A Volvo Cars, seguindo a Audi (veja aqui), anuncia a produção de seu primeiro modelo blindado de fábrica, o utilitário esportivo XC90. O veículo é projetado e construído para oferecer deslocamentos seguros com alto nível de proteção pessoal para todos os ocupantes.

Novo Volvo XC90 blindado de fábrica chega em 2020

"O XC90 possui classificação de proteção VPAM BRV 2009 / ERV2010 VR8* (blindagem pesada), que nos permite oferecer um carro que entrega um alto nível de segurança, ao mesmo tempo em que mantém as propriedades fundamentais do carro. Os clientes em potencial incluem serviços de segurança que usariam o carro para transportar pessoas com esse perfil", diz Stephan Green, diretor de marketing da Volvo Cars para Veículos Especiais.

Novo Volvo XC90 blindado de fábrica chega em 2020

A classificação de proteção VPAM VR8 certifica que o veículo tem resistência balística de 360 graus, bem como resistência explosiva.

Novo Volvo XC90 blindado de fábrica chega em 2020

O veículo blindado foi construído na versão Inscription do XC90 T6, que é produzido na fábrica de Torslanda (Suécia). O tamanho e a natureza do modelo fazem dele o carro mais adequado no portfólio de produtos da Volvo Cars para blindagem. De Torslanda, a unidade é enviada para a Alemanha na TRASCO Bremen GmbH, referência na construção de veículos de qualidade superior com altos índices de proteção. "A produção é classificada, com procedimentos rigorosos e supervisão no local, a fim de atingir os requisitos balísticos estipulados", diz Green.

Novo Volvo XC90 blindado de fábrica chega em 2020

A blindagem de aço de alta resistência que reveste o carro tem dez milímetros de espessura; já a espessura do vidro pode ser de até 50 milímetros. A blindagem acrescenta aproximadamente 1.400 kg, elevando o peso total do carro para 4.490 kg – incluindo cinco ocupantes. Por causa do aumento de peso, o carro é equipado com um novo chassi e novos freios.

Novo Volvo XC90 blindado de fábrica chega em 2020

Essa versão é voltada para clientes diferentes do XC90 com blindagem pesada. Os usuários podem ser indivíduos ou empresas que exigem um carro com um nível mais alto de segurança devido a um risco geográfico ou a uma ameaça pessoal elevada. O mercado para esses tipos de veículos de proteção também existe entre os serviços de segurança, polícia, diplomatas e particulares.

A marca também desenvolve outra versão de carros blindados, os chamados blindados leves. Os carros são destinados para a América Latina e Europa. Após a construção, eles serão adaptados no Brasil, onde há uma demanda considerável por esses modelos, bem como uma importante experiência na construção desse tipo de veículo. Isso significa que esses modelos terão uma proteção mais leve quando comparados ao XC90 com blindagem pesada.

Os carros serão submetidos a uma bateria de testes balísticos para garantir que a classificação de proteção exigida seja atendida. Eles fornecem principalmente proteção contra armas de fogo curto, não alterando de nenhuma forma as propriedades fundamentais dos carros em comparação com o veículo padrão.

A partir do país, a marca exportará o XC90 T6 e o XC60 T6, ambos na versão Inscription, para qualquer país do mundo. No mercado nacional, a fabricante sueca vai oferecer a blindagem leve de fábrica para o XC90, XC60 e XC40.

As vendas desses carros estão programadas tanto no mercado brasileiro quanto para exportação no primeiro semestre de 2020.

13 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Esse Volvo e o Q5 blidados são os veículos ideais para passear pelo Rio de Janeiro e São Paulo. Melhor que eles só um Abrahams

    ResponderExcluir
  2. Essa é aquela marca que está vendendo mais do que a Audi ?

    ResponderExcluir
  3. Um Up! TSI além de mais bonito, mais barato, melhor acabado, anda mais e bebe menos, é muito mais seguro que qualquer Volvo blindado.

    ResponderExcluir
  4. Essa matéria só mostra que o Brasil do Bolsoasno é um país perigoso de se viver, onde ter armas e odiar os outros é mais importante do que educação, cultura, saúde e soberania.
    Retrocedemos 100 anos com esse "governo" medíocre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai pra Venezuela, Cuba então...se esfregar com os companheiros

      Excluir
    2. O interessante é que desde os governos Lula e Dilma o Brasil só perde para a Rússia na quantidade de carros de blindados.

      Excluir
  5. A Audi vender menos que a Volvo é uma vergonha. Isso mostra o quanto depende da Volks pra se manter do contrário já tinha saido só Brasil! Nunca vai ser como um bmw ou um mercedes, apesar de eu gostar da marca.

    ResponderExcluir
  6. Não é chinesa e sim sueca... A chinesa comprou

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem