A montadora chinesa BYD, maior fabricante mundial de carros elétricos, lançou oficialmente no Brasil o BYD Dolphin - seu modelo de acesso, com preço sugerido, em junho de 2023, de R$ 149.800. Neste artigo relacionamos nossas impressões ao dirigir o Dolphin em um rápido percurso em São Paulo.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
O BYD Dolphin chega inicialmente importado da China, mas é fortíssimo candidato a ser fabricado no Brasil, na fábrica da montadora em Camaçari, na Bahia - a qual foi adquirida à Ford.
BYD Dolphin EV - Brasil
O anúncio oficial da compra da unidade pela BYD ocorre no dia 04/07 (veja aqui).
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
É importante começar pelo preço: R$ 149.800 é muito agressivo em se tratando de carros elétricos, tendo em vista que até o momento, nesse mercado, abaixo de R$ 150 mil só havia o Renault Kwid E-TECH e o Jac e-JS1, ambos bem menores e sem a sofisticação e o refino técnico do Dolphin.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Considerando motor, capacidade de bateria e dimensões, o BYD Dolphin é um concorrente do Nissan Leaf (preço de R$ 298.490 - em junho de 2023), que tem bateria de 40 Kwh - menor que os 44,9 Kwh do BYD).
BYD Dolphin EV Branco
O Chevrolet Bolt EUV seria também concorrente, mas o GM tem uma bateria maior (66 Kwh, contra 44,9 Kwh do BYD), e custa R$ 279.990.
BYD Dolphin - interior
Em resumo, para entendermos a relação custo x benefício do BYD Dolphin, ele tem preço de Kwid, mas é equivalente a um carro que custa o dobro - o Nissan Leaf.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
O mercado parece ter entendido essa precificação, e o resultado inicial de vendas parece bem positivo, com a marca vendendo uma unidade a cada 2,5 minutos nas 18 horas subsequentes ao lançamento.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Além do preço, o que torna este hatchback elétrico BYD Dolphin cativante? Dois aspectos técnicos fundamentais: é um modelo que estreia da nova plataforma eletrônica 3.0 da BYD, equipada com as robustas baterias BYD LFP Blade.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Essa bateria Blade, como mencionamos, tem capacidade de 44,9 kWh, proporcionando uma autonomia de 291 km conforme aferição do INMETRO, ou aproximadamente 400 km de acordo com a medição NDEC europeia. O quadro abaixo compara a autonomia do Dolphin, medida pelo INMETRO, com seus principais concorrentes em preço e dimensões:

BYD DolphinChevrolet Bolt EVNissan LeafRenault Kwid E-TECHJAC s-JS1
Bateria (Kwh)44,9664026,830,2
Autonomia (km)291390192186161

Os dados acima, do INMETRO, mostram que o Dolphin tem quase 100 km a mais de autonomia que o Nissan Leaf - que custa o dobro do preço. Ele tem autonomia 130 km maior que o Jac e-JS1, e cerca de 100 km melhor que o Kwid E-TECH. O Chevrolet Bolt EV, com bateria 50% superior ao Dolphin, tem autonomia 100 km superior, mas custa também quase o dobro.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
BYD Dolphin - uma mudança de paradigma
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
A BYD já disse que o preço de R$ 149.800 não é apenas de "lançamento", e que esse valor será mantido posteriormente. Como, então, eles conseguem oferecer um carro desse a um preço tão inferior aos concorrentes?
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
É conhecido que um dos principais componentes dos preços dos carros elétricos é a bateria. E é nesse ponto que a BYD tem vantagem com a Bateria Blade de Forfato de Ferro de Lítio (LFP), que adota uma química (LFP), que é cerca de 30% mais barata do que outras opções disponíveis (íon de lítio). Além disso, os materiais necessários para essa química são mais abundantes, o que minimiza o risco de escassez de recursos como níquel e cobalto.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Outro ponto é que o Dolphin usa a nova arquitetura de veículo elétrico "e-platform 3.0", acoplada a bateria Blade. Essa bateria, semelhante à bateria estrutural da Tesla, é altamente avançada e confiável.

