A pandemia da COVID-19 provoca grandes alterações sociais. A expansão de atividades remotas aumenta a demanda por produtos eletrônicos, enquanto muitos deixaram de usar transporte público e passaram a preferir veículos particulares, o que também causou aumento na procura por automóveis. O fato é que a grande demanda simultânea por todos esses produtos tem gerado gargalos na cadeia de fornecimento global de componentes, como os semicondutores.
Novo Chevrolet Onix 2022 RS
Existem semicondutores de vários tipos, e eles possibilitam um alto poder de integração de circuitos eletrônicos. No caso dos automóveis, os mais avançados necessariamente carregam maior conteúdo. Estudo publicado pela consultoria Deloitte aponta que a eletrônica representa 40% dos custos de um veículo atualmente, cerca de 50% mais do que há uma década.
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Já um levantamento feito pela Chevrolet aponta que os semicondutores estão distribuídos da seguinte maneira em carros mais tecnológicos a combustão: 30% entre os sistemas de segurança, 30% entre os sistemas de conforto & conveniência, 25% entre os sistemas de conectividade e 15% entre os sistemas de propulsão.
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"Quanto mais avançada é a arquitetura de um veículo, melhores são seus aspectos de dirigibilidade, proteção aos ocupantes e comodidade a bordo. E são os sistemas eletrônicos que maximizam tudo isso. Outro fator determinante é a forma como o fabricante integra todos estes sistemas no automóvel", explica Plinio Cabral Jr., líder de Engenharia Elétrica da GM América do Sul.

Tecnologia 

Até pouco tempo exclusivas a carros premium, as arquiteturas avançadas começam a ganhar escala com modelos de alto volume, como o Onix, o Onix Plus e o Tracker. Os três modelos da Chevrolet são derivados da nova plataforma global da GM e reúnem o mais abrangente conjunto de sistemas disponíveis para suas respectivas categorias. Uma das grandes inovações desta plataforma foi o fato de trazer equipamentos inéditos para o segmento, como os seis airbags de série, o Wi-Fi nativo e a possibilidade de promover atualizações de sistemas eletrônicos de forma remota, igual já acontece com celulares.
Novo Chevrolet Onix 2022 RS
Com tais tecnologias disponíveis, o Novo Onix chega a ter aproximadamente 1.000 semicondutores e sistemas integrados espalhados por quase 20 módulos, até o dobro da quantidade encontrada em outros modelos da mesma categoria.
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Um dos sistemas mais complexo é a última geração do multimídia Chevrolet MyLink, isto porque ele interage com diferentes módulos do veículo. É possível configurar detalhes como o tipo de aviso que o carro dará ao motorista quando detectar o distanciamento da chave inteligente para o travamento automático das portas.
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É o mesmo MyLink que ganhou recentemente opção de projeção sem fio para aplicativos do smartphone via Android Auto e Apple Car Play. Olha que nem é preciso apertar qualquer botão, pois o comando de voz do carro funciona também para enviar mensagens pelo WhatsApp ou solicitar um trajeto pelo Waze.
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"Sem dúvida existe muita eletrônica também por trás de assistentes com determinado grau de autonomia, como o assistente automático de estacionamento, que faz o volante girar sozinho conforme a instrução de sensores pela carroceria. Vale ressaltar ainda que é necessária muita tecnologia para integrar o sistema de propulsão. Foi dessa forma que conseguimos entregar com o Onix o balanço entre o melhor desempenho com o menor consumo de combustível", completa Cabral Jr.

Recursos abrangentes

É a eletrônica que torna a vida do consumidor também mais prática e segura, principalmente quando estes sistemas conseguem ir além seja para atender as especificidades de cada tipo de público e a proposta do automóvel.
Novo Chevrolet Onix 2022 RS
Que tal um computador de bordo que seja capaz de calcular o percentual da vida útil do óleo do motor, como o da picape S10? Esta informação é extremamente relevante para quem utiliza o veículo como ferramenta de trabalho, onde o esforço feito é mais relevante do que a quilometragem percorrida em si.
Novo Chevrolet Onix 2022 RS
E se o seu veículo tivesse uma transmissão automática inteligente como a do Cruze, capaz de identificar mudanças no seu estilo de condução, variações de temperatura ambiente, pressão e do relevo do percurso para customizar os parâmetros dinâmicos de resposta do veículo?
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A atual tecnologia desenvolvida pela engenharia privilegia a integração entre os módulos eletrônicos do motor, da transmissão, do freio e do veículo como um todo, de modo a otimizar performance, economia de combustível, conforto e emissões.
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Além disso, se o carro começa a mudar de faixa, por distração do condutor, por exemplo, aparece um alerta e o assistente de permanência na faixa esterça levemente o volante para tentar devolver o veículo de volta ao rumo. Este é mais um dos itens avançados disponíveis para modelos Chevrolet e que necessitam de semicondutores.

