O Toyota Yaris Cross, produzido na Indonésia e no Brasil, recebeu duas estrelas na nova rodada de testes do Latin NCAP. O resultado coloca o SUV compacto atrás de concorrentes diretos avaliados recentemente e reacende o debate sobre o nível de segurança oferecido pela marca na América Latina.
Toyota Yaris Cross recebe duas estrelas no Latin NCAP
O modelo testado conta com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série. Mesmo assim, obteve 77,01% em proteção ao ocupante adulto, 69,29% ao ocupante infantil, 55,60% em proteção a pedestres e usuários vulneráveis e 58,14% em sistemas de assistência à segurança.



Desempenho nos testes
O Yaris Cross passou por avaliações de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, proteção contra chicotada cervical, análise de proteção a pedestres e verificação da eficácia do ESC.
Toyota Yaris Cross — Latin NCAP
No impacto frontal, os avaliadores relataram estrutura estável, incluindo a área dos pés. Porém, o peito do motorista apresentou proteção marginal tanto no impacto frontal quanto no impacto lateral de poste.
Toyota Yaris Cross — Latin NCAP
No caso dos passageiros infantis, os dummies instalados em posições traseiras com assentos voltados para trás e fixação ISOFIX tiveram proteção completa, seguindo práticas recomendadas globalmente. Ainda assim, o modelo perdeu pontos importantes:
  • não oferece interruptor para desligamento do airbag do passageiro, necessário para instalar um SRI voltado para trás no banco dianteiro;
  • faltam avisos de segurança em conformidade com as exigências do Latin NCAP.
Toyota Yaris Cross — Latin Ncap - proteção a crianças
Em relação aos pedestres e demais usuários vulneráveis, o desempenho variou entre regular e baixo. O órgão destaca que o carro não dispõe de pontos de avaliação relacionados ao AEB (frenagem autônoma de emergência) para VRU, o que compromete a pontuação.
Toyota Yaris Cross — Notas Latin NCAP
A nota final também foi impactada pela ausência de assistente de limite de velocidade e pela impossibilidade de coletar pontos ligados ao AEB, contribuindo para a classificação de duas estrelas.
Toyota Yaris Cross — testes Latin NCAP
O Toyota Yaris Sedan/Hatchback, produzido na Tailândia e no Brasil também obteve duas estrelas. O Yaris Sedan e Hatchback, que oferecem pelo menos 6 airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, obtiveram 65,79% em Ocupante Adulto, 63,85% em Ocupante Infantil, 53,59% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 58,14% em Assistência à Segurança.
Toyota Yaris 2025 - teste impacto lateral - Latin Ncap
Críticas do Latin NCAP à Toyota
O Latin NCAP afirmou que o desempenho do Yaris Cross — e também do Yaris hatch/sedã — ficou abaixo do esperado. Segundo a entidade, a Toyota “surpreendeu com um desempenho muito deficiente em muitos aspectos” e demonstra não priorizar a segurança na região como fazia anteriormente.
Toyota Yaris 2025 - teste impacto frontal - Latin Ncap
O programa comparou a postura da marca com a de concorrentes como Renault e Volkswagen, que vêm obtendo certificações mais altas em modelos recém-lançados. A organização ainda reforçou a necessidade de rotulagem obrigatória de segurança, com destaque para a classificação por estrelas.
Resultados Fase XVI - Latin Ncap
O Latin NCAP encerra recomendando que a Toyota retome padrões mais elevados e ofereça ao consumidor latino-americano níveis de proteção compatíveis com mercados onde já é referência em segurança.
Toyota Yaris - Latin NCap - impacto lateral

4 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Parabéns a Toyota!
    Ele tem alma de 5 estrelas (plataforma TNGA - mesma do Corolla).

    ResponderExcluir
  2. O Yaris Cross foi lançado oficialmente em novembro com as entregas previstas para fevereiro. Estranhamente "pagaram" a LatinNcap para testar um modelo tailandês "idêntico" ao fabricado no Brasil. Percebe-se claramente a "urgência" em manchar a imagem de um modelo, que fica óbvio que não se trata de nenhuma preocupação da LatinNcap, mas sim de faturar em cima da fabricante que bancou estes "pseudo testes". Até o momento nenhuma preocupação semelhante com a Chery e uma variedade de chinesas. A cada dia fica mais óbvio os interesses escusos dos "testes" realizados na "Alemanha".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem