O conjunto mecânico do Corvette ZR1X é composto por um motor V8 biturbo de 5,5 litros, montado na traseira, que entrega 1.064 cv e 112,6 kgfm de torque, associado a uma transmissão de dupla embreagem de 8 marchas. Na dianteira, um motor elétrico fornece 186 cv e 25,4 kgfm de torque, garantindo a tração nas quatro rodas. Não há conexão física entre os dois sistemas de propulsão, e a bateria de 1,9 kWh é recarregada por meio de regeneração.
Com esse conjunto, o ZR1X acelera de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e percorre o quarto de milha (aproximadamente 400 metros) em menos de 9 segundos, segundo estimativas da GM. Plataforma
O ZR1X é baseado na mesma arquitetura com motor central do Corvette E-Ray, introduzido em 2024, mas recebeu atualizações específicas no sistema de tração eletrificada e na eletrônica de controle. A bateria centralizada no chassi tem capacidade e desempenho otimizados para entregas rápidas de potência e regeneração durante uso intenso em pista. O motor elétrico dianteiro também passou por reforços para suportar maior carga de trabalho. O sistema permite aplicação de torque ao eixo dianteiro até velocidades próximas de 257 km/h, contribuindo para aceleração e estabilidade. Controle e frenagem
O ZR1X conta com sistema de freios de alto desempenho J59, com pinças dianteiras de 10 pistões e traseiras de 6 pistões, e discos de carbono-cerâmica de 16,5 polegadas — os maiores já usados em um Corvette. O sistema foi projetado para suportar longas sessões de pista e alcançar 1,9G de desaceleração em testes de frenagem. Além disso, o modelo traz duas configurações de chassi: a padrão, com pneus Michelin PS4S; e o pacote ZTK, com ajustes mais firmes, molas elevadas e pneus Michelin Pilot Cup 2R. Ambas contam com controle magnético de direção adaptativo. Modos de condução
O ZR1X conta com sistemas eletrônicos de controle desenvolvidos especificamente para o modelo. Entre eles, estão modos de condução como:
- Endurance: prioriza o carregamento da bateria para sessões longas.
- Qualifying: entrega máxima de potência para voltas rápidas.
- Push-to-Pass: libera potência extra sob demanda.
O Corvette ZR1X será produzido em Bowling Green, Kentucky (EUA), com montagem manual do motor no Performance Build Center. O início da fabricação está previsto para o final de 2025, e o modelo será oferecido nas carrocerias cupê e conversível. O interior traz o novo layout de três telas e o console redesenhado da linha 2026, além de materiais atualizados e dados de performance em tempo real. A Chevrolet ainda não divulgou preços ou disponibilidade fora dos Estados Unidos e não há previsão de venda no Brasil.
Aqui em aju, concorrente do Tera GTS!!!
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