21 Comentários

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  1. Chevrolet está sofrendo bastante por ser tecnológica e avançada!, Fiat e Volks é Lixo podem vender suas porcarias sem precisar de Melhor

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  2. Algo que todos já sabiam. O Onix deu um salto giga com essa nova geração. Tem equipamentos que a maioria dos concorrentes nem sonham. É claramente um produto superior ao Polo, Yaris e Argo.

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    1. Conserteza é Superior e é justo a Chevrolet Cobrar por isso

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  3. Aff...só se for na média. Claro que o Onix tem mais recursos que obsolescências como Argo. Mas o Polo é infinitamente mais avançado que o Onix.

    https://1.bp.blogspot.com/-C10LzYZWHbk/YIbXWyVcp8I/AAAAAAAAu-8/89imlbDRvo4Trr_cNX_XzR-zra85Bfr1ACLcBGAsYHQ/s2048/VW-Polo-2022.jpeg

    Polo tem injeção direta (usa chips), câmbio mais avançado, central multimídia com VW Play.

    https://1.bp.blogspot.com/-Ei2FL__5eXY/YL4wJ8Cx8dI/AAAAAAAAxU4/ZFls-65A_ZQRx0C_G-d4az3L4LyBy0UpACLcBGAsYHQ/s1920/VW-Polo_Virtus-2022.jpg

    Não dá para comparar. POlo tem muito mais chips e por isso sofre com a escassez mais que os outros.

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    1. Ainda bem que o Gol e o TrinCros não sofrem com isso, carros com pouca tecnologia e que vendem mais dentro da VW sem problema de falta de semicondutor.

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    2. Desculpa esfarrapadabpra justificar o fracasso do Polo.
      O Onix tem Park Assist, central com My Link, automático de seis marchas, vários recursos que necessitam de chips.
      É um carro tão tecnológico como o Polo, e simplesmente espancou o carrinho de brinquedo da VW em vendas, até quando está fora de produção vende mais.

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    3. POLO TRACK nem usa chips, em breve com escadas no teto KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

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    4. Se o Polo Track vier, vai ser um tiro no pé da VW, tirar o Gol que é o carro que sustenta a marca a um bom tempo, é burrada.
      Se ele vier vai ter: 2 airbags, motor 1.0 MPI, direção hidráulica, só câmbio manual de 5 velocidades, vidros elétricos nas 2 portas, ar condicionado, travas elétricas, varetinha para segurar a tampa do motor, sem manta acústica, sem regulagem de nada e uma suspensão elevada.
      O básico do básico pra tirar Gol, Fox e Up! (Esse que inclusive já saiu de linha).
      Polo Track: burrada completa, tirar o carro que mais vende? Pra mim é um erro.
      Gol: vai continuar vendendo MUITO bem (locadoras,frotas) e já é pelado o bastante, não precisa tirar mais nada do Goleta.

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  4. Nas palavras do proprio carlinhos entao visto q o Onix usa mais chips ele é muito superior aos outros inclusive ao Polo.

    FATOOOOOOOOOO

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    1. Conserteza é mais bonito e Superior além de Ser Chevtolet

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    2. Tem dirigibilidade muito mais prazerosa, é bem seguro desde a versão de entrada (6 airbags em todas as versões), é mais bonito, direção macia, a versão sedan é o carro mais econômico do Brasil segundo o Inmetro (Instituição que a Carlinha confia, pq lá polo é Hatch médio), e por fim, câmbio com trocas suaves (tanto o manual como o automático).
      Onix dá uma sapatada na cara do Polão.

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    3. Polinho é estranho parece um Gol um pouco Melhor

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    4. Inmetro é piada fala que Kwid é Suv e Polinho é médio kkkk

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    5. Sim.
      A Carlinha enche a boca pra dizer que o Polo é médio (claro que pra beneficiar o carrinho de brinquedo da VW). Mas quando saiu a matéria de que o Onix + era o carro mais econômico do Brasil segundo o Inmetro, ela esperneou e disse que o Inmetro era tendencioso.

      Mas as marcações do Inmetro são estranhas msm: Polo médio, Virtus médio. Estranho demais.

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  5. Já a FIAT e JEEP estão buscando, negociando e comprando os semicondutores diretamente via Avião em todas as fabricas desse material pelo mundo, não fica esperando o fornecedor entregar na montadora como a GM do Brasil. Dessa forma que a GM está operando no Brasil, o risco de a operação perder o sentido como foi a FORD no Brasil, está cada dia se concretizando quando a matriz analisar os números causado pelo grande prejuízo.

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  6. Fiat Argo é mais barato tem descontos enormes por 53 000 e Mobi completo por 44 000

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  7. Fiat Argo é mais barato tem descontos enormes por 53 000 e Mobi completo por 44 000

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    1. Fiat fez promoção de Argo por 54 990 mais chega lá com 53 000 que Conserteza você fecha

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  8. Então a Localiza vai tomar um tuxo pois está vendendo o 2020 por 56 mil com 30 mil km!

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