Autonomia e recarga

O Dolphin possui uma autonomia adequada para uso urbano, com 291 km. Para carregá-la, em um carregador rápido DC (corrente contínua), com potência de 60 Kw, leva-se 30 minutos para levar a bateria de 30% a 80% da carga máxima. Essa velocidade de carregamento é bastante impressionante, especialmente considerando a faixa de preço do veículo, e é uma área que continuará melhorando com o tempo.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Entretanto, o Dolphin é vendido com um carregador Wallbox (veja aqui) para ser instalado em casa, de corrente alternada, com potencia de saída de 7 Kw.
Engenheira Daniela Patriani avalia o BYD Dolphin EV
Com esse carregador, leva-se 7h15 minutos para ir do zero a autonomia total (291 km).
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Essa é a modalidade que o Dolphin será usado, como um smartphone: o proprietário chega em casa, conecta o carro no carregador, e no dia seguinte sai com o "tanque cheio" - a bateria 100% carregada.

Design

O porte do Dolphin é similar ao de um Toyota Yaris Hatch, mas com proporções diferenciadas pelo longo entre-eixos de 2,7 metros. A saliência dianteira é extremamente curta.
BYD Dolphin EV Branco
Este formato quadrado e robusto, aliado à curvatura distinta do pequeno capô que intersecciona os faróis automáticos de LED, conferem ao carro uma personalidade única. A barra de luz central, as luzes DRL e o logo atualizado da BYD em 3D acentuam esse caráter.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
O contraste entre o capô cinza e a carroceria da mesma cor contribui para uma estética jovem e moderna.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Na lateral, a cor cinza se estende pelo pilar A e pelo teto até o spoiler traseiro, sugerindo um teto mais baixo.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Já a coluna C apresenta um efeito de hachura, refletido também na grade dianteira.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Atrás, as lanternas traseiras de LED são a estrela do design, ladeadas pelo slogan "Build your Dreams" centralizado.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
O veículo assenta-se sobre rodas de liga leve de 16 polegadas, acentuando o estilo jovem e moderno.

Interior

O cockpit do BYD Dolphin é bastante estilizado. Como é esperado em um carro elétrico de entrada, o interior é dominado por plásticos rígidos, que, no entanto, parecem bem montados e livres de ruídos indesejáveis.
BYD Dolphin - interior
Abaixo da tela touch central rotativa de 12,8 polegadas, há uma seção suave ao toque que se estende por todo o painel.
BYD Dolphin - interior
Uma prateleira emborrachada flutuante no centro abriga o seletor de marchas e os botões de controle.
BYD Dolphin - interior
Todos os botões possuem interruptores basculantes para facilitar o acionamento e desacionamento das funções.
BYD Dolphin - interior
Os bancos dianteiros são confortáveis, com reforço lateral decente e podem ser ajustados para garantir uma melhor posição de condução.
BYD Dolphin - espaço traseiro
O assento do motorista é ajustável em 6 posições, com o assento do passageiro ajustável manualmente em 4 posições.
BYD Dolphin - espaço traseiro
Todos os assentos são revestidos em material que imita o couro, com três opções de tonalidade: Mark Orange, Angel Pink e Boba Brown.
BYD Dolphin - porta-malas
O espaço na parte traseira é suficiente para três pessoas. A acomodação para as pernas é ampla e o porta-malas oferece um espaço de 345L, que pode ser expandido para 1310L com os bancos traseiros abaixados.

Tecnologia

O painel de instrumentos colorido de 5 polegadas atrás do volante multifuncional é brilhante e fácil de visualizar, embora apresente muitas informações em um espaço reduzido.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
A tela central giratória de 12,8 polegadas é uma peculiaridade da BYD, ainda que sua rotação possa não ser necessária para a maioria das funções.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
O modelo vem com controle de cruzeiro, câmera panorâmica 360 e sensores de estacionamento traseiros.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Infelizmente, ele não dispõe de ADAS de nível 2i ou Lane Keep Assist e os sensores de estacionamento dianteiros também não estão disponíveis.

Unidade de Energia

A versão do BYD Dolphin disponível no Brasil vem com 95 cv e 180 Nm de torque. A aceleração não é esportiva, mas adequada para um veículo urbano, alcançando 100 km/h em 10,9 segundos.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Durante nossa avaliação, notamos que os pneus de perfil elevado ajudam a suavizar as imperfeições da estrada.
BYD Dolphin EV 2023
A suspensão é muito macia, exigindo cuidado ao contornar curvas em velocidades maiores, mas proporcionando uma viagem relaxante e confortável no trânsito da cidade.

Relação preço/qualidade

BYD Dolphin representa uma opção de carro elétrico acessível, destacando-se entre os modelos mais "acessíveis" no mercado brasileiro.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Ao comparar o Dolphin com seus concorrentes na mesma faixa de preço, ele supera claramente o JAC e-JS1 e o Renault Kwid E-TECH.

Reputação da BYD

A BYD é uma empresa experiente na fabricação de baterias e carros elétricos. Com sua fundação em 1995 e mais de duas décadas de experiência no setor, a BYD estabeleceu um histórico sólido.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Com um preço abaixo de R$ 150 mil, o BYD Dolphin tem o potencial de abrir o mercado de carros elétricos para um público mais amplo, tornando essa opção de transporte sustentável mais acessível e atraente para muitas pessoas.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Além disso, a bateria Blade da BYD, com sua alta segurança e longa vida útil, e a plataforma eletrônica moderna com uma tela central de 12,8 polegadas e chave móvel baseada em NFC, agregam valor ao Dolphin como um carro elétrico completo e avançado.



Conclusão

Analisando objetivamente, o BYD Dolphin oferece um pacote completo a um preço atraente. É um carro urbano elétrico acessível, com um design que justifica seu valor.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
Além disso, o BYD Dolphin tem o potencial de ser uma mudança de paradigma no mercado de carros elétricos.
Daniela Patriani
Com seu preço atrativo, autonomia adequada e recursos avançados, o Dolphin torna-se uma opção atraente para os consumidores que desejam ingressar no mundo dos veículos elétricos.
BYD Dolphin - carro elétrico com preço abaixo de R$ 150 mil
O Dolphin preenche uma importante lacuna no mercado, tornando os carros elétricos mais acessíveis e ajudando a impulsionar a transição para uma mobilidade mais sustentável.

Ficha Técnica - BYD Dolphin

Ficha Técnica - BYD Dolphin
Dimensão (C/L/A)4.290/1.770/1.570
Peso do meio-fio (kg)1658 (Conforto e Design)
distância entre eixos (mm)2700
Tipo de driveFWD
Velocidade máxima (km/h)160
Potência do motor (CV)95
0-100km/h tempo de aceleração (s)10,9
Tamanho da roda (polegadas)16
Autonomia elétrica - Combinado WLTP (km)291
Volume do porta-malas (L)345/1.310
Capacidade de assentos (ocupantes)5
Tipo de BateriaBateria Lâmina BYD (LFP)
Capacidade nominal (kWh)44.9
Potência de carregamento60kW DC; ​​7kW AC
Tempo de carregamento DC (30-80%, min)30 minutos (DC)
​29 (Confort e Design)
bomba de calorItem de série
função V2LItem de série

33 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. RESUMO chinês por chinês é a melhor opção em relação a seus conterrâneos JACAUDI e JABIRACAWAGEN!!
    👍👍👍👍👍👍👍

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  2. Polo Gts por R$ 143k manda lembranças!!

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    1. Ué... carros a combustão não sao arcaicos, e vc não recomenda?

      que esquizo
      kkkkkkkkkkkkk

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    2. Carros a combustão no contexto da Europa e dos EUA, que os governos pagam 7.500 dólares/euros para o povo comprar elétricos, e há ampla disponibilidade de carregadores em estradas, nesses contextos, o elétrico é obviamente superior. No Brasil não, porque não há carregadores, as estradas não tem eletropostos rápidos.

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9c4uJAs1c_n_UyoxDuzDXL-0hPm5IkUnEjsY18m2ae-Shkm3zbkg-0M0UZFznmWZfmLF94gGApp8YltOhNAEwe6bGP9NbIHjbHPh0Lp9PUzkhAoOqmFH9phEX_nc2LU45UDYROQIq95LGDPsQjyUSZBHYDM6KRfIyriJVsNQ8k69ddALmgAbKhq9LDw/s2560/Novo-Polo-GTS-2023-Prata%20%2880%29.jpg
      Então nesse carro o carro elétrico não faz sentido, então um Polo GTS pelo mesmo preço é uma opção mais interessante.

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    3. Tem muitos lugares só existem 2 jeitos de se deslocar,um é por carro a combustão e outro por ônibus

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    4. É verdade.
      Mas é melhor andar de JUMENTO, do que usar as carroças da vwMULL.

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  3. Caramba, a Audi cada dia mais sendo currada pela BYD

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    1. Não fala bosta,esse carro é generalista

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    2. Generalista!
      A audiMULL é o que?
      Não passa de uma montadorazinha de goolllll e voiaje.
      No mundo todo, é uma marquinha de quinta categoria.

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  4. Parabéns a BYD, sempre inovando e com preços bem competitivos (pois o dolphin é concorrente do finado Leaf e Bolt, que custam quase o dobro), e sempre são ótimos produtos com ótima autonomia pelo preço, alias quando ela começar a produzir os elétricos aqui ai sim os preços caem bastante, pois vai ter muito menos imposto, ai que ela decola mesmo!

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    1. Ele é compacto enquanto o Leaf e o Bolt são médios,na verdade os rivais dele são o Zoe e o e208 que também são compactos

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  5. !!!ATENÇÃO!! VW ID.IOTA4 VEM POR 10 MIL AO MÊS!! ATENÇÃO PRODUTO DESCARTAVEL E DE BAIXO CUSTO SUGANDO 10 MIL REAIS AO MES, VWLIXO TA QUERENDO FALIR!!!!

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    1. Total relincho, nem sabe o preço do ID4. Detalhe, ID.4 tem bateria de 82 kwh, e motor de 204 cv, tudo o dobro do Dolphin. Não tem o menor cabimento comparar o Dolphin com o ID.4 que é infinitamente supérior em tudo.

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    2. O ID.4 é tão descartável que as vendas dele dobraram na Europa em um mês,tão baixo custo que na Europa ele parte de 40 mil euros,baixo custo são as jabuticabas da fiat

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    3. Os id-OTAS não prestam.
      O indívíduo é OBSECADO pela FIAT.
      Deve andar de upy!, com o motor a "ar" do fuska.
      Doido para comprar um FIAT 147.

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  6. ENQUANTO ISSO O ID.OTA NO BR CONTINUA APENAS COMO UMA PROMESSA !!!

    https://2.bp.blogspot.com/_DQJ-LfzBHdo/S3Wo5CGuIyI/AAAAAAAAAE4/Qk6hXPFomqQ/s1600/noruega%3Dbergen+415.jpg

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    1. O ID.3 é hatch médio enquanto o é compacto,o que tem a ver o cu com as calças?

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    2. O que devemos parabenizar a VW por estar claramente fazendo todos os testes e fazendo uma adaptação rigorosa do ID.4 à realidade brasileira. Não é como essas empresas novatas que ficam lançando carros no afogadilho. Quando chegará ao mercado, em breve, virá sólido e consistente, perfeitamente adequado às vias e realidade brasileira!

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    3. Familia ID IOTA da JABIRACAWAGEN terá o mesmo destino de TODO produto da JABIRACAWAGEN, as LOCADORAS!!

      CADA VEZ MAIS JABIRACAWAGEN SE CONSOLIDANDO EM TODO SEGMENTO COMO A TARADONA DAS LOCADORAS!!

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    4. Fiateiro chamar os outros de idiota é o mesmo que um estuprador falar de valores morais,não tem pé nem cabeça.
      Se alguma locadora comprar o ID.4 será ótimo,uma boa opção de um carro elétrico decente pra quem não pode comprar um,mas se o ID.4 for vendido em geral,um ou outro que vai pra locadora,aliás quem ama locadora é a Stellantis.

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    5. "adaptação rigorosa para a realidade brasileira"
      kkkkkkkkkkkk vamos rir....kkkkkkk
      Se os motores TSIname, já não foram TROPICALIZADOS para o USO do nosso ETANOL, sendo notada a preocupação ZERO, POR PARTE DA MONTADORA.
      Tendo exemplo do "DIESELGATE".
      Só um NAVEGANTE DE PRIMEIRA VIAGEM, acreditaria nestas ANEDOTAS aí.
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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  7. genti....designer id4 |>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> dolfin!!!!! kkkk!!!????

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  8. Lixo. Que apodreça nas concessionárias. Por este dinheiro eu compro um carro que posso abastecer em cada esquina, vou para muito mais longe com um abastecimento, e na hora de vender tem quem compre. E outra, vamos combinar: cafona até a alma este "build your dreams" na traseira do carro. (2023: BRASIL SOB PLENA DITADURA!)

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    1. Se a gente estivesse numa ditadura você não poderia escrever esse seu comentário de merda. Agora que já bostejou pelo teclado, vai lá lamber as bolas do inelegível.

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  9. Reposta pro Fake do Carlos, o Kiko que só fala boxta.

    O BYD Dolphin não compete com o Peugeot E-208 GT. Ele compete com Icar, Kwid, E JS1, Zoe, Fiat 500... são todos sub-compactos.

    O rival do E 208 seria o Bolt da Chevrolet, mas o cara é tão demente que fala que o Bolt é hatch médio igual o Nissan Leaf.

    E 208 bem superior ao BYD Dolphin e preços totalmente distantes. Animal esse cara em

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    1. Será que é KIKO CARLOS?
      OU CARLOS KIKO?

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    2. Kazan, o Dolphin tem 4.12m de comprimento, contra 4.05 do 208, tem 2.70m de entre-eixos contra 2.53m do 208, tem porta-malas de 345 litros contra 265, tem autonomia de 291 km contra 220 km do 208. Você realmente acha que o 208 vai a algum lugar nesse preço?!?

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    3. Esse Kagão é muito burro,o Dolphin é um compacto e concorre sim com o Zoe e e208,quem concorre com Kwid e-tech,Icar e ejs1 é o Seagull da Byd,dá pra ver que esse Kagão não sabe quase nada de carro,o Bolt é um monovolume médio e concorre de forma indireta com o Leaf,id.3 e o e308,um e208 com 100 cv teria uma diferença mínima de preço em relação ao Dolphin

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  10. 430cm nao é compacto
    é medio igual o IDiota3

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  11. Alguns comentários beiram o fanatismo por marcas; esquecem até os incentivos para os consumidores de carros elétricos; senão vejamos: Donos de carros híbridos e elétricos já têm direito à isenção total do IPVA em 8 Estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará. Além disso, de acordo com a ABVE, essa seria uma das principais medidas para estimular a busca por carros não poluentes. "O ideal é que se torne uma iniciativa nacional para incentivar os consumidores", pontua.
    Detran-RS/Divulgação
    Em São Paulo, por exemplo, desde 2014 os donos de carros híbridos e elétricos têm direito aos 50% do IPVA que cabe à cidade. Contudo, não havia uma sistematização sobre a devolução dessa taxa. Assim, em junho desde ano, a Prefeitura de São Paulo sancionou a lei 17.563, a qual permite que parte do valor do imposto vire crédito para pagamento do IPTU.
    Benefícios em rodízios
    Em 2020, a Prefeitura de São Paulo implantou um novo sistema de rodízio de veículos. E a capital, então, liberou os carros eletrificados, o que atraiu muitos condutores.
    Porém, o benefício só ocorre na cidade paulista, que é líder do mercado de veículos eletrificados no Brasil. Segundo o balanço da ABVE, dos 19.745 automóveis e comerciais leves elétricos e híbridos vendidos em 2020, 6.850 foram emplacados em São Paulo.
    Somente o valor da isenção do IPVA no Estado de Pernambuco, equivale a 18 tanques de gasolina com 50 litros. Comprem um Polo GTS e paguem 4% de IPVA em São Paulo. rsrsr

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  12. Os fanboys devem levar em consideração, que os dois modelos de entrada do VW ID.4, que custam um valor absurdamente superior, superam a autonomia do Dolphin em apenas 45 km.
    2023 Volkswagen ID.4 EPA Combined range:

    ID.4 Standard 19-inch (62 kWh, RWD): 209 miles (336 km)
    ID.4 S 20-inch (62 kWh, RWD): 209 miles (336 km)

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