O Ford Modelo A foi produzido entre 1928 e 1931, sendo o segundo carro de sucesso da montadora norte-americana, sucedendo o lendário modelo T, que tinha sido produzido por 18 anos e marcou a popularização do automóvel nos EUA e no mundo.

Ford Modelo A

É importante ressaltar que a Ford produziu outro modelo A, entre 1903 e 1904, mas o modelo A, tradicional, é este produzido depois de 1928. Uma das inovações do Modelo A em relação ao modelo T era o fato de estar disponível em quatro cores diferentes, e não apenas em preto - como o modelo T.

Ford Modelo A

O carro começou a ser produzido no final de 1927, sendo colocado à venda apenas em dezembro do mesmo ano. O sucesso foi tão grande que em 4 de fevereiro de 1929 já tinham sido vendidos um milhão de modelos A, e, seis meses depois, dois milhões.

Ford Modelo A

Entre 1928 e 1931 foram produzidos 4.890.340 Ford Modelo A - um número impressionante até mesmo para os dias de hoje.

Ford Modelo A

Os preços do Ford Modelo A variavam de US$ 385 dólares para o modelo de entrada (roadster) à US$ 1.400 dólares, para o topo de linha Town Car.

Ford Modelo A

O motor era uma unidade de 4 cilindros, 3.3L refrigerada a água, que produzia 40 HP. A velocidade máxima era de 105 Km/h e o consumo variava entre 8Km/l em ciclo urbano a 12 km/l em rodovias.

Ford Modelo A

O sistema de transmissão era manual com três marchas não sincronizadas, e o sistema de freios era a tambor nas quatro rodas.

Ford Modelo A

As edições de 1930 e 1931 vieram com capota, radiador e carcaças de farol confeccionadas em aço inoxidável.

Ford Modelo A

O Ford Modelo A media 4,191 metros de comprimento, 1,702 m de largura, 2,629 metros de distância entre-eixos e pesada 1.027 Kg.



Com informações: Wikipedia

8 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Henry Ford foi um gênio... Aperfeiçoou as ideias de Taylor (extraia o máximo do seu empregado dando treinamento a ele) e as adaptou na linha de montagem criando o chamado "fordismo", modelo que foi utilizado na fabricação de automóveis até a década de 1970. Foi superado apenas pelo famoso "toyotismo", obviamente criado pela Toyota na década de 1970, e hoje conhecido por "just-in-time" e adotado por todas as montadoras.

    Ford criou então a classe média... Os funcionários da Ford recebiam mais do que seus colegas que trabalhavam na GM, Chrysler e demais concorrentes e então, poderiam comprar seu próprio carro...

    Uma pena que inteligência e visão de negócios não é passada adiante... Seu neto, Henry Ford II, era conhecido por ser arrogante, bêbado e ter decisões inesperadas. Para se ter ideia do comportamento do homem, ele vivia dizendo para seus subalternos para "se lembrarem que este prédio tem o meu nome"...

    Esse modelo "A" da década de 1920 marcou um recomeço para a Ford, que decidiu lançar sua nova linha de automóveis. E veio da Ford também os primeiros motores V8, os famosos "flathead", que fizeram a alegria dos gangsters e assaltantes de bancos da época, já que tinham desempenho bem melhor do que os carros da concorrência.

    Hoje considero a Ford como uma das melhores montadoras. Seu acerto dinâmico é referência e os carros são muito bons.

    ResponderExcluir
  2. Do jeito que as montadoras instaladas aqui no Brasil andam pensei que fosse algum lançamento. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lançamento isso nunca vai ser um lançamento, com uma placa preta, nunca.

      Excluir
  3. Esse carro tá bem conservado, também tem a placa preta, um carro com placa preta só pode ser velho e bem conservado. Esse Ford Classe A ficou bem pequeno e não ficou muito bonito, mas em 1928 e 1931 ele fez muito sucesso para a Ford, por que naquela época todos carros eram tipo esse.

    ResponderExcluir
  4. interessante para mim é um carro deste com mais de 80 anos praticamente sem uso , isso acho admirável , mas fiquei mesmo com vontade de ver o fusca ao lado ....rsrsr

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao proprietário deste veículo.
    A história continuará viva.

    ResponderExcluir
  6. Esse modelo tinha outro nome por acaso? Ford Phaeton?

    ResponderExcluir
  7. Esse varro tinha um banco reversivel atras onde fivava o porta malas?Se nao qual eta esse carro?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem