Três anos depois do anunciado, a Tesla começa a entregar as primeiras unidades do Tesla Semi para clientes, e revela detalhes técnicos do caminhão elétrico.
Tesla Semi - caminhão elétrico - preços, autonomia e detalhes
As primeiras unidades do Tesla Semi foram entregues no dia 1º de dezembro de 2022, no estado norte-americano de Nevada. As unidades são destinadas à Pepsi, que encomendou um total de 15 Tesla Semi.



O motivo do atraso nas entregas estão associados às baterias. Além do peso da bateria, foi sobretudo a densidade insuficiente de energia das baterias que impediu a entrega. Se a Tesla tivesse utilizado as clássicas células de bateria no Semi, a autonomia originalmente prometida de 800 quilômetros seria possível, mas o caminhão perderia pelo menos uma tonelada de carga útil.
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A Tesla, portanto, adota baterias de 80 milímetros de altura e um diâmetro de 46 milímetros. Diz-se que os novos módulos "4680" armazenam cinco vezes mais energia (eles têm um bom volume cinco vezes maior). Com um tamanho comparável de toda a bateria, eles também devem trazer 16% a mais de alcance.

Autonomia

Assim, uma autonomia de 1.000 quilômetros (com carga total) é possível. Como as novas células também podem ser embutidas no semirreboque, ou seja, sem um piso de suporte, o semirreboque não deve pesar mais do que um semirreboque a diesel comparável, apesar de sua enorme autonomia.
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Entretanto, a Tesla ainda não consegue produzir as novas células de bateria em grande número. Para que a autonomia prometida de 1.000 quilômetros seja atingido, o Tesla Semi deverá ter baterias com conteúdo energético em torno de 1.000 kWh - 10 vezes maior que um Tesla Model S.
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Em testes de novembro de 2022, um Tesla Semi totalmente carregado já percorreu 500 milhas (805 quilômetros). O site da Tesla também anuncia uma versão do modelo com alcance de 300 milhas (483 quilômetros), mas ainda sem data definida, como também não há data prevista para a chegada da versão de 1.000 quilômetros de autinomia. Todos os valores de autonomia referem-se a um caminhão totalmente carregado. A carga útil máxima é de 37,2 toneladas.
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O carregamento dos caminhões elétricos deve ocorrer em megacarregadores refrigerados a líquido chamados "Tesla V4 DC Superchargers" e planejados para serem introduzidos em 2023. A Tesla desenvolveu um plugue de carregamento chamado MCS Connector (MCS: Megawatt Charging Solution) para essa finalidade. Isso deve permitir que um 1 megawatt de eletricidade seja canalizado através de um cabo de tamanho normal. Os padrões para lojas de megawatt ainda estão sendo desenvolvidos. Um megawatt corresponde a 1.000 quilowatts, quase três vezes mais a potência de carga dos carros elétricos mais rápidos na recarga, que é de 350 kW.
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Consumo e recarga

Com um supercharger, a bateria maior deve ser carregada tanto em 30 minutos que a carga permita 50% do alcance (400 quilômetros). Segundo a Tesla, o caminhão deve consumir cerca de 2 KWh por a cada 1,6 quilômetro percorrido, quando totalmente carregado (em peso), o que significaria um consumo de 125 kWh por 100 km. Para o alcance prometido, o conteúdo de energia da bateria deveria estar em torno de 1.000 kWh.
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Para efeito de comparação, a eletricidade necessária para uma única carga de bateria do Semi seria suficiente para alimentar uma casa de uma família média de quatro pessoas por cerca de três meses. Em termos de peso, se a bateria do Tesla Modelo S pesa cerca de 750 quilos, o kit de baterias do Semi deve pesar cerca de 7,5 toneladas.
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O Tesla Semi adota um visual futurista e uma cabine de motorista simplificada. A Tesla especifica um coeficiente de arrasto de cW 0,36. O termo americano "Semi" vem de "caminhão semi-reboque" e significa que esse tipo de caminhão puxa um "semi-reboque", ou seja, um reboque sem eixo dianteiro próprio, ou seja, um semi-reboque típico. A oferta de cabine do Tesla Semi é convencional. Aqui, a Tesla oferece uma cabine plana e uma variante de longa distância com teto alto e cabine para dormir. Isso também pode ser equipado com defletores de vento ajustáveis.

