O Grupo Volkswagen e a Stellantis já sentem os efeitos da interrupção no envio de lâminas de silício (wafers) pela Nexperia, que pode levar ao risco de paradas nas linhas de produção e pressiona custos e caixa das fabricantes.
A suspensão do envio de wafers da Nexperia à sua unidade na China já provoca efeitos imediatos nas montadoras globais. A decisão decorre de uma disputa contratual e de governança que se acentuou após o governo holandês retirar a empresa do comando do grupo chinês Wingtech Technology. As autoridades dos Países Baixos também destituíram o executivo-chefe local, citando riscos de apropriação indevida de tecnologia.
Em contrapartida, o Ministério do Comércio da China bloqueou as exportações de chips da empresa no país — medida que afeta diretamente as montadoras, que operam com estoques enxutos e processos just-in-time. A interrupção resulta em risco concreto de paralisações em poucos dias, segundo alertas do setor.
A ACEA, principal associação de fabricantes europeus, afirmou que linhas de montagem podem ser forçadas a parar caso o fornecimento não seja normalizado. Montadoras já relatam aumentos expressivos no preço de certos semicondutores — itens que custavam frações de yuan passaram a valer dois ou três yuans em apenas duas semanas.
Reação das empresas
A Stellantis montou uma “sala de guerra” para monitorar e mitigar impactos. O grupo declarou que suas projeções para o segundo semestre assumem ausência de interrupções, mas admitiu que eventuais cancelamentos de projetos e provisões por garantia podem gerar encargos e afetar o caixa.
A empresa informou ainda que, apesar do crescimento de receita no terceiro trimestre, mantém estado de atenção.
A Volkswagen também afirmou que a produção nas fábricas alemãs estava assegurada apenas para a semana seguinte à notificação, mas ressaltou que “impactos de curto prazo” na rede de produção não podem ser descartados.
O grupo já enfrenta perda operacional no trimestre e condiciona parte de suas metas à disponibilidade adequada de semicondutores.
Consequências práticas
Se o fornecimento permanecer restrito, montadoras poderão adotar medidas como priorização de modelos, cortes temporários de produção, realocação de chips entre fábricas e renegociação de contratos — ações que afetam prazos de entrega, mix de produção e fluxo de caixa. Além do risco operacional, há pressão inflacionária sobre componentes, o que pode reduzir margens, especialmente em fabricantes que ainda absorvem custos de transição tecnológica para veículos elétricos.
A Nexperia informou que busca soluções alternativas de fornecimento e disse não ter intenção de se retirar do mercado chinês. No entanto, o desfecho do impasse e o tempo de normalização das remessas seguem incertos — mantendo o setor automotivo em estado de contingência.
Fonte: AutoNews









vw vendendo muito no mundo ...tá complicado ... nem a mesma esperava esse bummmmm com as vendas da linha id , tera , novo tiguan , novo t-roc e golf
ResponderExcluirfora as boas de gli , virtus , passat ...
e estou achando que o o jetta gli vai esgotar ....geral na net desejando
e hj seria minha escolha ...gli azul pacifico
Sem dúvida, o Jetta GLI com 250 cv e performance de Golf GTI tem excelente custo x benefício.
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3pnTbVHcnA2mrFfoJtofrqaF6_SOqxvuHGKHnns9MP8PD-AhSmEBYqKMDAQ5cuIbfQlRPkRurE1qQQlRzQWuQqQOdThyphenhyphenD_70EKJb46AmVxBFoe1wUs9fAu1yFqRneGBZJRUF7rdaagaTSr5niltbcePWWEby_I3AiArne3DLEFDw2zsfoGMlkAgPHxK9U/s600-rw/VW-Jetta-GLI-2026-BR%20%2817%29.jpg
Inclusive, quem compra um Civic ou BMW 320i tendo o Jetta GLI muito mais barato.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNJVkP-hKKz3IFRtwZdi93_hwzcSW-PJSUWk3EIRL2i8ZU7J_BUI4Agi_FhCia_J52fUkOvfTs0wxo5DgK_f8GAX0y4MiAg1GB5qNe3A1OIf70bvm2lxxKQx5Y7dz3WxJ4ue2La9Hzter-bYIjrIDssOh7OYo8py0PsdCqeF6PCrj4qLK7I0-wwN7thKyl/s600-rw/bmw-320i-m-sport-10t%20%2813%29.jpg
Quem compra tais carros pode internar na hora. Até pq o Jetta é mais exclusivo, já que BMW Serie 3 está como bunda, que todos têm a sua.
Carlos... Será que a V12 aceita meu Fox 2013 de entrada num Jetta?
ExcluirCarlos... Será que a V12 aceita meu Jac J3 2014 de entrada num Jetta?
ExcluirO Carlos4Carros gosta de passar vergonha e não sabe como.
ResponderExcluirOs 50 carros mais vendidos na Argentina em outubro de 2025:
ResponderExcluir1 Toyota Yaris 2.253
2 Peugeot 208 2.232
3 Fiat Cronos 1.844
4 Ford Territory 1.709
5 Chevrolet Tracker 1489
6 Volkswagen Polo 1389
7 Toyota Corolla Cross 1302
8 Volkswagen Tera 1256
9 Chevrolet Onix 1158
10 Peugeot 2008 1157
11 Volkswagen Taos 1087
12 Renault Kwid 996
13 Renault Kardian 865
14 Jeep Compass 853
15 Baic Bj30 747
16 Toyota Corolla 741
17 Jeep Renegade 698
18 Volkswagen Nivus 650
19 Fiat Pulse 553
20 Citroen Basalt 550
21 Citroen C3 527
22 Nissan Kicks 515
23 Toyota Sw4 467
24 Volkswagen T-Cross 455
25 Fiat Argo 439
26 Ford Bronco Sport 374
27 Citroen C3 Aircross 361
28 Chevrolet Spin 351
29 Renault Logan 346
30 Hyundai Hb 20 312
31 Fiat Fastback 286
32 Haval H6 247
33 Renault Stepway 236
34 Renault Duster 230
35 Renault Kangoo Ii 217
36 Honda Hr-V 200
37 Haval Jolion 183
38 Nissan X-Trail 175
39 Nissan Versa 169
40 Renault Arkana 169
41 Volkswagen Virtus 168
42 Peugeot Nuevo 3008 148
43 Kia K3 142
44 Jeep Commander 137
45 Ford Everest 131
46 Fiat Mobi 127
47 Renault Sandero 107
48 Volkswagen Tiguan 106
49 Baic X55 103
50 Chevrolet Trailblazer 91
Fonte: Autoblog Argentina / Acara
Os 25 carros e comerciais leves mais emplacados em outubro(2025), até o dia 29 no Brasil:
ResponderExcluirPos..Modelo.................................Outubro(até o dia 29)
1 FIAT/STRADA 12.724
2 FIAT/ARGO 9.151
3 VW/TERA 8.989
4 VW/POLO 8.241
5 HYUNDAI/HB20 8.162
6 HYUNDAI/CRETA 7.770
7 GM/ONIX 6.880
8 HONDA/HR-V 5.921
9 VW/T CROSS 5.859
10 FIAT/MOBI 5.437
11 JEEP/COMPASS 5.327
12 FIAT/TORO 5.305
13 GM/ONIX PLUS 5.270
14 FIAT/FASTBACK 5.117
15 VW/SAVEIRO 4.996
16 NISSAN/KICKS 4.890
17 GM/TRACKER 4.790
18 TOYOTA/HILUX 4.666
19 RENAULT/KWID 4.498
20 HYUNDAI/HB20S 4.191
21 CHERY/TIGGO7 3.743
22 VW/NIVUS 3.670
23 JEEP/RENEGADE 3.656
24 FIAT/PULSE 3.589
25 TOYOTA/COROLLA CROSS 3.327**
**Emplacamentos contabilizados até o dia 27/10.
Fonte: Fenabrave / Carblog
Os 30 comerciais leves mais vendidos na Argentina em outubro de 2025:
ResponderExcluir1 Toyota Hilux 2.523
2 Ford Ranger 2.031
3 Volkswagen Amarok 1.619
4 Renault Kangoo 722
5 Fiat Strada 666
6 Mercedes Benz Sprinter 588
7 Chevrolet S10 498
8 Ford Maverick 473
9 Nissan Frontier 405
10 Chevrolet Montana 386
11 Fiat Fiorino 384
12 Ram Rampage 369
13 Fiat Titano 355
14 Peugeot Partner 354
15 Fiat Toro 346
16 Citroen Berlingo 284
17 Renault Alaskan 195
18 Toyota Hiace 164
19 Volkswagen Saveiro 162
20 Renault Oroch 119
21 Ford F-150 93
22 Renault Master 88
23 Ford Transit 73
24 Chevrolet Silverado 66
25 Iveco Daily 63
26 Kyc Mamut 38
27 Peugeot Boxer 32
28 Foton Tunland 29
29 Shineray T30 25
30 Mercedes Benz Vito 25
Fonte: Autoblog Argentina / Acara
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.