O
mercado motociclistico brasileiro registrou 57.198 motos emplacadas em fevereiro de 2021, com dados preliminares de fechamento, o que representa uma retração de 33,2% sobre
janeiro de 2021. Essa retração de mercado parece decorrer do agravamento da pandemia da COVID-19 em Manaus - local de produção da maior parte das motos fabricadas no Brasil.
O mês de janeiro teve 20 dias úteis, enquanto fevereiro se apresenta com 19 dias úteis, o que explica também o menor volume, mas a média de vendas por dia útil também caiu - 29,6% - o que reafirma a retração de mercado, provavelmente por restrições no lado da oferta.
A liderança de mercado no mês ficou com a Honda, com 71,6%, seguida da também japonesa Yamaha, em crescimento, com 20,7%.
A alemã
BMW Motorrad reassumiu (confirmando o indicativo) a 3ª colocação no final do mês ao atingir 1,3% - mesmo percentual da chinesa Shineray, porém numericamente à frente.
No acumulado do ano, a liderança é da Honda, com 74,59%, seguida da Yamaha, com 19,14%, e Shinerey com 1.07%.
Ranking - montadoras mais vendidas - fevereiro de 2021
Rank | Marca | Fevereiro | Acumulado |
| Vendas | Share | Vendas | Share |
| 1 | Honda | 40.970 | 71,6% | 106.487 | 74,59% |
| 2 | Yamaha | 11.849 | 20,7% | 27.332 | 19,14% |
| 3 | Shineray | 762 | 1,3% | 1.533 | 1,07% |
| 4 | BMW | 768 | 1,3% | 1.495 | 1,05% |
| 5 | Haojue | 702 | 1,2% | 1.346 | 0,94% |
| 6 | Kawasaki | 559 | 1,0% | 1.190 | 0,83% |
| 7 | DAFRA | 340 | 0,6% | 730 | 0,51% |
| 8 | Royal Enfield | 300 | 0,5% | 609 | 0,43% |
| 9 | TRIUMPH | 209 | 0,4% | 488 | 0,34% |
| 10 | Avelloz | 192 | 0,3% | 366 | 0,26% |
| 11 | H.Davidson | 99 | 0,2% | 229 | 0,16% |
| 12 | Suzuki | 101 | 0,2% | 217 | 0,15% |
| 13 | Ducati | 62 | 0,1% | 128 | 0,09% |
| 14 | Voltz | 53 | 0,1% | 107 | 0,07% |
| 15 | Sousa | 35 | 0,1% | 76 | 0,05% |
| 16 | ATMAN | 42 | 0,1% | 75 | 0,05% |
| 17 | KTM | 26 | 0,0% | 62 | 0,04% |
| 18 | Traxx | 21 | 0,0% | 58 | 0,04% |
| 19 | KYMCO | 25 | 0,0% | 55 | 0,04% |
| 20 | WUYANG | 25 | 0,0% | 47 | 0,03% |
| 21 | Bull | 18 | 0,0% | 37 | 0,03% |
| 22 | Aprilia | 10 | 0,0% | 26 | 0,02% |
| 23 | JIANSHE | 4 | 0,0% | 12 | 0,01% |
| 24 | BRAVAX | 7 | 0,0% | 12 | 0,01% |
| 25 | Sundown | 3 | 0,0% | 11 | 0,01% |
| 26 | KASINSKI | 4 | 0,0% | 9 | 0,01% |
| 27 | BRP | 1 | 0,0% | 5 | 0,00% |
| 28 | RIGUET | 3 | 0,0% | 5 | 0,00% |
| 29 | Flash | 0 | 0,0% | 2 | 0,00% |
| 30 | FYM | 1 | 0,0% | 2 | 0,00% |
| 31 | WONJAN | 0 | 0,0% | 1 | 0,00% |
Ranking - motocicletas mais vendidas - fevereiro de 2021
| Médias diárias | 4.279 | 3.010 | -29,6% | 3.859 |
| Totais | 85.572 | 57.198 | -33,2% | 142.770 |
| Rank | Modelo | Jan | Fev | Δ Fv/Jn | ytd |
| 1 | HONDA/CG 160 | 25.011 | 14.805 | -40,8% | 39.816 |
| 2 | HONDA/BIZ | 12.335 | 7.288 | -40,9% | 19.623 |
| 3 | HONDA/POP 110I | 6.836 | 5.506 | -19,5% | 12.342 |
| 4 | HONDA/NXR160 | 9.012 | 5.411 | -40,0% | 14.423 |
| 5 | YAMAHA/FAZER 250 | 2.542 | 1.977 | -22,2% | 4.519 |
| 6 | HONDA/PCX 150 | 2.513 | 1.595 | -36,5% | 4.108 |
| 7 | YAMAHA/YBR 150 | 2.012 | 1.491 | -25,9% | 3.503 |
| 8 | YAMAHA/XTZ150 | 2.311 | 1.445 | -37,5% | 3.756 |
| 9 | YAMAHA/NMAX | 2.348 | 1.364 | -41,9% | 3.712 |
| 10 | HONDA/XRE 300 | 1.603 | 1.364 | -14,9% | 2.967 |
| 11 | YAMAHA/XTZ 250 | 1.517 | 1.362 | -10,2% | 2.879 |
| 12 | HONDA/XRE 190 | 1.731 | 1.284 | -25,8% | 3.015 |
| 13 | HONDA/CB 250F TWISTER | 2.591 | 1.265 | -51,2% | 3.856 |
| 14 | YAMAHA/NEO 125 | 1.066 | 1.017 | -4,6% | 2.083 |
| 15 | YAMAHA/YS150 FAZER | 1.117 | 1.006 | -9,9% | 2.123 |
| 16 | HONDA/ELITE 125 | 1.570 | 954 | -39,2% | 2.524 |
| 17 | YAMAHA/YBR 125 | 797 | 680 | -14,7% | 1.477 |
| 18 | YAMAHA/MT03 | 754 | 667 | -11,5% | 1.421 |
| 19 | SHINERAY/XY 50 | 637 | 588 | -7,7% | 1.225 |
| 20 | YAMAHA/XMAX 250 | 575 | 412 | -28,3% | 987 |
| 21 | HAOJUE/DK150 | 278 | 377 | 35,6% | 655 |
| 22 | HONDA/SH 150 | 430 | 374 | -13,0% | 804 |
| 23 | HONDA/ADV 150 | 474 | 371 | -21,7% | 845 |
| 24 | BMW/R1250GS | 270 | 289 | 7,0% | 559 |
| 25 | HONDA/CB 500 | 507 | 237 | -53,3% | 744 |
| 26 | AVELLOZ/AZ1 | 174 | 192 | 10,3% | 366 |
| 27 | BMW/G310 GS | 176 | 186 | 5,7% | 362 |
| 28 | HAOJUE/CHOPPER | 180 | 174 | -3,3% | 354 |
| 29 | SHINERAY/XY 125 | 130 | 167 | 28,5% | 297 |
| 30 | BMW/F850 GS | 160 | 158 | -1,3% | 318 |
| 31 | YAMAHA/YZF R3 | 162 | 149 | -8,0% | 311 |
| 32 | ROYAL ENFIELD/INTERCEPTOR | 130 | 142 | 9,2% | 272 |
| 33 | YAMAHA/MT09 | 136 | 124 | -8,8% | 260 |
| 34 | KAWASAKI/NINJA 400 | 100 | 122 | 22,0% | 222 |
| 35 | YAMAHA/MT07 | 110 | 119 | 8,2% | 229 |
| 36 | DAFRA/NH 190 | 116 | 114 | -1,7% | 230 |
| 37 | ROYAL ENFIELD/HIMALAYA | 130 | 111 | -14,6% | 241 |
| 38 | TRIUMPH/TIGER 900 | 106 | 104 | -1,9% | 210 |
| 39 | HONDA/CB 650 | 217 | 101 | -53,5% | 318 |
| 40 | KAWASAKI/Z400 | 114 | 101 | -11,4% | 215 |
| 41 | HONDA/NC 750X | 197 | 95 | -51,8% | 292 |
| 42 | DAFRA/CITYCOM 300I | 94 | 78 | -17,0% | 172 |
| 43 | DAFRA/APACHE 200 | 48 | 66 | 37,5% | 114 |
| 44 | KAWASAKI/Z900 | 96 | 61 | -36,5% | 157 |
| 45 | HONDA/POP 100 | 62 | 60 | -3,2% | 122 |
| 46 | BMW/S1000 RR | 66 | 59 | -10,6% | 125 |
| 47 | HAOJUE/LINDY 125 | 61 | 55 | -9,8% | 116 |
| 48 | HONDA/CG 125 | 58 | 55 | -5,2% | 113 |
| 49 | KAWASAKI/VULCANS | 18 | 54 | 200,0% | 72 |
| 50 | AIMA/EV01 | 54 | 53 | -1,9% | 107 |
| 51 | HONDA/CB 1000R | 62 | 50 | -19,4% | 112 |
| 52 | KAWASAKI/VERSYS 300 | 68 | 47 | -30,9% | 115 |
| 53 | HONDA/CG150 | 52 | 47 | -9,6% | 99 |
| 54 | ROYAL ENFIELD/CONTINENTAL GT | 49 | 47 | -4,1% | 96 |
| 55 | DAFRA/MAXSYM 400I | 44 | 47 | 6,8% | 91 |
| 56 | ATMAN/FALCON | 33 | 42 | 27,3% | 75 |
| 57 | SUZUKI/GSX-S750 | 40 | 40 | 0,0% | 80 |
| 58 | HAOJUE/VR 150 | 26 | 39 | 50,0% | 65 |
| 59 | BMW/F750 GS | 29 | 38 | 31,0% | 67 |
| 60 | KAWASAKI/Z1000 | 33 | 36 | 9,1% | 69 |
| 61 | HONDA/SH 300i | 122 | 34 | -72,1% | 156 |
| 62 | KAWASAKI/VERSYS | 59 | 33 | -44,1% | 92 |
| 63 | KAWASAKI/Z650 | 39 | 32 | -17,9% | 71 |
| 64 | BMW/G310R | 21 | 31 | 47,6% | 52 |
| 65 | SUZUKI/VSTROM650 | 27 | 26 | -3,7% | 53 |
| 66 | WUYANG/WY48Q2 | 22 | 25 | 13,6% | 47 |
| 67 | SOUSA/AS 110 | 20 | 25 | 25,0% | 45 |
| 68 | DUCATI/PANIGALE V4 | 9 | 22 | 144,4% | 31 |
| 69 | KAWASAKI/NINJA ZX6 | 44 | 21 | -52,3% | 65 |
| 70 | HONDA/X-ADV 750 | 24 | 20 | -16,7% | 44 |
| 71 | KTM/390 DUKE | 21 | 20 | -4,8% | 41 |
| 72 | HAOJUE/DR160 | 59 | 19 | -67,8% | 78 |
| 73 | HAOJUE/LINDYQ | 27 | 19 | -29,6% | 46 |
| 74 | HAOJUE/NEX | 13 | 19 | 46,2% | 32 |
| 75 | DAFRA/HORIZON 150 | 65 | 18 | -72,3% | 83 |
| 76 | TRAXX/JL50 | 36 | 18 | -50,0% | 54 |
| 77 | TRIUMPH/SPEED TWIN | 20 | 18 | -10,0% | 38 |
| 78 | KAWASAKI/NINJA 650 | 21 | 17 | -19,0% | 38 |
| 79 | KAWASAKI/VERSYS 1000 | 10 | 17 | 70,0% | 27 |
| 80 | H.DAVIDSON/FL FB | 27 | 16 | -40,7% | 43 |
| 81 | TRIUMPH/ROCKET | 2 | 16 | 700,0% | 18 |
| 82 | TRIUMPH/TIGER 1200 | 40 | 15 | -62,5% | 55 |
| 83 | KAWASAKI/NINJA ZX10 | 26 | 15 | -42,3% | 41 |
| 84 | YAMAHA/TENERE 1200 | 20 | 15 | -25,0% | 35 |
| 85 | HONDA/NXR150 | 12 | 15 | 25,0% | 27 |
| 86 | TRIUMPH/STREET TRIPLE | 23 | 14 | -39,1% | 37 |
| 87 | TRIUMPH/BOBBER | 19 | 14 | -26,3% | 33 |
| 88 | BULL/KRC50 | 16 | 14 | -12,5% | 30 |
| 89 | H.DAVIDSON/FLHTK | 22 | 13 | -40,9% | 35 |
| 90 | YAMAHA/T115 CRYPTON | 11 | 12 | 9,1% | 23 |
| 91 | TRIUMPH/STREET TWIN | 21 | 11 | -47,6% | 32 |
| 92 | H.DAVIDSON/FL SB | 16 | 11 | -31,3% | 27 |
| 93 | KYMCO/AGILITY 16 200 | 15 | 11 | -26,7% | 26 |
| 94 | HONDA/CRF 1000L | 52 | 10 | -80,8% | 62 |
| 95 | SOUSA/AS 150 STREET | 21 | 10 | -52,4% | 31 |
| 96 | DUCATI/MTS 1260 | 21 | 10 | -52,4% | 31 |
| 97 | APRILIA/CLASSIC | 16 | 10 | -37,5% | 26 |
| 98 | H.DAVIDSON/FL FBS | 11 | 10 | -9,1% | 21 |
| 99 | DAFRA/ZIG 50 | 16 | 9 | -43,8% | 25 |
| 100 | SUZUKI/GSX S1000A | 14 | 9 | -35,7% | 23 |
| 101 | KYMCO/DOWNTOWN 300I | 13 | 9 | -30,8% | 22 |
| 102 | TRIUMPH/STREET SCRAMBLER | 24 | 8 | -66,7% | 32 |
| 103 | SUZUKI/VSTROM1000 | 14 | 8 | -42,9% | 22 |
| 104 | H.DAVIDSON/XL 883 | 14 | 7 | -50,0% | 21 |
| 105 | DUCATI/XDIAVEL | 14 | 7 | -50,0% | 21 |
| 106 | BRAVAX/BX50CC | 5 | 7 | 40,0% | 12 |
| 107 | SHINERAY/XY 150 | 2 | 7 | 250,0% | 9 |
| 108 | KTM/200 DUKE | 15 | 6 | -60,0% | 21 |
| 109 | DUCATI/MONSTER 797 | 10 | 6 | -40,0% | 16 |
| 110 | H.DAVIDSON/FX FBS | 8 | 6 | -25,0% | 14 |
| 111 | H.DAVIDSON/FLHX | 4 | 6 | 50,0% | 10 |
| 112 | DUCATI/MULTISTRADA 950 | 4 | 6 | 50,0% | 10 |
| 113 | BMW/S1000R | 4 | 6 | 50,0% | 10 |
| 114 | SUZUKI/GSX 1300 | - | 6 | - | 6 |
| 115 | DUCATI/MONSTER 1200 | - | 6 | - | 6 |
| 116 | TRIUMPH/BONNEVILLE | 13 | 5 | -61,5% | 18 |
| 117 | H.DAVIDSON/FXFB | 6 | 5 | -16,7% | 11 |
| 118 | H.DAVIDSON/FL TRK | 3 | 5 | 66,7% | 8 |
| 119 | SUZUKI/GSX S1000FA | 3 | 5 | 66,7% | 8 |
| 120 | HONDA/CB 300R | 2 | 5 | 150,0% | 7 |
| 121 | KYMCO/PEOPLE GT300 | 2 | 5 | 150,0% | 7 |
| 122 | H.DAVIDSON/FLH RXS | 2 | 5 | 150,0% | 7 |
| 123 | JIANSHE/JBR 125 | 8 | 4 | -50,0% | 12 |
| 124 | DUCATI/DIAVEL | 8 | 4 | -50,0% | 12 |
| 125 | HONDA/CARGO 150 | 4 | 4 | 0,0% | 8 |
| 126 | YAMAHA/XTZ 125 | 2 | 4 | 100,0% | 6 |
| 127 | HONDA/LEAD 110 | 2 | 4 | 100,0% | 6 |
| 128 | H.DAVIDSON/FL DE | 1 | 4 | 300,0% | 5 |
| 129 | TRIUMPH/TIGER 800 | 11 | 3 | -72,7% | 14 |
| 130 | SUZUKI/GSXR1000 | 4 | 3 | -25,0% | 7 |
| 131 | H.DAVIDSON/XL 1200 | 4 | 3 | -25,0% | 7 |
| 132 | KASINSKI/SOFT | 4 | 3 | -25,0% | 7 |
| 133 | H.DAVIDSON/FLT | 4 | 3 | -25,0% | 7 |
| 134 | H.DAVIDSON/FXDRS | 3 | 3 | 0,0% | 6 |
| 135 | RIGUET/TRC 01 | 2 | 3 | 50,0% | 5 |
| 136 | BULL/LIV 125 | - | 3 | - | 3 |
| 137 | HONDA/C100 | 13 | 2 | -84,6% | 15 |
| 138 | HONDA/NXR125 | 6 | 2 | -66,7% | 8 |
