A Porsche prepara o lançamento do Cayenne Elétrico - SUV que integra soluções desenvolvidas no programa da marca na Fórmula E, categoria em que a empresa mantém atuação e projetos de engenharia em conjunto com equipes de competição e desenvolvimento de veículos de série.
O Cayenne Elétrico utiliza elementos técnicos adotados no Porsche 99X Electric, incluindo resfriamento direto a óleo no motor elétrico e recuperação de energia em frenagens com potência de até 600 kW.
Resfriamento direto: O sistema de resfriamento emprega circulação de óleo junto aos condutores de cobre do estator.
A solução permite a retirada de calor no ponto de geração. Em sistemas convencionais, o fluido circula por compartimento externo. A mudança de arquitetura reduz a necessidade de aumento de volume do motor.
Recuperação de energia: O Cayenne Elétrico recupera energia durante a desaceleração. A energia retorna à bateria e pode ser usada novamente no deslocamento.
A recuperação pode ocorrer até a parada completa do veículo. Os freios mecânicos atuam somente quando a demanda de desaceleração supera o limite de recuperação.
Recarga: A bateria do Cayenne Elétrico aceita recarga em corrente contínua com potência de até 400 kW.
O sistema mantém capacidade de recarga dentro de uma faixa de temperatura e de nível de carga definida pela gestão eletrônica.
Em pontos de carga compatíveis, a elevação do estado de carga de 10% para 80% ocorre em período inferior a 16 minutos.
Integração entre pista e produção: As equipes de competição e de produção trabalham no mesmo centro de desenvolvimento.
A troca de dados envolve sistemas de propulsão, software de controle e processos de recarga. O programa da Fórmula E permanece como referência para o desenvolvimento de veículos elétricos da marca.








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