O Renault Kardian fabricado no Brasil passou por uma nova rodada de testes do Latin NCAP e alcançou cinco estrelas na classificação geral de segurança.
O resultado marca a evolução do modelo após a avaliação inicial realizada em 2024, quando o SUV compacto recebeu quatro estrelas..
A Renault solicitou voluntariamente uma nova análise após atualizar o Kardian com o sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU). O modelo avaliado conta com seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, além do AEB oferecido como opcional.
Nos novos testes, o Kardian registrou 83,41% em proteção ao ocupante adulto, 82,92% ao ocupante infantil, 72,96% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis e 83,78% em assistência à segurança.
No impacto frontal, o SUV apresentou estrutura estável, mas a região dos pés foi classificada como instável. A proteção do peito do motorista foi considerada marginal, enquanto o acompanhante teve proteção adequada.
No impacto lateral, o desempenho foi favorecido pelos airbags laterais de corpo e de cortina, instalados de fábrica. A proteção ao peito foi adequada, e o restante do corpo obteve boa avaliação.
No impacto lateral de poste, a proteção ao peito do adulto voltou a ser marginal. A análise de chicotada cervical (whiplash) também recebeu classificação marginal.
Proteção infantil
Os dois dummies infantis foram instalados de costas para o movimento, utilizando ancoragens ISOFIX, alinhadas às melhores práticas internacionais. O conjunto apresentou bom desempenho, embora a cabeça do dummy de três anos tenha mostrado exposição no impacto lateral, sem atingir níveis críticos.
Pedestres e usuários vulneráveis
Em proteção a pedestres, a área da cabeça registrou resultados entre adequados e bons, mas houve desempenho fraco na região próxima ao para-brisa e aos pilares A. A parte superior das pernas apresentou proteção fraca ou inadequada, enquanto a parte inferior foi classificada como boa.
Nos testes de tecnologias de apoio ao motorista, o Kardian teve bom desempenho no AEB urbano e interurbano, cumprindo os requisitos de disponibilidade. O novo AEB VRU — avaliado em 2025 — recebeu pontuação máxima, também atendendo às exigências do protocolo.
O resultado atualizado é válido para unidades produzidas a partir de 14 de agosto de 2025, identificadas pelo VIN 93YRJF000TJ403319.
Com a nova avaliação, o Renault Kardian se posiciona com uma classificação de segurança reforçada no segmento de compactos, após as melhorias implementadas pelo fabricante para atender aos protocolos mais recentes do Latin NCAP.











Vamos ver com onovo protocolo 2026 mais exigente qual será os que conseguirão às cinco estrelas.
ResponderExcluirAgora a Carlota está segura.
ResponderExcluirparabéns!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.