A Caoa Chery incluiu o CAOA CHERY Arrizo 5e, primeiro sedan com motorização 100% elétrica a ser oferecido no Brasil, no Projeto HabITAS, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. O veículo ficará alocado na Casa Niemeyer, projetada na década de 1950 pelo arquiteto mais reconhecido do país, e localizada no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Reformada e reestruturada para ser uma residência inteligente, a Casa Niemeyer, será monitorada por três anos a fim de compilar informações detalhadas sobre a viabilidade e acessibilidade de uma residência sustentável e o Arrizo 5e ajudará nesta missão.
Caoa Chery Arrizo 5e integra projeto de sustentabilidade do ITA
A utilização do modelo da CAOA CHERY neste período de experimento permitirá ao Projeto colher informações relevantes para a sociedade sobre o impacto da utilização de um veículo elétrico no dia a dia de uma residência, reforçando o compromisso da marca com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. A Casa Niemeyer conta com um ponto de carregamento na garagem o que tornará possível medir, por exemplo, qual o consumo de energia elétrica para o carregamento do carro, o quanto uma casa sustentável é auto suficiente para o carregamento desse tipo de veículo, dentre outras informações.
Caoa Chery Arrizo 5e integra projeto de sustentabilidade do ITA
Além do estudo voltado para a mobilidade, a Casa Niemeyer também vai obter informações sobre os hábitos de consumo residenciais com o monitoramento do uso de água e energia elétrica. Os dados captados serão utilizados para a criação de algoritmos que trarão indicações como o horário em que o uso dos equipamentos otimiza a geração e o consumo de energia elétrica.
Caoa Chery Arrizo 5e integra projeto de sustentabilidade do ITA
De acordo com Henrique Sampaio, gerente de marketing da CAOA CHERY, a participação no projeto tem como objetivo ampliar a cultura do carro elétrico no Brasil. “Acreditamos que os veículos elétricos terão um papel importante na transição para o uso de fontes de energia limpa em um modelo de mobilidade mais inteligente e eficiente. Iniciativas como essa são fundamentais para que novas matrizes energéticas sejam disseminadas”, afirma. “A CAOA CHERY, como uma das marcas que mais cresce no mercado automotivo brasileiro, tem o compromisso de entregar ao consumidor nacional o que há de mais avançado em termos de tecnologia. O lançamento do Arrizo 5e foi um marco em nossa história e agora, passa a colaborar com toda a sociedade pelo Projeto HabITAS”, afirma.

Para o professor Wilson Cabral, coordenador do Projeto HabITAS, o estudo de aspectos da mobilidade elétrica, possível a partir do uso do sedan Arrizo 5e como único veículo a servir a residência, permitirá analisar o alcance e escopo dos veículos elétricos no cotidiano, além de gerar informações sobre economia e redução de emissão de gases de efeito estufa, elementos importantes para a sustentabilidade. Os dados e informações gerados serão objeto de estudo e pesquisa de graduação e pós-graduação no ITA, com ampla divulgação para a sociedade.

Arrizo 5e

Primeiro sedan com motorização 100% elétrica oferecido no País, o CAOA CHERY Arrizo 5e é o único carro produzido em série no Brasil a dispor de uma versão elétrica. Importado da China, o veículo tem baterias de íons de lítio com capacidade de carga de 53,5 kWh. Com isso sua autonomia chega a 322 quilômetros (conforme norma INMETRO – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), auxiliada ainda por um sistema de regeneração de energia (ERE - Energy Recovery) que atua com sete diferentes níveis, sendo quatro padrões e três adicionais.
Caoa Chery Arrizo 5e integra projeto de sustentabilidade do ITA
O tempo estimado de carregamento das baterias é de até uma hora em sistema de carga rápida (eletropostos), de até oito horas em sistema Wall Box e de até vinte horas com cabo emergencial em tomada de três pinos.



A potência do Arrizo 5e é de 90 kW, equivalente a 122 cv. O torque é de 276 Nm, ou 28,1 kgfm. Como comparação a versão do Arrizo 5 com motor a combustão, 1,5 l turbo Flex, tem 150 cv e 190 Nm / 19,4 kgfm, respectivamente. A velocidade máxima do Arrizo 5e é de 152 km/h.

Sobre o Projeto HabITAS
Caoa Chery Arrizo 5e integra projeto de sustentabilidade do ITA
Criado a partir da comunidade acadêmica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Projeto HabITAS tem como finalidade contribuir para uma melhor compreensão de técnicas, métodos e tecnologias sustentáveis no âmbito da administração pública, estabelecendo um novo sistema a ser adotado nas reformas e novos projetos de edificações públicas. Contempla a reforma de duas edificações do campus do DCTA, em São José dos Campos (SP). A primeira parte compreende uma reforma de prédio residencial (projetado por Oscar Niemeyer) com certificação AQUA-HQE. A segunda visa uma mudança da destinação de uma edificação no campus para uma Casa de Cultura & Sustentabilidade, com certificação Living Building Challenge.

10 Comentários

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  1. Xing-ling infecto e elétrico. Vai vender como água no deserto. Só que não, he, he, he!

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  2. Elétrico nunca serão referência no Brasil, o custo da energia elétrica é altíssimo, na China onde o custo de energia é bem ínfimo na comparação com o mundo, custa em torno de 100 reais para recarregar um carrinho como o Wuling Mini EV, isso possibilita uma autonomia de 170km, agora traga para o Brasil um carro como este que para recarregar deve custar muito mais, arrisco dizer o dobro de um wuling Mini EV, vai ficar caro e terá uma autonomia não muito expressiva.

    Melhor aprimorar o Etanol junto com o GNV, este último deveria ser incentivado no Brasil, a própria VW oferece o UP! a gás original de fábrica na alemanha.

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    1. Assista ao vídeo antes de falar o que não sabe.
      https://youtu.be/L3cZQBw41Ro

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    2. https://www.youtube.com/watch?v=L3cZQBw41Ro

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