| 139 | SUNDOWN/FUTURE | 4 | 2 | -50,0% | 6 |
| 140 | H.DAVIDSON/FX BRS | 4 | 2 | -50,0% | 6 |
| 141 | KAWASAKI/ZX | 3 | 2 | -33,3% | 5 |
| 142 | HONDA/GOLDWING | 3 | 2 | -33,3% | 5 |
| 143 | HONDA/GOLDWING GL 1800 | 2 | 2 | 0,0% | 4 |
| 144 | YAMAHA/NEO AT115 | 2 | 2 | 0,0% | 4 |
| 145 | DAFRA/SUPER 50 | 2 | 2 | 0,0% | 4 |
| 146 | TRAXX/JH250 | 1 | 2 | 100,0% | 3 |
| 147 | HONDA/XLR 125 | - | 2 | - | 2 |
| 148 | HONDA/KATUNY | 6 | 1 | -83,3% | 7 |
| 149 | SUZUKI/EN125 | 4 | 1 | -75,0% | 5 |
| 150 | BRP/SPYDER | 4 | 1 | -75,0% | 5 |
| 151 | DAFRA/SPEED 150 | 2 | 1 | -50,0% | 3 |
| 152 | DAFRA/SMART 125 | 2 | 1 | -50,0% | 3 |
| 153 | SUZUKI/BURGMAN 125 | 2 | 1 | -50,0% | 3 |
| 154 | HONDA/CBR 650F | 2 | 1 | -50,0% | 3 |
| 155 | DAFRA/APACHE | 1 | 1 | 0,0% | 2 |
| 156 | HONDA/CBR 1000 | 1 | 1 | 0,0% | 2 |
| 157 | HONDA/CB600 | 1 | 1 | 0,0% | 2 |
| 158 | BMW/K 1600 | 1 | 1 | 0,0% | 2 |
| 159 | SUZUKI/GSR 125 | 1 | 1 | 0,0% | 2 |
| 160 | TRAXX/JH125 | - | 1 | - | 1 |
| 161 | HONDA/SHADOW 750 | - | 1 | - | 1 |
| 162 | YAMAHA/XT 600 | - | 1 | - | 1 |
| 163 | CARVER/ONE | - | 1 | - | 1 |
| 164 | ALBERTIM/TRICICLO | - | 1 | - | 1 |
| 165 | YAMAHA/XT 660 | - | 1 | - | 1 |
| 166 | SUNDOWN/BLADE | - | 1 | - | 1 |
| 167 | TRIUMPH/THRUSTON | - | 1 | - | 1 |
| 168 | FYM/FY 125 | - | 1 | - | 1 |
| 169 | DAFRA/SUPER 100 | - | 1 | - | 1 |
| 170 | KAHENA/KAHENA 125 | - | 1 | - | 1 |
| 171 | SUZUKI/GSX 650 | - | 1 | - | 1 |
| 172 | YAMAHA/XJ6 | - | 1 | - | 1 |
| 173 | KASINSKI/COMET 150 | - | 1 | - | 1 |
| 174 | DAFRA/RIVA 150 | - | 1 | - | 1 |
| 175 | AUGURI/SR150 | - | 1 | - | 1 |
| 176 | KAWASAKI/Z800 | - | 1 | - | 1 |
| 177 | MOTOCAR/MCA200 | - | 1 | - | 1 |
| 178 | MOTOCAR/MCF200 | - | 1 | - | 1 |
| 179 | HONDA/CBR 500R | - | 1 | - | 1 |
| 180 | DUCATI/1299 PANIGALE | - | 1 | - | 1 |
| 181 | BULL/NOW 125 | - | 1 | - | 1 |
| 182 | HAOBAO/HB50 | - | 1 | - | 1 |
| 183 | DAFRA/NEXT 300 | - | 1 | - | 1 |
Veja mais
rankings de motos e marcas mais vendidas clicando aqui.
Se fosse pela turma do "fique em casa" tinha caído muito mais.
ResponderExcluir#FechandacomJairate2026
O mercado fazendo jus ao esforço de qualidade da Yamaha, que vem se destacando e já tem mais de 20% no Brasil. A Honda tem bons produtos, mas deitou sobre os louros, e a Yamaha, aproveitando a oportunidade, foi para cima!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.