O BMW Série 3 chega aos 50 anos consolidado como o sedã esportivo que definiu o segmento e se tornou o modelo de maior sucesso da marca bávara.
Apresentado pela primeira vez em 1975, durante o Salão de Frankfurt (IAA), o BMW Série 3 evoluiu continuamente ao longo de sete gerações.
Criado para combinar o prazer de dirigir com a praticidade do dia a dia, o Série 3 inaugurou um novo conceito entre os sedãs médios. Com o passar dos anos, o modelo incorporou tecnologias voltadas à dirigibilidade, segurança e conectividade, reforçando seu papel como ícone da BMW.
No Brasil, o Série 3 tem papel central na trajetória da BMW. Produzido em Araquari (SC), é o carro premium mais vendido e fabricado na história do país. Foi também o primeiro modelo do mundo a reunir motor turbo e tecnologia flex, fruto de desenvolvimento local.
Sete gerações
E21 (1975–1983) — Criado por Paul Bracq, o primeiro Série 3 apresentou linhas limpas e traseira elevada. Tornou-se o primeiro modelo da categoria a oferecer motor seis cilindros em linha. Foram produzidas 1,36 milhão de unidades.
E30 (1982–1994) — Introduziu múltiplas carrocerias, incluindo sedã de quatro portas, conversível e o primeiro M3, que destacou-se nas competições de turismo. Também trouxe as primeiras versões com tração integral e motores a diesel. A produção total chegou a 2,33 milhões de veículos.
E36 (1990–2000) — Marcou uma mudança significativa no design, com perfil mais aerodinâmico e estilo cupê. Foi o primeiro Série 3 vendido oficialmente no Brasil. Um 320d conquistou a primeira vitória de um carro a diesel nas 24 Horas de Nürburgring.
E46 (1997–2006) — Reinterpretou o design tradicional da BMW com maior refinamento aerodinâmico. Com 3,26 milhões de unidades vendidas, tornou-se o BMW mais comercializado até então.
E90 (2006–2011) — Introduziu o conceito BMW EfficientDynamics, voltado à redução de emissões e consumo. O motor TwinPower Turbo estreou com o 335i, enquanto o M3 ganhou motor V8. Foram produzidas mais de 3,1 milhões de unidades.
F30 (2011–2018) — Ampliou a gama com versões híbridas e marcou a separação do M3, que passou a ter estrutura reforçada em fibra de carbono. Também foi o primeiro Série 3 fabricado no Brasil, com motor turbo flex. A produção global somou cerca de 2,6 milhões de veículos.
G20 (desde 2019) — A atual geração introduziu novo design frontal, grade ampliada e sistema de comando por voz “Olá BMW”. A atualização de 2022 trouxe faróis redesenhados e o sistema BMW iDrive 8, com painel curvo integrado. Em 2025, ultrapassou 2,5 milhões de unidades produzidas.
Cinquenta anos depois de sua primeira aparição, o BMW Série 3 continua a equilibrar performance e funcionalidade, mantendo-se como referência entre os sedãs esportivos. Já são mais de 20 milhões de exemplares vendidos, número que reafirma seu papel como expressão pura do DNA da BMW.











A MELHOR DE TODAS!
ResponderExcluirAMO BMW.
Jamais existirá uma montadora com o Puro prazer em dirigir!
Parabéns BMW. Você é uma legitima suprapremium.
Aqui em aju... tem muitos apaixonados por premium de verdade, como BMW e Mercedes.
ResponderExcluirNo campo infra-premium. a Audi tá sofrendo com Volvo e BYD... fico muito triste aqui em aju.
De mais a mais, esse série 3 é um dos maiores cases de sucesso do segmento premium!
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