O SUV Volkswagen Tera alcançou a marca de 22.416 unidades exportadas desde julho, tornando-se o segundo modelo mais exportado da Volkswagen do Brasil em 2025.
VW Tera - exportações
O veículo, produzido exclusivamente na fábrica de Taubaté (SP), já chegou a 18 países da América Latina, com destaque para Argentina (9.053 unidades), México (8.901), Chile (1.203) e Colômbia (1.111).
VW Tera 2026 - linha de produção
Desenvolvido integralmente no Brasil, o Tera representa um dos principais projetos recentes da Volkswagen na América do Sul. O modelo é o primeiro SUV da marca produzido em Taubaté e faz parte da estratégia de regionalização da empresa, que busca atender às demandas específicas dos mercados latino-americanos com produtos de desenvolvimento local.
VW Tera 2026 - vermelho - lateral dianteira direita
Desempenho no mercado brasileiro
Desde seu lançamento nacional em 5 de junho, o Tera também registra desempenho expressivo no mercado interno. Em apenas cinco meses, o modelo já soma 30.186 unidades vendidas no Brasil (de janeiro a 9 de novembro) e foi o carro de passeio mais vendido do país em outubro, com 10.160 emplacamentos no mês.
VW Tera 2026 - pátio porto exportação
Veja o ranking de carros mais vendidos em outubro, clicando aqui.
Fiat Strada 2026
O VW Tera também liderou o segmento de SUVs em setembro e outubro (veja o ranking de SUVs aqui), tornando-se o SUV mais vendido do Brasil no período.
VW Tera 2026 - Exportação
No lançamento, o modelo gerou forte procura nas concessionárias: durante o evento “Open Doors” da marca, mais de 12 mil pedidos foram realizados em 50 minutos.
Novo VW Tera 2026
O Tera também recebeu nota máxima (5 estrelas) nos testes de segurança do Latin NCAP.
VW Tera 5 estrelas Latin NCap
Exportações da Volkswagen do Brasil superam 100 mil unidades no ano
No acumulado de 2025 (janeiro a outubro), a Volkswagen do Brasil exportou 107.989 unidades, um aumento de 37,4% em relação ao mesmo período de 2024 (78.623 unidades). A marca mantém a posição de maior exportadora da indústria automotiva brasileira, com mais de 4,4 milhões de veículos enviados a 147 mercados desde 1970.
VW Tera 2026 - Exportação
De acordo com Hendrik Muth, vice-presidente de Vendas da Volkswagen para a Região SAM (América do Sul), o resultado do Tera reforça o papel da operação brasileira na estratégia global da empresa. “O desempenho do Tera demonstra a capacidade da Volkswagen do Brasil de desenvolver e produzir veículos com vocação global, alinhados às demandas dos mercados latino-americanos”, afirmou o executivo.
VW Tera 2026 - vermelho - Exportação
Principais mercados de exportação
A Argentina continua sendo o principal destino das exportações da Volkswagen do Brasil, com 53.733 unidades recebidas entre janeiro e outubro, alta de 58% em relação a 2024. Em seguida aparecem México (26.961 unidades, +11%), Colômbia (9.013 unidades, +63%) e Chile (6.011 unidades, +69%).
VW Nivus GTS 2026
Ao todo, a montadora exporta para 25 mercados internacionais, sendo 19 países na América Latina e 6 na África.
VW Tera e Polo - linha de produção
Polo segue líder entre os exportados
Apesar do avanço do Tera, o Volkswagen Polo continua como o modelo mais exportado pela marca no ano, com 31.619 unidades enviadas (jan-out), alta de 7,1% frente a 2024. O hatch é destinado a 11 mercados, com a Argentina também como principal destino (20.976 unidades).
VW Polo TSI 2026
Completam a lista dos modelos mais exportados em 2025 o Tera (22.416), a Saveiro (18.278), o Novo T-Cross (16.980) e o Nivus (15.171).
VW Nivus 2026 - linha de produção
Liderança em segmentos no mercado nacional
No mercado interno, a Volkswagen mantém liderança nos dois principais segmentos de veículos de passeio. O Novo T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil no acumulado do ano, com 74.755 unidades emplacadas, enquanto o Polo lidera entre os hatches, com 104.360 unidades (dados de janeiro a 9 de novembro). Os SUVs representam atualmente 42% das vendas de automóveis no país, seguidos pelos hatches, com 24%.
VW T-Cross Extreme 2026
Infraestrutura e logística
As exportações da Volkswagen do Brasil contam com uma estrutura logística que integra produção, vendas e transporte. Segundo Anderson Ramos, diretor de Logística da Volkswagen Região SAM, a eficiência na entrega é um diferencial competitivo. A empresa opera por meio dos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) para exportação, e Suape (PE) e Vitória (ES) para importação.



6 Comentários

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  1. E o Kiko?
    Algúem se importa se a VW desova ou não esse carro? Eu quero é saber do meu lucro na V12 (que ta baixíssimo).
    Meu medo é a V12 virar uma Phenom Veículos da vida e ter 14 processos nas costas.

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  2. Daqui a pouco volto para dizer que é o Tera é um sucesso, ignorem, estou tendo surtos de dupla personalidade.

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  3. VW só contribuindo com o Brasil, exportando! E agora, também, ao exportar mostra que é um carro classe mundial....e os concorrentes? putz....

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