O Grupo Stellantis inaugura com o Fiat Pulse a nova plataforma MLA (Modular Architecture). Esta arquitetura inaugura, segundo a empresa, uma estrutura veicular completamente nova.
Fiat Pulse: SUV estreia nova plataforma MLA da Stellantis
A nova plataforma MLA foi toda desenvolvida pelo time de Engenharia América do Sul e faz sua estreia no novo SUV da Fiat - o Pulse. Completamente modular, ela será usada também nos novos lançamentos, além de poder atender aos veículos comerciais leves, e podendo adotar novos sistemas de powertrain.



No caso específico do novo SUV da Fiat, a plataforma MLA traz novas suspensões dianteira e traseira, sistema de direção específico para o modelo, opção de motores turbo e aspirado, novas transmissões, além de uma arquitetura elétrica com suporte a gestão inteligente do uso cada vez mais extenso da eletrônica, como a central multimídia de última geração e sistemas de auxílio à condução.
Fiat Pulse: SUV estreia nova plataforma MLA da Stellantis
A plataforma é literalmente a base para o DNA do carro. É a partir dela que se determina tecnicamente as opções de motorização, direção, suspensões e até as partes elétrica e eletrônica do automóvel. Por esses motivos, a plataforma resulta na performance do veículo de uma maneira geral, ou seja, é a plataforma que determina em grande parte os resultados de dirigibilidade do veículo, desde a segurança ativa e passiva, passando pelo conforto e até a estabilidade.
Fiat Pulse: SUV estreia nova plataforma MLA da Stellantis
Segundo o comunicado da Fiat, as plataformas atuais que dão origem aos carros produzidos em Betim são ainda muito competitivas. Por outro lado, a chegada do Progetto 363, o Pulse, exigiu uma nova plataforma, dada às novas exigências das características desse novo veículo.
Fiat Pulse: SUV estreia nova plataforma MLA da Stellantis
O desenvolvimento contou com "verdadeiro exército" de engenheiros e técnicos comandados no Brasil e também espalhados pelo mundo, em outros centros de Engenharia da Stellantis, iniciaram os estudos para a plataforma MLA. Entre técnicos, engenheiros, time de campo e fornecedores, mais de 200 pessoas foram envolvidas no projeto MLA. Só de cálculos e simulações foram mais de 5 mil horas que se somam a mais de 2 milhões de quilômetros de rodagem reais em estradas, pistas de testes de simuladores de chassis, que consumiram mais de 24 meses de trabalho e integração entre as várias áreas de engenharia, desenvolvimento e validação.
Fiat Pulse: SUV estreia nova plataforma MLA da Stellantis
Segundo a Fiat, a nova plataforma MLA alcança elevados padrões de segurança, dirigibilidade, rigidez torcional e qualidade construtiva, além de oferecer uma modularidade capaz de suportar não só os novos desafios que os veículos estarão sujeitos em um futuro próximo, mas também garantir a competitividade técnica dos próximos modelos que serão produzidos no Polo Automotivo Fiat, em Betim.

14 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Vai vender pra caramba! Esperem e verão...

    ResponderExcluir
  2. Plataforma nova? Me engana que eu gosto. Esta é a plataforma do Argo. As portas são exatamente a do Argo.

    https://3.bp.blogspot.com/-eo83AOr4ZK4/UrmXOMDyhFI/AAAAAAABOfE/leNjktnHzpc/s1600/Fiat-Punto-EVO-2014+(3).jpg

    Fiat inventou a "nova" plataforma que é a do Punto de 2007.

    ResponderExcluir
  3. Esse Pulse é concorrente do Tiggo 3X

    https://1.bp.blogspot.com/-CteHGRkrN44/YK6XcSK_U1I/AAAAAAAAwdk/MW4fBZcrx4ATPMczOIxIAJyQ_IWc1k1PACLcBGAsYHQ/s2048/Tiggo-3x-9.jpg

    Só que o Tiggo 3X tem motor turbo em todas as versões, projeto superior, e mais status.

    https://1.bp.blogspot.com/-Nn6195EwEGk/YK6Xu8PDjzI/AAAAAAAAwd0/KlfVuiRvGt0g2XQNSKe1s6MCt6HPsZOLQCLcBGAsYHQ/s2048/Tiggo-3x-3.jpg

    E será mais barato.

    ResponderExcluir
  4. O Crash-test feito antes do lançamento, daria mais credibilidade, mas a para a Fiat o que interessa são as vendas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Pra Fiat, pra JacsWagen, pra Mercedes, Toyota, Volvo, Porsche, GM, Ford, Lifan, Cherry, LR, BMW e outras. Não seja inocente.

      Excluir
    2. Acredito que qlqr indústria o mais importante é vender, quanto mais melhor

      Excluir
  5. Tem um Ótimo Custo benefício, O Melhor Custo benefício apesar de eu detestar Fiat

    ResponderExcluir
  6. Tem um Ótimo Custo benefício, O Melhor Custo benefício apesar de eu detestar Fiat

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Calma pessoal vamos deixar ele chegar e ver preço $ 80 mil..... aguardem.

    ResponderExcluir
  9. Eles querem vender porem o imposto é muito alto, não existe receita de bolo de casamento com massa preparada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem