A Honda do Brasil apresenta a linha 2023 da Honda CB 500F e CB 500X 2023, com aperfeiçoamentos nas suspensões, freios, iluminação, entre outros.
Honda CB 500F 2022 - fotos, preços e detalhes
A Honda CB 500F e CB 500X 2023 chegam às concessionárias de todo o Brasil a partir de maio de 2022. O preço sugerido para a CB 500F 2023 é de R$ 39.100, base Brasília (DF).
Honda CB 500X 2022
Para a CB 500X 2023 o preço sugerido é de R$ 41.600, também para Brasília/DF.
Honda CB 500F 2022 - fotos, preços e detalhes
Nesta linha 2023, tanto a naked CB 500F como a aventureira CB 500X mantém o motor bicilindro DOHC de 471 cc e arrefecimento a líquido, com potência de 50,2 cv a 8.500 rpm e torque de 4,54 kgf.m a 7.000 rpm.
Honda CB 500X 2022
Ambas CB 500 adotam iluminação full-LED, e o farol dianteiro foi aperfeiçoado visando uma melhor distribuição do facho de luz baixo e alto, e veio acompanhada de novos piscas dianteiros.
Honda CB 500F 2022 - fotos, preços e detalhes
O chassi de tubos de aço de 35 mm, permaneceu inalterado tanto na CB 500F como na CB 500X, que receberam uma nova suspensão dianteira invertida com tubos de 41 mm de diâmetro, realizada pela Showa com a tecnologia SFF-BP -- Separated Function Fork Big Piston, a mesma usada nas Honda CB 650R e CBR 650R.
Honda CB 500F 2022 - fotos, preços e detalhes
O funcionamento da suspensão SFF-BP -- Separated Function Fork Big Piston, tem a vantagem -- como o próprio nome indica -- de separar as funções em cada um dos lados da suspensão dianteira. A função de amortecimento hidráulico (Big Piston) está localizada em uma bengala de suspensão enquanto na outra fica o mecanismo da mola. Com isso a reação do sistema às imperfeições do piso foi apurada, o que se traduziu em melhoria da pilotagem.
Honda CB 500F 2022 - fotos, preços e detalhes
Na suspensão traseira, o conjunto único de mola-amortecedor continua com cinco níveis de regulagem na carga da mola, mas seu ajuste foi modificado para melhor se adequar à nova suspensão dianteira e balança de suspensão traseira redesenhada, que agora dispõe de travessa de reforço transversal. A nova balança de suspensão traseira está mais leve pela alteração no material com o qual é construída, chapa de aço de espessura de 2 mm (em vez de 2,3 mm). Apesar do menor peso, a balança de suspensão traseira está mais resistente à torção, mas com maior flexibilidade lateral o que permitiu melhora na maneabilidade.
Honda CB 500F 2022 - fotos, preços e detalhes
Na CB 500F há novas rodas, mais leves, com cinco raios em formato de Y e são calçadas com pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira. Na CB 500X apenas a roda dianteira, mais leve graças a adoção de raios mais estreitos, foi modificada para poder receber o par de discos de freio de 296 mm de diâmetro que substituíram o disco único de 310 mm.
Honda CB 500F 2022 - fotos, preços e detalhes
Importante ressaltar que o pequeno aumento de peso resultante da troca do disco simples pelo par de discos foi compensado pela redução de pressão exigida na alavanca do freio, assim como a roda dianteira de menor peso reduziu a massa não suspensa, beneficiando a maneabilidade. Em relação aos pneus da CB 500X, permaneceram os modelos mistos on-off, sem alterações nas medidas, 110/80-R19 na dianteira e 160/60-R17 atrás.
Honda CB 500F 2022 - fotos, preços e detalhes
A naked CB 500F 2023 traz frenagem com dois cálipers Nissin de quatro pistões e fixação radial. Na aventureira CB 500X a opção foi por duas cálipers Nissin de pistão duplo e fixação axial, mais consoante com as necessidades de frenagem de um modelo que permite uso mais eclético, tanto rodoviário como também em pisos de baixa aderência.
Honda CB 500F 2022 - fotos, preços e detalhes
As intervenções na ciclística da família CB 500 2023 resultaram em alterações positivas na distribuição de peso entre roda dianteira e traseira. Na CB 500F houve leve incremento na massa que grava sob o eixo dianteiro. O percentual de distribuição de peso agora passou a ser de 49,7% na dianteira e 50,3% na traseira (antes 46,8/53,2%), o que melhorou a maneabilidade da motocicleta e a aderência do pneu dianteiro. A distância entreeixos permaneceu em 1.409 mm e o cáster e trail são de 25,5º e 102 mm respectivamente.
Honda CB 500F 2022 - fotos, preços e detalhes
