com a maior cara de pau do mundo e é só promessa. Se você quer um carro com custo/benefíco imbatível, mas não tem pressa por esperar por uma peça que até pode deixar o seu carro parado na garagem por meses, não tenha dúvida, o seu automóvel é um Hyundai.

    ResponderExcluir
  57. Wagner todas fabricas tem fatos a favor e fatos contra, deve-se fazer o julgamento , com o teste drive,opiniao de parentes que conhencem ee se interessam por automoveis,avaliar seu orcamento pois so deve comprometer no maximo 25po cento de sua renda liquida,para que se destina o uso,etc, sabe- se por exemplo que caros acima de 90 mil a renda liquida devera ser no minimo de 30 salarios minimos pois todos,desvalozizam entre 1 mil e 1,5 reais por mes.

    ResponderExcluir
  58. Tenho um Etios 1.5 Sedan XLS e estou muito satisfeito!!Ótimo para dirigir, ótima suspensão, silencioso, confortável e econômico. Anda bem na estrada e esperto na cidade. Quem tiver dúvida, faça um test drive. Abraços...Eustaquio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que me diz do Isopor ?, do painel com 3cm do marcador de Gasolina, do plastico mais duro que pedra ? do painel quando a luz branca ta acesa vc fica quase cego ?

      Excluir
    2. Isopor, Painel, Marcador de Gasolina, Plástico Duro, Luz Branca no painel... É... De fato esses são os motivos porque se compra ou não um carro... O fato de ser um dos melhores dos testes de segurança NCAP é irrelevante... Por isso é que o Brasil não evolui... Por que tem gente pensando dessa forma. Prefere parecer bonito a realmente ter qualidade...

      Excluir
  59. Sem duvida que o HB20 eo mais bonito dos lançamentos atual,so que a maioria da populaçao em nosso pais que usa carro popular e da classe media e qdo ira vendelo sentira na pele que o mercado de usados e muito fraco para a HIUNDAY,eu mesmo ja comprei varios carros da chevrolet,volkswagem so para investir dinheiro pque qdo precisar de dinheiro e moeda em especie na hora,o gol realmente e um carro seco e duro so que o g6 esta muito melhor foi tirado estes defeitos sem falar no motor que e um aviao por ser 1.0 e economico e peças encontra em qualquer lugar,manutençao + barata do mercado eo pos venda o melhor do brasil.

    ResponderExcluir
  60. O povo brasileiro não quer saber de qualidade e sim de beleza...O HB20 ele realmente é bonito mas a mecânica pra quem gosta de merda é um prato cheio.

    ResponderExcluir
  61. quem já teve varios carros sabe que o vw gol e o pior carro os motor estão dando problema, entra pó entra agua bate tudo os bancos não tem uma posição boa viajar longe chega todo arrebentado.

    ResponderExcluir
  62. estou com o meu meu hb20 1.6 há 3 semanas... estou 100% satisfeito... o carro faz 7,8km/l na cidade eh silencioso e super potente... não vou nem falar do desing... simplesmente perfeito...

    Vinicius Londrina Pr

    ResponderExcluir
  63. Falaram do Hb20, falaram do GOL, tenho o novo palio 1,4 muito bom espacoso,um bom acabamento, e economico,ja chegou a fazer 19.6 km por lt. de gasolina na rodovia segundo um amigo que viajava comigo só acreditou porquer mostrei o computador de bordo e Ai!!

    ResponderExcluir
  64. Confirmo o resultado do teste. Retirei um toyota Etios XLS da revenda e fui direto para uma viagem de longa distância. Estávamos em 5 adultos e com o porta malas lotado. O consumo médio na estrada não foi menor do que 14,1 km/L com gasolina. Agora com o motor amaciado e trajeto mais constante (free way) a média subiu para 15,6 km/L na velocidade máxima de 110 km/h. No momento estou andando a álcool na cidade e já fiz média de 9,5 km/L. Usando gasolina (sem ar condicionado ligado) a média fica em 11 km/L.

    Osvaldo.

    ResponderExcluir
  65. Hyundai é a maior furada do mercado, não cumpre a garantia prometida. Quem está falando aqui é o proprietário de uma locadora de automóveis que possuia 08 Hyundai na frota. Estou trocando todos pq quando comecei a precisar acionar a garantia tão prometida, me deixaram na mão. Se quiserem mais detalhes vai meu celular 031-87379757. Marcos guerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Hyundai HB20 é vendido pela HMB (Hyundai Motors do Brasil), subsidirária integral da Hyundai Corporation. Já os demais carros da Hyundai (que vc deve ter em sua frota) são da Hyundai CAOA, que é uma empresa brasileira, e que tem contrato com a Hyundai mundial.
      Portanto, não dá para dizer que o HB20 terá o mesmo tratamento que os seus carros, visto que ele é vendido pela Hyundai mesmo, enquanto os outros são vendidos pela CAOA.

      Excluir
  66. Tenho um hb20 1.6 comfort plus. Só uso gasolina e ele faz 12, 13km/l na cidade e 16, 17 km/l na estrada. Consumo tem mais relação com a forma de dirigir. Carro excelente, ótima aceleração, conforto (fiz viagem de 900 km) e ainda ganhei a primeira revisão com tudo grátis. Só não gostei do sistema de som.

    ResponderExcluir
  67. bom, a diferença não é tão absurda mesmo, os dois são ótimos carros.

    ResponderExcluir
  68. HB20 é o mais bonito! é chic! chega de carroça como o Etios e o Gol!!!

    ResponderExcluir
  69. Eu fiz teste drive no hb20 e no etios... Ambos são ótimos carros. O hb20 tem um design externo mais bonito que o etios,porém i etios tem um acabamento 10x melhor no interior. E só irem ver os carros par comprovar. Em questão de motor etc eles são bem parecidos, hbe um pouco melhor mas a diferença não e tão grande comprando 1.6 do bh com 1.5 do etios... Em questão de preço o bh e 43 mil modelo 2014 enquanto o etios esta 40 modelo tb 2014. A direção do etios tb e melhor por ser elétrica

    ResponderExcluir
  70. Pode ser feio mas só de ser um Toyota já disse tudo. E feio mas basta VC dirigir para tirar a conclusão que o ethos e superior que todos em economia e conforto ao dirigir.

    ResponderExcluir
  71. respeito as opiniões,mas tenho um hb20s 1.6, na estrada faço 17,5 e na cidade 10,5 na gasolina, perco coisa de dois litros se for no alcool....não troco meu Hb por nenhum desses....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem