A Volkswagen oficializou o fim de produção do Passat nos EUA - como antecipado em julho de 2021 por meio da edição especial Limited Edition. A última unidade do Volkswagen Passat saiu da linha de montagem em Chattanooga, Tennessee, encerrando a longa temporada do modelo no mercado norte-americano.
Volkswagen Passat chega ao fim nos Estados Unidos da America
À medida que o Passat termina sua fabricação, depois de 1,8 milhão de unidades vendidas nos EUA, a fábrica de Chattanooga volta seu foco para carros elétricos e começará a montagem do SUV elétrico ID.4 ainda este ano.
Volkswagen Passat / Dasher - EUA
Projetado por Giorgetto Giugiaro e lançado em 1973 usando a plataforma VW/Audi B1, o Passat chegou aos Estados Unidos como Dasher e foi vendido como um veículo de luxo de médio porte para quem procurava um carro econômico importado. Desta primeira geração foram vendidos 222 mil exemplares nos EUA. Posteriormente chegou a segunda geração, com o nome de Quantum. O nome Passat foi usado pela primeira vez em 1990, e assim permaneceu até 2022.
Volkswagen Passat 1988
As seis primeira gerações do Passat chegavam aos EUA importados da Alemanha.
VW Passat Mk6 - 2006 a 2011
Em 2011, a Volkswagen começou a montar o Passat para o mercado norte-americano. Projetado especificamente para a América do Norte, o Passat 2012 era maior que o modelo anterior, com amplo espaço no banco traseiro e no porta-malas, oferecendo engenharia e estilo alemães a um preço competitivo.
VW Passat 2012
O Passat montado nos EUA tem sido exportado para todo o mundo – para o Canadá, Coreia do Sul e mercados do Oriente Médio – desde então.
VW Passat 2012
Graças à fabricação nos EUA, e adequação ao gosto dos consumidores norte-americanos, em 2012 as vendas atingiram um pico de 117.023 unidades. As sete gerações do Passat nos EUA

Passat B1: Dasher (1974-1981)
Passat B1: Dasher (1974-1981)
O Dasher marcou uma série de novidades para a Volkswagen na América: primeiro VW refrigerado a água, primeiro modelo de tração dianteira e primeiro veículo projetado por Giorgetto Giugiaro, que também estilizou o Golf em seu Empresa ItalDesign em Turim, Itália. O Dasher foi colocado à venda com uma opção de motor, um quatro cilindros em linha de 1,5 litro e 74 cavalos de potência.
Passat B1: Dasher (1974-1981)
Em 1976, o motor foi substituído por um motor Bosch de 1,6 litro com injeção de combustível, produzindo 78 cv. Em 1979, um motor diesel de 1,5 litro de 48 cavalos de potência tornou-se disponível.
Passat B1: Dasher (1974-1981)
Duas grandes diferenças separavam os primeiros modelos Dasher dos Passat vendidos em outros mercados: faróis redondos, em vez de quadrados, e grandes pára-choques exigidos pelo governo federal.

Passat B2: Quantum (1982-1989)
Passat B2: Quantum (1982-1989)
Como o Dasher, o Quantum foi baseado no Audi 80 europeu (4000 nos EUA). Tal como acontece com seu antecessor, havia vários estilos de carroceria: uma perua, um hatchback de três portas e um sedã de quatro portas.
Passat B2: Quantum (1982-1989)
O motor básico de quatro cilindros dava apenas 74 cavalos de potência, mas um motor de cinco cilindros de 2,2 litros que produzia 100 cavalos de potência ficou disponível para 1984 o sistema de tração nas quatro rodas, baseado na transmissão Quattro da Audi.
Passat B2: Quantum (1982-1989)
O Quantum não vendeu muito bem, principalmente porque tinha um preço próximo ao de um Audi, mas sem o prestígio do fabricante de Ingolstadt.

