À medida que o caminho para a eletrificação se torna mais incerto, as montadoras estão mudando suas prioridades. Em vez de focar exclusivamente em veículos de emissão zero, elas estão diversificando suas ofertas para incluir motores a gasolina, híbridos e elétricos, em resposta à demanda mais fraca do que o esperado por veículos elétricos (EVs) e possíveis mudanças de política no governo dos EUA.
montadoras-recuam-e-apostam-em-flexibilidade
Segundo Sam Fiorani, vice-presidente de previsão global de veículos da AutoForecast Solutions, "ter essa flexibilidade será muito importante" na próxima década. Embora a transição para EVs continue, as montadoras reconhecem a importância de atender consumidores que ainda preferem veículos com motor a combustão interna.
montadoras-recuam-e-apostam-em-flexibilidade
Bob Nelson, vice-presidente executivo da American Honda Motor Co., destacou que a mudança para a eletrificação é transformadora para o setor. "Ainda acreditamos na tecnologia. … É uma maratona, não uma corrida de velocidade, e ainda estamos otimistas em nosso caminho para o futuro", afirmou durante a inauguração da rede de carregamento Ionna, uma joint venture de oito grandes montadoras.
montadoras-recuam-e-apostam-em-flexibilidade
A flexibilidade de fabricação é um pilar da estratégia da Honda, permitindo a produção de EVs e veículos a gasolina na mesma linha de montagem de forma eficiente. Nelson reforça: "Acreditamos que é importante nos adaptarmos ao mercado à medida que avançamos".
montadoras-recuam-e-apostam-em-flexibilidade
Essa abordagem é compartilhada por diversas montadoras. A Kia, por exemplo, comercializa veículos movidos a gasolina, híbridos convencionais, híbridos plug-in e elétricos, oferecendo soluções adaptadas às necessidades dos clientes. "Não é a maneira menos dispendiosa de abordar o mercado", admite Orth Hedrick, diretor executivo de gerenciamento de produtos automotivos da Kia.
montadoras-recuam-e-apostam-em-flexibilidade
O número de fábricas capazes de produzir veículos com três tipos de propulsão — combustão interna, híbridos e elétricos — deve quase dobrar, passando de 11 em 2023 para 21 em 2029, segundo a S&P Global Mobility. Embora a eficiência seja maior com um único tipo de veículo por linha de montagem, a demanda do consumidor dita a necessidade dessa flexibilidade.
montadoras-recuam-e-apostam-em-flexibilidade
“Manter a flexibilidade hoje é fundamental para a lucratividade dessas empresas”, destaca Fiorani. A maioria das montadoras concorda que a demanda do consumidor influencia mais seus planos para EVs do que mudanças regulatórias ou incentivos federais.



Shawn Domeracki, vice-presidente de vendas da Lexus, afirma: "A melhor tecnologia sempre vence. Nosso objetivo sempre é reduzir o máximo de carbono o mais rápido possível". Isso inclui o uso de híbridos, EVs e, futuramente, células de combustível de hidrogênio.
montadoras-recuam-e-apostam-em-flexibilidade
Apesar das incertezas, as montadoras continuam investindo no ecossistema de EVs. Estão desenvolvendo cadeias de suprimentos domésticas para baterias e expandindo a infraestrutura de carregamento público. A rede Ionna, formada por BMW, GM, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz, Stellantis e Toyota, pretende instalar 30.000 carregadores até 2030.
montadoras-recuam-e-apostam-em-flexibilidade
“Todos nós temos um grande portfólio de linhas de carros [elétricos] pela frente”, diz Nico Dettmer, COO da Mercedes-Benz Charging Solutions. “Precisamos de carregadores — muitos deles”.
montadoras-recuam-e-apostam-em-flexibilidade
Essa flexibilidade estratégica reflete a necessidade de equilibrar inovação tecnológica, demanda do consumidor e adaptação a um mercado em constante evolução.
montadoras-recuam-e-apostam-em-flexibilidade
Fonte:[Auto News]

12 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Caramba, VW se mostrou à frente de seu tempo mais uma vez, com o Golf GTE.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUP8qj5LH1OBmXQTo1GYG4gMdwTYmQMJHGvYkQ98asfp5lF8Fn_OJfu_UH11_wxtA1EMUdgs_0nT0-HMv28yRnPuZOfiFz9Zafw8IQjszXzNWa225OKnEZEMujea7rubQeRspoqfpx2hBbEQlT20lB1flHvcuLi2Ku_2w3uZhiWInS2EYnPVh-rN43quVs/s2155/Novo-VW-Golf-GTE-2025%20%2817%29.jpg

    E agora com autonomia de 130 km.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GENTEM GENTEM, foi impressão minha MAS ninguem mencionou ou falou nada nadinha do MORIBUNDO grupo JABIRACAWAGEN??
      JABIRACAWAGEN o famoso Testiculo faz parte mas no momento melhor nao participa!!!
      JABIRACAWAGEN o patinho feio, ou melhor HORRIVEL entre as montadoras!!

      Excluir
    2. SE É TAO BOM PQ NEM VENDI EM PORTUGAL?

      308 curra com força essa velharia

      Excluir
  2. E o Audi A3 PHEV?

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipaXwpZb7QpAqqGL_W9PfleKAlvY7Fz1Cm4yzBl29Ys7tEZ3n4ZK9YyyItJ2vA2CEd6xfAmdxBHwVNzKFLhMWeeaQi28p_1LJQyQgMyaqcHImlVGKXd3O8R5SGHn85DoDeVNGQCpauUWHAU_mc-QuUQOCiIqYix4mjueq6Giq68O_fRKfCt8dAxo64OB2L/s600-rw/Novo-Audi-A3-hibrido-2025%20%288%29.jpg

    Tb mostrando flexibilidade. Cadê BMW? Cadê Mercedes?

    ResponderExcluir
  3. Até a Porsche com carros híbridos.


    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_ZXRjPHOFdhsbL2RHQb1OP4meBswjzKtBjDduGi6vzTG0BWX6khAbLm9J8Pl9PE91LovwvhJy4yGiqLveP8-92fYhL6LmbQBYEStaw7MGrGOaAsK0RpnK9hepzzTxEWjuxI5xz8TXaFz0kiPzrUG_5KPuhbHBvomxnDze75AANVvbfckL17hPM76VVwNf/s2560/Porsche-911-Carrera-GTS-T-Hybrid%20%283%29.jpg

    Grupo VW sempre a frente, por isso Audi é supra-premium. É a marca que aponta os caminhos para onde caminha a indústria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não mente, Audi tá falindo
      e já foi ultrapassada pela KIA

      Excluir
  4. a vw está a frente mesmo.

    sou fã desse grupo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BBZETE que dá o TOBA na frente, à frente de qual grupo?
      Da rede Ionna nao faz parte, ninguem mencionou ou pediu a opinião de ninguem do grupo JABIRACAWAGEN, mostrando sua irreverência!!
      Unico grupo que JABIRACAWAGEN domina como ninguem, é o grupobdas locadoras!!!

      Excluir
  5. A VW caiu bem, sem novidades nos produtos, incógnita em eletrificação. Nuvens carregadas na VW:

    https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/nao-somos-mais-competitivos-afirma-ceo-da-vw-em-meio-a-crise-na-empresa/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ID7 deslanchou vendendo ben na Alemanha,ID.4 tá no top 5 elétrico europeu,ID.3 o coveiro do Bolt disparou nas vendas

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem