A marca de luxo da General Motors, a Cadillac, revelou seu crossover elétrico Lyriq na quinta-feira. O Lyriq será o primeiro de muitos modelos elétricos da montadora, destinados a transformar o Cadillac no final da década em uma marca basicamente totalmente elétrica. E pode ser uma parcela significativa da meta da GM produzir 1 milhão de veículos elétricos por ano até 2025.

Cadillac Lyric: SUV elétrico

Com a revelação, a GM confirmou o lançamento do Lyric no no final de 2022. A Cadillac ainda não confirmou onde será fabricado e se afastou das observações anteriores de que poderia estar à venda no início de 2022 para a China.

Cadillac Lyric: SUV elétrico

Fundamentalmente, o Lyriq é um desenvolvimento adicional baseado nas representações mostradas pela Cadillac em janeiro de 2019 no salão do automóvel de Detroit. A Cadillac chamou o Lyriq de "show car"; algo mais próximo da produção do que um carro-conceito, mas não exatamente um protótipo. A marca confirmou que o veículo revelado reflete cerca de 80% a 85% do veículo de produção final.

Cadillac Lyric: SUV elétrico

A GM também divulgou vários detalhes sobre o veículo ligado à produção, que permanece a mais de dois anos. Embora seja construído sobre o layout da arquitetura BEV da GM e da estratégia de propulsão de Ultium - provavelmente com as novas células de grande formato da LG Chem, o projeto tira vantagem do que foi aprendido com o Bolt e Volt e todos os nossos programas anteriores de carros elétricos da marca.

Cadillac Lyric: SUV elétrico

O Lyriq aproveitará as vantagens de um layout de veículo elétrico para oferecer melhor dirigibilidade que qualquer outro carro da montadora. Ele terá um centro de gravidade muito baixo, devido à bateria montada na parte inferior, e terá uma distribuição de peso 50/50 quase perfeita na forma de tração integral com motor duplo, confirmou a GM, o que sugere que a distribuição de peso será ser um pouco inclinado para trás nas versões com tração traseira.

Cadillac Lyric: SUV elétrico

A Cadillac ainda não divulgou as especificações de desempenho ou a capacidade específica da bateria do pacote usado no Lyriq, mas afirma que oferecerá "além de 300 milhas" (480 Km) de alcance da EPA e a bateria terá aproximadamente 100 kwh.

Cadillac Lyric: SUV elétrico

Com o carregamento rápido de 150 kW DC já anunciado, espere que seus tempos de viagem sejam praticamente iguais aos do Ford Mustang Mach-E - nas proximidades de 30 minutos por uma taxa de 80%. A Cadillac disse que oferecerá carregamento CA de até 19 kw, o que poderia oferecer carregamento doméstico em apenas algumas horas. Enquanto a GM não detalhou como esse sistema, que pode exigir um circuito de 100 A, a possibilidade ofereceria a versatilidade que os proprietários desejassem.

Cadillac Lyric: SUV elétrico

A estética do Lyriq mostra uma nova face para o Cadillac - com elementos de tubulação de luz apontando para dentro e exibindo o primeiro uso em um Cadillac moderno com um design de farol vertical. No momento em que os crossovers seguem duas rotas de design - entre versões mais robustas e mais quadradas e “cupês” curvos, de teto cônico - o Lyriq segue um caminho intermediário. A iluminação vertical, combinada com uma faixa proporcionalmente larga e enormes rodas de 23 polegadas, confere ao Lyriq uma posição superior.

Cadillac Lyric: SUV elétrico

Uma tela de toque LED angular e curvada de 33 polegadas fica no topo do painel, com um layout horizontal. Seu posicionamento reflete o arco no qual o motorista pode alcançar confortavelmente a tela. Há detalhes como uma porta em console central e uma bandeja tipo joia na parte inferior da pilha central.

Cadillac Lyric: SUV elétrico

Cadillac também disse que o Lyriq receberá “a versão mais recente do Super Cruise”, o sistema de assistência ao motorista da GM com uma variedade de recursos, incluindo alterações automatizadas de faixa em uma rede de 200.000 rodovias de acesso limitado mapeadas no sistema.

Cadillac Lyric: SUV elétrico

O Lyriq também oferecerá um recurso que a GM até agora chama apenas de "estacionamento remoto supervisionado" que permite estacionamento paralelo ou perpendicular quando o motorista está dentro ou fora do veículo, mas algo aquém dos movimentos parcialmente não supervisionados os proprietários tentam rotineiramente com o Smart Summon de Tesla .

Cadillac Lyric: SUV elétrico

Com sua chegada no final de 2022, ele aparecerá dois anos e meio após o Tesla Model Y, quase dois anos após o Ford Mustang Mach-E e o Volvo XC40 Recharge, e mais de um ano após o Audi Q4 E-Tron e o BMW iNext . Em outras palavras, com certeza não será o primeiro.