Preços

A Tesla já está aceitando encomendas do Semi nos EUA. A série inicial, denominada Founders Series, custa a partir de 130 mil Euros (R$ 716 mil) na Europa na versão básica com autonomia de até 475 quilômetros, 150.000 euros (R$ 826 mil) são estimados para a versão mais potente com autonomia de 800 quilômetros. A reserva custa 17.000 euros (R$ 93 mil).
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Nos EUA começa nos 150.000 dólares para a versão básica com uma autonomia de 300 milhas (480 km). A variante de 500 milhas (800 km de automomia) custará US$ 180.000 ($ 940 mil). A Tesla exige um depósito de 20.000 dólares (R$ 105 mil) para as versões padrão. Estima-se que a enorme bateria sozinha vale US$ 100.000 (R$ 551 mil).
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Durante o evento de entrega das primeiras unidades, a Tesla informou que os caminhões a diesel são 20% mais caros por quilômetro em operação; Com o camião elétrico, os transportadores poderiam poupar 200.000 dólares (R$ 105 mil) por ano. E que o caminhão Semi pode percorrer 1,6 milhão de quilômetros sem avarias. Mesmo sem dois motores, o caminhão articulado ainda pode vencer um caminhão a diesel. E os freios funcionariam praticamente sem desgaste, já que a desaceleração é feita em grande parte por recuperação.
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A Tesla especificou a potência dos motores do Tesla Semi pela primeira vez. Os motores são baseados no motor das versões Plaid de 1.020 hp dos Modelo S e X e possui três motores nos eixos traseiros. Um dos motores funciona com máxima eficiência, enquanto os outros dois são projetados para otimizar o torque e a aceleração - por exemplo, em aclives.
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A Tesla revelou que outros fabricantes de caminhões estão interessados ​​em usar o semi-drive para seus futuros modelos elétricos.

Desempenho

De acordo com o site da Tesla, a velocidade máxima é superior a 100 km/h. A aceleração do Semi reboque é de zero a 96,6 km/h em cinco segundos. Com carga total, o Semi deve fazer o exercício em 20 segundos.
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O Tesla Semi coloca o motorista no centro da cabine - o que permite o mesmo carro para versões com mão de direção à esquerda ou à direita. Um passageiro em potencial encontra um lugar em um assento rebatível na segunda fila. À esquerda e à direita, à frente do condutor, encontram-se duas enormes telas táteis que agrupam todas as funções de funcionamento e as imagens de todas as câmeras. O acesso à cabine é feito por uma porta com dobradiças traseiras do lado esquerdo. Os motoristas encontrarão espaço de armazenamento adicional sob o capô dianteiro, onde a Tesla planejou um frunk.
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A Tesla informou ainda que o enorme pára-brisas do Semi é à prova de explosão. Esse é um recurso importante nos EUA onde os caminhões com pára-brisas danificados não podem mais ser conduzidos. Não importa o local, o caminhão deve ser rebocado ou um vidro de substituição deve ser trazida ao local e instalada.
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Até agora, a Tesla testou o semi-caminhão principalmente no estado americano de Nevada. Também deve possibilitar a condução semi-autônoma em um comboio. Na apresentação de 2017, a Tesla prometeu que todos os caminhões Semi viriam de fábrica com a versão mais recente versão do Tesla Autopilot, que inclui Lane Keeping Assist e Emergency Braking. Agora, cinco anos depois, porém, a tecnologia "Full Self-Driving" da Tesla ainda não está pronta para a mobilidade sem motorista.
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Além da Pepsi, outras empresas conhecidas estão entre as primeiras a fazer o pedido. A DHL encomendou dez caminhões para uso no mercado dos EUA. Pedidos maiores teriam vindo da cervejaria americana Anheuser-Busch (40 unidades), da empresa de alimentos americana Sysco (50 unidades), da rede de supermercados Walmart (15 unidades) e da varejista canadense Loblaws (25 unidades). Obviamente, a Tesla também usa o Semi como parte de sua própria cadeia de suprimentos, por exemplo, para transportar componentes entre as fábricas.

CONCLUSÃO

A Tesla finalmente colocou seu caminhão elétrico no mercado. O primeiro Tesla Semi Truck foi realmente entregue a um cliente, após 3 anos de atraso - explicado pela necessidade de ampliar a capacidade de carga útil do Semi, o que exigiu novas baterias que apenas agora estão sendo produzidas em quantidade.

4 Comentários

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  1. Muito melhor que os caminhões horríveis da Volkswagen.

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    1. Vemos como a VW em referência em caminhões, porque a comparação é sempre em relação aos modelos dela!

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    2. CA CA D4 essa aula é de graça!

      Referência a diesel por décadas sempre foi a MERCEDES tanto que seus produtos são mais tecnológicos e mais caros que a concorrência.

      Se uns 5 anos para cá outra Referência se tornou a VOLVO, inclusivo sendo líder!!

      Jabiracawagem so faz carros fuleiros, não tem CAPACIDADE para notores diesel pesado, basta ver o FRACASSO CHAMADO BOMBAROK.

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  2. Todo esse rolo, todo esse consumo absurdo somente demonstra que o futuro tenderá a buscar formas alternativas de combustíveis.

    É por isso que acredito que o Hidrogênio é o futuro da mobilidade humana

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