Passat B3 (1990-1994)
Passat B3 (1990-1994)
O primeiro Passat a ser construído a partir de uma plataforma Volkswagen, ao contrário da plataforma Audi, este também foi o primeiro modelo a ser comercializado como “Passat” nos EUA com layout transversal do motor dianteiro; ele também foi projetado para aceitar o próprio sistema de tração nas quatro rodas Syncro da Volkswagen.
Passat B3 (1990-1994)
Foi vendido apenas como um sedã de quatro portas e uma perua, com um estilo ligeiramente suave ditado pela aerodinâmica - não havia grade na frente, apenas um grande emblema da VW.
Passat B3 (1990-1994)
O Passat do mercado americano tinha um motor padrão de quatro cilindros de 2,0 litros que produzia 134 cavalos de potência; a partir de 1992, o motor VR6® de 2,8 litros com 172 cv estava disponível, dando ao carro um aumento significativo de desempenho.

Passat B4 (1995 – 1997)
Passat B4 (1995 – 1997)
Embora o modelo de 1995 tenha sido designado como um novo Passat, foi mais um facelift abrangente. A face sem graça do carro anterior foi substituída por uma grade em cascata para dar ao carro uma aparência mais agressiva. No interior, havia agora airbags duplos e cintos de segurança tensionados no lugar dos cintos motorizados do carro anterior. Como antes, estava disponível como sedã e perua, com duas opções iniciais de trem de força: motor de quatro cilindros de 115 cv e VR6 de 172 cv. Mais tarde, a partir de 1996, um turbodiesel de quatro cilindros estava disponível, produzindo 90 cv.

Passat B5 (1998 – 2005)
Passat B5 (1998 – 2005)
O Passat 1998 foi uma revelação no mercado norte-americano, oferecendo interiores sofisticados com o tipo de design que as duas gerações anteriores do Passat não conseguiam se aproximar.
Passat B5 (1998 – 2005)
Baseado na plataforma PL45 que foi compartilhada com o Audi A4, o sedã e a perua Passat estavam entre uma infinidade de produtos de ótima aparência do Grupo Volkswagen que foram assinados pelo chefe de design Hartmut Warkuss - pense no Audi A4, A6 e TT, juntamente com Novo Fusca da VW, Mark 4 Golf e Jetta.
Este foi outro exemplo de compartilhamento de plataforma, com o Passat sendo intimamente relacionado ao Audi A4 e A6.
Passat B5 (1998 – 2005)
O carro foi remodelado durante o ano modelo de 2001 e estava disponível com nada menos que quatro motores ao longo de seu ciclo de vida: 134 hp turbodiesel quatro, 150-170 hp 1.8 litros turbo quatro, 190-200 hp 2.8 litros V6 e o ferozmente complicado e de venda lenta de 4,0 litros, 270 cv W8.

Passat B6 (2006 – 2011)
Passat B6 (2006 – 2011)
Completamente redesenhado, o Passat voltou a ser uma plataforma Volkswagen, com uma localização transversal do motor no lugar do arranjo longitudinal de seu antecessor. O novo carro apresentava um estilo novo, mais potência e era maior no geral. O vagão seguiu um ano depois e todas as versões eram alimentadas por um turbo de 2,0 litros com 200 cv ou um VR6 de 3,6 litros de 280 cv.
Passat B6 (2006 – 2011)
Este último estava disponível com o sistema de tração nas quatro rodas 4Motion® baseado em Haldex da Volkswagen e uma transmissão automática.
Passat B6 (2006 – 2011)
Esta geração do Passat oferecia mais recursos de segurança, como ABS padrão e controle de estabilidade, além de seis airbags padrão, e era mais luxuoso, com navegação disponível e controle climático de duas zonas.