Na CB 500X a distribuição de peso entre roda dianteira e traseira também foi levemente modificada. Agora o percentual entre frente e traseira é de 48,7/51,3% (antes 48/52%). A distância entreixos permaneceu de 1.443 mm, com cáster e trail de 27,5º/108 mm.
Honda CB 500X 2022 - fotos, preços e detalhes
A natureza agressiva da naked CB 500F foi exaltada com o novo farol dianteiro, agora com LEDs mais potentes assim como os piscas dianteiros. O posicionamento do painel Blackout LCD, o assento baixo, a apenas 789 mm do solo, as novas pedaleiras de alumínio e o guidão cônico resultam em uma postura do piloto que favorece a pilotagem agressiva. O desenho interligado das aletas laterais ao tanque, que com 17,1 litros de capacidade proporciona autonomia superior a 450 km, dá destaque ao motor, enquanto as tampas laterais formam um conjunto com o assento que ressalta o estilo anguloso e muscular. O compacto para-lamas dianteiro deriva diretamente do que equipa a CB 650R.
Honda CB 500X 2022 - fotos, preços e detalhes
A CB 500X tem um marcante estilo direcionado para a aventura, que se percebe pelas longas aletas laterais do tanque, que protegem o novo radiador e proporcionam um conjunto que se une de maneira harmoniosa ao banco, laterais e rabeta. Destaque merece a carenagem frontal e para-brisa, este regulável em duas posições de altura, que oferece a devida proteção contra as intempéries e “quebra” a pressão aerodinâmica sobre o piloto em trechos rodoviários realizados em velocidades elevadas. O novo farol, de LEDs mais potentes, assim como os piscas, resulta em plena melhoria da visibilidade. O banco, situado a 834 mm do solo, tem conformação que favorece a movimentação do condutor e o alcance dos pés no solo, e também ajuda nas manobras de estacionamento o amplo ângulo de rotação do guidão, de 76º de batente a batente.
Honda CB 500X 2022 - fotos, preços e detalhes
A posição de pilotagem ereta, decorrente de um apurado estudo ergonômico que teve como meta unir conforto e a sensação de controle típica das motocicletas aventureiras, é em parte atributo do guidão cônico e exata triangulação entre ele, assento e pedaleiras. O resultado prático é a perfeita visibilidade tanto dos caminhos percorridos quanto do painel LCD, que como na CB 500F é dotado de indicador de marcha engatada e da possibilidade de ajuste a luz indicadora de troca de marchas Shift-Up, cuja regulagem de fábrica é em 8.750 rpm, mas que pode ser alterada em intervalos de 250 rpm dos 5.000 aos 8.750 rpm. Na CB 500X a capacidade do tanque de combustível, de 17,7 litros, o que permite autonomia próxima aos 480 km. O bicilindro paralelo arrefecido a líquido que equipa as Honda CB 500F e CB 500X é um DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) no qual o acionamento das quatro válvulas de cada cilindro se dá por meio de balancins roletados. Os comandos, por sua vez, são movimentados por corrente com tratamento da superfície em Vanádio, que garante grande durabilidade.
Honda CB 500X 2022 - fotos, preços e detalhes
O novo ajuste do sistema de injeção PGM-FI melhorou a sensação de torque e o caráter do motor sem comprometer o desempenho. A potência e o torque máximo permaneceram inalterados: 50,2 cv a 8.500 rpm e 4,54 kgf.m a 7.000 rpm.
Honda CB 500X 2022 - fotos, preços e detalhes
A caixa de câmbio de seis marchas é gerenciada por uma embreagem assistida e deslizante, o câmbio tem seis velocidades e a transmissão final é por corrente vedada tipo 520.

Preço, cores, garantia

A Honda CB 500F e CB 500X 2023 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, e chegam às concessionárias de todo o Brasil a partir de maio de 2022. O preço sugerido para a CB 500F 2023 é de R$ 39.100,00. Para a CB 500X 2023 o preço sugerido é de R$ 41.600,00, ambos base Brasília/DF.

Cores disponíveis:

Honda CB 500F: Vermelho, Prata Metálico e Cinza Fosco.

Honda CB 500X: Vermelho, Prata Metálico e Verde Fosco

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Nesse preço começa a valer a pena olhar para as Ducati.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com uma rede de autorizadas microscópica, falta de peças e confiabilidade da boca de porco? Jamais!

      Excluir
  2. Ducati é a partir de 100k amigo. E depois pra revender é um martírio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem