O Grupo Volkswagen e a Stellantis já sentem os efeitos da interrupção no envio de lâminas de silício (wafers) pela Nexperia, que pode levar ao risco de paradas nas linhas de produção e pressiona custos e caixa das fabricantes.
Produção Volkswagen - Europa
A suspensão do envio de wafers da Nexperia à sua unidade na China já provoca efeitos imediatos nas montadoras globais. A decisão decorre de uma disputa contratual e de governança que se acentuou após o governo holandês retirar a empresa do comando do grupo chinês Wingtech Technology. As autoridades dos Países Baixos também destituíram o executivo-chefe local, citando riscos de apropriação indevida de tecnologia.
Nexperia  - semicondutores
Em contrapartida, o Ministério do Comércio da China bloqueou as exportações de chips da empresa no país — medida que afeta diretamente as montadoras, que operam com estoques enxutos e processos just-in-time. A interrupção resulta em risco concreto de paralisações em poucos dias, segundo alertas do setor.
Produção VW Tiguan - Europa
A ACEA, principal associação de fabricantes europeus, afirmou que linhas de montagem podem ser forçadas a parar caso o fornecimento não seja normalizado. Montadoras já relatam aumentos expressivos no preço de certos semicondutores — itens que custavam frações de yuan passaram a valer dois ou três yuans em apenas duas semanas.
VW Golf - produção Europa
Reação das empresas
A Stellantis montou uma “sala de guerra” para monitorar e mitigar impactos. O grupo declarou que suas projeções para o segundo semestre assumem ausência de interrupções, mas admitiu que eventuais cancelamentos de projetos e provisões por garantia podem gerar encargos e afetar o caixa.
Peugeot 408 - linha de produção
A empresa informou ainda que, apesar do crescimento de receita no terceiro trimestre, mantém estado de atenção.
Linha de produção Stellantis - Europa
A Volkswagen também afirmou que a produção nas fábricas alemãs estava assegurada apenas para a semana seguinte à notificação, mas ressaltou que “impactos de curto prazo” na rede de produção não podem ser descartados.
O grupo já enfrenta perda operacional no trimestre e condiciona parte de suas metas à disponibilidade adequada de semicondutores.
Linha de montagem da Volkswagen
Consequências práticas
Se o fornecimento permanecer restrito, montadoras poderão adotar medidas como priorização de modelos, cortes temporários de produção, realocação de chips entre fábricas e renegociação de contratos — ações que afetam prazos de entrega, mix de produção e fluxo de caixa. Além do risco operacional, há pressão inflacionária sobre componentes, o que pode reduzir margens, especialmente em fabricantes que ainda absorvem custos de transição tecnológica para veículos elétricos.
Produção Volkswagen Europa
A Nexperia informou que busca soluções alternativas de fornecimento e disse não ter intenção de se retirar do mercado chinês. No entanto, o desfecho do impasse e o tempo de normalização das remessas seguem incertos — mantendo o setor automotivo em estado de contingência.



Fonte: AutoNews

8 Comentários

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  1. vw vendendo muito no mundo ...tá complicado ... nem a mesma esperava esse bummmmm com as vendas da linha id , tera , novo tiguan , novo t-roc e golf
    fora as boas de gli , virtus , passat ...

    e estou achando que o o jetta gli vai esgotar ....geral na net desejando
    e hj seria minha escolha ...gli azul pacifico

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    1. Sem dúvida, o Jetta GLI com 250 cv e performance de Golf GTI tem excelente custo x benefício.

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3pnTbVHcnA2mrFfoJtofrqaF6_SOqxvuHGKHnns9MP8PD-AhSmEBYqKMDAQ5cuIbfQlRPkRurE1qQQlRzQWuQqQOdThyphenhyphenD_70EKJb46AmVxBFoe1wUs9fAu1yFqRneGBZJRUF7rdaagaTSr5niltbcePWWEby_I3AiArne3DLEFDw2zsfoGMlkAgPHxK9U/s600-rw/VW-Jetta-GLI-2026-BR%20%2817%29.jpg

      Inclusive, quem compra um Civic ou BMW 320i tendo o Jetta GLI muito mais barato.

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNJVkP-hKKz3IFRtwZdi93_hwzcSW-PJSUWk3EIRL2i8ZU7J_BUI4Agi_FhCia_J52fUkOvfTs0wxo5DgK_f8GAX0y4MiAg1GB5qNe3A1OIf70bvm2lxxKQx5Y7dz3WxJ4ue2La9Hzter-bYIjrIDssOh7OYo8py0PsdCqeF6PCrj4qLK7I0-wwN7thKyl/s600-rw/bmw-320i-m-sport-10t%20%2813%29.jpg

      Quem compra tais carros pode internar na hora. Até pq o Jetta é mais exclusivo, já que BMW Serie 3 está como bunda, que todos têm a sua.

