O BMW Série 3 chega aos 50 anos consolidado como o sedã esportivo que definiu o segmento e se tornou o modelo de maior sucesso da marca bávara.
bmw m340i xdrive edition 50 - frente
Apresentado pela primeira vez em 1975, durante o Salão de Frankfurt (IAA), o BMW Série 3 evoluiu continuamente ao longo de sete gerações.
BMW Série 3 - E21 e G20
Criado para combinar o prazer de dirigir com a praticidade do dia a dia, o Série 3 inaugurou um novo conceito entre os sedãs médios. Com o passar dos anos, o modelo incorporou tecnologias voltadas à dirigibilidade, segurança e conectividade, reforçando seu papel como ícone da BMW.
BMW Série 3 completa 50 anos
No Brasil, o Série 3 tem papel central na trajetória da BMW. Produzido em Araquari (SC), é o carro premium mais vendido e fabricado na história do país. Foi também o primeiro modelo do mundo a reunir motor turbo e tecnologia flex, fruto de desenvolvimento local.
BMW 330i 2025 - em movimento
Sete gerações
E21 (1975–1983) — Criado por Paul Bracq, o primeiro Série 3 apresentou linhas limpas e traseira elevada. Tornou-se o primeiro modelo da categoria a oferecer motor seis cilindros em linha. Foram produzidas 1,36 milhão de unidades.
BMW Serie 3 - E21 - lateral dianteira esquerda
E30 (1982–1994) — Introduziu múltiplas carrocerias, incluindo sedã de quatro portas, conversível e o primeiro M3, que destacou-se nas competições de turismo. Também trouxe as primeiras versões com tração integral e motores a diesel. A produção total chegou a 2,33 milhões de veículos.
bmw m3 E30 - lateral dianteira esquerda
E36 (1990–2000) — Marcou uma mudança significativa no design, com perfil mais aerodinâmico e estilo cupê. Foi o primeiro Série 3 vendido oficialmente no Brasil. Um 320d conquistou a primeira vitória de um carro a diesel nas 24 Horas de Nürburgring.
BMW Série 3 - E36 - lateral dianteira esquerda
E46 (1997–2006) — Reinterpretou o design tradicional da BMW com maior refinamento aerodinâmico. Com 3,26 milhões de unidades vendidas, tornou-se o BMW mais comercializado até então.
BMW 328i E46 - lateral dianteira esquerda
E90 (2006–2011) — Introduziu o conceito BMW EfficientDynamics, voltado à redução de emissões e consumo. O motor TwinPower Turbo estreou com o 335i, enquanto o M3 ganhou motor V8. Foram produzidas mais de 3,1 milhões de unidades.
bmw 320 E90 - lateral dianteira direita
F30 (2011–2018) — Ampliou a gama com versões híbridas e marcou a separação do M3, que passou a ter estrutura reforçada em fibra de carbono. Também foi o primeiro Série 3 fabricado no Brasil, com motor turbo flex. A produção global somou cerca de 2,6 milhões de veículos.
BMW Série 3 - F30 - em movimento - lateral dianteira esquerda
G20 (desde 2019) — A atual geração introduziu novo design frontal, grade ampliada e sistema de comando por voz “Olá BMW”. A atualização de 2022 trouxe faróis redesenhados e o sistema BMW iDrive 8, com painel curvo integrado. Em 2025, ultrapassou 2,5 milhões de unidades produzidas.
BMW M340i - G20 - lateral esquerda
Cinquenta anos depois de sua primeira aparição, o BMW Série 3 continua a equilibrar performance e funcionalidade, mantendo-se como referência entre os sedãs esportivos. Já são mais de 20 milhões de exemplares vendidos, número que reafirma seu papel como expressão pura do DNA da BMW.



2 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A MELHOR DE TODAS!
    AMO BMW.
    Jamais existirá uma montadora com o Puro prazer em dirigir!
    Parabéns BMW. Você é uma legitima suprapremium.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em aju... tem muitos apaixonados por premium de verdade, como BMW e Mercedes.

    No campo infra-premium. a Audi tá sofrendo com Volvo e BYD... fico muito triste aqui em aju.

    De mais a mais, esse série 3 é um dos maiores cases de sucesso do segmento premium!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem