A ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, apresentou o balanço relativo ao primeiro mês do ano para a indústria automobilística, reportando resultados abaixo do esperado. Entretanto, a entidade disse que "o contexto ajuda a explicar essa largada com o freio de mão puxado". O primeiro fator é de sazoalidade, já que o primeiro bimestre tem historicamente piores médias de vendas de veículos no ano, por conta de paradas nas fábricas, feriados, férias escolares e um natural desaquecimento após a alta que geralmente ocorre em dezembro.
Entretanto, o mês de janeiro de 2022 foi particularmente ruim, com produção de 145,4 mil unidades - 27,4% inferior à de janeiro de 2021. Como no ano passado, o mês foi mais curto na prática, com média de 17 dias úteis, se levadas em conta as férias coletivas prolongadas em boa parte das fábricas. A diferença neste ano foi uma mistura da já conhecida escassez de componentes eletrônicos com os impactos da variante ômicron sobre a força de trabalho. As associadas da ANFAVEA reportaram índices sem precedentes de absenteísmo, por conta de afastamentos de funcionários por covid-19 ou por suspeita da infecção.

A vendas internas também sofreram as consequências da falta de oferta e de problemas no varejo. No total, 126,5 mil autoveículos foram emplacados, um recuo de 26,1% sobre janeiro do ano anterior. Outros países afetados pela variante ômicron tiveram quedas parecidas com a nossa, próximas de 20%.

Foi um mês de recorde nas infecções por covid-19 no país e de chuvas acima da média para o período, o que afetou a produção dos fornecedores e dos fabricantes de veículos, e ainda afastou clientes das concessionárias”, destacou o Presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes. “Afora isso, outro fator que afetou os números foi a bem-vinda entrada em vigor do novo sistema do Registro Nacional de Veículos em Estoque, o Renave, que desburocratizou e trouxe maior segurança ao processo digital de licenciamento. A curva de aprendizado de todos os agentes envolvidos nessa operação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) atrasou alguns licenciamentos de carros vendidos em janeiro, mas a situação já está normalizada, refletindo em números melhores de emplacamentos neste início de fevereiro”, acrescentou o dirigente.

As exportações foram menos prejudicadas. Ao todo, 27,6 mil unidades foram embarcadas, o que representou um crescimento de 6,6% em relação a janeiro de 2021. Estoques e nível de emprego mantiveram patamares muito semelhantes aos de dezembro.
O Presidente da ANFAVEA afirmou que ainda aposta numa boa reação do mercado para este ano, apesar deste janeiro frustrante. “Os problemas causados pela ômicron deverão ser amenizados nos próximos dois meses, permitindo um quadro mais próximo da normalidade em todas as atividades. E, como destacamos na coletiva anterior, não teremos todos os semicondutores que precisamos este ano, mas o nível de escassez será menor que em 2021. Portanto, o único sinal de alerta é para a alta dos juros acima do que era esperado. Isso pode desaquecer o mercado, caso não haja contrapartidas que tragam algum alívio para o orçamento dos consumidores”, concluiu Luiz Carlos Moraes.

Fonte: ANFAVEA

10 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A crise de chips não afetou todas as empresas da mesma forma. Algumas marcas que fabricam carros com muita demanda de chips, mais tecnológicos, foram mais afetadas. A VW é claramente a empresa mais prejudicada por tal crise, em face da elevadíssima demanda de seus carros por componentes eletrônicos de alta tecnologia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gol usa chips? batata chips de brinde pros moleque ir comendo e não perturbar o pai.

      Excluir
    2. Ooooo , a VW com o Gol Dinossauro ( q veio depois do Monza Tubarao) precisa de maus chips q uma Ferrari. Não tenha duvoda. E eixos a VW tá sofrendo com escasses de eixos tben?

      Excluir
  2. Existem chips para fabricarem o T-Cross em larga escala, oferecerem inúmeras promoções com redução de preços em seus modelos, mas "não conseguem" produzir Virtus, Polo e Nivus. Uma verdadeira piada!

    ResponderExcluir
  3. ISSO DE FALTAR SHIP É UMA GRANDE MENTIRA... AS CONCESSIONARIAS ESTÃO ABARROTADAS DE CARROS, O QUE RESPONDE ESTA QUEDA ABSURDAS DAS VENDAS SÃO TÃO SOMENTE DUAS COISAS > PREÇO ESTRATOSFÉRICO E POVO SEM DINHEIRO PRA COMPRAR. O RESTO É CONVERSA PRA ENGANAR GENTE TRO*XA QUE ACREDITA EM TERRA PLANA, NÃO ACREDITAM NA VACINA E SÃO ELEITORAS DE UM BOÇAL GENOCID*

    ResponderExcluir
  4. só vai piorar, a queda se dá pelos preços exorbitantes, onde se viu preços de 100k?

    ResponderExcluir
  5. falta chips só pra VWboqueta ahhsahsahsah

    ResponderExcluir
  6. Se permanecer esses preções, as vendas vão diminuir mais ainda

    ResponderExcluir
  7. Aumentos abusivos, Preços hj fora da realidade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem