Os SUVs Chery Tiggo 7 e Tiggo 8, recentemente lançados na Europa, obtiveram quatro estrelas na mais recente rodada de testes de segurança do Euro NCAP, principal referência de avaliação de colisão e proteção veicular no continente.
A pontuação foi impactada por falhas identificadas nos testes de acionamento do airbag de cortina lateral, compartilhado por ambos os modelos.
Durante os ensaios de impacto lateral, o airbag de cortina, projetado para proteger a cabeça e o tronco dos ocupantes em colisões laterais, não funcionou corretamente em dois testes consecutivos.
No primeiro, o equipamento não inflou de forma adequada para proteger a cabeça de uma criança nos bancos traseiros. Após correções indicadas à montadora e a realização de um novo teste, o airbag voltou a apresentar falhas, desprendendo-se do trilho de fixação. Diante da repetição da falha, o Euro NCAP solicitou à Chery uma reavaliação completa do sistema.
Com base nessas ocorrências, a proteção lateral foi reclassificada de “boa” para “adequada”, e a pontuação geral foi revista, impedindo a conquista da nota máxima de cinco estrelas. A avaliação vale tanto para o Tiggo 7 quanto para o Tiggo 8, versão de três fileiras baseada na mesma arquitetura estrutural.
No restante dos testes, o desempenho foi considerado sólido. Em colisões frontais com barreira deformável, o compartimento de passageiros se manteve estável. No entanto, a bolsa inflável para proteção dos joelhos do motorista não atuou corretamente, cobrindo de forma incompleta a zona de impacto. O item, ausente nas versões não-híbridas, resultou em penalidade e avaliação de proteção “fraca” para a perna direita do condutor.
Nos testes com barreira rígida de largura total e nas colisões laterais com poste, os modelos apresentaram bons níveis de proteção geral, com exceção da região torácica do motorista, cuja proteção foi considerada marginal.
O controle de movimentação transversal (excursão) foi classificado como adequado, e há contramedidas instaladas para evitar lesões entre ocupantes em colisões do lado oposto.
Em simulações de impacto traseiro, os bancos dianteiros e apoios de cabeça demonstraram boa proteção contra o efeito “chicote” (whiplash). No entanto, a análise geométrica dos assentos traseiros indicou proteção marginal nesse tipo de impacto.
Os Tiggo 7 e Tiggo 8 contam ainda com alerta automático de emergência (eCall), sistema de prevenção de impactos secundários e mecanismos para destravar portas e janelas em caso de submersão, todos testados e aprovados. A Chery também demonstrou que os veículos atendem aos requisitos de acessibilidade pós-acidente.
Os testes do Euro NCAP seguem protocolos atualizados constantemente, com critérios mais rigorosos e simulações realistas para garantir que os modelos disponíveis no mercado europeu atendam a padrões crescentes de segurança.
Quatro estrelas acho perfeitamente aceitável.
ResponderExcluirTambém acho . Ainda mais de um instituto confiável como o Euro , pq o Latin passa longe de 100 % de credibilidade
ExcluirPrefiro uma tcross, que é um suv do golf. 10 estrelas no euro e latin n cap.
ResponderExcluirOnde que o T Cross é SUv do Golf kkkkkkkkkkk
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.