A Toyota Gazoo Racing (TGR) abriu encomendas do GR Yaris Evolved, mantendo viva a tradição de “fazer carros cada vez melhores por meio do automobilismo”.
Desde seu lançamento em 2020, o hatch de alto desempenho vem recebendo melhorias constantes extraídas de dados e impressões de pilotos nos campeonatos de rali (WRC) e corridas nacionais, como o Super Taikyu e o Campeonato Japonês de Rally.
A produção limitada e o caráter artesanal do modelo reforçam a ligação direta entre fábrica e pista, elevando o prazer ao volante do GR Yaris evoluído.
Um dos destaques do Novo Yaris Evolved é o freio de mão vertical, peça rara em hatches de rua, que ganhou destaque próprio nesta evolução. Inspirado nos carros de rali, o conjunto adota uma alavanca posicionada praticamente na vertical, garantindo acionamento rápido e preciso, mesmo com luvas ou em manobras bruscas — essencial para técnicas de drift ou correção de trajetória em pisos soltos.
A opção passa a ser oferecida tanto na versão manual quanto na automática, sinalizando o compromisso da TGR em levar ao motorista uma ferramenta de controle derivada diretamente da competição.
Sob o capô, permanece o motor três cilindros de 1,6 litro turbo com injeção direta, agora calibrado para entregar cerca de 206 kW (280 cv) e 390 Nm de torque – um ganho significativo sobre os 192 kW (261 cv) e 360 Nm da versão anterior.
A transmissão manual de seis marchas segue disponível, mas a grande novidade é o câmbio automático GAZOO Racing Direct de oito velocidades, desenvolvido e testado em neve na Finlândia e em provas do WRC, capaz de prever e antecipar trocas de marcha conforme a intenção do piloto.
Para completar o pacote, o apoio de pé foi ampliado, garantindo ergonomia e firmeza durante acelerações e frenagens esportivas.
A Toyota Gazoo Racing revisitou quase todos os pontos de fixação da suspensão: parafusos de maior diâmetro e rigidez unem braços e amortecedores à carroceria, e novas flanges nas rótulas inferiores melhoram a rigidez torcional.
Os amortecedores tiveram a força de amortecimento recalibrada para oferecer equilíbrio entre controle e conforto, ao passo que a direção elétrica recebeu múltiplas iterações até alcançar resposta quase “1:1”, graças, em parte, ao olhar criterioso do piloto profissional Kazuya Oshima.
O resultado é sensação de direção mais imediata e estabilidade em retas, facilitando o domínio em situações extremas de pista ou estradas sinuosas.
O GR Yaris Evolved desembarca no mercado europeu para entrega ainda em maio, com vendas previstas para iniciarem em 6 de maio no Japão e, em seguida, em outros mercados selecionados.
No Brasil, a Toyota ainda não confirmou datas, mas a expectativa é de chegada ainda no segundo semestre de 2025.
Toyoteiros vão gostar e ficar super-exitados com tal inovação.
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmRNfEFqclrOcfTfwKwq9CD4Nop4H6KptLzp0ohpLhAuV49NTL06iqnzUgU2JVgL5rnCaNZl4dK-MCoNp3PW9UkwM8M9LV9t8iRV18EyfdfsoEZ9jSdp-COarxflmVcm8hOj9iA-tR-I2B_PTd3gChPZ6BdOYLpACTUDp7e5fZydbwXgMC4SqaI84RHGFk/s2560/Toyota-GR-Yaris-2025%20%2820%29.jpg
Sentindo o prazer de manipular um elemento fálico desse dentro carro...se tiver soft touch, então, poderão até lamber .....
Ui Toyota. Os fans vão adorar sentar no kibe kkkk
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.