Passat New Midsize Sedan (2012 – Presente)
Passat New Midsize Sedan (2012 – Presente)
Em 2011, a Volkswagen começou a produzir o Passat para o mercado norte-americano e outros mercados mundiais a partir da fábrica de montagem de última geração da empresa em Chattanooga, TN. Projetado especificamente para a América do Norte, o Passat era maior do que o carro que substituiu, com enormes quantidades de espaço no banco traseiro e no porta-malas.
Passat New Midsize Sedan (2012 – Presente)
Também tinha um preço muito mais competitivo para combater os sedãs de médio porte estabelecidos de marcas como Toyota, Honda e Ford. Inicialmente, o carro era oferecido com quatro cilindros turbodiesel de 140 cv, cinco cilindros de 2,5 litros com 170 cv e um VR6 de 3,6 litros com 280 cv.
Passat New Midsize Sedan (2012 – Presente)
Em 2013, o cinco cilindros foi substituído por um quatro turbo com a mesma potência, mas um pouco mais de torque. O carro foi atualizado em 2015, com um estilo ligeiramente diferente e uma série de novos sistemas de assistência ao motorista e infotainment.
Passat New Midsize Sedan (2012 – Presente)
O diesel foi descartado após 2015, e o V6 desapareceu para o ano modelo 2019, quando o 1,8 litro quatro foi suplantado por um 2,0 litros com 174 cv.
Passat New Midsize Sedan (2012 – Presente)
Para o ano modelo 2020, o design do Passat foi completamente reformulado para atualizar a aparência.

25 Comentários

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    1. Infelizmente o fim de uma lenda, pra mim um dos melhores carros de todos os tempo!!!!

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    1. Em 2015 parou de produzir a linha diesel depois de ter ENGANADO os americanos. E o reflexo é que no 2° maior mercado do mundo não passa da irrisória 12° posição, o RAV4 sozinho vendeu mais que toda VW. Quer vender algo que não tem capacidade de produzir da nisso FATOS APENAS FATOS.

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  3. Enquanto a Toyota e GM produzindo ainda banheiras poluidoras, a VW mostra que tem vocação de liderança e aponta o caminho, que é a eletrificação! Sai o passado (Passat) e entra o futuro (ID.4). Só posso aplaudir!
    Em breve, Trinity!

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    1. Esse caminho já foi apontado e é trilhado há muitos ano pela Tesla. Sem chances para a Carro do Povo.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. O Greenpeace agradece essa eletrificação da VW. QUE FASE VW QUE FASE. Fraudar vendas para concessionários como sendo para consumidor final para alegar que está contribuindo com sua redução de CO2. Não aprendeu nada com o escândalo DIESELGATE.

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    4. Essa é sua desculpa para o fracasso do Passat ?!? kkkkkkkkkkk

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    5. Diesel gate mandou aquele abraço de Tamanduá para você!

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  4. Já foi um baita carro, mas o tempo passou e seu preço ficou igual ao do A4 muito mais refinado, ou de BMW, perdeu mercado rapidamente por crescentes reajustes, esse não dura mais 1 ano em nenhum lugar do mundo

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    1. Na China é rei, chegou a ter quase todas as gerações vendidas simultaneamente por lá mesmo com outros nomes como Santana, Magotan etc...

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  5. Esse Carro é um fracasso nos Estados Unidos, mais vende bem na Inglaterra e Alemanha

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    1. A Jacwagen jnteira um fracasso. Somente 1 modelo no top 50 além das vendas totais da marca serem menores que somente o RAV4.

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    2. sim ,mas pelo mesnos existe vw lá... imgina pra pegeout,renault,opel,fiat...que nem existem lá..assim como a gm na europa kkk

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  6. Só o Malibu vende quase que a Volkswagen toda lá

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    1. sim , a gm é americana ..bem assim é o passat que vende igual a toda gm lá..não pera, ,lá nao tem gm kkkkkkkkkkkk

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  7. As intervenções no design em relação ao modelo original europeu, só mostra o mau gosto dos americanos...

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  8. Não aguentou o estupro coletivo feito por Toyota, Honda e Hyundai e tiveram que tirar de linha.

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    1. Nunca chegou a ameaçar estas 3 montadoras... Mas é um segmento que mesmo nos EUA apresenta forte queda, motivo: SUVs e elétricos.

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  9. Lamentável. Mais um carro excelente que sai do mercado.

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  10. a vw foi lavando essa carro a perfeição...e chegou a peitar tranquilamente bmw e mercedes.
    orgulho pra nós amantes da querida marca do povo. s2 vw s2

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