O Audi Q3 recebeu a nota máxima de cinco estrelas na mais recente rodada de testes de segurança do Euro NCAP, divulgada em outubro de 2025. O SUV compacto obteve resultados equilibrados nas quatro categorias avaliadas: 87% para proteção de ocupantes adultos, 86% para crianças, 80% para usuários vulneráveis da via e 78% em sistemas de assistência à condução.
O modelo testado foi o Q3 SUV TFSI, com tração dianteira e volante à esquerda, configuração representativa de toda a linha. Segundo o Euro NCAP, a estrutura do habitáculo manteve-se estável no impacto frontal offset, garantindo boa proteção para joelhos e fêmures do motorista e passageiro.
Em colisões frontais de largura total, a proteção torácica foi considerada marginal para o condutor e passageiro traseiro, e foi observada ocorrência de “submarining” — quando o corpo desliza sob o cinto de segurança — o que resultou em pequena penalização.
Nos testes laterais, incluindo impacto de barreira móvel e poste, o Q3 atingiu pontuação máxima, oferecendo boa proteção a todas as áreas críticas do corpo. A análise de movimentação em impacto lateral oposto (“far-side”) foi classificada como adequada, embora o airbag central não tenha evitado totalmente o contato entre as cabeças dos ocupantes dianteiros em algumas situações, levando a uma avaliação de proteção pobre nessa condição específica. Em colisões traseiras, os apoios de cabeça e bancos demonstraram boa capacidade de contenção contra o efeito “chicote”.
O veículo conta com sistemas como eCall avançado, frenagem pós-colisão e verificação de abertura em caso de submersão, todos avaliados como conformes aos padrões exigidos.
Na proteção infantil, o Q3 somou 86%, com desempenho máximo nos testes laterais e bons resultados nos impactos frontais para os manequins de 6 e 10 anos. O airbag dianteiro pode ser desativado para permitir o uso de assento voltado para trás, e o veículo traz sistema de detecção indireta de presença de criança, que alerta o condutor se houver risco de esquecimento no interior do carro.
Para pedestres e ciclistas, o SUV atingiu 80% de aproveitamento. A área do capô apresentou boa ou adequada absorção de impacto na maior parte da superfície, com resultados fracos apenas nos pilares do para-brisa. 
O sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) reagiu bem a pedestres, ciclistas e motociclistas, embora funções adicionais como detecção de pedestres na marcha à ré e prevenção de abertura de portas (“dooring”) ainda sejam opcionais e não tenham sido incluídas na avaliação.
Entre os recursos de assistência, o Q3 obteve 78%. O sistema de frenagem automática apresentou bom desempenho frente a outros veículos, enquanto o assistente de permanência em faixa e o de reconhecimento de limite de velocidade funcionaram de forma precisa. O monitoramento indireto de fadiga do motorista é item de série, mas não há detecção ativa de distração.
Com o novo resultado, o Audi Q3 mantém o padrão de segurança esperado na categoria de SUVs compactos, com todos os motores e variações da linha — incluindo versões a gasolina, diesel e híbrida plug-in — abrangidos pela classificação publicada em 2025.









E o Kiko?
ResponderExcluirNão fez mais que a obrigação. Se bem que nem isso o T-Cross conseguiu né...
Vc é um áulico ou o quê?? O Q3 será vendido em breve no Brasil e vc relincha "e o kiko?"
ExcluirTe perguntei alguma coisa?
ExcluirWow!!!! Esse Q3 será vendido no Brasil em breve. Com isso, os compradores podem saber que estao dentro de um carro com padráo maximo de segurança! S'lo podemos parabenizar a Audi por tal conquista! 👋👋👋👋
ResponderExcluirDe fato parabéns, mas vem aí um novo protocolo que vai ser muito mais difícil conseguir às cinco estrelas.
ExcluirCarlos, muita gente aqui em aju prefere o Tera!!!
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