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    2. Carlos... Será que a V12 aceita meu Fox 2013 de entrada num Jetta?

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    3. Carlos... Será que a V12 aceita meu Jac J3 2014 de entrada num Jetta?

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  2. O Carlos4Carros gosta de passar vergonha e não sabe como.

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  3. Os 50 carros mais vendidos na Argentina em outubro de 2025:

    1 Toyota Yaris 2.253
    2 Peugeot 208 2.232
    3 Fiat Cronos 1.844
    4 Ford Territory 1.709
    5 Chevrolet Tracker 1489
    6 Volkswagen Polo 1389
    7 Toyota Corolla Cross 1302
    8 Volkswagen Tera 1256
    9 Chevrolet Onix 1158
    10 Peugeot 2008 1157
    11 Volkswagen Taos 1087
    12 Renault Kwid 996
    13 Renault Kardian 865
    14 Jeep Compass 853
    15 Baic Bj30 747
    16 Toyota Corolla 741
    17 Jeep Renegade 698
    18 Volkswagen Nivus 650
    19 Fiat Pulse 553
    20 Citroen Basalt 550
    21 Citroen C3 527
    22 Nissan Kicks 515
    23 Toyota Sw4 467
    24 Volkswagen T-Cross 455
    25 Fiat Argo 439
    26 Ford Bronco Sport 374
    27 Citroen C3 Aircross 361
    28 Chevrolet Spin 351
    29 Renault Logan 346
    30 Hyundai Hb 20 312
    31 Fiat Fastback 286
    32 Haval H6 247
    33 Renault Stepway 236
    34 Renault Duster 230
    35 Renault Kangoo Ii 217
    36 Honda Hr-V 200
    37 Haval Jolion 183
    38 Nissan X-Trail 175
    39 Nissan Versa 169
    40 Renault Arkana 169
    41 Volkswagen Virtus 168
    42 Peugeot Nuevo 3008 148
    43 Kia K3 142
    44 Jeep Commander 137
    45 Ford Everest 131
    46 Fiat Mobi 127
    47 Renault Sandero 107
    48 Volkswagen Tiguan 106
    49 Baic X55 103
    50 Chevrolet Trailblazer 91

    Fonte: Autoblog Argentina / Acara

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  4. Os 25 carros e comerciais leves mais emplacados em outubro(2025), até o dia 29 no Brasil:

    Pos..Modelo.................................Outubro(até o dia 29)
    1 FIAT/STRADA 12.724
    2 FIAT/ARGO 9.151
    3 VW/TERA 8.989
    4 VW/POLO 8.241
    5 HYUNDAI/HB20 8.162
    6 HYUNDAI/CRETA 7.770
    7 GM/ONIX 6.880
    8 HONDA/HR-V 5.921
    9 VW/T CROSS 5.859
    10 FIAT/MOBI 5.437
    11 JEEP/COMPASS 5.327
    12 FIAT/TORO 5.305
    13 GM/ONIX PLUS 5.270
    14 FIAT/FASTBACK 5.117
    15 VW/SAVEIRO 4.996
    16 NISSAN/KICKS 4.890
    17 GM/TRACKER 4.790
    18 TOYOTA/HILUX 4.666
    19 RENAULT/KWID 4.498
    20 HYUNDAI/HB20S 4.191
    21 CHERY/TIGGO7 3.743
    22 VW/NIVUS 3.670
    23 JEEP/RENEGADE 3.656
    24 FIAT/PULSE 3.589
    25 TOYOTA/COROLLA CROSS 3.327**

    **Emplacamentos contabilizados até o dia 27/10.

    Fonte: Fenabrave / Carblog

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  5. Os 30 comerciais leves mais vendidos na Argentina em outubro de 2025:

    1 Toyota Hilux 2.523
    2 Ford Ranger 2.031
    3 Volkswagen Amarok 1.619
    4 Renault Kangoo 722
    5 Fiat Strada 666
    6 Mercedes Benz Sprinter 588
    7 Chevrolet S10 498
    8 Ford Maverick 473
    9 Nissan Frontier 405
    10 Chevrolet Montana 386
    11 Fiat Fiorino 384
    12 Ram Rampage 369
    13 Fiat Titano 355
    14 Peugeot Partner 354
    15 Fiat Toro 346
    16 Citroen Berlingo 284
    17 Renault Alaskan 195
    18 Toyota Hiace 164
    19 Volkswagen Saveiro 162
    20 Renault Oroch 119
    21 Ford F-150 93
    22 Renault Master 88
    23 Ford Transit 73
    24 Chevrolet Silverado 66
    25 Iveco Daily 63
    26 Kyc Mamut 38
    27 Peugeot Boxer 32
    28 Foton Tunland 29
    29 Shineray T30 25
    30 Mercedes Benz Vito 25

    Fonte: Autoblog Argentina / Acara

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