Um Porsche 911 clássico preparado para competição completou a East African Safari Classic Rally, uma das provas mais exigentes do calendário de rali de longa duração.
Porsche 911 - Rally East African Safari - Salto
A prova ocorreu no sul do Quênia, com trechos atravessando terrenos variados ao longo de nove dias e cobrindo 2.220 km de trechos cronometrados.
Porsche 911 - Rally East African Safari
O carro em questão foi um Porsche 911 da série F, um modelo de produção anterior à era dos motores refrigerados a água, ajustado para enfrentar trechos difíceis de lama, poeira, água e solos irregulares típicos do evento.
Porsche 911 - Rally East African Safari - em movimento
O piloto norte-americano Jeff Zwart, de 70 anos, e seu co-piloto Alex Gelsomino completaram a prova em 17.º lugar, entre cerca de 60 carros que largaram. Mais da metade da lista de inscritos era composta por modelos clássicos da linha 911, refletindo a popularidade histórica do modelo nesse tipo de competição.
Porsche 911 - Rally East African Safari
A prova e o 911
A East African Safari Classic Rally tem origem em uma competição criada em 1953 e foi relançada em 2003 para carros clássicos, mantendo características de longa duração e terrenos desafiadores, incluindo trechos de areia, pedras e subidas abruptas. Ao longo de sua trajetória, o evento passou a ser reconhecido como evento automobilístico mais difícil do mundo.
Porsche 911 - Rally East African Safari - frente
No percurso de 2025, a prova cruzou várias regiões no sul do Quênia, passando por locais como Diani e Amboseli, com panoramas naturais distintos. O desafio não se limita à distância: as condições ambientais — calor intenso, alternância entre solo seco e trechos molhados — impõem exigências significativas às suspensões, transmissões e à resistência geral do veículo.
Porsche 911 - Rally East African Safari
Ao longo de uma das etapas intermediárias, a equipe de Zwart enfrentou danos na suspensão e, no penúltimo dia, um problema na transmissão que obrigou o carro a prosseguir por cerca de 40 km em primeira marcha. Mesmo assim, a mecânica do 911 resistiu às dificuldades até a linha de chegada.
Porsche 911 - Rally - piloto Jeff Zwart e Alex Gelsomino
O rali reuniu uma série de carros de época, muitos preparados especificamente para enfrentar suportes mais robustos e proteções extras sob o chassi. O evento foi vencido por outro Porsche 911 pilotado pelo britânico Harry Hunt, seguido por outros participantes usando carros semelhantes, evidenciando a competitividade do modelo nessa categoria específica de competição vintage.
Rally East African Safari
O desempenho do 911 no contexto da prova sublinha sua adaptabilidade mecânica: apesar de originário de uma época anterior à maioria dos carros off-road modernos, o motor traseiro refrigerado a ar, a construção leve e modificações específicas para rally permitiram completar uma das etapas de rali de longa distância mais exigentes do mundo.



3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem