Depois de cancelar o plano de produção da picape Classe X na Argentina, a Mercedes-Benz planeja encerrar a produção da picape na Europa. Os motivos são baixas vendas e problemas de qualidade. E falta de capacidade de concorrer com a Volkswagen Amarok V6.

Mercedes Classe X, mico em vendas e qualidade, sairá de linha

Desde que o modelo foi lançado em 2017, apenas 16.700 unidades foram vendidas na Europa, Austrália e África do Sul, os três principais mercados onde a fábrica espanhola espera colocar pelo menos 50 mil unidades por ano. As principais razões pelas quais a Classe X naufragou foram várias.

Mercedes Classe X

Em primeiro lugar, o seu preço de venda na Europa foi sempre entre 15% e 25% mais caro do que a concorrência, incluindo as pick-ups médias mais caras, como o VW Amarok V6. A segunda razão foi a decisão de não vender a Classe X nos Estados Unidos, um mercado mais usado do que a Europa para consumir pick-ups, mas onde a Mercedes-Benz decidiu esperar que uma segunda geração desembarcasse.

Mercedes Classe X

O fraco desempenho da Classe X retardou o desenvolvimento de qualquer evolução do modelo, conforme relatado pelo site Automotive News. Além disso, a Mercedes-Benz está em processo de separação da aliança com a Nissan-Renault-Mitsubishi. Os alemães assinaram vários acordos de troca de tecnologia com a BMW nos últimos meses, após a aposentadoria do histórico CEO da Star, Dieter Zetsche , e após a prisão do CEO da Nissan, Carlos Ghosn . Esses dois executivos foram os principais ideólogos da pick-up Classe X, baseada na Nissan Frontier .

A Classe X também não estava isenta de problemas de qualidade. As unidades fabricadas na Espanha tiveram um recall precoce devido a um problema de segurança: a luz da cabine que ilumina a parte inferior do banco do motorista tinha uma tendência a se soltar. Em alguns casos, a lâmpada solta veio para travar o pedal do freio.

O fracasso da Classe é um dos, se não o maior, na história da Mercedes-Benz.

Fonte: Automotive News

64 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Recordar e viver, me lembro que o lançamento da Amarok na época foi criticada, soba a alegação de que a VW não sabia fazer pick up, então a Mercedes sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mercedes tanto não sabe que terceirizou o produto com a Renault-Nissan.

      Excluir
    2. Piada!!
      1) a Amarok não é referência em picape, nunca foi, nem na Europa onde a VW é a maior montadora, detém a maior produção, ela vende mais, na Europa a picape mais vendida é a Ranger;
      2) a próxima Amarok será uma Ranger com logo da VW, para aí sim, se tornar uma picape de verdade;
      3) a Mercedes errou porque acreditou que uma picape de luxo venderia fácil.

      Excluir
    3. Unknown, seu teclado está com defeito, verifique urgente !

      Excluir
    4. JLF, só há verdades no que foi escrito, é só pesquisar.

      Excluir
    5. A Pick Up da Mercedes não vendeu porque é muito cara, muito.
      Só isso.
      O resto é lorota, matéria paga.
      A Amarok não é melhor que ela em nada, nada!

      Excluir
    6. Classe X e uma frontier com ligo mercedes benz e muito mais cara que a amarok que e melhor em tudo que ela!! Amarok e um sucesso nao e lider, mas se continuar do jeito que esta, vai longe!

      Excluir
  2. Eu gosto Carblog mas certas horas tenho que concordar com alguns haters do blog, é um exagero querer comparar tudo contra um modelo da VW, a Classe X foi um fiasco, mas nem por isso concorria com a Amarok, só de ostentar a estrela de 3 pontas a mesma já se posicionava acima. E os 25 - 30% acima em valores já reafirmaram o que eu disse acima, era mais cara por ostentar o logo da MB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc,os caras do blog sempre relocam um carro da VW para concorrer com qualquer veículo mesmo de categorias diferentes e o pior é a teimosia ou doença.

      Excluir
    2. Não é bem porque tem as "3 pontas" que é patamar acima, não. Lembre-se: essa picape é, praticamente, uma Nissan Frontier.

      Excluir
    3. Andei muito de Mercedez ...busão e Sprinter .

      Excluir
    4. Eu acho que eles vão encerrar a Classe X porque estão com medo de concorrer com a Saveiro.

      Excluir
    5. Sim mas essa Frontier não custaria o que custava se não ostentasse o logo de uma Mercedes-Benz!

      Excluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Era óbvio que a grande ambição e objeto de desejo da Mercedes com a a Classe X era concorrer com a Amarok V6, que é a referência de picape média no planeta. Tanto é assim que os motores eram feitos para marcar a VW, ou seja, um motor 2.0 Turbo Diesel e depois o V6, que foi calibrado especialmente para ter mais potência (256 contra 226) que a AMarok. Mas tão logo surgiu a Classe X V6, a VW logo lançou a AMarok com 276 cv, e deu uma chapuletada na Mercedes, que ela não conseguiu aguentar, e só resta isso: sair com o rabo entre as pernas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "a referência de picape média no planeta"

      tem fonte?

      Excluir
    2. A referência mudial da categoria é a Ranger, sempre foi.
      As melhores picapes do mundo são da Ford.
      Tanto que a próxima Amarok será uma Ranger com logo VW.

      Excluir
    3. Sabe qual é a fonte? Anda em uma que você fica sabendo !!!

      Excluir
  5. Páreo duro. Com a V6 a Amarok se estabeleceu como a melhor picape do mercado, sem dúvidas, mas o povo é burro, vai atrás da maioria.

    ResponderExcluir
  6. Nissan com simbolo de Merc só podia dar nisso...fim de linha.
    Amarok V6 é a pick-up a ser batida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, se puser para trabalhar duro, a Amarok bate tudo.
      Picape de passeio, e só.

      Excluir
  7. Tem horas que o blog é ridículo, como se só a VW fabricasse picape, é muita prepotência.

    ResponderExcluir
  8. Lógico que a classe X iria naufragar.

    A Mercedes foi muito gananciosa, usar uma picapezinha meia boca como a Nissan com motor e tudo, mudando apenas acabamento.

    Nada justifica pagar muito caro numa pick-up barata que, todos sabem que tem problemas apenas para ostentar uma estrela.

    Micou mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Mano, para o mundo que eu quero descer, kkkkkk.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Se a Amarok fosse tão boa assim, vendia nos Estados Unidos, onde o mercado de Picapes é realmente grande!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você esta certo. Pena que nos Estados Unidos o pessoal não tem acesso aso comentários super inteligentes que fazem aqui, especialmente do C4C. Iam comprar só amaroks.

      Excluir
    2. La nos EUA nao tem espco pra Amarok, la as pickups sao maiores que ela como a Tacoma e outros trambolhos como a Ram que quase um caminhao

      Excluir
  12. Este blog é meu site de humor favorito! Sempre dou boas risadas com essas matérias qe enaltecem a VW, principalmente lendo os comentários, sejam de fãs ou haters da marca!

    ResponderExcluir
  13. A MB tivesse feito parceria com a RAM, e tivesse usado uma pick-up grande como base ao invés de uma média teria mais chances de sucesso. A pick-up que é referência mundial é Ford/F-150, não é atoa que é segundo veículo mais vendido no mundo.

    ResponderExcluir
  14. "As principais razões pelas quais a Classe X naufragou foram várias."

    Ufa, por um momento pensei que AS razões pudessem ser só uma. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Como se a Amarok fosse a melhor do mundo! Estados Unidos é um mercado fortíssimo de picapes, por qual motivo não é vendida lá? Ah, lembrei, Diesel Gate manchou pra sempre a imagem da montadora mais honesta do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um erro a VW não levar a Amarok mesmo , mas lá o mercado é muito fiel , poderia ser QQ pick do mundo a entrar hoje no EUA..teria q fazer o nome , trilhar caminhos ... Sim a Amarok v6 hoje é umas das melhores da cat.

      Excluir
  16. Também achei umancada o Car Blog creditar somente a Amarok o fracasso da Classe X...

    ResponderExcluir
  17. E eu nem sabia que essa coisa já tinha sido lançada

    ResponderExcluir
  18. Fez uma picape com tela flutuante no painel, design enlatado e criado por designers com mentalidade urbana, mereceu fracassar.

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente, uma das chamadas mais ridículas deste blog nos últimos tempos. Motivo de piada mesmo.

    ResponderExcluir
  20. A VW é tão especialista em pickup que implorou a Ford pra fazer a nova Amarok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ford não tem nada a oferecer para a Amarok,a não ser uma suspensão dura e andar pulando feito um cabrito !!!

      Excluir
  21. Que traseira feia essa da Mercedes...

    ResponderExcluir
  22. Próxima matéria: "História - DMC Delorean saiu de linha por não suportar a concorrência desleal do VW Scirocco"

    ResponderExcluir
  23. Pessoal tá reclamando, mas se o assunto é fracasso eu acho totalmente correto fazer alusão à vw.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Tá parecendo que foi mais um teste pra ver se realmente tinha nixo de mercado. Em vez de gastar milhões fazendo uma do 0 fizeram uma parceria pra ver a reação e vendas.
    Se acharam que foi boa logo eles vêm com uma camioneta nova, com certeza.

    ResponderExcluir
  26. Nos Estados unidos Ford F150 vende 80.000 mil pick-up,s por mês, aí você mim diz, o que Amarok vai fazer lá, passar vergonha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Volkswaen vende 30.000 carros/mês nos EUA.

      Pra vc ter ideia, a Kia, A KIA, vende 60.000 carros/mês

      Historical benga in sales

      Excluir
    2. cara audi e porsche vendem nos estados unidos, galera curte muito...n sei volks

      Excluir
  27. Espere a RAM 1500 chegar e ver a Amarok V6 cair nas vendas.

    ResponderExcluir
  28. O maior fracasso mercadológico da MB foi o Classe A no final da década de 1990/início dos anos 2000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi não, amigo. Esse carro vendeu muito bem, até porque vendia em terras tupiniquins. Era muito comum de se ver esses carrinhos na rua, que por sinal eram muito bons.

      Excluir
  29. De longe, essa foi a pior matéria que já li aqui. Informar os leitores de algo é uma coisa. Mas fazê-lo de modo sensacionalista e apelativo é digno de tablóides.

    ResponderExcluir
  30. Amarok não é referência em vendas no segmento de pickups. A Hilux é a média mais vendida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é em vendas , mas anos luz na frente desta vovorolla.

      Excluir
  31. Salvem esse texto.

    Daqui uns dois anos é só trocar Mercedes por VW e Classe X por T-Cross.

    E no lugar de Amarok qualquer um dos cinco primeiros que humilham nas vendas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So se for em vendas pq no resto comem poeira da Amarok V6. Motor Audi fiote

      Excluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. "Mercedes Classe X, mico de vendas e de qualidade, sairá de linha. Picape não suportou concorrer com Amarok"
    Carlos virou redator?? kkk
    piada.blog.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem