A Audi anunciou a ampliação da oferta de motores para os modelos Q5 e A6 na Europa com um novo V6 turbodiesel de três litros.
O propulsor desenvolve 220 kW (299 cv) e 580 Nm de torque, e passa a adotar um conjunto híbrido leve (MHEV plus) integrado a um compressor elétrico, recurso inédito nessa configuração.
O motor EA897evo4 combina três componentes eletrificados: gerador de propulsão, alternador de correia (belt alternator starter) e bateria de íon-ferro fosfato. O alternador atua no acionamento do motor e na recuperação de energia.
O gerador auxilia a movimentação em baixa velocidade, permitindo deslocamento parcial em modo elétrico em situações específicas, como manobras e tráfego urbano, além de contribuir com até 18 kW (24 cv) e 230 Nm extras em arrancadas e ultrapassagens. Na desaceleração, o sistema pode recuperar até 25 kW.
A novidade elimina a defasagem de resposta do turbo convencional. O compressor elétrico atua em conjunto com o turbocompressor de geometria variável dentro de um esquema de sobrealimentação em dois estágios.
Com isso, o aumento de pressão de ar ocorre de forma mais rápida, o que melhora a entrega de torque em baixas rotações. Segundo a Audi, nos primeiros 2,5 segundos de aceleração, o veículo percorre uma distância maior que o obtido com o motor anterior. O compressor pode alcançar 90 mil rpm em 250 milissegundos, e o pico de pressão de 3,6 bar é atingido quase um segundo antes da geração passada.
O resultado é maior eficiência e respostas mais lineares em toda a faixa de giro. A montadora destaca ainda acelerações intermediárias mais intensas, sensação de impulsão contínua e redução do consumo.
O sistema passa a operar em uma faixa mais ampla que a adotada anteriormente em modelos como S4, S6 e SQ5.
O V6 TDI é homologado para uso com combustível HVO 100 (hidrotreated vegetable oil), que segue o padrão europeu EN 15940. Derivado de resíduos vegetais e óleos usados, o HVO pode reduzir entre 70% e 95% as emissões de CO₂ em comparação ao diesel fóssil.
A Audi informa que os veículos produzidos em Ingolstadt e Neckarsulm já saem de fábrica abastecidos com o combustível renovável.
O novo motor V6 TDI quattro já pode ser encomendado para os Audi Q5 e A6. A marca divulgou ainda animação técnica sobre o funcionamento da tecnologia.










Só podemos parabenizar a Audi por mais essa tecnologia altamente limpa e sustentável, e ainda com híbrido! Cadê BYD? Cadê Tesla para fazer algo assim:? Antes de quererem ser premium, ou supra-premium como a AUdi, devem apresentar tecnologias inovadoras ao mercado. A BYD só motor aspirado..putz.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.