A Toyota GAZOO Racing confirmou o lançamento do novo Toyota GR Yaris 2026 no Brasil. O modelo é derivado do carro campeão antecipado do WRC 2025, com duas etapas de antecedência.
O hot hatch será oferecido em duas versões, com câmbio manual ou automático, e as primeiras unidades serão entregues em abril de 2026.
DNA de competição
Desenvolvido com base na experiência da Toyota no Mundial de Rali, o GR Yaris 2026 traz entradas de ar redesenhadas na dianteira e nos paralamas com função de melhorar a aerodinâmica e a refrigeração dos componentes mecânicos.
Os paralamas alargados abrigam rodas forjadas, semelhantes às utilizadas em corridas, e o conjunto de freios utiliza especificações voltadas para uso severo.
Soluções aerodinâmicas
A traseira possui saídas de ar projetadas para reduzir resistência aerodinâmica e contribuir para estabilidade e controle em alta velocidade, além de facilitar a dissipação térmica do sistema de escape.
As luzes de neblina e de ré foram deslocadas do para-choque com o objetivo de diminuir a possibilidade de danos em provas. O aerofólio perdeu a terceira luz de freio, simplificando substituições e permitindo adaptações de acordo com o uso.
Plataforma
O novo Toyota GR Yaris utiliza uma estrutura exclusiva da Toyota GAZOO Racing e tem peso de 1.305 kg na configuração manual e 1.325 kg na automática. A dianteira deriva do Yaris europeu sobre a plataforma GA-B, com suspensão McPherson de três pontos de fixação. Na traseira, a arquitetura é baseada na plataforma GA-C, usada em modelos maiores da Toyota, com suspensão independente do tipo double wishbone.
Rigidez estrutural
O modelo recebeu aproximadamente 15% mais pontos de solda e 15% mais adesivos estruturais para aumentar a rigidez da carroceria. A direção elétrica foi ajustada com o auxílio do piloto Kazuya Oshima, buscando resposta proporcional entre o movimento do volante e das rodas.
Motor e tração
O Toyota GR Yaris chega ao Brasil com motor 1.6 turbo de três cilindros, capaz de gerar 300 cv e 40,2 kgfm. O conjunto inclui pistões reforçados, sistema de injeção D-4ST com pressão de 260 bar, radiador de óleo redesenhado e um pulverizador exclusivo de água para controle térmico do intercooler.
O sistema de tração integral GR-Four utiliza três diferenciais – um central e dois Torsen nos eixos – e trabalha com três modos de distribuição de torque: Normal (60:40), Gravel (53:47) e Track, no qual a atuação varia continuamente entre 60:40 e 30:70. A calibração é derivada dos modelos utilizados no rali mundial, onde a Toyota soma cinco títulos consecutivos.
Transmissões manual ou GR-DAT
Além do câmbio manual de seis marchas, o Toyota GR Yaris passa a oferecer a transmissão automática GR-DAT, de oito marchas. O sistema foi projetado para trocas rápidas, e o modo manual segue o padrão de competições: empurrando a alavanca para reduzir e puxando para aumentar marchas.
Interior
A cabine do GR Yaris é exclusiva e segue o conceito driver-first. O console central é inclinado em 15° para facilitar a leitura de comandos, e a área diante do passageiro permite instalação de mostradores adicionais ou monitor para copiloto.
O painel traz quadro digital de 12,3”, com modos Normal e Esportivo; este último exibe informações de desempenho e, nas versões automáticas, inclui temperatura do óleo da transmissão e alertas de redução.
Houve modificações ergonômicas com foco na pilotagem: a borda superior do painel foi rebaixada em 50 mm, o retrovisor foi reposicionado e os bancos dianteiros foram rebaixados em 25 mm, junto ao reposicionamento do volante.
Garantia estendida no programa Toyota 10
O Toyota GR Yaris 2026 participa do programa Toyota 10, que oferece extensão de garantia por até 10 anos. A cobertura adicional é acionada mediante revisões programadas após o fim da garantia inicial de cinco anos.
O programa é renovado a cada 12 meses ou 10.000 km e cobre carroceria, arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios, até o limite de 120 meses ou 200.000 km (100.000 km para uso comercial).















O sonho da VW é fazer um esportivo desse nível, agora que está arrombada em 67bi tornou-se um sonho impossível.
ResponderExcluirSuper relincho.
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Polo GTS espanca sem dó
matador de RS3
ResponderExcluiresse humilha o fraco GOLF GTI
ResponderExcluirRobôs anti-VW atuando para tentar tirar o mito do Golf GTI.
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No passaran!!!! GTI mito.
Esse motorzinho de 3 cilindros do Yaris vai sim concorrer com o 5 cilindros do RS3..
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vai sim, confia.
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