O novo Porsche 911 GT3 2021, geração 992, é a versão esportiva do mito alemão, que chegou ao mercado em fevereiro de 2021, sendo precificado no Brasil a R$ 1.090.000, e é um dos últimos modelos esportivos vendidos com motor aspirado e transmissão manual.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
O Porsche GT3 oferece 510 cavalos de potência, e adota uma nova suspensão dianteira de duplo braço que melhora significativamente sua dirigibilidade. Ele conta ainda com aerodinâmica mais refinada que oferece até 150% mais aderência.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
O Porsche 911 GT3 2021 é o primeiro de três GT3s a ser produzido a partir da geração 992 do atual 911. Em breve, a Porsche lançará a versão 911 GT3 Touring, para quem deseja performance extrema, sem sem chamar tanta atenção. E, finalmente, o 911 GT3 RS, que será o modelo de mais alta performance.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
A Porsche mantém seu compromisso com o motor naturalmente aspirado nesta nova geração, embora as restrições ambientais tenham condicionado seu aprimoramento - ele produz apenas 10 cavalos a mais de potência do que o anterior. Ciente de que não poderia progredir muito nessa frente, a marca Stuttgart concentrou seus esforços na aerodinâmica e na suspensão para buscar um carro mais reativo e rápido na pista.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
Os resultados desses avanços mecânicos já foram vistos em Nürburgring, onde o novo 911 GT3 2021 bateu o tempo da geração anterior em 17 segundos e em 1,2s o do ainda atual 911 GT3 RS, que pertence à geração anterior. Sua volta, 6'55"2 na pista de 20,6 quilômetros e 6'59" 927 na pista de 20,8 quilômetros, foi obtida durante o desenvolvimento do carro sem a intervenção de um piloto especializado em quebrar recordes no Inferno Verde.

Design

O Porsche 911 GT3 2021 mede 4,57 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e 1,27 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,45 metros. A versão MT com transmissão manual pesa 1.418 quilos, enquanto o PDK automático pesa 1.435 quilos.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
Isso significa que é 1,1 cm mais comprido e 8 milímetros mais alto do que a geração anterior. Sua carroceria é mais larga. Sua distância entre eixos também é idêntica. Seu porta-malas de 132 litros tem um ganho de 7 litros sobre o anterior. Apesar das maiores dimensões, ele pesa apenas 5 quilos a mais - tanto manual quanto automático.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
A nova suspensão dianteira double wishbone, que substitui o MacPherson, deriva do conceito usado no 911 RSR. É uma novidade absoluta num GT3 de rua, pois até agora esta solução estava reservada apenas para modelos de competição.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
Combinada com pneus mais largos com mais superfície de contato, a nova suspensão abre um novo nível de precisão e diribilidade. Um modelo mais rápido precisa de freios maiores, então os discos dianteiros vão de 380 a 408 milímetros. Os traseiros ficam em 380 milímetros.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
O 911 GT3 2021 gera 50% mais downforce do que seu antecessor, embora a 200 quilômetros / hora e com o modo mais esportivo essa porcentagem atinja 150%. O coeficiente Cx só sobe de 0,33 para 0,34. Mesmo assim, a marca destaca que o ganho em dirigibilidade vem principalmente da suspensão dianteira.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
À primeira vista, o spoiler traseiro é uma das diferenças mais óbvias. Ele pode ser ajustado em quatro níveis de inclinação que variam de 0 a 7 graus.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
O peso - 1.418 quilos com transmissão manual, 1.435 com automática - tem sido uma obsessão dos engenheiros da Porsche. O novo 911 GT3 ganha apenas 5 quilos apesar de ser maior. As reduções vão do vidro ao aço do escapamento, passando por uma bateria 10 quilos mais leve. O composto do capô, spoiler e spoiler agora tem mais fibra de carbono - e o teto está disponível como uma opção em fibra de carbono puro.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
As rodas traseiras, também orientáveis, giram no máximo 2 graus dependendo da velocidade para aumentar a estabilidade nas curvas. Eles também viram durante uma manobra de estacionamento para auxiliar o motorista.

Interior
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
Opcionalmente, mas sem custo adicionais, pode-se solicitar o pacote Clubsport, que inclui uma gaiola de cabine, cintos de segurança de seis pontos para o assento do motorista, um extintor de incêndio manual e um comando para desligar a bateria.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
O interior do 911 GT3 2021 é contínuo em relação aos conceitos introduzidos na geração 992 do Porsche 911, embora proponha um modo de exibição específico para pistar que permite que o painel de instrumentos seja 'limpo' e só mostre o que é essencial.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
São eles: pressão dos pneus, pressão e temperatura do óleo, nível de combustível, pressão da água e assistente visual para trocar as marchas no melhor momento. O painel é dominado por um cronógrafo de titânio exclusivo assinado pela Porsche Design.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance


Mecânica

O Porsche 911 GT3 2021 tem um motor boxer de seis cilindros a gasolina de 4.0L, que entrega 510 cavalos com um torque máximo de 470 Newton metros, embora a Porsche admita que foram conservadores na homologação e que o carro está provavelmente mais próximo dos 520 cavalos. Atinge 9.000 RPM. Isso é 10 cavalos de potência e 10 Newton metros a mais do que a geração anterior.

Como o anterior 911 GT3, é oferecido com uma transmissão manual de seis velocidades –911 GT3 MT– ou com uma transmissão automática de sete velocidades –911 GT3 PDK–. A segunda opção pesa 17 quilos a mais que a primeira, embora seu sistema PDK ainda seja 18 quilos mais leve que o do Carrera.

A versão manual chega a 320 quilômetros/hora e acelera de 0 a 100 em 3,9 segundos, replicando os números da versão anterior. O automático fica em 318 km/h e vai de 0 a 100 em 3,4 segundos, igualando a geração do último 911 GT3.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
O consumo do 911 GT3 com transmissão manual é de 7,5 Km/l, enquanto o automático registra 8 km/l.
Porsche 911 GT3 2021: fotos, preço, consumo e performance
A Porsche informa que 45% dos seus clientes preferem a versão manual e que 55% preferem a automática. Este último inclui seletores de troca de marchas no volante, para que o motorista ainda possa controlar manualmente a transmissão sempre que quiser.

10 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Motor aspirado? Transição manual? Esperakdo para ver as críticas dos lambe salsichas da vw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk essa foi boa demais. Tbm quero ver.

      Excluir
    2. Curto todas as marcas alemã e pra mim, a Porsche é a marca mais competente que existe.

      Excluir
  2. kkkk, tb fiquei curioso pra ver as criticas agora, mais os " lambe salsichas " da volks foi a melhor, rsrs

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa é uma marca fazer esportivo com câmbio manual (como a Ford com o Focus ST e RS) e motor aspirado, como a Hyundai, porque não tem competência para fazer um turbo e um câmbio automático que seja melhor que um manual. Isso se chama INCOMPETÊNCIA.

    O caso da Porsche é o inverso. É excesso de COMPETÊNCIA, e isso fica claro no fato de que a Porsche oferece motor turbo e o melhor câmbio automático do planeta, o PDK. Excesso de competência porque ela consegue até mesmo oferecer opções irracionais, sob a ótica da engenharia, mas viáveis empresarialmente. Então, parabéns ao Grupo Volkswagen e à Porsche!

    ResponderExcluir
  4. Aí sim! Porsche PORSCHE mesmo, com motor de Porsche, sem essa frescura de motor elétrico, tara sexual dos eco-histéricos, he, he!

    ResponderExcluir
  5. Se é Porsche é do Grupo VW, se é do Grupo VW, vc conhece, vc confia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem